Marcelo Adnet - Humor e improviso da melhor qualidade

outubro 20, 2009




Sempre fui fã do humor inteligente. Daquele que consegue fazer rir por meio das coisas do dia-dia ou que nos faz refletir perante as notícias do momento. E foi nessa onda que tive uma grata satisfação ao descobrir o stand up comedy, que agora virou mania nacional e invadiu a TV.

Para quem não está muito familiarizado com o termo, o stand up comedy (comédia em pé ou de cara limpa), é um estilo do qual o humorista se apresenta sem figurinos, maquiagem ou acessórios.

Ele sobe ao palco sozinho, apenas com um microfone e um texto de sua própria autoria. Não se trata de contar piadas conhecidas do público. Mas sim de construir situações engraçadas a partir de observações do cotidiano e que respeita a inteligência de quem assiste.


Foi graças ao stand up comedy que foi revelado ao grande público uma nova geração de comediantes brasileiros como Márcio Ribeiro, Henrique Pantarotto, Fernando Ceylão, Bruno Motta, Marcelo Adnet, Dani Calabresa, Rafinha Bastos, Oscar Filho, Diogo Portugal, Marcela Leal, Marcelo Mansfield, Danilo Gentili, entre outros.

Em setembro, tive a oportunidade de fazer uma matéria sobre o assunto para Revista @vox_objetiva, publicação da qual trabalho como repórter, e pude ver de perto a safra de humoristas que está nascendo na capital mineira - principalmente da @comediadaliga, do meu amigo @otorresmo, onde assisti duas vezes o show no Butequim Santo Antônio, e do pessoal do @queijoecomedia, pioneiros em stand up comedy em BH, do qual a humorista [mais engraçada que ja vi] @palomadoss faz parte.

Confesso que fiquei fã do gênero a partir disso. E, logo no início do mês, a rádio @JovenPanBH fez uma promoção sensacional sorteando pares de ingresso para o show do Marcelo Adnet - do projeto @mercadodoriso, e mais dois chips de celular 3G da Claro, da qual tive a felicidade de ser sorteado. UHRRUUUUL! E foi assim que, no último domingo (18/10), meu irmão e eu fomos ver o show de humor e improviso de Adnet, no Teatro Topázio, do Minas Centro, na área central de BH.

O Mercado do Riso estreou em Belo Horizonte no mês de abril com show do humorista Rafinha Bastos. Na seqüência, trouxe Danilo Gentili, Fábio Rabim, Felipe Andreoli e a Cia Barbixas do Humor, colocando a capital mineira no circuito nacional de stand up comedy com os melhores atores da nova geração. E, neste último final de semana (18/10), trouxe o jornalista e humorista Marcelo Adnet, que ficou conhecido por apresentar os programas 15 minutos e Furfles, na MTV.


Veja também:

Blog Pimentas do Reino entrevista Marcelo Adnet
Assista a um episódio do programa 15 Minutos

Ouça o hit Furfles Feelings



Logo quando chegamos pegamos uma fila quilométrica para entrar no espetáculo que começou com uma hora de atraso, devido ao primeiro dia de Horário de Verão, segundo os organizadores. Sentei bem nas primeiras fileiras para não perder cada detalhe do show. Adnet fez piadas sobre os bairros de BH e a mineiridade, sem ser piegas ou preconceituoso.

Para a surpresa da platéia, Adnet chamou ao palco a também humorista Dani Calabresa (namorada dele) para dar um "canjinha" e explicar para o público como funciona um show de stand up comedy. Tirei algumas fotos, mas como a minha câmera é caseira (e o flash não possui longo alcance) a resolução ficou péssima no escuro :( [Veja as fotos no final do post].

Mas, para a nossa tristeza, a participação de Calabresa durou muito pouco. Ela, que é uma simpatia de pessoa, consegue prender a atenção da platéia e arrancar gargalhadas só de falar algumas palavras. Ainda não tive oportunidade de ver um show da Dani, mas imagino que deve ser, literalmente, uma comédia...rs. Quando ela vier ao Mercado do Riso farei questão de ir...hehehe.

Mas, voltando ao assunto, o show do Adnet foi tão bom que passou muito rápido. Eu chorei de rir quando ele criou de cabeça uma música de axé sobre o cinto de segurança no avião a partir de uma sugestão de alguém da platéia e fez um trailer (em inglês) muito engraçado sobre a vida do Isaac, um adolescente que estava sentado no auditório e interagiu com o humorista.

A única coisa que não gostei foram os organizadores proíbirem o Adnet de receber os fãs no final do show, alegando a realização da 2ª sessão que estava atrasada. Sei que o artista também é humano e, às vezes, não está em um dia bom.

Mas, se é a primeira vez que ele vem a uma cidade e lota um Teatro com capacidade 1.726 lugares, seria no mínimo cordial atender os fãs, que por sinal eram menos de 30 pessoas querendo apenas tirar uma foto. Faltou respeito, pois quem faz o sucesso de um artista são os fãs.

No mais, o show do Adnet é excelente! Realmente, ele é uma revelação do humor brasileiro. Quem não foi ainda, vale a pena conferir!



Veja algumas fotos do espetáculo:





Fotos: Wander Veroni, Rock Campinas, Caras e Audiência, TV Ibope.







Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

24 comentários

  1. Pelo que eu ja vi do trabalho dele, o cara manda bem mesmo. Tem muita presença para humor.

    ResponderExcluir
  2. Maravilhoso poder ver os grandes humoristas de perto. Também gosto muito este tipo de humos, o tal de "stand up comedy". Além do que, a comédia na TV perdeu a graça. O que podemos ver são "mulheres peladas" se apresentado para um público de crianças que estão frente à televisão àS 12H!

    Muito bacana viu!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Post sensacional. Ele é a revelação e será sucesso por muito tempo. Assisti o stand up do Marco Luque que tbém é bastante bacana. Parabéns pelo blog.

    Blog: Cultura Dinâmica - www.culturadinamica.wordpress.com

    ResponderExcluir
  4. Bravíssimo!!! Parabéns pela matéria Wander. O Stand Up está chegando com muita força em BH e isso é ótimo. Com isso precisamos de pessoas do jornalismo que entendam e saibam dar o destaque merecido para este tipo de humor. Você com certeza é um deles. Abraço ( @otorresmo )

    ResponderExcluir
  5. Adnet é um dos principais nomes do stand up da atualidade...mas eu acho que o show Tamo junto do Marco Luque ainda é impagável !!!

    ResponderExcluir
  6. Valeu, Wander!

    Matéria muito bem escrita, sobre um sujeito PHODA!
    Obrigado por nos citar e por acreditar no humor belorizontino!

    Abraço,

    Camilo Mello

    ResponderExcluir
  7. Eu tb adoro o Adnet. Ele é muito bom, e em seu programa (15 Minutos) na MTV ele já consegue arrancar muitos risos, imagino 1 hora ou mais...
    É a nova safra de humor brasileiro, um humor inteligente e sem medo de expor opiniões. Muito bom saber que ele lotou o teatro, é o reflexo de um trabalho bem feito, e de uma sociedade sábia.

    ResponderExcluir
  8. Taí um cara que eu considero um gênio.

    ResponderExcluir
  9. Adnet é bom bagaraio em comédia!

    Uacht!

    http://dadonanet.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. ele é sensacional e sabe fazer humor de forma muito sutil! Em breve ele fará ainda mais sucesso!

    ResponderExcluir
  11. Amei...choquei!

    Adnet tem o dom da improvisação! Ele literalmente...é o cara! Que inteligência...mente brilhante!
    Desconhecia o termo stand up comedy (comédia em pé ou de cara limpa). Viver para aprender né Wander???
    Parabénsss! Qdo tiver oportunidade...irei também.
    Beijosss, Fê

    ResponderExcluir
  12. muito bom.. Ele é um ótimo humorista... revelação! tem o dom da improvisação! eh de uma inteligência.. mente brilhante, Ele realmente.. é o cara! rss.. sempre assisto seu programa (15 Minutos) na MTV. consegue me arrancar muitos risos, Parabéns pelo blog.

    ResponderExcluir
  13. Aqui aonde eu moro tambem existe esse tipo de teatro,nao e' tao popular quanto no Brasil,nem tao divertido,eu prefiro o humor brasileiro,sem duvidas !
    abcs

    ResponderExcluir
  14. Olha,ele é bom,mas a MTV o está superexpondo já tornando suas particpações maçantes...

    ResponderExcluir
  15. O cara é mó fodaa!! õ/ Adoro o Adnet!!! Mto bom mesmo... mas, eu concordo com o Amigo FabioZen sobre o que ele disse. Realmente, a MTV esta o superexpondo! vlww...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. Esse cara se garante, a nova safra de humorista está crescendo e Marcelo se destacando dentre os demais.

    SUCESSO SEMPRE

    Rubens Correia

    ResponderExcluir
  17. Oi, Wander!

    Você citou alguns humoristas muito bons em seu post, como o Gentili, o Mansfield dentre outros. Gosto também do Adnet, não tanto quanto os que citei. Mas a Dani Calabresa também é engraçadíssima, um talento só. Eu que há anos não assistia MTVeca passei a acompanhar os programas Furo MTV eca e 15 minutos, ao menos esporadicamente.

    Mas é gente nova e que faz humor inteligente que aparece. Gosto disso.

    abs

    ResponderExcluir
  18. TAMBÉM GOSTO DE HUMOR ASSIM!
    MUITO BOM ESSE CARA!

    ResponderExcluir
  19. Andnet manda muiito bem mesmo ^^
    Adoro stand up comedy acho massa humor no improvisso :D

    Parabééns pelo blog ^^

    Sucesso ai :D

    ;**

    ResponderExcluir
  20. Wander, acompanho o Adnet desde que ele estreou o Z.E., aqui no Rio , Há 4 ou 5 anos...

    Adoro! Mas...

    Ao contrário da maioria, não acho que o maior barato dele é o stand up, estilo Seinfield. Vejo-o mais como humorista!

    ResponderExcluir
  21. Adnet é o cara!
    Ele ta sendo sondado por altas emissorias, espero que nao caia no mesmo erro do Marcos Mion, que NUNCA deveria ter saído na MTV

    www.teoria-do-playmobil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Tambem curto o trabalho dele. Ele manda mto ne? Mto engraçado ele! rsrsrs

    ResponderExcluir
  23. Gosto dele, o humor é leve e engraçado ainda bem que ele não topou ir pra Record e Sbt.

    ResponderExcluir
  24. Adnet ? Adnet é o cara... Assisto a todos os programas que se mete afazer na MTV, e até agora não me decepcionei uma vez sequer. No programa do Jô fez uma das melhores entrevistas... a namorada dele, Calabresa, tbm é muito talentosa, tem um humor negro e é bastante espontânea... é uma dupla dinâmica ! hehehe'

    valew...

    ResponderExcluir