Twitter - O que você está fazendo?

novembro 01, 2009



É possível trocar idéias com apenas 140 caracteres? Para muitas pessoas, sim. E ainda se tornou uma verdadeira compulsão. Foi-se o tempo em que numa conversa informal alguém perguntava para o amigo se ele tinha Orkut. Agora, boa parte dos internautas estão no Twitter.

Para quem não sabe, trata-se de um site em formato de rede social que funciona como microblogging. Nele, os usuários podem enviar e ler atualizações pessoais – ou de outras pessoas, em textos relativamente curtos – conhecidos como "tweets", por meio da internet ou de SMS do telefone celular. Além disso, o Twitter serve para quebrar o gelo e aproximar pessoas, como explica este post.

Lá não precisa “adicionar amigos”: ou você segue (following) ou é seguido (followers) pelos outros usuários. Recentemente, o site criou um aplicatico chamado Twitter Listas, onde o usuário pode criar "grupos" com os quais ele se identifica, clique aqui para saber mais detalhes.

O Twitter foi criado em 2006 por Jack Dorsey e seus amigos que trabalhavam na Odeo Inc., localizada em South Park – San Francisco, nos Estados Unidos. Na época, era uma empresa de informática que, devido à forte concorrência no setor, decidiu buscar novos desafios na web 2.0.

A idéia que originou o Twitter é bastante simples: criar uma ferramenta em que Jack pudesse ler e receber mensagens de seus colegas de trabalhos por meio do aparelho celular ou de uma página da internet.

Hoje, a rede social se expandiu e não está apenas no mundo corporativo. Cerca de seis milhões de internautas estão conectados diariamente no site para tagarelar e responder a célebre frase: O que você está fazendo?

Menos de três anos depois, o “site do passarinho azul” – como é carinhosamente conhecido, virou a nova paixão dos internautas, principalmente depois que vários usuários aderiram à rede social para fazer coberturas de determinados eventos ao redor do mundo, campanhas de cunho social ou político e de celebridades que se aproximaram de seus fãs, graças ao serviço. De acordo com uma pesquisa realizada pela agência Bullet, 61% dos usuários do Twitter no Brasil é composta por homens na faixa de 21 a 30 anos, solteiros e que moram na região sudeste.

Internetês


Com uma linguagem própria, o Twitter possui algumas normas de conduta. Foi pensando nessa dificuldade, que a jornalista Elisandra Amâncio (@elis_amancio), de 30 anos, autora do blog Verdadeiro Jornalismo, assume que demorou um pouco para entrar no site, mas que já tinha ouvido falar dele no ano passado. Somente em março deste ano ela resolveu adentrar na rede social a pedido do portal de notícias onde trabalha.

Por conta disso, no semestre passado, Elisandra criou um mini-tutorial publicado no blog dela, baseado em sua experiência pessoal, para ajudar outros internautas que sentem dificuldade ao se cadastrarem no Twitter.

“Não existe uma receita de como usar o Twitter corretamente, mas vale seguir o bom senso, sempre. Deixo bem claro que não sou uma especialista. Fiz o mini-tutorial para ajudar os leitores do blog ou pessoas que querem entrar no site, mas que não sabe o que fazer. Também senti dificuldade, mas nada que um pouco de pesquisa e humildade para perguntar aos outros usuários não resolva”, enfatiza. Veja essa reportagem sobre a popularização do Twitter:




Fim dos blogs?


Ainda não. Por mais que existam especialistas apocalípticos quanto à substituição de uma ferramenta ou meio de comunicação na internet, o Twitter não vai acabar com os blogs. Muito pelo contrário: virou um complemento importante para o blog, uma espécie de “puxadinho”, como definiu o jornalista belo-horizontino e mestrando em ciência da informação pela UFMG, Ruleandson do Carmo (@ruleandson), de 24 anos, autor do blog “Eu só queria um café...”, que é pesquisador de redes sociais.

