Obituário – Homenagem e um último adeus

agosto 03, 2010



Tenho receio de falar sobre morte, pois acredito no infinito e na espiritualidade. Não que queira doutrinar ninguém, mas sou a favor da fé e do respeito. Creio que a vida é feita de ciclos. Encerramos um para começar outro e, assim, sucessivamente. E nessa última sexta-feira (30/07), um ciclo se fechou: faleceu o jornalista @lucasnogueira, 27 anos, que trabalhou como coordenador de produção do Canal Minas Saúde e havia sido contratado, recentemente, pela Rede Globo, onde era editor de conteúdo do site Globo Esporte.com, da TV Globo Minas.

Lucas teve um ataque epilético seguido de uma parada cardíaca. Cruzeirense roxo, ele teve um minuto de silêncio, proposto pela equipe da Globo, durante o jogo entre Atlético-MG e Cruzeiro, na Arena do Jacaré, no último final de semana. Uma homenagem à altura desse cara que era um verdadeiro apaixonado pelo futebol.

Lucas era meu colega no Canal @minassaude. Infelizmente, não tivemos tempo de sermos amigo um do outro, nem pude conhecer os gostos, medos, anseios e sonhos dele. Tivemos pouco contato. Quando comecei a trabalhar no Canal, Lucas era repórter e eu estava assumindo a produção de conteúdo do Portal Minas Saúde. Tudo era muito novo. E, como Lucas chegava, praticamente, no mesmo horário que o meu, trocávamos algumas palavras, conversa fiada e ajuda mútua.

Depois, quando Lucas assumiu a coordenação de produção do anexo do Luxemburgo, o vi menos ainda. Vez ou outra ele ia à redação do Canal, na sede da Secretaria de Estado de Saúde, no mesmo horário em que eu estava. Trocamos algumas mensagens por email e cumprimentos.

Lucas era de uma gentileza ímpar. Sempre muito atento e solidário, encantava a todos. Era um verdadeiro príncipe, como diria os mais velhos. Loiro, alto, olhos azuis e uma simpatia. Gostava de samba, respeitava os idosos e era uma pessoa presente na vida dos que amava. E essas características dele ficam na minha memória. Apesar do breve contato, Lucas me deixa várias lições e reflexões sobre a vida. O sonho não acabou...

Hoje, pela manhã (03/08), fui a cerimônia de cremação, no Cemitério Parque Renascer, em Contagem. Mas, antes, amigos e familiares prepararam uma última homenagem. Confesso que foi uma das coisas mais bonitas que já vi, principalmente, em se tratando de um momento tão difícil como esse de despedida. Dá uma esperança muito boa de saber que é possível transformar a vida das pessoas por meio do amor fraternal, da amizade, da gentileza e do respeito.

Mas, nesse pouco tempo de contato com ele, pude comprovar que existe sim impressão à primeira vista: tudo que achava dele se confirmou, e para melhor. Lucas fez a diferença na vida de muita gente. E, ao ouvir o relato de amigos e familiares mais próximos, pude comprovar que não me enganei sobre o caráter desse moço tão gente boa, que encantava a todos com o seu sorriso e solidariedade.

Sei que sou novo, tenho 25 anos, e muita coisa ainda para viver. Mas, hoje de manhã, vi uma homenagem linda ao Lucas e a toda a história dele. Emocionei-me, de verdade, com os depoimentos e a compreensão de todos a respeito desse final de missão cumprida. Fico emocionado só de lembrar... é muito bom ter visto o quanto ele foi querido. O pouco que convivi com ele, e o carinho que ele despertou em todo mundo, me fez ver o quanto é importante passarmos pela Terra e deixar algo de bom para as pessoas.

Talvez seja este um dos posts mais pessoais que fiz até hoje no blog. Mas acho que vale a homenagem e um último adeus. À família Nogueira, que criou tão bem o Lucas, e o fez um homem de respeito, preocupado com o próximo, a minha salva de palmas. Aos amigos, o conforto de que ele ainda vive em nossos corações.

Em nome de toda equipe do Canal Minas Saúde, gostaria de pedir licença aos leitores do @cafecnoticias, para prestar essa última homenagem ao Lucas. Descanse em paz!


» Confira abaixo o vídeo de homenagem feito por amigos ao Lucas Nogueira:





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. Muito emocionante!

    Que o Senhor console o coração de todos os familiares e amigos.

    Abs!

    ResponderExcluir
  2. Olá.

    Realmente seu texto foi excelente, e saber da história desse moço que nos deixa tão cedo é comovente.

