Fim do Dicas Blogger - Como ter um blog ético e relevante em 10 lições

janeiro 10, 2010


Por Ruleandson do Carmo
Jornalista e pesquisador de mídias sociais



Um dos grandes problemas da blogosfera é definir: o que é ter conteúdo? Publicar textos de outros blogs e/ou sites é ter conteúdo? Publicar fotos roubadas de outros blogs e sites é ter conteúdo? Não criar e apenas reproduzir o que já foi criado e publicado é ter conteúdo? Se ainda achar que é ter conteúdo, me responda: não ter conteúdo próprio é ser relevante?

Faça um teste rápido para descobrir se o seu blog é ou não relevante: caso seu blog saísse agora da rede, o seu visitante poderia encontrar o que você publica em outros blogs e/ou sites? Se o seu blog saísse agora do ar alguém além de você mesmo (e alguns amigos) sentiria falta dele? Se o seu blog saísse do ar existiria blogs que poderiam substituir o seu para seus leitores? Se a resposta for "sim" para a primeira e a terceira pergunta, seu blog não tem conteúdo próprio, nem identidade. Portanto, seu blog não é relevante, no sentido de ser único no que faz e como faz.

O fim do Dicas Bloger (motivado por constantes plagiadores de seu conteúdo e idéias) deve fazer com que nós blogueiros pensemos em como se encontra o nosso próprio blog. Pense: tenho um blog ético, relevante e original?

Observando bastante a blogosfera e sites nacionais, sugiro algumas dicas para quem quer ter um blog ético e relevante:

1º) Responda: para que meu blog existe?

2º) Caso precise publicar trechos de textos de outros blogs, sites e/ou autores de qualquer obra, dê o crédito à autoridade intelectual do que você republica. Se criar alguma seção ou texto em seu blog inspirado no de outro blog ou site dê o crédito ao autor original da idéia e, no mínimo, agradeça-o com um link.


3º) Se o seu blog só posta ou comenta conteúdo de outros blogs e/ou sites use serviços como o Twitter e diHitt, ou crie uma seção específica para isso em seu blog. Ter um blog repleto de conteúdo alheio é irrelevante e, por que não dizer, criminoso.

4º) Se você pudesse estimar, qual a porcentagem do seu blog seria:

a) conteúdo próprio?
b) conteúdo alheio?


Caso a maioria do conteúdo de seu blog seja conteúdo alheio, volte para a primeira dica e depois responda a questão seguinte:

4.1 É possível postar críticas, reflexões, dicas, pensamentos, realizar entrevistas por e-mail etc. Por que você não publica conteúdo próprio?

5º) Considere que quando não se tem conteúdo próprio, provavelmente, seu público se restringirá a:

a) paraquedistas (visitantes que buscam por algo na Internet, encontram seu blog nos resultados da busca ou em agregadores de links, clicam e saem após alguns segundos);

b) nicho de público interessado no tipo de clipping que você realiza. Como por exemplo, reunião de conteúdos publicados em vários veículos sobre um determinado tema.

Com ambos você não terá um número considerável de leitores fiéis (pessoas interessadas no seu conteúdo próprio). Ter muitos paraquedistas não é ser bom blogueiro, é ser bom estrategista. Ganhar dinheiro com um blog não é sinal de ter um bom blog, mas um bom marketing. Além disso, ter um número grande de leitores do clipping feito por você pode ser arriscado: o seu visitante pode aprender a assinar o feed das suas fontes de notícias e lhe abandonar.

6º) Número de visitas não é igual a número de leitores que também não é igual a ser relevante.

7º) Quantidade de posts não é igual a qualidade de posts ou consequentemente de ter qualidade no seu blog.

8º) Ser um blogueiro preguiçoso é ter e atrair um leitor preguiçoso, portanto, não espere muito dos seus leitores caso seja preguiçoso.

9º) Saiba que não, você não vai ficar milionário com o seu blog.

10º) Responda com sinceridade: eu visitaria o meu blog? Mesmo que a resposta seja sim, reflita pois ainda não será sinal de que ele é relevante, pode ser indício, justamente, do contrário.


-----------------------------


Esse texto foi publicado a pedido do amigo e jornalista Ruleandson do Carmo para manifestar a sua indignação do fim do Dicas Blogger. Ele é jornalista, pós-graduado em Criação e Produção em Mídias Eletrônicas, mestrando em Ciência da Informação, pesquisador de redes sociais e autor do blog "Eu só queria um café...".



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

12 comentários

  1. Plágio é crime. Mas antes do crime tem o respeito. E isso as pessoas estão perdendo cada vez mais. A Falta de respeito é um problema grave no nosso país.

    Eu entendo o fim do Dicas Blogger.
    *Ótimas dicas Wander...

