Especial Chico Xavier – Centenário do homem que revolucionou o espiritismo

abril 02, 2010

"Embora ninguém possa voltar atrás e fazer um novo começo, qualquer
um pode começar agora e fazer um novo fim". Chico Xavier




Um homem que dedicou boa parte da vida ao próximo e escreveu 412 livros, cujos direitos autorais foram totalmente revertidos às obras de caridade. Além disso, este mineiro natural de Pedro Leopoldo (MG) é considerado por muitos como um dos mais influentes do Brasil, no século XX. Estamos falando de Francisco Cândido Xavier, mais conhecido como Chico Xavier, que neste dia 02 de abril é comemorado o centenário de vida dele.


A data, apesar do forte apelo comercial com lançamento de livros, filmes, especiais, reportagens, etc; o centenário de Chico serve como ponto de apoio para divulgar o espiritismo e o trabalho realizado por esse grande homem durante os seus 92 anos de existência na Terra.

O Espiritismo é um conjunto de doutrinas, baseadas no evangelho de Jesus Cristo, que tem como alicerce a crença no espírito imortal e na reencarnação como aprendizado para evolução humana. O Brasil é maior potência espírita do mundo com mais de 2,5 milhões de adeptos e cerca de 30 milhões de simpatizantes.

Por não ter dogmas e nem lideranças, como no caso do Catolicismo, o Espiritismo possui caráter moral, científico e filosófico e não é considerado uma religião. A base do espiritismo está na literatura reunida por Allan Kardec e outras centenas de escritores, como Gabriel Dellane, Ernesto Bozzano, Camille Flammarion, Leon Denis e Arthur Connan Doyle. No Brasil, Bezerra de Menezes e Chico Xavier foram grandes expoentes da literatura espírita.





Considerada como uma das melhores biografias de Chico Xavier pela crítica especializada, o livro “As vidas de Chico”, lançado em 2003 pela Editora Planeta Brasil e escrito pelo jornalista Marcel Souto Maior, serviu como argumento principal para o longa-metragem Chico Xavier – O filme, que estréia nesta sexta-feira (02/04) em várias salas de cinema do Brasil. Veja abaixo o trailer abaixo:




O livro conta a trajetória do médium Chico Xavier, que desde muito pequeno começa a ter contato com os espíritos. Um desses primeiros contatos era o da sua própria mãe, aos cinco anos de idade. Mais tarde, já na mocidade, ele só começou a se interessar pela doutrina de Allan Kardec, quando o espírito da mãe dele enviou uma mensagem psicografada pedindo a Chico que se aprofundasse mais no espiritismo.

Na infância e boa parte da adolescência, Chico Xavier foi quase considerado louco pelas pessoas que não acreditavam que ele pudesse conversar com os mortos. Acusações de charlatanismo e, ao mesmo tempo, desenvolvendo um trabalho de solidariedade e conforto, por meio da psicografia, Chico Xavier foi se tornando popular e colecionando admiradores e pessoas que procuravam respostas e conforto em suas mensagens. Acompanhe abaixo uma reportagem exibida no Fantástico, em 2002, pouco depois da morte de Chico Xavier:




» As revistas Aventuras na História e Super Interessante, ambas da Editora Abril, na última semana de março/2010, trouxeram reportagens e curiosidades a respeito da vida de Chico Xavier e do espiritismo, de uma forma biográfica, científica e imparcial. Para quem se interessa pelo assunto ou é fã de uma boa reportagem, vale a pena conferir!

» E para comemorar o centenário desse importante brasileiro, o Café com Notícias faz um Especial Chico Xavier, aqui no blog, durante todo mês de abril. Curiosidades e histórias de uma doutrina que começou na França que se mantém cada vez mais viva no Brasil, toda semana. Não perca!!!




Foto: Selo dos Correios (Divulgação) / Ilustração: Daniel Paiva.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

13 comentários

  1. Não sou uma pessoa muito espiritualizada e nem mistica, mas admiro Chico Xavier pela sua obra de bondade.
    Bom feriadão!

    ResponderExcluir
  2. Parabéns pela exposição de forma imparcial.
    No país onde vemos seguidores religiosos fanáticos que em muitos casos atacam religiosos de outras crenças só para defenderem suas convicções, vislumbramos o Chico que não deixou margem até para os alienados ...restando apenas bons exemplos.
    Boa Páscoa a todos!!!!
    Espiritismo também é CRISTÃO!!!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o post!

    Chico é sem dúvida uma grande personalidade e, através de suas obras e de seus exemplos, nos ensinou e ainda nos ensina muito, mas muito mesmo.

    Embora muitos ainda critiquem e julguem a doutrina espírita e as obras de Chico Xavier, entre outras, sem ao menos tentarem conhecê-las um pouco mais, fico satisfeita quando vejo algum veículo de informação abordando esse tema. Conhecimento nunca é demais!

