Edir Macedo versus Rede Globo - Telejornais usam denuncismo para ataque institucional

agosto 13, 2009



Quem vai ficar com o monopólio da comunicação no Brasil? A pergunta, típica nos bastidores da imprensa, se fez urgente nessa última semana. Não é segredo para o público, muito menos para os comunicadores, que a Rede Record trava uma verdadeira batalha com a Rede Globo pela liderança de audiência. A Record colocou como meta, logo no início da década de 2000, o primeiro lugar na preferência do público. Em 2005, no auge dessa premissa, surpreendeu o telespectador com uma grade de programação lotada de profissionais oriundos da emissora carioca e uma vontade enorme de fazer a diferença na TV aberta. Mas a gana para ser uma "TV de primeira" fez com que a emissora do Bispo Edir Macedo começasse a dar os primeiros escorregões em 2008, culminando em vários arranhões na imagem institucional da Record, em 2009.

Esse ano a Record deixou bem claro para o público que não quer só a liderança da Globo, mas também o monopólio, no melhor estilo "custe o que custar". A falta de respeito com o telespectador com uma grade de programação sem horários fixos e apostando em produção de conteúdo sensacionalista, mostra a ânsia por uma audiência fácil e cada vez menos qualificada. As telenovelas - que até então eram o carro-chefe da emissora, ao lado do Jornalismo, foram para o segundo e terceiro plano, respectivamente, devido ao sucesso imediato do reality show "A Fazenda".




Sem contar no "Efeito Gugu", ocasionado nos bastidores da TV, provocado pela Record. Com uma proposta de salário milionário e um investimento pesado em produção, a emissora da Barra Funda contratou o apresentador Gugu Liberato - que irá estrear no em breve, no último domingo (30/08) do mês. A contratação provocou uma verdadeira debandada de profissionais da Record para o SBT, graças ao assédio de Silvio Santos, que não gostou nada desse história de perder o seu pupilo-animador. Nomes como Roberto Justus, Eliana, o diretor artístico Paulo Franco (que teria sido responsável por levar Gugu para a Record), o jornalista Roberto Cabrine e os roteiristas Thiago Santiago (que criou a saga dos "Mutantes", na Record) e a colaboradora Renata Dias Gomes, neta de Janete Clair, assinaram com o SBT com a promessa de trazer novamente a vice-liderança.

Com esse movimento todo de bastidores, Record e SBT estão praticamente empatados na vice-liderança. Mas a briga não para por aí: a estreia do reality show "A Fazenda" tem tirado o sono também da TV Globo, principalmente aos domingos. Depois de várias críticas que o reality show sofreu, o programa soube se avaliar e encontrou um rumo que agrada mais o telespectador. Ainda falta uma coisa ou outra, mas "A Fazenda" conseguiu ganhar a simpatia do público e tem dado à Record bons índices de audiência. Com intuito de frear o sucesso do reality da Record, a Globo reestreou no susto o "No Limite", que no último domingo (10/08), perdeu para a emissora do Bispo de lavada: enquanto a Globo marcou 13 pontos, a Record fez 21.


Quem já trabalhou em TV comercial sabe que ganhar da Globo, ainda mais com uma diferença significativa e no horário nobre, não é fácil. No dia seguinte, todos os críticos de televisão do Brasil repercutiram a proeza e anunciaram que, muito em breve, a Globo iria vir com o troco. Dito e feito. Mais uma vez o jornalismo foi usado para a briga institucional.

Na última terça-feira (11/08), o Jornal Nacional, da Rede Globlo, dedicou dez minutos do noticiário para mostrar que a Justiça de São Paulo aceitou denúncia, na última segunda-feira (10/08), contra o bispo Edir Macedo, líder da Igreja Universal do Reino de Deus (IURD), e outras nove pessoas por suposta formação de quadrilha e lavagem de dinheiro. Segundo o Ministério Público (MP), para adquirir empresas de comunicação e outros bens, o grupo usava dinheiro doado por fiéis da Igreja Universal.
Veja o vídeo abaixo onde o Jornal Nacional exibe denúncia de Edir Macedo:




