Twitter - Garoto do balão e o poder de mobilização da web

outubro 17, 2009



Por um segundo pensei que havia feito confusão. Mas nada que uma boa apuração não resolvesse. Foi na tarde da última quinta-feira (15/10), que o #ballonboy virou um dos assuntos mais comentados no Twitter. Por coincidência, nessa mesma data a blogosfera mundial dedicou posts para o Blog Action Day 2009 e também para homenagear o dia dos professores.

Naquela mesma tarde estava escrevendo uma matéria para a revista em que trabalho [com o computador ligado]. Mesmo com a página do Twitter aberta, resolvi minimizá-la para não perder a concentração do que estava escrevendo. Assim que terminei fui revisar o texto e fiz uma pausa para o café.

Ao retomar as atividades do trabalho - até para aliviar um pouco a mente, resolvi abrir o Twitter. De repente, vejo vários usuários postando a respeito do garoto norte-americano supostamente viajando dentro de um balão em Denver, no Colorado (EUA).


Leia também:

Caso do garoto do balão ocupa Trending Topics do Twitter
Família de garoto do balão participou de programa de TV

Pai de menino do balão nega que história foi uma farsa

Tudo pela fama - Garoto do balão foi uma farsa


A primeira pessoa que vi comentando sem parar - e de forma sarcástica e sempre bem humorada, foi o @Cardoso. Até o @OCriador afirmou que o menino estava "voando de volta para os braços do Pai"...rs. Em seguida, vários outras pessoas replicaram piadas e informações sobre o caso.

De início, pensei que era mais uma piada da internet. Já tinha site vendendo camiseta, sem brincadeira. Na hora que ia sair do Twitter, o @RGottino escreve que o SP Record, jornalístico local que ele apresenta na TV Record, iria repercutir o caso do #ballonboy.


Puts! Então o negócio é sério mesmo. Entrei na Folha Online e logo me deparei com um link para o assunto. Em seguida, ligo a TV e vejo que a CNN está mais de duas horas cobrindo o voo do balão. Que isso? Parece coisa de filme!!!

Alguns vão achar sadismo, mas torci para o menino ter feito realmente essa viagem. Imagina viajar de balão sendo filmado ao vivo para todo o planeta. Coisa de louco, né! Ia ser o hit [aventureiro] do ano.
Veja o vídeo abaixo que explica toda história:



Minha frustração veio em seguida. Falcon, nome do garoto baloneiro de seis anos, não estava no balão. Na verdade, nunca esteve. Ficou escondido dentro da garagem o tempo todo. Virou celebridade - e não deixa de ser um hit. De certo modo, ele já era porque a família dele já havia participado de um reality show na TV norte-americana.

Mico do ano ou pegadinha? O fato é que a imprensa internacional e alguns críticos acusam Richard Heene, pai do garoto, de ter forjado um show. "De jeito nenhum, não foi um trote. O que eu ganharia com isso?", afirmou visivelmente irritado a um programa de TV da NBC.

Trote ou não, pelo menos o mundo riu um pouco, principalmente o jornalismo. Todo cuidado é pouco ao repercutir um assunto, independente se foi no Twitter ou na CNN. Como diria os jornalistas mais experientes: "independente do furo, apuração é fundamental."






Fotos: Correio Press, Portal Uai e Diário de Notícias.







Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

25 comentários

  1. a inocência e a sinceridade das crianças é algo surpreendente, assustador até.
    se eles realmente só queriam aparecer na mídia, taí, conseguiram. felizmente nunca mais terão crédito depois disso. o papai vai ter que tirar a cabeça das nuvens e arrumar coisa melhor pra fazer.

    ResponderExcluir
  2. Esse moleque enganou meio mundo, vi algo parecido no filme os 12 macacos. abraços

    ResponderExcluir
  3. É complicado julgar o q aconteceu "apenas" pela escorregada (será?) do depoimento do menino. Foi p chamar a atenção da mídia ou não? Ele é apenas uma criança e pode ter se expressado mal diante das câmeras, causando a confusão. Mas não dá para descartar a hipótese de que, mesmo sem querer, o piá possa ter entregue o papai e a mamãe que, como foi apresentado, já tinham uma vida fora do comum. O bastante para colocar em debate a possibilidade de terem feito todo esse estardalhaço just for a show.
    ficamos no aguardo de mais info, depoimentos e afins.

    ResponderExcluir
  4. Eu estava no carro, ouvindo uma rádio relatar o caso, enquanto o balão estava no ar ... e juro que na hora falei: esse moleque nem está lá!

    Quando o balão desceu e viram que não estava mesmo, disse: isso é armação!

    Acho que eu não caio mais nessas pegadinhas midiáticas.

    ResponderExcluir
  5. Terminou perfeitamente bem, Wander. Apuração é tudo. Eu não acompanhei o caso por isso nem vou poder falar muita coisa. É eu só vi depois. Mas acho que foi descuido da imprensa de ter caído num acidente. é que um veículo mostrou então todos foram na onda.

    Abração!!