    Apenas complementando a sua postagem, gostaria de dizer que a doutrina espírita realmente não é considerada uma religião, mas tem CONSEQUÊNCIAS RELIGIOSAS, mesmo sem querer. Não existem rituais, não existem líderes, mas seus ensinamentos são tão fortes, tão profundos e tão dignos de atenção que em muitos casos já se torna suficiente, pois na doutrina aprendemos a COLOCAR EM PRÁTICA os ensinamentos do nosso Amado Mestre Jesus, através do amor e da caridade. Não é fácil ser espírita, pois precisamos exercitar todos os dias a reforma íntima, lutando contra nossas más tendências. E nisso, Chico Xavier foi um grande professor!

    Parabéns pela postagem!

    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. Ola Amigo
    Estava na espectátiva esperando o filme, vamos lá para conferir mais essa obra do cinema nacional em homenagem ao Chico.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu acho que esse ano vai ser fascinante. Tenho admiração pela doutrina espírita e acho que o filme sobre Chico e a novela Escrito nas Estrelas serão o ponto alto das comemorações pelo centenário. Pena que perdi o Globo Repórter, mas era época de final de BBB, "não ééééam?" rs

    ResponderExcluir
  6. Oi amigo! Olha a gente aqui de novo...

    Por culpa do "seu Café" eu e o Beto acabamos de chegar do Del Rey. Fomos assistir ao filme, que foi muito interessante por sinal...

    Os ingressos esgotaram na bilheteria com uma hora de antecedência ao início e a fila para acesso às salas do filme estavam imensas, em todas as sessões. Vi muitos JOVENS na fila, tecendo diversos comentários a respeito da vida de Chico e sobre os livros que ele psicografou. Houve tempo para muitas trocas de idéias e achei esse detalhe muito interessante!

    Abraços dos seus amigos de sempre,

    Vivi e Beto

    ResponderExcluir
  7. Wander, em primeiro lugar peço-lhe desculpas por não comentar com tanta freqüência em seu querido e importante blog. Este espaço está se tornando, cada vez mais, uma referência no jornalismo cibernético brasileiro.

    Quanto ao seu post, a relevância dele é dupla. Tanto pelo lado humano, desse grande brasileiro, que tanto conforto trouxe para milhares, milhões, de pessoas, quanto pelo lado documental. Afinal estamos falando do maior mineiro do século 20.

    Isso mesmo, o 'véio' Chico foi apontado em votação popular como esse expoente, mesmo tendo disputado com nomes como JK, Ivo Pitanguy, Pelé, entre outros!

    Só por isso, ele já merecia este especial que ora você propõe aqui no 'Café'. A importância de sua iniciativa e faro jornalístico é ressaltado pelo sucesso comercial que o centenário do médium está se anunciando. Com lançamento de livros, revistas, cinebiografias... Daqui a pouco até a Record fará um especial de TV sobre esse fenômeno!

    Parabéns por este post e pelos próximos aos quais eu não vi mas já gostei!

    ResponderExcluir
  8. Adoreiii seu blog... e irei visitá-lo mtas vezes viu... já estou de seguindo, no twitter tb. Parabéns!

    ResponderExcluir
  9. O espirito não compreende as línguas ou os idiomas e sim as falas da matéria.
    O espirito de Emmanuel recebe a mensagem em uma língua espiritual ( Os espíritos seja de qualquer nacionalidade compreende uns com os outros ) e repassa de uma forma que a pessoa como Chico Xavier entenda.
    O português sempre será de Chico Xavier, Emmanuel só dita as mensagens.
    Se fosse Chico um Americano, as mensagens sairão em Inglês.
    Ou se fosse um japonês sairão em japonês.
    Os médiuns jamais consegue interpretar ou saber outras línguas.
    Ele pode até ouvi-las, mas jamais entendidas ou interpretadas.
    Conclusiva

    http://conclusiva.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Sou ateu, para mim isso é ilogico, pois a unica iracionalidade que existe é o numero PI,
    , mas adorei a sua imparcialidade e da forma que voce escreveu. Não levando a matéria para lado pessoal, apesar que blog é isso né. Eu gosto desse Chico Xavier, pelas bondades que ele fez. O mesmo digo de Mahatma Gandhi ou Madre Tereza. Cada um com sua Filosofica, e cada um com sua crença..

    O que eu nao entendo, é quando escrevemos algo sobre Evolucionismo, ou outras pessoas sobre o cristianismo ortodoxo, ou protestantismo. Sempre tem um que dá xilique, para quando se escreve sobre espiritismo, ninguem da xilique, e sempre aparecem uns que ja chegam se defendendo mesmo sem antes terem sido acusados de nada..

    Muito estranho, não acham?

    Visitarei seu blog, com frequencia, se continuar escrevendo dessa maneira, sempre visitarei, e farei "propaganda" para outros tambem visitarem..

    Parabens...

    ResponderExcluir
  11. Fiquei muito emocionado com esse filme, ao ponto de querer assisti-lo novamente com os amigos... Li que o filme, já na primeira semana bateu todos os recordes de bilheteria! É sinal que a mente das pessoas está se abrindo para novas realidades e que o bem vem sendo o verdadeiro direcionador dos coração e não mais simplesmente as crenças religiosas!
    MUITO BOM!
    Jr.

    ResponderExcluir
  12. Eu to bem afim de ver esse filme_ blz!

    ResponderExcluir