Fernando Fernandes - Superação em um mundo sobre rodas

maio 10, 2010



Sou viciado em notícia. Mania de jornalista. Leio de tudo. E o que não leio na íntegra, leio o lead [parágrafo inicial da matéria]. É uma procura intensa e um olhar atento à novas abordagens que ainda não foram exploradas. Creio que muita gente faz isso. Não é exclusividade da imprensa.

Mas nós, principalmente, que lidamos diariamente com a informação, entramos na internet, na maior parte das vezes, com esse intuito: propor discussão a partir de um assunto ou novidade. É assim que nascem a maior parte dos posts publicados aqui no Café com Notícias e, imagino, que aconteça o mesmo em outros veículos.

Domingo (09/05) à noite, ao entrar no Portal Globo.Com, entre as manchetes daquele momento, uma me chamou atenção: Fernando Fernandes é campeão sulamericano de Paracanoagem. Mas, quem é Fernando Fernandes? É aquele ex-BBB que ficou paraplégico em 2009. Calma, pessoal: sou fã do Big Brother Brasil
, porém esse post não é para falar sobre o reality, mas sim da história de superação de Fernando.

Não o conheço pessoalmente, nem sou fã dele. Gosto de histórias. E a dele me chamou atenção em meio a tantas outras – tão ou mais importantes quanto essa, que renderiam um post e, quem sabe, uma matéria.

Curioso, fui pesquisar sobre Fernando Fernandes no Google: vi que o rapaz, antes do acidente, trabalhava como modelo internacional, namorou algumas famosas e participava da Seleção Brasileira de Futebol de Artistas – que disputou um campeonato mundial, do qual nem fazia ideia que existia.

Daí, fiquei imaginando: se para qualquer pessoa [não-famosa] já é complicado passar por uma barra dessa – que querendo ou não, você tem que aprender a lidar com um mundo totalmente novo; imagina para quem trabalha com o corpo, com a vaidade e, principalmente, com a imagem? Sei que o que aconteceu com Fernando, acontece com várias pessoas ao redor do mundo. Ele não é o único, nem será o primeiro.

Mas, a história dele, querendo ou não, é de superação, assim como o da personagem Luciana, na novela Viver a Vida. Apurando alguns fatos na internet, vi que Fernando praticava esportes antes do acidente e era baladeiro. Teve alguns escândalos pessoais que lhe renderam a fama de bad boy.

Depois do acidente, Fernando mudou. Ou melhor, teve que mudar para poder seguir em frente. Ele descobriu no esporte uma janela quando o jogo da vida lhe fechou uma porta. Retomou a carreira como modelo, deu várias entrevistas sobre a importância do cadeirante ter uma vida "normal", do portador de necessidades especiais se descobrir sexualmente e da nova vida profissional como atleta e modelo cadeirante.

Lembrei, logo de cara, da matéria super bacana que a minha comadre e jornalista Letícia Castro reportou lá no Babel Ponto Com, de forma muito cativante, sobre o trabalho espetacular que a fotógrafa Kika de Castro faz com modelos portadores de necessidades especiais. Outro post sensacional sobre este assunto foi a entrevista que um o amigo e jornalista Endrigo Annyston fez com o também jornalista Piero Vergílio para o blog Coisas da Vida que me permitiu ter uma visão ainda mais ampla sobre o tema.

Confesso que não assisti o Big Brother Brasil em que Fernando Fernandes participou. Mas, como bom jornalista, gosto de histórias. E no mundo onde sempre as tragédias rendem manchete, em detrimento das notícias boas, a saga de Fernando Fernandes para superar as adversidades, merece ser destacada. Quem sabe, em 2011, o Boninho se anima e leva o ex-BBB para o programa novamente? Com certeza, seria uma baita repercussão, assim como foi esse ano com o lutador Marcelo Dourado.

A notícia em questão fala que Fernando Fernandes foi campeão sulamericano de paracanoagem, em uma disputa realizada em La Plata, na Argentina. Os paratletas são um exemplo de que não devemos nos acomodar e lutar para vencer qualquer tipo de limitação. Antes de se consagrar campeão, Fernando deu uma entrevista ao Globo Esporte falando sobre o sonho de se tornar um atleta paraolímpico. Assista o vídeo abaixo:



E como a novela das oito está em reta final – e tem uma personagem muito próxima dessa realidade mostrada neste post; creio que vale a pena o incentivo, pois há várias Lucianas e Fernandos por aí, que lutam, que sonham e que mostram para o mundo que é possível ser feliz numa cadeira de rodas. O negócio é viver a vida, como diria Manoel Carlos...rs. Vamos lutar pela nossa felicidade!





