#Crônica: Das impunidades e injustiças de cada dia

fevereiro 12, 2010



Quando somos pequenos, nossos pais e familiares nos ensinam que não devemos roubar, nem mentir, muito menos fazer mal para os outros. Só que, a medida que vamos crescendo e nos tornando adultos, começamos a ver no nosso dia-dia, relatos que nos mostram que estes ensinamentos que norteiam o caráter do cidadão estão cada vez mais em desuso.

As pessoas educadas e boas são vistas como idiotas. Já os mal-educados e vigaristas, como espertos. Vivemos em uma era em que os valores estão invertidos. Isso me dá medo, sem brincadeira. Mas, eu prefiro acreditar que ainda existam pessoas do bem e que elas não estão em extinsão. São raras, concordo. Mas, elas existem. Ainda bem...
É aquela velha história de levar vantagem em tudo que cega o ser humano, tão enraizada na cultura do brasileiro. Quem acredita nessa máxima, esquece que um esperto só é esperto até o momento que o outro mais astuto, consegue lhe "passar uma rasteira". Essa semana, vi algumas notícias que me causaram revolta como cidadão, indignação e, em alguns casos, um certo alívio de poder esperar que o nosso Brasil possa ter jeito.

Sou otimista, sim. Depois que li o
livro “Mentes Perigosas”, da médica psiquiatra Ana Beatriz Barbosa Silva, muitas dúvidas que tinha em relação do caráter do ser humano foram solucionadas. Uma delas é sobre a psicopatia, que é um desvio de personalidade patológico. A grosso modo, o psicopata "faz e acontece" na sociedade, sem sentir nenhum remorso ou valor moral.
Não tenho pena dos psicopatas, mas sim das vítimas dele que se deixam levar pela fala sedutora e pela possível promessa de levar vantagem. Por isso, falo e repito: é preciso saber que nem sempre ganhamos, e que não podemos confiar em todo mundo. Confiança é algo que se conquista!

E por falar nessa conquista de confiança, curiosamente, a política brasileira passa por um momento histórico com a
prisão do ex-governador de Brasília, José Roberto Arruda. Demorou, mas até que fim saiu! Não sabemos até quando, principalmente em um momento em que a maior parte da sociedade está desacreditada na Justiça e na política. Em todo caso, é um passo importante para combatermos a impunidade.
Mudando de "pato para ganso", em Minas Gerais, a Polícia Civil passou um recibo de incompetência e desorganização nas investigações sobre o Maníaco de Contagem, na Grande BH, que já teria matado três mulheres, na mesma região e com o mesmo perfil físico. Essa semana foi encontrada a ossada da universitária Natália Cristina de Almeida, desaparecida no final do ano passado – e que teria sido enterrada como indigente em Ribeirão das Neves (MG) estaria, possivelmente, relacionada com as mortes do serial killer.

E, para completar a divagação sobre crimes, o
trote do Orkut de Ouro feito pelo estudante de Engenharia da Computação, Pedro Vanzella, de 19 anos, mostrou para os leigos que a internet não é uma “terra sem lei”, como muitos usuários imaginam. De acordo com Vanzella, tudo não passou de uma brincadeira, onde ele queria provar que as pessoas são capazes de compartilhar informações privadas em troca de algum benefício.

Na verdade, o Orkut de Ouro foi uma grande piada do estudante em que a Google disponibilizaria uma conta Premium do Orkut liberando perfis e álbuns trancados, dando mais liberdade aos usuários. Ao longo do dia, várias pessoas chegaram a enviar senhas e dados sigilosos à Vanzella. Rapidamente, a gigante de buscas da internet já entrou com medidas judiciais para punir o adolescente.

Ah, e para finalizar, já ia me esquecendo de
um caso que virou novela no blog Querido Leitor, da Rosana Herman, que foi brilhantemente divulgado pela amiga jornalista e blogueira em um post do Profissão Jornalista. Um guardador de carros de um estacionamento teria roubado o celular da Rosana. Colhendo provas e investigando aqui e ali, ela viu que o ladrão fez ligações com o celular e, dessa forma, ela consegiu localizá-lo. O ladrão disse, com a cara mais lavada do mundo que ia pensar se ia devolver ou não. É mole?

Em uma sociedade com os valores cada vez mais trocados, temos que lutar para mostrar aos mais novos que o crime não compensa. Mesmo que essa batalha seja gigantesca e que esteja apenas no início. Chega de injustiça!



Fotos:
Blog Cosme Rimoli e Midia Independente.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no
Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Noossa em um só textos muito conteudo e atualizações, muito bom mesmo.
    E falando em psicopata eu conheço uma e ela é super perigosa!!!

    ResponderExcluir
  2. Grande artigo Wander!

