Resgate dos mineiros no Chile

outubro 13, 2010



Depois de mais de dois meses presos em um buraco com 700 metros de profundidade, começou na noite desta terça-feira (12/10), por volta das 22h, o resgate dos mineiros no Chile. A operação de retirada deve durar cerca de dois dias. Ao todo, são 32 trabalhadores chilenos e um boliviano presos em uma na mina cidade de Copiapó, a 800 km da capital Santiago.

Segundo informações da France Press, eles ficaram 17 dias sem contato, até que foram encontrados por equipes de resgate no último dia 05 de agosto, quando parte da mina San José, em que trabalhavam, desabou. Para o resgate será usada a cápsula Fênix que trará um mineiro de cada vez à superfície.

No horário anunciado para o resgate, a cápsula ainda passava pelos últimos testes e começa a ser inserida dentro do túnel que liga a superfície até o local onde os mineiros estão presos. No local, o presidente do Chile, Sebastián Piñera, acompanha a retirada dos trabalhadores.

O primeiro membro da equipe de resgate, Manuel Gonzalez, entrou na cápsula Fênix às 23h10 (horário do Chile e de Brasília-DF). Ele desceu com quatro tubos de oxigênio, além de equipamentos de áudio e resgate. De acordo com a CNN, a cápsula trouxe de volta o primeiro mineiro Florencio Avalos.


» Confira abaixo a cobertura em tempo real no:

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. Espero tudo corra bem e que todos os mineiros sejem resgatados com vida. Este é sem dúvidas, o maior fato do ano. Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Wander! Estou assistindo pela Record News aqui desde cedo... agora inclusive. Choro de felicidade, de emoção, de orgulho de constatar que o mundo tem pessoas boas de coração.

    Esse resgate, para mim, é quase que uma redenção na crença que a esperança existe e pode se tornar realidade. Sigo aqui olhando o resgate.

    Beijos, Maria Marçal - Porto Alegre - RS

    ResponderExcluir
  3. Realmente um Big Brother sobre a situação, mas espero que todos saim bem e vivos de lá. Que o resgate seja um sucesso.

    Esse fato marcou o ano!

    ResponderExcluir
  4. Acompanhei ao vivo até quando aguentei e depois fui descansar, mas não dá para esquecer a emoção do resgate do primeiro mineiro e do encontro dele com sua mulher e filho.

    ResponderExcluir
  5. Foi uma verdadeira Odisséia. Com toda certeza vai dar filme. Ainda bem que tudo correu as mil maravilhas e ninguém morreu. Pensava que, no último instante o túnel cavado não ia aguentar o tranco.

    ResponderExcluir