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. Caramba...eu devo estar muito desatualizado mesmo....nem sabia do acidente dele !!!!
    è um excelente exemplo de superação e coragem que deve ser contado aos 4 cantos do mundo ajudando pessoas que muitas vezes se entregam em depressões, drogas e alcolismo

    ResponderExcluir
  2. Assim como você, também escolhi a área do jornalismo. Você já é formado, eu estou apenas no caminho, mas espero poder me intitular jornalista o mais rápido possível.

    Bem, também tento ler e ver tudo o que sai na mídia, inclusive assiste a edição do BBB que o Fernando participou. Lembro que ele teve até uma briga feia com uma das meninas lá da casa, que não me recordo o nome e até jogou as malas dela na piscina. Pois é, eu lembro.

    E também vim acompanhando a vida do Fernando, assim como acompanho de muitos outros famosos e pude ver a superação do Fernando, após sofrer o acidente de carro, pude acompanhar - não assiduamente, mas acompanhei - a sua volta por cima.

    É complicado um dia você estar andando e no outro preso numa cadeira de rodas, mas não podemos fazer disso um martírio para o resto da vida. Aconteceu! Foi uma fatalidade não só na vida do Fernando, mas de todos que o cercavam, mas todos precisam aprender a superar e dar sequência na vida.

    Fico feliz que ele esteja dando continuidade na sua vida.


    Como sempre o seu blog vindo com ótimos assuntos. Adorei!

    Sucesso!


    Vanda Ferreira: http://vanda-ferreira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  3. Não gosto de BBB, logo, não conhecia o sujeito. Mas é uma bonita história de superação, que realmente o esporte em sua várias maneiras pode proporcionar àqueles com verdadeiro espírito.

    Legal mesmo.

    Visite meu blog também.
    Abraços.
    http://leonhard-mind.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Isso é que é superação!

    ResponderExcluir
  5. Temos algo em comum: Sou um Jornalista viciado em noticías. E Este exemplo de superação do Fernando precisa de destaque embora alguns veículos de comunicação preferem se ocupar do entretenimento factual (Quem está pegando quem, ao invés de fazer reportagens contando belas histórias como esta. Ótimo texto. Sorte no Blog.
    http://identidade-cultural.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Putz que história.... parabéns a ele, um grande exemplo.

    bom post.


    http://www.colunasdehercules.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. É mesmo um exemplo de vida e de como enfrentar os problemas com garra e determinação.

    ResponderExcluir
  8. O problema das pessoas preconceituosas é não saber que qualquer um de nós um dia pode passar por uma situação como essa e poucos, como Fernando, conseguem dar a volta por cima.

    ResponderExcluir
  9. grande exemplo de vida, e como diz o ditado, somos Brasileiros, e não desistimos nunca !!!

    www.dinheirooportunidade.com.br (o blog que ensina a ganhar dinheiro com seus blogs)

    www.arcadetotal.com (tudo sobre games)

    ResponderExcluir
  10. Exelente texto e ótimo exemplo!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  11. É, o cara realmente se superou!
    Parabéns a ele!

    ResponderExcluir
  12. Que bom ver que o Fernado está se recuperando, ele é um exemplo para todos nós!
    que Deus o abençõe!
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Eu também vi a matéria sobre o Fernando e outros atletas especiais do Brasil no Sportv e fiquei bastante feliz em ver pessoas com dificuldades exercendo atividades esportivas como qualquer um. Dar uma lição e um ânimo a mais para todos nós pararmos de reclamar da vida e correr atrás.
    Inté...

    ResponderExcluir
  14. falavam mal pra caramba do cara, que ele era ex-bbb e tal.. agora que se acidentou o pessoal tem pena do cara. fala sério.

    mas ele é um grande exemplo.

    ResponderExcluir
  15. Olá Wander,

    Tudo bem por aí? Faz tempo que não visito páginas de amigos...já estava com saudades!
    Fernando realmente provou que as limitações, com empenho e determinação, conseguem ser superadas. De bad boy ele se transformou em mocinho pois, tornou-se exemplo para muitas pessoas que passam pela mesma situação. Fico feliz em saber que ao invés, de se lamentar e entrar em um processo depressivo...ele ergueu a cabeça e seguiu em frente. E continua gato né? Hummm...qtas mulheres não dariam o mundo p/ ter um affair com esse rapaz (risos).
    Parabénss pela abordagem do tema.
    Beijosss, Fernanda
    pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir