Série Especial – Viagem a São Paulo e Congresso da Abraji

agosto 01, 2010



Uma cidade que reúne várias culturas e etnias para formar uma única identidade. Essa foi a impressão que tive de São Paulo, a cidade que nunca dorme. Apesar do ritmo alucinado, a capital paulista é apaixonante: seja pelo povo amistoso ou até mesmo pelo excelente atendimento dos serviços, tais como hotéis, restaurantes, lanchonetes, livrarias e afins. Estou, literalmente, encantado. São Paulo é melhor do que eu imaginava: a cidade é tudo de bom, salve, salve (bordão que tomei emprestado da amiga @mosaicosocial)!

O paulistano é plural. Em uma mesma rua você vê gringos, engravatados, operários, gente branca, amarela, negra e vermelha. Tem de tudo. Vários sotaques e uma infinidade de sabores. Mas, a minha visita à São Paulo teve um ar especial: finalmente pude conhecer a terra da minha comadre querida, amiga e jornalista @leticiacastro, além de participar do 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji (de 29/07 a 31/07). Também tive a oportunidade de conhecer a amiga, advogada e blogueira Ana Lúcia Nicolau, além de ficar perto de amigos queridos como os jornalistas @elis_amancio, Romina, Vany Laubé e @joaoporto.

Infelizmente, por causa do meu trabalho e da participação no Congresso – que me tomaram grande parte do dia, não pude fazer a cobertura com posts diários do jeito que havia idealizado. Entretanto, agora com mais tempo disponível, nada impede que isso seja concretizado, não é verdade? Então, se prepare que a partir dessa semana, o @cafecnoticias vai trazer uma série especial sobre Sampa, meu. Vai ser firmeza, mano. Aguarde!!!


Impressões


Esses cinco dias em São Paulo foram mágicos. Sempre tive o sonho de conhecer a cidade e, além disso, participei ao lado de uma amiga querida de um evento jornalístico de uma magnitude ímpar, do qual aprendi muito. Conheci pessoalmente ídolos que tenho no jornalismo, tais como: o @zerotoledo, @rosental, @ricardonoblat, @angelinanunes, Gavin MacFadyen, Lowell Bergman e Mario Cesar Carvalho. Sim, tive o meu momento #tiete, como qualquer mortal....rs.

Emocionei-me com a palestra maravilhosa do Faustini e do Tyndaro, dois grandes nomes do telejornalismo investigativo. Revi amigos, fiz amizades com jornalistas de várias partes do Brasil e do mundo. E esses momentos não tem preço. Não é a toa que São Paulo é a terra das oportunidades.

Outra coisa que me chamou atenção na capital dos paulistanos é o metro e a comida. O serviço de transporte público pelo metrô é super eficiente. Por meio dele é possível ir para qualquer parte da cidade em uma velocidade e praticidade impressionante. Além disso, a comida é sensacional. Talvez pelo fato de várias culturas se interligarem, o paulistano come muito bem e fideliza o cliente pela alta qualidade do serviço.

Saio de São Paulo com uma excelente impressão e o desejo de retornar o mais breve possível. Agora, faço o convite para que a partir dessa semana, você acompanhe esta série especial sobre São Paulo e tudo que aconteceu de mais importante no 5º Congresso Internacional de Jornalismo Investigativo da Abraji. Não perca!!!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.




Wander Veroni
Jornalista


MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Puxa Wander, vc esteve aqui em São Paulo, cara! Que bacana!! Queria te conhecer tb, caramba!!! rsrsrs

    Que bom que gostou da cidade. Realmente aqui vc encontra de tudo, de varias culturas, etnias, fora que a mesma cidade arquitetonicamente tem várias caras, desde predios futuristas a casinhas rurais. O metro realmente é ótimo, mas ao meu ver, ainda é insuficiente para atender a demanda de usuários e localidades, assim como outros meios de transporte coletivo, mas o metro daqui, segundo opiniões de pessoas que eu conheço, supera o de cidades como Paris, por exemplo, pela eficiencia e conservação.

    Interessante esse congresso de jornalismo investigativo. Eu ainda sou meio leigo na definição desses tipos de jornalismo (até o literário, que é onde eu pretendo atuar), mas esses eventos são essenciais para conhecer pessoas da área, formar contatos, além de ficar a par de assuntos em alta entre dos profissionais.

