Reportagem especial - Analistas de mídias sociais ganham o mercado de trabalho

março 11, 2010



Quem foi que disse que as mídias sociais são apenas para diversão? Há um pouco mais de dois anos, uma nova profissão surgiu no Brasil impulsionado pelo fenômeno de audiência gerado pelos blogs, Orkut, YouTube, Twitter, Facebook e companhia limitada. Trata-se do analista em mídias sociais. A grosso modo, é um profissional capaz de analisar tendências e ficar antenado com as principais discussões que são repercutidas ou criadas pelos internautas.

Mas não é só isso que um analista de mídia social faz. Geralmente, ele cria campanhas publicitárias dirigidas exclusivamente para internet, ou melhor: nas chamadas redes sociais. No país, essa nova área de atuação ainda está engatinhando e possui algumas agências de forte atuação no Sudeste e no Nordeste brasileiro. Um analista de mídias sociais é um profissional que pode trabalhar em agências de publicidades, empresas ou até mesmo por conta própria prestando consultoria.

A média salarial desse mais novo campo de trabalho está entre R$ 1200 a R$ 5 mil reais, inicialmente. Mas esse valor pode até triplicar. Tudo depende da criatividade do analista e da sua percepção de ficar constantemente de olho em tudo que acontece nos sites de relacionamento. Além disso, um analista nem sempre possui formação superior ou é formado em Comunicação Social. Claro, isso depende muito de cada perfil e a capacidade de querer está inserido neste novo mundo.

Outra curiosidade é que nem sempre um analista de mídias sociais é, necessariamente, um blogueiro ou um internauta influente nas redes sociais. É o que conta o publicitário paulista Gustavo Schmitz Pestana Filipe, de 26 anos, proprietário da agência RIOT. “Um analista de mídias sociais deve ter uma grande capacidade de organização e concentração. Muitas agências acreditam que contratando um blogueiro famoso terão a blogosfera em sua mão e conseguirão emplacar qualquer campanha, já que o cara está inserido no meio e sabe como funciona o segmento. Uma bobagem! O blogueiro pode ter a audiência que for, mas capacidade de organização e concentração poucos têm. Nesse caso, as agências contratam um entusiasta de mídia social, e não um analista”, revela.

Já o recifense Éden Pino Wiedemann, de 36 anos, sócio da
Dani Social Media e um dos autores de uma das maiores ações de social media no Brasil – a Porto Caiu na Rede, e acredita que é possível ganhar dinheiro com a internet, mas é preciso quebrar alguns paradigmas. “A Dani tem pouco tempo aberta. E, hoje trabalha em quatro projetos de tamanhos variados, todos de empresas/órgãos sem histórico de uso das ferramentas que serão incluídas nas ações. Nunca foi tão necessário se confrontar o conhecimento atual, nunca foi tão necessário acreditar que existe um vasto horizonte não explorado pela frente. É necessário ter fé naquela pessoa ou empresa a quem escolheu lhe guiar nesse caminho e acreditar na experiência que ela tem - que apesar de pouca (esse universo ainda é pouco explorado) é maior que a sua”.


Calote


No ano passado, houve uma experiência inédita no Brasil reunindo blogueiros de várias partes do país para participar do
Porto caiu na Rede. Inicialmente, a campanha começou com um convite a vários blogueiros para passarem alguns dias na Praia de Porto de Galinhas, na cidade de Ipojuca, no Recife.

A missão deles era relatar o passeio com total liberdade e, desse modo, incentivar o turismo local. A ação foi um sucesso de crítica, mas infelizmente acabou em prejuízo. A prefeitura se negou a pagar a agência Dáblio, que na época pertencia ao Éden Wiedemann, hoje sócio da agência Dani, – o que provocou polêmica na blogosfera e calou muitos analistas de mídia social que temeram comentar o assunto.

No dia em que a notícia se espalhou, vários membros do Twitter, principalmente blogueiros, repercutiram de forma intensiva o calote que a organização teve com a produção e realização do projeto. "Eu sou suspeito de falar a respeito. Afinal, fui eu que levei o calote. Não acredito que se torne praxe a atitude tomada pelo Secretário de Turismo de Ipojuca, o sr. Diego Jatobá. Não podemos usar como referência o exemplo dele. Tanto que estamos em fase de planejamento de algumas ações Cai na Rede em outras cidades e estamos certos de que iremos obter o mesmo sucesso sem os problemas para receber.", diz Eden. Procurada pela reportagem, a prefeitura de Ipojuca não atendeu nenhuma ligação ou solicitação de esclarecimentos.