Não se trata de defender ou apoiar a emissora A ou B. A questão não é essa. É analisar o fato de uma maneira mais ampla e entender que a briga entre Record e Globo não é pela liderança em audiência, mas sim pelo monopólio da comunicação no Brasil. Briga de cachorro grande, como diria os mais velhos. Como explicar o surgimento dessa denúncia numa semana em que a Globo perdeu de uma diferença muito boa para a Record? Mordida, na quarta-feira (12/08), todos os telejornais da Record fizeram chamada para que o telespectador assistisse a versão da Rede Record e da IURD sobre o assunto, no Jornal da Record. Veja o vídeo abaixo onde o Jornal da Record responde acusações da Globo:




Enquanto isso, o Jornal Nacional dava suíte (fez mais uma matéria com a continuação do tema) da acusação de que o Ministério Público vai pedir ajuda aos investigadores internacionais para apurarem com mais detalhes o caso. Claro, a Globo não é flor que se cheire e também tem o seu "rabo preso" na história da TV brasileira. A emissora carioca foi no "tendão de aquiles" da Record, a Igreja Universal. Dois a um no ringue da TV! É triste constatar que duas emissoras referências na TV aberta usem o jornalismo dessa maneira, como briga institucional. Por outro lado, não é mistério para ninguém que a IURD abastece de certa forma a Record.

Como explicar programas que exigem alto investimento de produção sem nenhum intervalo comercial só para conseguir boa média televisiva? Ou ainda: em outros tempos, mais de duas horas do desenho do Pica-pau, no final da tarde, sem nenhuma pausa para anunciantes? Em TV comercial isso não existe. Ou melhor, existe. A Record faz isso: cancela comercial se um programa tem audiência. Estariámos diante de um novo modelo de TV Pública-religiosa, onde o dinheiro dos fiéis é usado para bancar salários milionários e uma televisão que produz uma variedade de conteúdo? Fica a questão e tire as suas próprias conclusões. Quer saber de mais detalhes? Siga-me no Twitter.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Wander Veroni
Jornalista


-------------------------

Convite Especial:


Na última sexta-feira (14/08), o Café com Notícias participa do quadro "Blog da Semana", do Blog da Comunicação. Então, se você quiser saber um pouco mais sobre a história do Café, clique aqui.



MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

39 comentários

  1. Amigo é lamentável, pois além de termos uma programação medíocre ainda temos de aturar esses confrontos.
    Abraços forte

    ResponderExcluir
  2. É aquele velho ditado que diz:"onde há fumaça, há fogo." Mesmo que inquéritos contra o Edir Macedo tenha sido arquivados, houve uma denúncia contra ele, então se há denúndia há especulação. Ninguém vai ser acusado tantas vezes por acaso.
    É triste ver que pessoas usam da fé, para enganar os outros. É uma briga de cachorro grande, e todas as duas emissoras tem seu lixo escondido, agora onde isso vai parar??
    Virou bagunça, e quem perde ou ganha, não sei, é o público. Creio que estamos perdendo, muito mais que ganhando.
    Ótimo post, Wander!!

    A minha humilde opnião. Eu assisto a record, mas não tanto qnto a Globo, confesso o que me irrita é a falta de organização da rede record. Mas a globo tbm tem seus defeitos, algumas programações apelativas e tudo...
    E confesso, a fazenda nunca me chamou a atenção, rs...
    A record na reportagem, baixou o nível! Reclamou dos 10 minutos usado pela globo e demorou praticamente o mesmo tempo, rs..

    Adorei mesmo!!
    Beijos

    ResponderExcluir
  3. Wander. Amei o post!

    Dias atrás escrevi sobre o documentário "Além do Cidadão Kene", mas por problemas técnicos...rsrs.. acabei não postando.
    Olha a Globo é uma ditadura, ela vai sim contra a democracia. Antes ela foi contra o Lula, hoje, parece que não né?! É impressionante.
    Devemos lutar pela liberdade da informação, democratização sim! ditadura não!

    Torço para a Record desbancar a Red Globo.


    Bjos

    ResponderExcluir
  4. A questão da disputa entre as TVs é uma sujeira descarada. No entanto, mais sujeira descarada, ainda, é o uso dos dízimos que os fiéis dão às igrejas, principalmente à IURD, de maneira mais suja e descarada, ainda.

    É público e notório que os fiéis bancam o luxo e o ego egocêntrico doentio desses "representantes de deus". Pode-se afirmar, sem medo de errar que, esses pobres e iludidos fiéis (já tem fiel com diploma asinado por Jesus Cristo!!!), são os cegos que se recusam a ver, em alusão direta ao ditado: "o pior cego é aquele que se recusa ver". Eu me perguntava: tem gente mais suja do que aquela que representa a política?