Para Ruleandson, os blogueiros podem ficar despreocupados, pois o Twitter, assim como várias outras redes sociais, só ajudam o trabalho desenvolvido no blog. “Sempre que surge uma nova mídia ou ferramenta tem alguém para dizer que uma irá acabar com a outra, não é mesmo? Já é clichê isso! Acredito que o Twitter pode sim ameaçar, acabar ou minimizar dois nichos de blogs: os blogs diários, aqueles blogs em que as pessoas entram e contam seu dia-a-dia, pois no Twitter esses usuários podem com muito mais facilidade realmente narrarem o seu dia inteiro a cada nova ação; os blogs de indicação de links, aqueles em que são somente indicados sites, blogs e outros links interessantes vistos na web. Agora os blogs que produzem conteúdo vão usar o Twitter para divulgar o projeto e se aproximar dos leitores”, afirma.





->
Quer saber mais detalhes? Clique aqui e leia a reportagem completa na revista @vox_objetiva.








Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

20 comentários

  1. Wander

    Estou usando o Twitter e o vejo como uma rede social interessante, tanto para blogueiros como para relações pessoais. Entendo que, para alguns, seja necessária uma adaptação à realidade da rede, mas vejo o uso dela como algo positivo.

    Já estou seguindo a você e ao Café com Notícias lá no Twitter. Vamos manter contato por lá também.

    Considerei importante a sua iniciativa de criar um post sobre esse tema.

    Um abraço.

    Nelson

    ResponderExcluir
  2. Oi, Wander....
    Você acredita que ainda não me rendi ao twitter? Não que isso nunca vá acontecer, é apenas uma questão de tempo. E quando esse tempo chegar, voltarei aqui nesse post para tirar minhas dúvidas e ler com atenção redobrada o tutorial da Elisandra, ok?

    Bjos e até breve, meu amigo!

    ResponderExcluir
  3. Wander, por isso sempre falo que quando for adulto eu quero ser um jornalista igual você!

    Muitos neófitos em Internet me perguntam sobre o que é Twitter...

    A partir de agora, ao invés de responder, eu vou mandar lerem este seu post.

    É o melhor resumo que eu posso fazer (e o melhor que li até hoje sobre o assunto).

    Algumas questões que você levanta me atiçam também. Como, por exemplo, o uso indiscriminado do 'internetês'. Eu sou contra.

    Quanto à morte dos blogs, tenho minhas dúvidas. Creio que algumas pessoas vão gerenciar as duas coisas, mantendo a excelência - como você o faz.

    Outras, como eu, terão que optar entre uma coisa ou outra, pela absoluta falta de tempo de somar mais uma 'tarefa' tecnológica.

    Lembrando que tecnologia veio para nos dar mais tempo e não nos tirar.

    Abraços, Leo Pinheiro

    ResponderExcluir
  4. Acabei de te ver lá no twitter parceiro rs.

    Abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu uso o Twitter e sempre que me sinto a vontade coloco algo lá. Bem, minha namorada diz que é inútil. Eu não acho isso, ouvi alguém dizer que o Orkut foi dominado pelos anônimos e o Twitter pelas celebridades. O que é a mais pura verdade, essa proximidade adiquirida com o twitter é ótima. Em suma é uma ferramenta muito boa pra se manter atualizado com o mundo.

    ResponderExcluir
  6. Olá, Wander!

    Excelente texto e muito esclarecedor. Essa nova ferramenta é, na verdade, um auxiliar para os blogs, servindo, inclusive, para divulgar estes últimos. Se for bem utilizado e se conseguir um bom número de seguidores serve também para muitas outras coisas, mas, entretanto, não possuem o poder de substituir blogs.

    Abraços

    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  7. Ótima explicação. Muita gente ainda tem receio do twitter ou ainda não sabe usar. É uma ferramenta simples de ser usada, mas totalmente complexa em seu objetivo final. Ou seja, você aprende fácil, mas o que fazer com esse troço que só te deixa falar em 140 caracteres? É daí que alguém de destaca, ou não.

    ResponderExcluir
  8. Fico impressionada como, em pouco tempo, o twitter foi adotado carinhosamente por quase todo mundo. Não só pessoas físicas, mas empresas o utilizam para reforço de marca etc.
    Assumo: sou uma twitteira de plantão. Não passo um dia sem mandar um tweet.