    Espero que volte mais vezes pra SP!!! Gente pra te receber de braços abertos é que não falta!!! rsrsrs

    Um abraço!!

    ResponderExcluir
  2. Encantada estou eu com o teu post, compadre! Ainda estamos juntinhos aqui e nos separaremos em poucas horas, mas vc sabe que é apenas fisicamente. Nossa amizade e amor por essa profissão tão linda serão eternos como a lei de Deus.

    Sorvi orgulhosa cada palavrinha sua sobre São Paulo e me sinto com a missão cumprida de que vc saia daqui com essa impressão tão boa. Realmente, há muitos estereótipos negativos para com a nossa querida Sampa que não condizem com a realidade, mas vc pode ter certeza de uma coisa: ela só trata bem quem vem com o coração puro e desarmado apreciar os seus encantos. E vc, pela receptividade que teve, já foi aceito e será sempre bem-vindo.

    Nos veremos antes, mas não vejo a hora de chegar o próximo Congresso.

    Convido os teus leitores para acompanharem no Babel tb a "minha versão dos fatos" rs ou a repercussão babelesca do evento.

    Um beijo enorme, agora vou pedir para vc publicar o comentário, pois vc está aqui do meu ladinho. rs

    Mais beijocas!

    ResponderExcluir
  3. @Danilo Moreira: Puxa vida, Danilo. Tb queria ter lhe conhecido, cara. Mas pode ter certeza que da próxima vez que voltar a Sampa faço questão de lhe conhecer pessoalmente, ok. Além disso, ano que vem, se Deus quiser, o Congresso da Abraji será em São Paulo e você já está intimado a comparecer, combinado? Mais uma vez, obrigado pelo lindo e inteligente comentário. Abraço

    @Letícia: Ah, comadre. Só vc mesmo, hein...rs. Adorei cada minuto ao seu lado aqui em Sampa, minha amiga. Vc foi uma ótima cicerone. Adorei cada passeio, viu. Ah, e reforço o convite para os leitores do Café visitarem o Babel para lerem a sua versão dos fatos...hehehehe. Beijos ;)

    ResponderExcluir
  4. Que maravilha, hein meu amigo?!!!

    Você como sempre encantando...

    Estarei em Sampa tbm, e depois te apresento as minhas impressões, rs... Estarei no evento onde será realizado uma exposição com as minhas poesias!!!

    Beijo grande, meu amigo!!^^

    ResponderExcluir
  5. Wander, você simplesmente é o cara!
    Saudade grande, mas logo estaremos juntos...rs
    Deixei recado pra vc no Face!
    Bjossssssss

    ResponderExcluir
  6. Sao Paulo com certeza reúne varias etnias!!Gosto muito do bairro Liberdade, onde ficam os japoneses! É uma cidade ao mesmo tempo feia e bonita, pois apesar da violencia e tudo mais, é rica em cultura.
    se quiser, acesse meu blog http://artegrotesca.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Oi Wander,que bom que você gostou de São Paulo.
    Gostei muito de conhecer você, a Letícia e a Elis.
    Quando vier a São Paulo novamente vamos combinar outro encontro dos blogueiros....
    abs

    ResponderExcluir
  8. Fala Wander, uma pena que não pude ir ao Congresso e ao encontro. Minha vida está uma correria só, mas tenho certeza que um dia vamos marcar e conhecer todo o pessoal do Dihitt. Quanto a Sampa, sou suspeito pra falar. Nasci e vivo aqui desde sempre. É a minha cidade! Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Wander,

    Como bom paulistano mano, não poderia ter ficado mais feliz em ler seu texto, mas sabe como é né o paulista é gente boa, mas o trânsito atrapalha aquela cidade.

    Morando aqui em Bh faz algum tempo fui pra sampa visitar os sobrinhos e me assustei com o metrô, justo eu que andava todos os dias nele...rs

    Coisas que só Bh faz por você !!! rsrs

    Mas eu prefiro aqui,mesmo carente de alguns serviços, a paz que eu encontro aqui não tem em sampa.

    Mas como turista é uma beleza né mano ??? rsrsrs

    Grande abraço.

    ResponderExcluir