    A resposta já existe há juito tempo. Gente mais suja que aquela que representa a política é aquela que representa deus. É lamentável. É um absurdo. Atenção: não se trata de uma ofensa a Deus, mas de uma constatação lamentável. Acordai povo de Deus: os falsos profetas estão imperando.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Nossa... ontém eu assisti a reportagem do Jornal nacional... nossa, eles deviam ta c divertindo mto, o Willian Bonner tava quase pulando e gritando na cadeira, pegaram o Edir na bandeja foi mto engraçado, agora vi o do Jornal da record... nossa, vai fik mto divertido isso ainda !

    Por Favor ! Comenta no meu também, ok ?
    http://www.escolhaopcional.blogspot.com/
    Valeus ! Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom a meu ver essa guerra é antiga e ainda vai dar muito pano prá manga. rs. As duas emissoras tem o telhado de vidro. Uma usa o dinheiro dos pobres fiéis para fazer obras de caridade e também a seu beneficio próprio; outra, usa o dinheiro público (nosso) angariado através de empréstimos (BNDS etc). Como dizem acima, é briga de cachorro grande. Já viramo documentário feito pela BBC sobre a Rede Globo? Vejam em http://video.google.com/videoplay?docid=-570340003958234038 emfim todas as duas tem o telhado de vidro...

    ResponderExcluir
  7. Wander acabei de ver essas matérias pra refletir melhor. Olha, a Globo tem todos os problemas do mundo, mas pelo menos ela não usa a religião e a fé como forma de arrecadar dinheiro, e como uma empresa ela quer é lucro mesmo. Não acho isso errado essa prática num mundo neo liberalista. Lógico que estar envolvida em acordos com militares me enoja, porque o regime militar foi a pior época pro jornalismo, Ahhh como o Jornal do Brasil era bom, o Correio da manhã...

    Bem, a briga está ridicula e muito aberta. O que deveria estar nos bastidores tornou-se público. Isso é ruim para quem trabalha nas emissoras e quem as assiste.

    Abração, Wander!

    http://renanbarretoonline.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tava assistindo tv num raro momento de credibilidade quando me deparei, no canal "Globo News", com uma matéria -super extensa, inclusive - sobre as denuncias de irregularidades diversas da Rede Record...

    Logo percebi que se tratava de uma nova guerra declarada, pois até as antigas gravações - de 98/99, exibidas pelo Fantástico - mostrando o "treinamento" para pastores da Universal ministrado pelo próprio Bispo Macedo após uma partida de futebol, vieram a tona...

    Como bem diz o texto do blog, os atuais acontecimentos já eram esperados, pois uma emissora como a Globo não tem perfil de quem se cala, se conforma ou se garante ao ponto de "cruzar os braços" indiferentemente a ascensão de suas concorrentes, ainda mais quando se trata de Edir Macedo (antigo desafeto)...

    E acho que a emissora cariosa tem mesmo motivos para colocas as barbas de molho, pois para alguém que, apesar dos meios duvidosos, consegue prender milhares de pessoas pela fé, por tanto tempo, igualar-se a Rede Globo em audiência não parece ser algo tão impossível...

    Aguardarei o desfecho dessa novela global... ou seria “Os mutantes” da Record?

    Apolinário Jr.

    ResponderExcluir
  9. Olá Wander,

    Belo post. Quando vi que esta matéria sobre a IURD tinha voltado forte aos noticiários globais não tive dúvida, se tratava de mais uma tentativa de parar a Rede Record. Assisti ao vídeo sobre a resposta da Record e concordei com quase tudo, aliás, muitas das coisas mostradas ali, eu já sabia. Mas verdade tem que ser dita, a IURD há muito explora de pobres por tudo o mundo, com a contrapartida de levar-lhe para o céu. Não discutiremos religião por aqui, cada um tem sua opinião. O que fica é a briga que somos obrigados a existir.

    Belo blog.

    Até mais.

    ResponderExcluir
  10. cara asim nao dar parece dois cachorro que
    si ama.

    ResponderExcluir
  11. é, a TV brasileira virou mesmo a putaria que euu ja achava que era...

    ResponderExcluir
  12. Realmente é de dar nojo tanta bandalheira e tanta falta de respeito com o telespectador que fica telestupefato!! Eu sei que ninguém é santo nessa história, mas eu odeio roubalheira, e se usar o nome de Deus então... só o inferno mesmo!

    Blog sensacional!