    ResponderExcluir
  9. Wander, confesso que levei um tempo para entrar no twitter. Eu não queria e achava estúpido, mas logo percebi como utilizá-lo de maneira inteligente. E é o que vc falou, ele não vai acabar com os blogs, pelo contrário, ele potencializa a disseminação de informação com mais velocidade e assim o blog é mais visitado. Sei que é chover no molhado, mas hj é dificil, sobreviver na internet sem utilizar-se de todas as redes sociais de uma só vez.

    Abração!!!

    Valeu!

    ResponderExcluir
  10. eu mesmo acho o twitter muito mais facil pra saber das noticias e das novidades,e dos vides que fazem sucesso.eu achava meio tedioso no inicio,mas depois eu acabei gostando


    http://twitter.com/fabricio999999

    ResponderExcluir
  11. Olá, Wander,
    Estou usando o Twitter há poucos meses, e confesso que sou muito leigo. Seu texto é de grande utilidade e com ele vou me aprimorar mais no Twitter, por isso já favoritei. Valeu!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  12. Nunca achei que o twitter ia substituir os blogs, até pq são bem diferentes um do outro.

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander tudo bem? Essa matéria ficou excelente! Onde consigo uma revista dessa para mim? Gostaria de tê-la.

    Por outro lado a responsabilidade aumenta. Tenho mais coisas para adicionar lá no minitutorial. Tentarei fazer isso hoje. Beijão.

    ResponderExcluir
  14. Sou viciado, confesso! hahaha

    Não aposto no final dos blogs e nem de mídia alguma. Sempre que surge algo diferente, os que não tem o que fazer, apostam no final de um outro veículo.

    Por que, ao invés disso, não se comemora a chegada de algo que veio para somar? uhu!

    ResponderExcluir
  15. Eu estou lá tbm ... @erich_pontoldio ... e gosto bastante.
    No twitter é possível ter a noção exata do segundo...é muito rápido !!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Wander!

    Demorei, como sempre, mas cheguei. Por isso que eu me dou mal no Twitter...hehehehe

    Parabéns pelo texto em sim. Muito bem escrito, informativo, leve, sem dúvida um guia ideal para aqueles que ainda não conhecem o twitter.

    Não acaba com os blogs. Aliás já tentaram "acabar" com os blogs algumas vezes e não conseguiram. O blog é uma ferramenta fantástica e continuará fantástica dependendo do uso que é feito dele. Assim como o twitter, que pode ser bem utilizado para alguns fins. É um fenômeno de comunicação que ainda levantará alguns estudos e polêmicas.

    Olhaí, tá vendo porque o twitter não substitui o blog? Só este comentário seria impossível fazer por lá...rs.

    Um abraço!

    ResponderExcluir
  17. Compadre, querido, eu sei da tua paixão e adesão total ao Twitter e vc tem razão quando diz que a ferramenta é poderosa como veículo de marketing.

    Mas, tirando esse uso específico e o fato de poder interagir um pouco mais com nossos leitores, fica difícil peneirar o tanto de mensagem fútil que vai caindo ao longo do dia. Talvez o Listas seja uma boa opção para ajudar nessa triagem.

    Adorei o texto, super completo, um tutorial mesmo, porque o que você não esmiuça, está linkado, então o leitor acaba tendo a informação completa. ;) Esperto, esse meu compadre... hehehehe

    Beijocas com saudades, viu?

    ResponderExcluir
  18. Cara, criei meu twitter essa semana e ainda estou aprendendo a usar e esse seu post me ajudou a esclarecer algumas dúvidas. Parabéns pelo blog, está mt bom :)
    http://twitter.com/ericocinemeiro

    ResponderExcluir
  19. O Twitter é uma ótima sacada, mas não deverá substituir outras "ferramentas" de comunicação, como o e-mail, o Orkut ou os blogs. Gosto de todos, uso todos, pois são se complementam. Abraços e sucesso com o blog!

    ResponderExcluir