    Mas se serve de consolo,existe um plano espiritual que não nos deixa sozinhos e rezo hoje para que esse nosso irmão esteja rodeado de amigos espirituais,se preparando pra brilhar em outra fase da vida.

    Fica aqui meus sinceros sentimentos à família, e á você.

    Grande abraço e muita luz.

    ResponderExcluir
  3. Que lindo, compadre! Senti no teu depoimento o quanto o Lucas era especial e é como vc disse: encerrou-se um ciclo, agora ele cumprirá outros.

    Estávamos comentando ainda outro dia sobre essa questão da cremação. Realmente, é uma cerimônia muito bonita e de paz e acho que é isso que as pessoas precisam neste momento.

    Que maneira curiosa e coincidente de começarmos nossa semana, não? Mas, nesses tempos difíceis, quando fraquejarmos, façamos uma oração, por eles, pelos que ficaram e por nós, para que tenhamos entendimento da razão dos acontecimentos.

    Estou aqui, viu? Estamos juntos, como sempre.

    Tb desejo do fundo do coração que o Lucas descanse em paz e sei que o fará, pois conseguiu em vida ser exemplo dos caminhos do bem.

    Beijo carinhoso para vc, compadre! :)

    ResponderExcluir
  4. Meu querido amigo, deixo aqui o meu abraço e o meu carinho pra vc...

    Eu tbm acredito que a nossa vida é feita de ciclos, e tenho certeza que de onde ele está, ele está olhando por nós...

    Grande abraço, amigo Wander!!!

    ResponderExcluir
  5. Querido amigo,

    No dia 27/07 passei pela mesma situação com o irmão de uma amiga minha. Foi muito triste. Um rapaz novo também, cheio de vida, que foi vencida devido a erro médico durante a recuperação de uma cirurgia simples. Situação muito dolorosa.

    Porém, penso sobre a morte de uma forma muito ampla e acredito que depois dela não viramos apenas pó.

    Enfim, quero finalizar pedindo que leia a mensagem abaixo, que foi entregue aos familiares e amigos do Helder, o irmão da minha amiga. Essa mensagem diz tudo:

    "Se você quiser me encontrar, não vá mais aos lugares por onde andei ou morei. Já não moro mais em minha casa, nem viajo mais por aí... Se você quiser me encontrar, pare um pouco e, em silêncio, pense em mim. Se você quiser me encontrar, olhe bem dentro de você. Sinta seu coração bater forte, sinta-se feliz e não procure mais por mim. Eu estou aí... dentro do seu coração."

    Um abraço bem forte!
    Vivi

    ResponderExcluir
  6. Caro Wander,
    somente hoje tomei conhecimento desta bela homenagem que você fez para o Luquinhas. Muito obrigado! Acho que você, com sua sensibilidade, consegui perceber e captá-lo. Penso que semelhante atrai semelhante e, não foi por acaso que você, em tão pouco tempo, conseguiu captar as qualidades deste menino tão especial e que, de fato, marcou profundamente a vida de muitas pessoas. Sem dúvida, a principal marca dele é o amor, em suas várias facetas e manifestações. Tenho certeza de que você percebeu estas qualidades nele é porque as tem dentro de si.
    Meu nome é Max, sou pai do Lucas, médico sanitarista e trabalho na secretaria municipal de saúde de Belo Horizonte, e, por isso, tenho oportunidade de conhecer o trabalho do Canal Minas Saúde, além de ter relacionamento pessoal com o Breno. Peço a Deus que continue abençoando o trabalho de vocês.
    Mais uma vez, agradeço sua homenagem a ele. É impressionante como toda a emoção daqueles acontecimentos me voltaram ao ler seu texto. Fiquei muito comovido. Apesar de toda a dor e saudade que ainda sinto, sempre é bom constatar as marcas, exemplo e as amizades que o Luquinhas deixou ao longo de sua vida. Tenha certeza de que ele foi e continua sendo uma pessoa especial muito acima da educação que eu possa ter dado a ele. Parece que tudo aquilo já veio com ele.
    Um grande abraço,
    Max

    ResponderExcluir
  7. Oi Max! Que bonito ler o seu comentário. Fiquei emocionado...estou sem palavras. A homenagem feita ao Lucas no dia da despedida dele foi uma das coisas mais bonitas que presenciei. Me ensinou muito, de verdade. Ler as suas palavras hoje me ajuda a superar um problema pessoal que estou passando. Amor atrai amor, como vc bem pontuou. E isso não podemos esquecer para seguir em frente. Conte comigo no que precisar, ok! Abraço

    ResponderExcluir