Revista Pamp é lançada em BH

junho 01, 2010


Uma publicação que nasceu para dialogar com o público de uma das regiões de BH que é um dos mais renomados cartão-postais da cidade, a Pampulha. Em maio de 2010, a Dotz Comunicação lançou no mercado Revista Pamp, cuja ideia não é só falar da Pampulha, mas ser um veículo plural que fala especificamente para o público que reside nesta região.

Antes que alguém pense que esse post é um jabá, já vou logo avisando que não é, para evitar polêmicas. Sou morador da região e foi por indicação de amigos no Twitter que descobri a revista.

Como sou muito curioso, foi pelo microblog que fiz contato com o editor da publicação, o jornalista Adriano Rocha, cumprimentando-o pela iniciativa e desejando sucesso. Afinal um novo veículo significa emprego para muitos profissionais da comunicação, além de colocar no mercado outra proposta editorial para os belo-horizontinos. E o bacana: dá para ler a Revista Pamp pela internet, basta clicar aqui.

Gentilmente, assim que a @RevistaPamp foi lançada, o Adriano me enviou um exemplar. De imediato, agradeci pela cortesia e fiz questão de dividir com vocês, leitores do @cafecnoticias, essa mais nova revista de BH. A revista é muito bem diagramada. Trouxe matérias sobre cultura, lazer, turismo, carros, saúde, esporte, decoração e tem um grupo bem interessante de colunistas.

Como leitor, destaco a entrevista com a cantora Fernanda Takai, vocalista do Pato Fu e moradora da Pampulha, e uma matéria sobre o ciclista Rogério Pacheco que está em busca de patrocínio para poder participar de competições no exterior. Por email, fiz duas perguntas rápidas ao editor. Confira abaixo:

1) Adriano, como surgiu a ideia de criar a Revista Pamp? O objetivo inicial da revista é apenas falar da região da Pampulha? Como foi pensado o projeto? Onde a revista é distribuída e como leitor pode ter acesso a publicação?

RESPOSTA: A Pampulha é uma região singular. Tanto pela sua riqueza turística como pelos seus moradores. Quem mora na Pampulha busca o bem estar e o conforto. Quer viver melhor e a região tem essa característica de criar um clima mais prazeroso à vida. Parafraseando Guimarães Rosa, que escreveu que "Perto de muita água tudo é feliz", eu diria que, perto da Lagoa da Pampulha, as pessoas são menos estressadas, mais bem humoradas e de bem com a vida. Foi pensando nisso, nesta singularidade que, em 2009 começamos a traçar os primeiros passos da Revista Pamp. Sentimos a necessidade de criar uma publicação com qualidade e voltada para uma região que andava meio esquecida.

O objetivo principal não é falar da Pampulha, mas para a Pampulha. Claro que vamos falar na região, afinal, como todos por aqui, temos orgulho. Mas o principal é atender quem mora ou trabalha na Pampulha e para isso, a Revista Pamp terá temas variados que são desenvolvidos para este público classe A, morador de casas e que se interessa por cultura, gastronomia, esportes etc. A revista é distribuída gratuitamente nos endereços de bairros da Pampulha (São Luiz, Bandeirantes, Braúnas entre outros) e também é possível lê-la pela internet.

2) Você acredita no fim do jornalismo impresso, como muitos teóricos da comunicação apontam? O investimento em publicações setoriais é o caminho?

RESPOSTA: Não acredito. O que penso é que terá uma pulverização maior da mídia. Teremos sim a criação de uma nova forma de leitura, mas que não substituirá a do papel impresso. Assim como jornais e revistas têm que se adaptar às novas mídias, as novas tendências tecnológicas precisam ter um caminho diferenciado e não tentar criar um substituto do papel em vídeo. A tecnologia pode oferecer mais que isso e o papel impresso (jornais, livros e revistas) pode oferecer algo que o 'virtual' não cria.

Também creio que haverá uma tendência cada vez maior de não comercialização em bancas. A distribuição de revistas no Brasil é cara e complicada, e ainda tem o agravante de estar nas mãos de apenas uma distribuidora. Penso que as revistas de grande tiragem vão procurar cada vez mais pontos de venda alternativos como supermercados, farmácias e padarias. Por outro lado, publicações segmentadas vão trabalhar com venda por assinatura ou distribuição gratuita.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, assine a newsletter e participe da página no Facebook e da comunidade no Orkut.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

5 comentários

  1. Veroni,parabéns pela matéria,que bom que surjam novos veiculos de comunicação como a resvista Pamp em BH ,sucesso a eles.

    abçs.

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Fátima! Acredito, justamente, nisso: mais veículos, mais empregos e mais pluralidade de informações. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Olá,Wander!
    Estou degustando o meu livro com todo prazer.Muito obrigada!
    Parabéns a revista Pamp pela inovação.
    Em tempo,adorei a VOx Objetiva,suas reportagens são excelentes.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  4. Oi Carol!
    Fico feliz que tenha gostado do livro sobre rádio e do meu trabalho na revista Vox Objetiva. Em nome de toda equipe da Vox agradeço o elogio. Leia também a revista Pamp. Tenho certeza que vc vai gostar!
    Bjs

    ResponderExcluir
  5. Interessante o trabalho e parabenizo toda a equipe da revista Pamp pela iniciativa. Poucos sabem o trabalho que da pra editar uma revista e por isso que eu valorizo muito o trabalho dos envolvidos... Espero que a revista nunca perca a sua qualidade.
    Infelizmente é complicado de eu adquirir a revista pela região onde eu moro, então é melhor eu ler pela internet mesmo.
    Sucesso pra toda a equipe da revista.

    []'s
    ProjetoKraft

    ResponderExcluir