    É isso mesmo. Nós devemos valorizar o que, realmente, precisa ser valorizado: a ética e a retidão moral.
    Nenhuma sociedade evolui se se baseia na esperteza e na falta de caráter. E, não se enganem, é nas pequenas coisas que formamos a maneira de agir que carregaremos por toda a vida! Por isso, repensemos muito do que fazemos agora mesmo...

    ResponderExcluir
  3. Wander,

    Parece mesmo que tudo esta de pernas para o ar, entretanto, ainda existem muitas pessoas de excelente caráter e, me desculpe por sua profissão, mas os crimes dão mais ibope na mídia em geral.

    Apesar de saber que o povo gosta disso e por essa razão pouco se fala sobre boas ações, penso que essa mesma mídia poderia mudar a mentalidade do povo, indicando mais notícias que enfatizam o bem.

    Dessa forma, estariam desarmando os cérebros tão acostumados a violência.

    Beijocas
    Cris

    ResponderExcluir
  4. massa Wander,, muito bacana este post. forte abraço...

    ResponderExcluir
  5. Excelente texto! Parece que vivemos em mundo em que os valores mudaram. Aquele que gosta de levar vantagem e praticar a vigarice, é endeusado e glorificado, e a pessoa que é honesta e possui valores morais é desprezada.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Esse é o tipo de postagem que gosto de me deparar aqui pela blogosfera. Fácil leitura, devido a redação impecável e claro, o conteúdo... em uma unica postagem vc abordou 3 temas ou mais! Interatividade pura! Que aliás, deve ser uma das missões de nós, blogueiros... fazer chegar a informação a todos, sem distinção de quem fará a leitura!
    Parabéns por mais uma belissima postagem amigo Wander!

    ResponderExcluir
  7. eu acredito que os injustos, ainda vão pagar pelas suas injustiças
    ótimo post abraços

    ResponderExcluir
  8. Grande frase aquela do cartaz.... muito forte... valeu demais!

    ResponderExcluir
  9. Grande Wander, dia desses eu escrevi lá no tosco Grooeland um texto sob o título "Dá para confiar na justiça que temos?" cujo mote era sobre um taxista em Salvador já condenado pela justiça, com carteira vencida e alcoolizado provocou um acidente de trânsito em que dois idosos perderam a vida. O sujeito nem deveria dirigir mais, só que a justiça...bom, tem o "jeitinho brasileiro" - do qual Roberto DaMatta procurou desvendar as raízes e construiu argumentos até convincentes do ponto de vista sociológico/antropológico. Vale a pena ler "O que faz o brasil,Brasil"?

    E agora temos o sujeito que participou daquele ato bárbaro no caso do garoto João Hélio livre, leve e solto por aí e ainda sob proteção do governo federal. O mesmo sujeito - agora um adulto com 19 anos - andou aprontando na cadeia, participando de rebeliões, queimando colchões e fazendo funcionários como reféns. Bonito quadro, não?

    Palavra chave:Impunidade. ( cadê o ex-deputado bêbado do PR? e o magistrado da BA que violou leis de trânsito e matou um motoqueiro? o Arruda está preso, mas se ele já era réu confesso de um crime, por que ele pôde se candidatar novamente? E o Collor?)

    Começa pelos altos escalões depois vai se dividindo de acordo com o que pagam e de acordo com alguma ONG/Direitos Humanos apronta nos bastidores. E temos verdadeiras aberrações por aí. O judiciário entupido de processos, o sistema penitenciário absolutamente lotado e assim vamos vivendo, na insegurança e no medo.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  10. Wander

    Me assusta também essa ideia de que os espertos e de mau caráter é que devem ser agraciados. Essa inversão de valores feita para penalizar aqueles que agem com retidão acaba refletindo em vários segmentos, como, por exemplo, o caso daquele ladrão adolescente mais procurado dos EUA (estava vendo uma reportagem sobre ele há pouco). O cara é errado desde criança, mas tem uma legião de fãs pelo mundo todo, músicas feitas para ele e muitos o acham um pobre coitado, vítima da vida cruel que lhe deram. Conheço tanta gente que teve uma vida muito pior do que a dele e não se tornou bandido!
    Enfim, fomos tomados pela cultura da esperteza e muitas vezes não tenho pena de pessoas que são enganadas por estelionatários que lhes prometem grandes vantagens. Quem tentou levar vantagem é tão errado quanto o estelionatário. Aliás, estelionatários só existem porque o ser humano é corrupto por natureza!
    Bom, adorei seu texto!

    ResponderExcluir
  11. É verdade Wander. Vivemos uma sociedade em que os valores estão invertidos. Esse final de semana assiti um filme chamado Os Vigaristas que fala exatamente dessa temática: Trapaças e golpes. Porém, infelizmente na sociedade em que vivemos se formos "bons demais" acabamos sendo passado para trás, e isso se tornou regra. Excelente Aritgo.

    ResponderExcluir