    ResponderExcluir
  6. Também acompanhei tudo via Twitter, não sei se a palavra é frustração, mas que foi um 'choque' o garoto estar são em casa, ah isso foi!

    ResponderExcluir
  7. kkkkkk cada coisa que acontece nesse nosso mundo, o pior de tudo é a galera que acredita :x

    ResponderExcluir
  8. O pai quiz chamar a atenção da mídia, até conseguiu mas, o tiro saiu pela culatra o próprio filho entregou o pai.

    ResponderExcluir
  9. Assistindo o Jornal Nacional eu acompanhei essa notícia lembro que fiquei chocado e ao mesmo tempo achei cômico. Estava conversando com uma amiga minha sobre o poder da Internet e como ela consegue ser uma coisa impossível de ser controlada...Incrível demais (viajamos nesse papo, detalhe) RS

    ResponderExcluir
  10. Eu sou disso!
    Achei tudo questão de marketing

    ResponderExcluir
  11. Bom, se o cara (o pai do garoto) queria ser noticia e aparecer, ele conseguiu, incrível como uma noticia pode ser espalhada e divulgada dessa maneira, mesmo sem ninguém ter visto o garoto no balão muitos acreditaram na farsa.
    Só falta isso virar moda, foi um dos virais do século.

    ResponderExcluir
  12. Excelente! É isso mesmo... estamos na era da repercussão... a mídia vomita tudo antes de checar para não correr o risco de ser o único a não dar a notícia, ou dar depois de todo mundo...

    é assim, apressem-se e darão barrigadas...

    http://apenas-daniel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Oportunismo do pai para fazer alguma campanha de maketing a mídia como sempre na falta de noticias procura alguma coisa bizarra que sempre chama atenção.

    ResponderExcluir
  14. hahahaha
    Tantos assuntos mais importante, e o pessoal se liga tanto em coisas "nada a ver" e sem nexo.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  15. Nada a ver achar que o pai do muleke fez tudo isso para aparecer, mas bem que o muleke poderia estar no balão já pensou ia virar hit e tema para novo reality show "the balon Fly" ia ser bem legal

    ResponderExcluir
  16. Heeey....Legal seu blog...
    Olha eu acho ki isso é coisa do pai dele querendo ficar famosos

    ResponderExcluir
  17. Pura realidade..

    Acho que existe pessoas que não regulam bem rsrs..

    Com erros aprendemos a ter acertos!

    Abraços e sucesso.

    ResponderExcluir
  18. Hoje em dia tudo vira notícia tão rápido que se torna impossível checar a veracidade da história. O jeito é seguir a todos e depois rir (ou chorar) pelo trote.

    ResponderExcluir
  19. Obrigado pelo comentário Wander,
    lembrando que seu banner já está meu site, querido!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  20. Wander,

    Brincadeira né?
    Já tinha site vendendo camiseta? Não acredito!!!
    Os aproveitadores de plantão, esperam ávidos por uma catástrofe pois, é uma forma eficiente de se promover ou lucrar com a situação. Essa é a sociedade do consumo mesmo(risos).
    Você falou tudo...apuração! A guerra de audiência, concorrência entre os veículos, resulta nisso. Pautas não verídicas, incompletas ou divergentes. O grande lance das mídias é sair na frente com o furo de reportagem. Perder para o adversário? Isso está fora de cogitação!
    Quer fazer um teste rápido? Se vc pegar a mesma notícia de 3 ou 6 veículos diversificados (pode ser até de formatos diferentes) vc terá uma contradição nos fatos, estatísticas, enfim...e isso é reflexo da falta de apuração...e o jornalismo está perdendo essa característica.
    Onde fica a credibilidade né?
    Fernanda pautajornalistica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Vi esta história e achei muito bizarra. Os pais do menino mentiram e estão em uma enrascada com a polícia agora. O pior foi ver a imprensa americana dar tanto destaque para isso, visto que o balão não aguentaria o peso do garoto. Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Bom, o que eles ganharam com isso?? Bom, deixa eu pensar... Ah... Mídia!! Crianças não sabem mentir e o "menino baloeiro" confirmou isso na entrevista!! O importante mesmo, como vc deixou bem claro, é apurar os fatos!! :D

    Beijos, Amigo!!!

    ResponderExcluir
  23. É o famoso sensacionalismo... e com certeza a web foi termometro pra isso... pena que outros assuntos mais importantes que isso não tenham tanta repercusão na web e na televisão.


    Paz no coração e Luz na razão.

    ResponderExcluir
  24. è a famosa metamentira! Será que ele estava mentindo o tepo todo ou mentiu quando disse que estava mentindo?

    Por incrível que pareça, já existe esta versão; de que o garoto foi pressionado pelas autoridades e 'jornalistas inescrupulosos'...

    Mas daí veio o helicópitero abatido no Rio e fudeu as suítes das matérias do ballon boy! rs

    Ao menos no Brasil!

    ResponderExcluir
  25. Parabéns, Wander! Seu post está no Deslinks da Semana [5].

    No Antes da HORA: Deslinks da Semana [5]. http://migre.me/9JRF.

    ResponderExcluir