Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue

novembro 23, 2010



A doação de sangue é um gesto de solidariedade que pode salvar vidas. O processo funciona da seguinte maneira: um doador voluntário comparece ao banco de sangue, passa por uma triagem para avaliar se está apto ao procedimento e, se aprovado, tem seu sangue coletado para armazenamento. Em seguida, o sangue passa a compor a reserva do banco de sangue até ser utilizado em uma transfusão para outra pessoa com o mesmo tipo sanguíneo. Também é importante ressaltar que todo o material utilizado para a coleta é descartável, sem qualquer risco de contaminação.

Com intuito de aumentar o número de doadores, no dia 25 de novembro é comemorado o Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue, instituído através do Decreto Presidencial nº 53.988 de 30 de junho de 1964. Já a Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue, comemorada na última semana do mês de novembro, foi instituída por um decreto publicado no Diário Oficial da União em 21 de novembro de 2003, assinado pelo Presidente da República Luiz Inácio Lula da Silva.

O Ministério da Saúde, em comemoração a semana, reforça a campanha com a veiculação de spots nas rádios, email marketing, filme publicitário nas emissoras de TVs. A campanha nacional de incentivo à doação de sangue de 2010 tem como lema: Doe Sangue e Faça Alguém Nascer de Novo. No site é possivel acompanhar depoimentos de diversas pessoas que passaram por uma transfusão de sangue e foram salvos, graças a estas doações. Abaixo, confira um dos vídeos da campanha:



Belo Horizonte

Na capital mineira, a Fundação Hemoninas preparou uma programação especial, de 22 a 26 de novembro, com apresentações artísticas, homenagem aos doadores por meio de uma diplomação, além da presença das mascotes dos Clubes Atlético Mineiro e Cruzeiro Esporte Clube, no dia 23, às 15h. Para ver a programação completa, clique aqui.

De acordo com a assistente social da Hemoninas, Zélia Ottoni - uma das responsáveis pela organização da Semana Nacional do Doador Voluntário de Sangue no Hemocentro de Belo Horizonte, a iniciativa é uma forma de alertar a população para salvar vidas. “Apesar dos estoques de sangue em Minas estarem bem equilibrados, a campanha tem como objetivo aumentar o número de doadares, uma vez que estamos perto das festas de fim de ano e o número de doações cai de forma significativa, por isso é muito importante fazer a doação para que, futuramente, não faça falta para quem precisa”, explica.

Para doar sangue é necessário que a pessoa esteja com boa saúde, tenha entre 18 e 65 anos, peso acima de 50 quilos e que não tenha ingerido bebida alcoólica nas últimas 12 horas, nem fumado nas duas horas que antecedem a doação. Doadores que tiveram hepatite após os 10 anos de idade e/ou que tiveram doença de Chagas não são considerados aptos ao procedimento.

Outros critérios são avaliados durante a triagem clínica nos bancos de sangue. Outro detalhe: o candidato à doação deve apresentar um documento oficial com foto e dentro do prazo de validade. Vale lembrar que o prazo mínimo entre uma doação de sangue total e outra é de 60 dias, para os homens, e 90 dias, para as mulheres. Para doadores com idade entre 60 e 65 anos, o intervalo é de seis meses.

Doações

Apenas este ano, de janeiro a outubro, compareceram aos hemocentros 285.480 doadores. Já em 2009 foram 347.809 candidatos à doação de sangue. Este número representa 1,8% da população doadora em Minas Gerais. Segundo recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), o ideal é que a quantidade de doadores represente de 3% a 5% da população. A Hemominas trabalha com metas para aumentar o número de doadores conforme a demanda estadual. No Brasil, apenas 1,9% da população doa sangue, segundo o Ministério da Saúde.






Com informações do Portal Minas Saúde e do Ministério da Saúde.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Uma campanha muito importante, Wander. E como doador posso afirmar que não dói nada, muito pelo contrário, a satisfação de estar sendo util é ótima.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  2. Já fiz doação de sangue e a sensação é ótima. Vou doar até o final do ano de novo. Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Amigo,
    É tão importante salvar uma vida. E devemos ter em mente o dia de amanhã, pois nunca sabemos quanto vamos precisar de um gesto de um doador. Parabéns!
    Abraços

    ResponderExcluir