Mercado


Um mercado que movimenta mais de U$ 25 bilhões anuais, apenas nos Estados Unidos. Mesmo se recuperando recentemente de uma crise, o mercado americano para investimentos em publicidade online cresce a cada ano de 11% a 15%, de acordo com o analista em mídias sociais Éden Wiedemann. “A previsão é que cresça cada vez mais não só lá, mas aqui no Brasil. Somos um dos países que mais possuem participação nas redes sociais. A cada dia que passa mais gente tem a web como sua única fonte de informação. A propaganda online é a única alternativa de atingir esse consumidor. Provavelmente, as campanhas políticas vão movimentar o mercado. Muitos erros vão ser cometidos. Muitos traumas serão gerados. Algumas poucas terão grandes resultados e serão utilizadas como referências.”

Mas apesar de um mercado promissor, um analista de mídias sociais precisa também de muita organização e ser uma pessoa antenada, como lembra Gustavo Schmitz, da
RIOT. “É um trabalho bastante cansativo, porém muito divertido. O profissional chega passar no mínimo oito horas por dia online, principalmente no trabalho de campanhas complexas. O trabalho de uma agência de social media (mídias sociais) é dividido em quatro etapas: planejamento, conteúdo, redação e atendimento. Em termos práticos, primeiramente, recebemos o briefing do cliente através do atendimento. Na sequência, o planejamento desenvolve a estratégia de divulgação. Uma vez aprovada, o conteúdo fará o contato com os blogueiros e os redatores farão a divulgação nos demais núcleos sociais. Mas para evoluir e virar um gestor de conteúdo, um gerente de planejamento ou um gerente de atendimento em mídias socias, é fundamental começar como analista.”, explica.

Existem vários tipos de casos de campanha de sucesso relatadas no site Business Twitter. No Brasil, as campanha do chiclete Trident 7 Splashs, onde personagem Sunga Boy viajava vários lugares do Brasil e do mundo, sempre com de sunga vermelha, e fazendo aventuras radicais, foi um exemplo de uma campanha de grande penetração nas redes sociais. Outro exemplo interessante e recente foi o personagem Danilo Miedi, da Google Brasil, para lançar o Novo Orkut no país.

Gustavo Schmitz, da RIOT, menciona ainda uma campanha em social media que o marcou pela simplicidade e direcionamento a um público específico, apto a consumir determinado tipo de informação e torná-la viral. “O
Nokia Guru foi um grande sucesso. Em linhas gerais, é um projeto que reconhece os fãs da marca Nokia e os estimula através de prêmio material e social a ajudar os demais usuários com dúvidas sobre telefones celulares dentro dos núcleos sociais que estão inseridos. Por exemplo, eu comprei um celular recentemente e não sei como configurar o wireless nele. Entro em uma comunidade sobre celulares e faço uma pergunta, o Nokia Guru (devidamente identificado como participante do programa) responde a minha questão. Se a resposta estiver correta, esse Nokia Guru acumula pontos e no final do mês é recompensado por isso”.










Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

6 comentários

  1. O mundo está constamente se reinventando e novas estratégias tem q ser criadas para atingir o maior número de pessoas possível.
    As mídias sociais atualmente tomam um grande espaço da TV e rádio principalmente nos jovens.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a reportagem. O mercado de comunicação on line está crescendo em ritmo frenético, e posso falar com certeza ( já que trabalho na area) que a web 2.0 trará muitas outras profissões que virão agregar ainda mais esse mercado online.
    Um conselho para quem está começando na area é testar todas as redes sociais ( sem preconceito) e ler muito, pois essa area todo dia está mudando e se não acompanharmos as mudanças, ficaremos defazados.

    Parabéns pelo tema!

    Abraços,

    ResponderExcluir
  3. Suas reportagens sempre tão interessantes!
    Parabens!

    http://maylopez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Muito boa essa reportagem, com boas informações e bem completa! E a mídia vem tomando um lugar muito grande na vida das pessoas, e assim precisando de profissionais nesta area! parabéns pelo blog!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pelo post, amigo.
    Já tem um pessoal ganhando seu dinheirinho com blogs e outros "negócios" na NET. A tendência é que isso cresça cada vez mais - e o Brasil é um país top em acesso à Net.
    Aos bons escritores, humoristas, etc: parabéns, é justo; aos que só querem se divertir, normal.
    Devemos muito disso aos primeiros desbravadores da Net.

    abç
    Renato

    ResponderExcluir
  6. Olá, adorei o post, parabens...
    Realmente, a comunicação, tanto escrita, quanto televisiva e principalmente online está dominando o mundo!!!

    Beijinhos

    ---
    www.jehjeh.com

    ResponderExcluir