Orkut pode perder o trono no Brasil

dezembro 22, 2009


Durante muito tempo ele foi o “queridinho” da internet. Ou será que é ainda? Apesar de ser líder entre os usuários no Brasil, segundo o IBOPE, o Orkut já divide atenção com Twitter, Facebook, YouTube, blogs, MSN e outras tantas redes sociais em constante ascensão. O comportamento do internauta aponta preferência pela diversidade e a reação das empresas para a tendência na integração dos serviços.

Coincidência ou não, em 29 de outubro, o lançamento do Novo Orkut veio em um momento decisivo para a concorrência entre as redes sociais. Entre as novidades estão o lançamento do layout mais funcional a partir da página inicial, o uso de uma palheta de cores para dar um tom pessoal ao profile, recados por vídeo, novo carregamento de fotos e sugestão de amigos a partir de contatos em comum. Mas nem todo mundo pôde desfrutar disso. O lançamento foi apenas para usuários convidados. Ou seja, o convite voltou a assombrar a vida dos internautas.

Desde agosto de 2008, a Google anunciou que o Orkut seria operado no Brasil, mais especificamente em Belo Horizonte (MG). Isso foi decidido após a grande quantidade de usuários brasileiros e o crescimento de problemas jurídicos envolvendo crimes, pirataria e pedofilia. A base na capital mineira ficou, durante nove meses, por conta da criação do novo layout que foi desenvolvido com o uso do Google Web Toolkit (GWT). Provavelmente, a nova versão não funcionará no Internet Explorer 6.

Não por acaso, o Orkut voltou a ser pauta entre os internautas, principalmente pela necessidade do convite. O analista de sistemas, de 32 anos, natural de Balneário Camboriú - SC, e autor do blog Usuário Compulsivo – um dos mais acessados do Brasil, não acredita na queda do Orkut. "Acho difícil. Sem dúvida, o lance do convite foi uma forma de chamar atenção diante da migração dos usuários para as outras redes sociais”, afirma o blogueiro, que prefere manter sua verdadeira identidade preservada.

O Usuário Compulsivo conta ainda que, assim como outros blogs da internet, está sorteando convites para o Novo Orkut devido ao sucesso do assunto. “Sou super a favor desta corrida, afinal os posts sobre os convites para o Novo Orkut estão bombando e fizeram as visitas do blog aumentarem 50% em uma semana”, conta.

Já o profissional de marketing Richard Plácido Pereira da Silva, de 24 anos, natural de Maceió/Alagoas e autor do blog Antes da Hora, acredita que o internauta descobriu outras funções para as redes sociais e que talvez por isso o Orkut esteja enfrentando essa queda. “O Twitter representa o maior vilão da queda de acessos no Orkut e em qualquer outra mídia. Muitos debates que eram feitos nas comunidades agora são feitos em 140 caracteres e de uma forma mais global. O Facebook ainda não caiu nas graças do povo, mas com o jogo online Farmville a adesão cresceu bastante. A Google se inspirou em alguns aplicativos do Facebook para o Novo Orkut, um deles é o jogo online Colheita Feliz e até mesmo o layout mais arrojado e um pouco complexo, alterando o antigo diferencial do Orkut. A regra agora é, de modo muito claro, simplicidade na utilização”.

Mesmo com esse leque de redes sociais e variedades de funções, o estudante de direito Caio Cezar Pomaro Lausi, de 21 anos, natural de Americana - São Paulo, autor do Blog do Lausi também não acredita na queda do Orkut, mas sim nas novas atribuições que os internautas terão. “Não acredito na perda de liderança tão cedo, mas que essa distância entre as redes ficará menor, com certeza. Até porque, Twitter, Facebook e Orkut são redes distintas, cada uma tem sua forma de agir, seu nicho e tipos de usuários. Essa troca de layout foi necessária, apenas, para combater as novas redes sociais. Eles poderiam ter investido mais, não só no layout, mas no controle de conteúdo das comunidades e bloqueio de contas com conteúdo suspeito. De resto, o Orkut já tinha superado: concertou os seus constantes erros”, comenta.

De acordo com Rodrigo Ghedin, de 24 anos, natural de Paranavaí-PR, problogger que escreve para o site especializado em tecnologia e web Meio Bit, a corrida por convites não foi um bom negócio. “Isso é terrível. Convite é um negócio muito antiquado, gera atrito, desgaste e uma corrida maluca por algo que, em tese, é gratuito e em pouco tempo todos terão. Acredite ou não, tem muita gente vendendo convites para o Novo Orkut em sites de leilão - e vendendo bastante. Acho que o sistema de convites só seria justificável se fosse com o intuito de limitar o acesso, para corrigir bugs ou mesmo avaliar a reação das pessoas às novidades, antes de torná-las públicas. O que não é o caso do Novo Orkut. Esse lance de convites para usá-lo foi uma jogada da Google para criar um hype [assunto mais comentado] em torno da novidade”, explica Ghedin, que participou de toda cobertura do lançamento do Novo Orkut.

Já o jornalista e blogueiro Ruleandson do Carmo, de 24 anos, natural de BH e mestrando em Ciência da Informação pela UFMG, encara com bons olhos essa movimentação gerada pelos convites. Para o pesquisador especializado em redes sociais virtuais, principalmente no Orkut, as novidades em torno da rede social vieram para ficar. "Creio que a estratégia foi necessária para revigorar o Orkut que está tão presente no dia-dia das pessoas. Ter Orkut, no Brasil, é como ter e-mail ou celular. Era preciso voltar a chamar a atenção para o site, de alguma forma. As funcionalidades, antes adicionadas, como poder agrupar os amigos e ‘biscoito da sorte’ foram perdidas, além do link para uma lista com todas as comunidades. Achar recursos como o "promova" ficou mais difícil também. Mas ainda é "beta" e estão testando. A premissa básica da nova versão interagir carregando tudo em uma só página é boa e tem funcionado", avalia.

Enquanto muitos internautas arriscam um palpite sobre o futuro do Orkut, o Portal Exame publicou uma pesquisa bastante interessante que já aponta a queda na preferência da rede social criada pela Google. Segundo as empresas de pesquisas e monitoramento na internet E-life e InPress Porter Novelli, o Orkut não é mais o rei absoluto no Brasil. Após a análise comparativa de várias mídias sociais, descobriu-se que, dos quase 1.300 internautas entrevistados, 87,2% disseram que acessam o Twitter de sete a cinco vezes por semana, contra 72,6% que acessam o Orkut no mesmo período.


Danilo Miedi


No final de 2009, ele foi um dos internautas mais populares do Brasil. Blogueiro e fã assumido de redes sociais, o jovem de aparência simpática, boa praça e bastante extrovertido, ganhou popularidade ao ser o primeiro internauta a ter um convite para o Novo Orkut.

Estamos falando de Danilo Miedi, que aparenta ter na faixa de 20 anos e possui um dos blogs mais visitados do momento. Além disso, Miedi possui mais de 39 mil seguidores no Twitter e os seus vídeos no YouTube, com mais de um milhão de visitas, mostram grande euforia por ser o escolhido da Google para ser o apresentador oficial da nova interface da plataforma mais acessada entre os brasileiros.

Na verdade, Danilo não existe. Trata-se de um personagem criado pela Google, no final de outubro, para uma ação de marketing online com o intuito de distribuir convites da nova versão do Orkut. De acordo com a empresa líder no segmento de buscas na internet, o sobrenome dele era uma brincadeira com o termo “me add”, utilizado pelos usuários quando querem ser incluídos em uma rede de contatos.

Desde então, Danilo se tornou popular na internet. Ainda, a empresa se nega a revelar o verdadeiro nome do ator.
No final da campanha de distribuição de convites para o Novo Orkut, Danilo Miedi anunciou aos fãs e amigos a sua despedida do projeto em um vídeo postado no blog dele em que anuncia uma viagem para Machu Picchu, no Peru.


