Reportagem Especial – Tragédia em Angra dos Reis movimenta os noticiários

janeiro 03, 2010



O que era para ser uma noite de alegria, em plena comemoração na virada do ano, acabou em uma verdadeira tragédia por conta do temporal que atingiu boa parte do sudeste brasileiro durante as festas de fim de ano. Na madrugada do dia 1º de janeiro, um deslizamento de terra causou a morte de dezenas de pessoas em Angra dos Reis, no litoral do Rio de Janeiro.

De acordo com informações do Corpo de Bombeiros, uma encosta cedeu e deslizou por cima de casas no Morro da Carioca, no centro da cidade. Já na Ilha Grande, o deslizamento por conta da chuva durante a madrugada encobriu a Pousada Sankay e mais sete residências na enseada do Bananal. Cerca de 120 homens da Defesa Civil, dos Bombeiros e da Marinha participam do resgate. A tragédia em Angra teve repercussão em todo mundo. Veja o vídeo abaixo:



Até o fechamento desta edição, a Defesa Civil afirmou que são 29 corpos resgatados na praia do Bananal, na Ilha Grande, e outros 15 no Morro da Carioca, no centro de Angra dos Reis. Por ora, são 50 corpos encontrados nos deslizamentos. Em todo o Rio de Janeiro, desde a última quarta-feira (30/12/09), já são 72 mortes em decorrência das chuvas em todo o Estado. Em Angra, os temporais e deslizamentos já deixaram 337 desabrigados e 565 desalojados.

Em entrevista, o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão (PMDB), disse que há um esquema de emergência para retirar as famílias que moram em áreas de risco, com possibilidade de novos desmoronamentos. Para isso foi criado um abrigo com capacidade para cerca de 40 famílias no Colégio Naval e em acampamentos militares.


Noticiários


Praticamente, todos os principais noticiários do Brasil estão dedicando espaço para a cobertura da tragédia em Angra dos Reis. Foi-se o tempo em que as festas de fim de ano deixavam a cobertura jornalística “morna”. A chuva – por mais infeliz que essa declaração possa parecer, tem rendido pauta para vários veículos que ano após ano cobram das autoridades soluções para enchentes e deslizamentos de terra que quase nunca são resolvidas.

A TV Globo, por ser uma emissora historicamente carioca, tem dedicado boa parte do tempo dos seus principais telejornais ao caso. Muitos internautas, via Twitter, chegaram a criticar a postura da “Vênus Platinada” ao “urubuzar” o caso. Particularmente, discordo. Na medida do possível tenho acompanhado a repercussão da tragédia na TV e na Internet e tenho encontrado boas reportagens. O trabalho do Terra e do G1 merecem um elogio pela investigação, produção e pesquisa das pautas publicadas.


Vítimas mineiras


No último domingo (03/01), foram enterrados os corpos do casal de namorados Isabella Godinho, 20 anos, e Paulo Sarmiento, 27 anos. O primeiro no cemitério municipal de Lagoa Santa e o segundo Cemitério da Colina, em Belo Horizonte. Isabella e Paulo estudavam na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e passavam o Réveillon na Pousada Sankay a convite da amiga Yumi Faraci, de 18 anos – filha dos donos da pousada e também estudante da UFMG, que faleceu na tragédia e foi cremada no cemitério Parque Renascer, em Contagem.

Sônia e Geraldo Faraci – pais da universitária Yumi Faraci, que sobreviveram ao desastre, estavam muito abalados e não quiseram falar com a imprensa durante o velório. Dezenas de parentes, amigos e colegas de faculdade de Yumi, além de três estudantes que também estavam na pousada, na hora do deslizamento, estiveram no cemitério prestando as últimas homenagens aos amigos que foram vítimas da tragédia em Angra dos Reis.

Gustavo Pucci, um dos sobreviventes da tragédia em Angra dos Reis, esteve neste domingo (03/01) no enterro de Isabela Godinho da Rocha. Para ele o fato de ainda estar vivo é um verdadeiro milagre. "Um foi ajudando o outro, não teve um que ajudou mais ou ajudou menos. Estava todo mundo deitado, tudo veio abaixo. Não tinha como saber o que estava acontecendo. A princípio achei que todo mundo ia morrer. Consegui sair do quarto, estava tudo escuro, e quando voltei conseguimos sair: Cristiano, Erik, Luciana e Natasha. As outras três pessoas a gente não conseguia ver. Foi um milagre!", disse.


Twitter


Por coincidência, a apresentadora Angélica, da TV Globo, iniciou a temporada de verão do programa de entrevistas “Estrelas”, direto de Angra dos Reis (RJ). Ela, o marido e algumas celebridades passaram o réveillon em Angra e fizeram questão de replicar o fato no Twitter.

Ao saberem da tragédia, Luciano Huck e a cantora Preta Gil já começaram a movimentar os internautas em busca de doações para ajudar as vítimas da tragédia no litoral fluminense. Preta pediu aos fãs para levarem 1kg de alimento não perecível ou roupas para serem doados aos desabrigados em seu próximo show, no dia 7 de janeiro, na boate The Week, no Rio de Janeiro.

Já Luciano Huck escreveu que consultaria o prefeito de Angra dos Reis, Tuca Jordão, sobre como seria possível ajudar os desabrigados. O apresentador global afirmou que usaria o Twitter para ajudar as vítimas da tragédia.


Ajuda


Se você quer ser voluntário ou entregar doações para as vítimas em Angra dos Reis, basta ligar para os telefones (24) 3377-6046, 3377-7480, 3365-4588 e 3377-7869. Estão sendo aceitas doações de roupas, colchões e alimentos que podem ser recebidos no Colégio Estadual Dr. Artur Vargas, na Rua Coronel Carvalho, 230.