    ResponderExcluir
  2. Olá, Wander.

    Gostei muito. Agora que começo a aprender sôbre Blogs e pena, o dicas Blogger vai terminar? Achei o texto sôbre como ter um blog relevante, fundamental.

    Café com notícias continua, não è?

    Abraço, Vera.

    ResponderExcluir
  3. Oi Vera!

    Esse artigo é de autoria do jornalista Ruleandson do Carmo que me pediu para publicá-lo no Café com Notícias. Fico contente de ter gostado do post. O Café continua firme e forte na blogosfera...hehehe.

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. plágio é uma merda mesmo. mas é assim que acontece, as pessoas que não têm capacidade de escrever seus próprios textos precisam copiar.

    abraço

    ResponderExcluir
  5. As questões levantadas pelo artigo são muito interessante, mas ter um blog único e relevante é uma utopia, pois o universo do conhecimento que circula pela internet é muito grande e nem mesmo os jornais famosos publicam só matérias únicas e relevantes.
    Quanto a cópia sou totalmente contra e nunca copia ninguém e sempre sito a fonte de onde tirei a ideia do artigo que escrevo.

    ResponderExcluir
  6. Sabe, Wander...

    Tava lendo o seu texto aqui e refletindo sobre essa real dificuldade em ganhar credibilidade e agradar nesse universo virtual!

    Como blogueiro, conclui que a preocupação com os leitores, seguidores, comentaristas etc, é algo importante, porém, o grande combustível para se manter ativo na blogosfera deva ser é mesmo a identificação com o ato de escreve... a existência de uma grande satisfação em transformar idéias em algo real... É SER DE VERDADE... pois como bem colocou, quantidade não é sinônimo de qualidade!

    Talvez os resultados de um blog pouco divulgado nem sempre sejam os mais esperados (falo por mim também), contudo, criatividade e motivação costumam ser apontadas como ótimas aliadas e eu acredito muito nisso (tai o ‘café’ que não me deixa mentir!! Se nossos olhares estiverem limitados unicamente a uma potencial audiência virtual (ou pela falta dela), corremos o risco de sairmos do foco que nos levou a criar um blog, ou seja, compartilhar dividir nossas percepções de mundo (no meu caso)!

    Já sobre o plágio, realmente é algo lamentável mesmo, um risco que todos nós corremos... virtualmente, a facilidade do anonimato incentiva essa prática... é o preço que pagamos por tentar mostrar-mos nossa cara, mas não deve ser um limitador... conheço uma amiga que diz: “parei de blogar por medo de plagiarem minhas fotos”! E eu “filosofei” com ela: “quem tem medo de brincar não desce pro play”! (risos)

    No momento, o que posso fazer para colaborar com uma blogosfera mais ética é ser sincero e transparente com tudo que eu faço dentro dela! E mais, nós todos, leitores e blogueiros, precisamos ser mais criteriosos também, evitar a valorização de endereços que se alimentam dessa prática criminosa (por mais interessante que o pseudo-blogueiro possa ter tornado sua página)! Não adianta só criticar, ou se posicionar depois de ser vítima de tamanha covardia... vamos dizer “não” a partir de já!

    Acho que resumi um pouco do que penso!

    Foi um prazer.

    Apolinário Jr.
    www.dapoesiaaocaos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Quatro meses atras passei por uma situação muito contrangedora pois fui chamado de "ladrão" e outras coisas mais, pois não tinha conhecimento de causa e postei alguns poemas em meu blog sem sitar o autor, hoje depois de tanto esculaxo ainda sofro represália, recebo comentários anônimos que vou te dizer uma coisa, mais hoje coloco fonte e autor e acho muito acertado ser assim.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  8. Plágio além de crime é um saco. Fui atormentado por essa praga e só com uma boa atuação junto aos programas de afiliados e a alguns hosts eu consegui me livrar de alguns. Mais foi uma f(*) conseguir e aturar esse pessoal sem criatividade.

    ResponderExcluir
  9. Um blog pode ter varias funções, não tem necessidade de só apresentar conteúdo original ou grandes novidades. Deve sim agregar algum conhecimento ou mesmo unificar informações para deixar a vida do leitor melhor. Se um blog é relevante, se é repetitivo ou se o conteúdo não é adequado, apenas os seus leitores que podenm julgar. A blogosfera é grande o suficiente para que todos possam expor as suas idéias e serem ouvidos, uns mais, outros menos. Não existe receita para um bom blog. Existe sim muito esforço, dedicação e um pouco de inspiração. É cinismo puro dizer que todo o conteúdo deve ser original. Todos nós gostamos e procuramos outras fontes de informação. Todos nós utilizamos recursos pessoais, da internet, livros, etc. Portanto, a blogosfera tem sim muito conteúdo repetido.
    No momento que postamos algo deixamos de ser donos dos direitos de distribuição (por exemplo mp3). Acredito ser correto e altamente educativo que as fontes sejam citadas mas, vamos ter que conviver com plagiadores assim como (infelizmente) convivemos com ladrões e corruptos ao nosso redor.