Convite Liberado


No dia 17 de dezembro, a Google resolveu liberar o layout do Novo Orkut para todos os usuários da rede social. Inicialmente, a ideia da empresa líder de buscas na internet era apenas fazer um teste de adaptação com alguns usuários convidados. Graças aos bons resultados, a Google resolveu mudar de ideia, especialmente pelo feedback recebido dos usuários relacionados à velocidade, nova forma de organização e o modo mais fácil de interagir com os amigos.

Ainda, de acordo com a Google, a liberação dos convites será gradual. Aqueles internautas que ainda não acessaram a nova interface irão visualizar um botão no topo da página que dará acesso ao novo Orkut. Todos os dados, comunidades e informações dos usuários do Orkut serão migrados de forma automática. A companhia ressalta que, temporariamente, será possível acessar as duas versões da rede social, sem qualquer dano às informações postadas.




Observação: A reportagem completa você confere na próxima edição da Revista Vox Objetiva, no final de dezembro.






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

18 comentários

  1. Eu acho que essa estratégia de convites é muito desagradável. Quando o Orkut começou até achei compreensivo por se tratar de uma novidade que deveria ser experimentada e melhorada conforme o uso, vamos dizer assim. Agora, escolher sabe-se lá por qual critério quem teria direito a experimentar o novo layout me pareceu uma péssima estratégia e o Facebook principalmente cresceu e vai continuar a crescer aproveitando esses pormenores.

    Abração

    ResponderExcluir
  2. Gostei do novo Orkut, principalmente do layout, que ficou com uma cara mais 2.0, e das pequenas mensagens e atualizações na página inicial (apesar de nada original).

    Acho que a liberação antecipada os convites acaba revelando que o novo Orkut não despertou a ansiedade esperada pela Google, o que leva a acreditar que a sua tese provavelmente esteja correta. ;)

    ResponderExcluir
  3. Eu não gostei, novo orkut? Que novo temos nós? Um orkut que está tomando a cara do Facebook.

    Até eu estou dando mais atenção ao Facebook, Twitter, Blogger, diHITT e outras redes sociais.

    O Orkut na minha opinião é único, mas está perdendo espaço, perdendo tudo aquilo que demorou tempo para conquistar.

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pelo artigo, Wander! Ficou altamente detalhista, mas com exatidão e não fugindo do Tema.

    Diria que é o melhor artigo sobre o orkut que eu já li, ansioso para ler o resto na Vox.

    Ah, obrigado pela inclusão das minhas palavras, eu não mereço tanto, rs!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  5. Concordo com os que dizem que o orkut não vai cair.

    Esse sistema de convites talvez seja um dos golpes publicitários mais antigos, sempre funciona.

    Acho que o "Danilo Miedi" fez o filme Napoleon Dinamite. haha

    ResponderExcluir
  6. Concordo com o Rodrigo, uma rede social como o Orkut que tem como base os "Seis Graus de Separação" utilizar de uma estratégia que separa em algum aspecto usuários dentro da rede é no mínimo incoerente! Mas como a Google deve saber o que faz e com certeza existe muito analista de mídias sociais desenvolvendo e monitorando essas estratégias. Acho que pelo buzz gerado algum restorno esperado eles conseguiram.



    Paz no coração e Luz na razão.

    ResponderExcluir
  7. Eu até estava deixando Orkut de lado, quando apareceu a noticia do Novo Orkut... nem dei bola, afinal o Twitter e o Facebook pareciam-me muito mais interessantes. Mesmo ganhando convite para experimentar.. não demoveu-me da idéia original de deixar o Orkut de lado.. Continuo achando o Twitter e o Facebook mais interessantes.

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. Wander, excelente texto. PEna que continua num impresso. rsrs Bem, estou passando muito rápido para desejar-lhe feliz natal e ano novo. É que falei de você no último post do ano. Abração e correndo. http://renanbarretoonline.blogspot.com/2009/12/super-hiper-mega-post-supremo-de-fim-de.html

    Abração

    ResponderExcluir
  9. Passando para desejar um FELIZ, FELIZ, FELIZ Natal!!!!
    Hoje e sempre muita paz e amor!!!
    Beijoss

    ResponderExcluir
  10. Heeey.....

