Carona é alternativa para desafogar o trânsito em BH

agosto 25, 2010



Há tempos que o trânsito de Belo Horizonte não é mais o mesmo. Em alguns horários fica impossível não lidar com o mostro urbano chamado engarrafamento. Seja de manhã ou no final da tarde, a capital mineira convive com esse drama. Hoje de manhã, por exemplo, fiquei uma hora e quarenta minutos em um engarrafamento dentro do ônibus. Não havia nenhum acidente, nem veículo estragado na rua. Apenas excesso de carros, motos e ônibus. Apenas? Esse é o principal problema das grandes metrópoles.

Simplesmente, o belohorizontino é tradicional: usa apenas um único caminho para ir ao Centro. Claro, quem lê esse post, pode até pensar que temos várias alternativas. Quem dera! Infelizmente, não temos. Mas, no mínimo duas - ou no máximo três, em alguns casos, isso tem. Por exemplo, quem vem da região norte de BH tem a avenida Antônio Carlos, a avenida Catalão e a avenida Cristiano Machado, tem essas possibilidades de caminho ou, em último caso, criar uma rota alternativa pelos bairros.

No entanto, mais de 90% dos motoristas ainda usam a avenida antônio Carlos, mesmo sabendo que esse corredor viário possui obras em alguns pontos e tem o volume de estudantes da UFMG. Há muito tempo atrás, vi uma entrevista de um engenheiro de trânsito falando justamente sobre isso. O motorista de BH ainda não aprendeu a usar alternativas de caminho, passar por outros bairros e criar uma rota própria fora do trajeto dos ônibus. Parece óbvio falar assim, mas na hora da pressa a última coisa que a gente pensa é desbravar novos caminhos pela cidade. Outra alternativa interessante é carona, que além de ajudar o meio ambiente com menos carros na rua, ajuda desafogar o trânsito de uma forma considerável.

A partir dessa ideia, o Jornal da Alterosa, exibido na TV Alterosa/SBT, iniciou uma série de reportagem sobre sobre mobilidade urbana feita pelo repórter Rangel Faúla. Acompanhe no vídeo abaixo:






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Olá!!Adorei seu blog, gostei de saber sobre o transito em BH, e seu blog alem do mais traz um certo conforto, light e ao mesmo tempo informativo!Noticias e dá vontade de ficar lendo!!Parabens!vou visitar sempre.
    Veja meu blog de conteudo ok?
    http://plantasmedicinaisamazonas.blogspot.com/

    http://plantasmedicinaisamazonas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Muito legal a reportagem sobre mobilidade urbana, apesar da qualidade da imagem não está boa. Parabéns ao repórter que tem um ótimo texto e para a edição que caprichou. Fizeram algo diferente com uma pauta que, praticamente, todo mundo já abordou. Bjs

    ResponderExcluir
  3. Wander,

    também sofro com o monstro urbano chamado engarrafamento como vc mesmo pontuou no seu post. Só que moro em São Paulo, e aqui o bicho pega mesmo, sem brincadeira...rs.

    Acho que é o mal das grandes cidades. Nâo tem jeito! Mas, em todo caso, achei super bacana o texto do repórter e, principalmente, a edição do VT que tem toda uma linguagem mais solta. Parabéns à TV Alterosa/SBT pela série de reportagem sobre mobilidade urbana.

    Beijos e parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  4. Pois Wander, creio que isso irá se tornar um problema a nível nacional. Aqui em São Paulo sabemos bem o que é trânsito pesado, assim como os cariocas. Só uma alternativa para isso: investimento no transporte público de massa, como metrô e corredores de ônibus. As grandes metrópolis sobrevivem assim. Abraços.

    ResponderExcluir