Fotos: Agência Estado e Terra.




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.





Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

15 comentários

  1. essa foi uma entre outras tragédias que aconteceu nesse novo ano...meus pêsames a toda a familia que perdeu um ente querido....

    ResponderExcluir
  2. Realmente, a única coisa que devo falar. "A humanidade está pagando o preço de tudo o que ela faz".

    ResponderExcluir
  3. O home ataca...a natureza responde =)
    A tragédia em Angra é baseada nisso.E algumas pessoas inocentes pagaram por isso.Que as familias da vítima consigam superar essa dor tangente!

    ResponderExcluir
  4. Mais uma bela reportagem Wander.
    Infelizmente uma tristeza para as vítimas e familiares.
    Mas fazer o que? É a vida... Já que ninguém previne... Acontecem essas coisas.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Wander!

    Parece que já é "tradição" alguma tragédia acontecer na virada do ano no Brasil. Quando não é iate afundando ( Bateau Mouche), é a chuva fazendo estragos ( como Angra dos Reis e baixada Fluminense, além de SP), é violência desmedida ( em Salvador e região metropolitana, por exemplo, neste período de 5 dias já ocorreram 62 assassinatos e na festa da virada com show da Ivete Sangalo teve até tiro), é acidente com fogos de artifício ( como o que aconteceu no interior da BA), às vezes são barcos lotados de passageiros que afundam na região amazônica, etc.

    O volume de chuvas no Rio de Janeiro nos últimos dias foi muito grande. Os efeitos do desequilíbrio ambiental estão evidentes e quando há tal desequilíbrio + infra-estrutura precária, o resultado é o que vemos nos noticiários quase sempre que chove nas grandes cidades. ( e infelizmente nem precisa ser chuvas torrenciais. Aqui em Salvador qualquer chuvinha mais atrevida já consegue inundar muitos locais da cidade)

    Pelo pouco que venho acompanhando pela TV, a imprensa tem feito uma cobertura correta.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  6. Que tristeza, heim Wander...
    Meu Deus do céu, essas famílias que perderam entes queridos na tragédia devem estar muito abalados.

    Vou orar por todos. Querendo ou não, uma prece verdadeira em momentos assim ajuda e muito.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  7. Com certeza foi uma tragédia que ficará marcada na memória.
    Ontem estava assistindo o famos retrospectiva 2009 da rede globo que gravei no final do ano pois estava de féria e pude ver pelas imagens que estamos pagando muito alto pela ocupação desordenada de áreas verdes que jamais deveriam ter casas, prédios e pousadas.
    O que nos resta agora é tentar ajudar as vítimas e ajudar nosso planeta pois ele está mandando os sinais de que está sangrando !!!

    ResponderExcluir
  8. Wander ótima matéria, bem redigida.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  9. É lamentável.
    Já tivemos anos assim aqui em Petrópolis e é muito doloroso para todos que já passaram por isso.
    Que Deus esteja agora com todos os que se foram e principalmente com todos que ficaram dando força para suportar tamanha tristeza!

    ResponderExcluir
  10. Olá, Wander!!! Feliz Ano novo pra ti, mineirinho.

    Passar por uma tristeza destas logo no início do ano é uma barra muito pesada pra todas essas famílias... E nós o que podemos fazer? Além de rezar pelas vítimas e pór suas famílias, nos conscientizar de que precisamos mudar nossos hábitos de preservação da natureza...

    Bjos

    ResponderExcluir
  11. Bem consistente e completa a reportagem.

    Muito estranho aprovarem planta de edificações numa área com vegetação e relevo como este, sem parecer de Geólogo ou Engenheiro..

    No Brasil, tudo se aprova pra: "ficar livre da cara da pessoa" e da "encheção de saco".

    Nota ZERO pra quem aprovou a planta dessas edificações!!! Isto custou VIDAS!

    ResponderExcluir
  12. Uma tragédia facilmente evitável se as leis fossem seguidas e os políticos fossem sérios o suficiente para preocuparem-se com as vidas dos que deviam proteger e não demagogos para deixá-los em perigo em troca de uma imagem de "amigo dos pobres".

    ResponderExcluir
  13. Wander, como aprendemos na faculdade: nada melhor para uma notícia do que o contraste.

    Neste caso entre a felicidade do reveillion e a tragédia.

    è claro que a notícia ficou mais vendável. Até aí nada demais. Pois, temos o dever e o direito de informar às pessoas interessadas no assunto.

    O problema é quando alguns colegas criam factóides!

    Eu não aguento mais ver a falescida jovem Yumi ser'vendida' como 'a nova Eloá'. Lamentável.

    Quanto às pessoas públicas que estão manifestando apoio...

    Não estou no coração de ninguém, mas...

    Pq fazer ajudar através do Twitter. Será o único veículo deles ou estão apelando para o mkt institucional? Lamentável de novo!

    ResponderExcluir
  14. Mais uma tragédia "já anunciada" no Brasil. Infelizmente as pessoas continuam se arriscando ao erguer casas em locais nada recomendáveis e o poder público veja os olhos, dizendo que não é com ele. Resta agora lamentar e cobrar as autoridades. Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Boa noite!
    Construir casas em locais de risco as nossas autoridades precisam avaliar essas construções e ver se realmente será um local seguro para evitar que vidas sejam ceifadas a paisagem oferece esses atrativos mas a palavra de Deus diz vigiar e orar que os familiares sejam confortados pela misericordia divina a dor é muito grande em nossos corações.

    ResponderExcluir