    Gostei mais do novo orkut , ele ficou muito mais 'up'..Hheheh


    Mais ainda assim prefiro meu blog e meu msn..Não tenho muita paciencia com o orkut!!

    =)

    ResponderExcluir
  11. Como já foi dito pelos demais, ótima argumentanção.
    Adorei cada informação pautada por você em seu texto.
    Acho dificil a perda do trono de orkut para outra rede, devido principalmente pelas novidades que apareceram com o novo orkut. Mas ainda acho que a batalha pelo trono será intensa.

    http://diarioklc.blogspot.com/
    Passe no meu blog e me ajude comentando ou mesmo me seguindo.
    obs: já sigo você.

    ResponderExcluir
  12. eu não acho que ficou bom..fez muita mídia isso sim..
    a velocidade está muito boa,está mais leve sim e rápido,mas muitas coisas ficaram muito ruins..com o sistemas de cores opacas é horrível!
    e a interface...puts! parece que eles não quiseram gastar muito com o design e cortaram o orçamento rsrsrs
    está muito froxa,fraca,sem "vida"...
    eles poderiam terem feito um visual mais amigável.

    João Paulo,18 anos,Iguaba Grande/RJ,usuário do orkut desde 2006.

    ResponderExcluir
  13. Após 6 anos, apaguei minha página no orkut e passei a usar o facebook. O orkut esta tomado por pré adolecente que escrevem tudo errado, não fazem a minia questão de se expressar direito ao invés de não se mostrar como um analfabeto funcional. Meus amigos, na maioría deles, estão apagando suas páginas pelo mesmo motivo, a idade dos participantes. No facebook a idade é mais elevada, os 'enfeites" são menores e dá para socializar com mais frequência que no orkut. O orkut teve seu tempo, agora é coisa de criança.

    ResponderExcluir
  14. Tipo, tudo bem ter convites. No jogo que eu jogo, na nova versão precisava.. Mas eles não deviam ter liberado o layout, e outra, deveriam coloacr o orkut "Customizável" seria melhor pra eles...

    ResponderExcluir
  15. O orkut novo ficou muito parecido com o twitter e o facebook.
    Mas poderiam ter liberado uma outra forma de customizar a página pessoal, além da troca de cores da página.

    ResponderExcluir
  16. eu sinceramente estou encontrando certa dificuldade em lidar com essa mudança do orkut, pois não tenho mais disponível o tempo que tinha antes... Entretanto, gostei da iniciativa inovadora tomada pela equipe do orkut. Mas quem conhece o facebook, por exemplo, sabe que tem muito mais ferramentas de personalização disponível do que no orkut... O orkut precisa renovar mais ainda para liderar novamente a rede de relacionamentos social.

    ResponderExcluir
  17. Olá!

    Gostaria que alguém fizesse uma reportagem sobre o Google no Brasil e questões relacionadas ao SMS agora exigido pelo Orkut.

    Minha irmã teve a caixa de mensagem dela esvaziada. Existe muitas reclamações na internet sobre isto, pois o código para confirmação as vezes demora para chegar e quando chega já venceu o prazo, tendo de solicitar outro.

    Várias pessoas estão perdendo seus perfis por não conseguirem confirmar com este código.

    Já entrei em contato com o jornalismo da Globo, mas será que farão alguma coisa a respeito?


    Abraço

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcos!

    Obrigado por entrar em contato e pela sugestão de pauta. Até aonde sei, só o próprio usuário é capaz de deletar o seu perfil, a não ser que o mesmo não siga os termos da Google Brasil.

    De qualquer modo, vale a pesquisa e, quem sabe, se transformar em matéria aqui no Café com Notícias.


    Abraço,


    Wander Veroni - Jornalista
    Editor do Café com Notícias

    ResponderExcluir