    ResponderExcluir
  10. Oi Dr. Cidio Halperin!

    Respeito o seu posicionamento, mas creio que você está equivocado quanto ao assunto de plágio e fonte de inspiração. Consulte o dicionário e veja o significado desses termos, ok.

    Uma coisa é você observar fatos e/ou acontecimentos que estão repercutindo na sociedade. E, dessa maneira, produzir um conteúdo (seja ele texto, foto, áudio ou vídeo). Outra coisa completamente diferente é Copiar e Colar uma produção que não é sua.

    A grosso modo, o blog é original quando ele pega um assunto - seja ele pouco ou muito discutido, e mostrar a visão dele perante esse tema. Dessa maneira, ele cria uma nova abordagem e, portanto, produz conteúdo original e consegue agrupar leitores que tema afinidade com o que foi postado.

    Caso usar alguma produção que não for de autoria do blogueiro, ele simplesmente coloca o crédito de quem o fez. Não tem erro!

    A vocação de um blog é produzir conteúdo original. O leitor entra em um blog para saber o que o autor pensa sobre um determinado assunto ou qual é a visão dele do mundo.

    Qual é o sentido de criar um blog de clipping ou de conteúdo feito por terceiros sem autorização dos mesmo? Nenhuma. Acaba que vira uma dor de cabeça e queima o filme do blogueiro que acredita que copiar e colar o conteúdo do outro é uma forma eficiente de monetizar ou cultivar relevância na blogosfera. Plágio é crime! Ainda, muitas pessoas não sabem o verdadeiro significado de plágio - ou fingem não saber.

    Outro ponto interessante do seu comentário é a respeito do MP3, onde a cópia não autorizada e venda desse material configura como pirataria, e não como plágio.

    Não concordo com o seu tom de submissão de que temos que conviver com plagiadores. Eu me recuso a apoiar um crime!

    Portanto, reveja o seu conceito de originalidade e procure se informar antes de se posicionar.

    Abraço

    ResponderExcluir
  11. Ter ou não ter, eis a questão...

    Ou melhor, será essa a questão?

    Os blogs tiveram uma considerável melhora de conteúdo quando se afastaram da proposta original de ser um diário para ser o 'jornal' de uma pessoa.

    Após esse segundo momento, as pessoas começaram a querer produzir seus próprios conteúdos.

    Mas como querer não é poder...

    É claro que a blogsfera se tornou um grande Ctrl C + Ctrl V. O que a torna na maioria das vezes muito enfadonha.

    Contudo, vejo no conteúdo não original uma função bem democrática. Através dele foram dissiminadas campanhas contra o Sarney, o mensalinho do DF e por aí vai.

    Eu mesmo repasso aos meus leitores algo que li em outros cyber espaços. Geralmente de forma analítica, mostrando um ponto-de-vista diferenciado daquela mesma informação.

    Quem conhece o meu blog sabe que ele não é parâmetro para esta discussão por ser (ou tentar ser) um blog de humor... Ou, no mínimo, bem-humorado.

    Enfim, acho pretensioso o julgamento genérico do que é relevante ou não.

    Um blog de troca de calcinhas usadas (e não lavadas, uhu! rs) pode ter um conteúdo muito relevante para aquele grupo que o acessa.

    Ratifico: não devemos generalizar. Cada caso é um caso.

    ResponderExcluir
  12. Pô, compadre, não tinha visto este texto aqui! Encontrei no Ueba! Que bom, né??? hehehe

    Maravilhoso, muito reflexivo e verdadeiro. Discordo de alguns pontos. Usando toda a infra-estrutura, digo, as ferramentas de blogagem que realmente funcionam, é possível ter uma super condição financeira nascida através do trabalho em um blog, mas para isso é preciso unir todos os pontos mencionados: ter bom conteúdo original, boas estratégias de marketing, atrair paraquedistas e leitores fieis. Tudo isso junto e é possível fazer isso sim, digo porque conjugo essa cartilha todo santo dia! Mas não é fácil, de jeito nenhum! E que ninguém se engane! É muito laborioso, um dia após o outro e o resultado em conjunto você só vê no final do mês. É uma ciência que ninguém domina, todos os dias aprendemos alguma coisa nova.

    Parabéns por postar o texto do Ruleandson, está muito bom mesmo!

    Beijocas pra vc!

    ResponderExcluir