    Obrigada pela visita e pelo comentário. Quando puder volta la´.

    bjos

    ResponderExcluir
  13. Olá Wander!!! Essa briga está dando o que falar. Mas acho que, da parte da globo e da folha, há um pouco de verdade. Politica, mídia e religião são coisas que, quando combinadas, geram coisas desastrosas! Adorei o post. Passe no meu blog, um pouco de cinema francês!
    http://cinemasemtempo.blogspot.com

    Abraçosssss

    ResponderExcluir
  14. eu publiquei praticamente ao mesmo tempo que você Wander, um post no ORDEM, PROGRESSO E CRÍTICA com alguns “apartes” sobre o assunto.

    Não acho que seja uma briga por monopólio, pois vejo exatamente um quebra de um monopólio que, se não me engano, já chegou a dominar 70% do mercardo, que é a Globo. Acho que é uma briga por liderança, em que um lado procura ameaçar a líder, que por sua vês vê realmente o perigo.

    O mais lamentável disso tudo é a utilização do jornalismo para favorecer interesses pessoais da emissora. A Globo tem vários precedentes na utilização desse expediente.

    ResponderExcluir
  15. Wander, a TV brasileira será inundada por uma baixaria entre as duas emissoras, que ao invés de fazerem jornalismo farão jogo sujo de interesses. O pior é que usam os jornalistas que na maioria das vezes não querem fazer esse trabalho hipócrita. Mas quem manda são pessoas inescrupulosas (Universal, família Marinho, políticos, etc) e infelizmente o pobre profissional de imprensa paga o pato. Se não quer fazer esse trabalho, a emissora manda embora e pega outor. Vou assistir a outro canal ou simplesmente desligar a TV. Abraços.

    ResponderExcluir
  16. com tanta merda no senado, os telejornais utilizam o tempo destinado à passar as notícias, pra ficar de mimimi, um ataca o outro, outro responde o um.

    Parece até debate eleitoral.

    ResponderExcluir
  17. Nessa guerra suja, ambas estão certas. A Record com seu dinheiro obtido às custas da enganação e a Globo com seu poder obtido nos colos e nos braços dos militares e da politicália.

    A vantagem da Globo é que o problema dela é apenas moral.

    Ninguém é limpo nessa história.

    ResponderExcluir
  18. Concorrência à parte, alguém pode apoiar uma corja que se fantasia de pastores de igreja para tirar dinheiro de pessoas humildes para enriquecimento pessoal? Acho que deveriam utilizar todo o tempo de todos os tele jornais para alertar estes pobres coitados do golpe que está sendo usado contra eles. Quem não conhece uma pessoa que foi achacada por esta igreja?
    Mas como neste país o dinheiro fala mais alto, provavelmente isso também vai acabar em pizza. Abçs

    ResponderExcluir
  19. Olá, seu blog está sensacional, gostei muito está de parabéns!!

    de um pulinho no meu blog tem um selo premiação pra você, passa lá e pega seu selo, espero que goste da minha indicação ao seu blog...

    o meu é

    www.euvoustar.blogspot.com

    bjss

    ResponderExcluir
  20. deveriam parar com esses confrontos estupidos e idiotas e fazerem com que a programação seja melhor! Tem muito lixo ainda no ar!

    ResponderExcluir
  21. É no miimo ridicula essa disputa entre essas duas emissoras, mesmo porque estão simplesmente brigando entre elas em benefício próprio e não pensando no "bem do povo" como cada uma diz estar.
    Lamentavél...

    ResponderExcluir
  22. Onde tem fumaça tem fogo !!! Denúncias e suspeitas sobre desvio e lavagem de dinheiro na universal sempre existiram e agora com a briga pelo IBOPE a coisa vai acabar esquentando mais.

    ResponderExcluir
  23. Que o Edir Macedo rouba os ot. fiéis é fato...
    Todo mundo sabe.
    A Globo sentiu o peso da concorrência da Record e começou a atacá-la, em outros tempos sem o peso que tem agora, a Record não teria o peito de responder tão forte como fez...

    ResponderExcluir
  24. Eu acho q a Globo tá atacando só por causa da audiência mesmo.Por que mostra noticias antigas que já foram esclarecidas(pelo menos 1 que aconteceu em 2005),mas isso não significa que a IURD seja bandida,mas todos sabem disso faz tempo

    ResponderExcluir
  25. Quem será a nova dona, ainda vamos ter que assistir muito estas "brigas" para saber. Infelizmente existe esse monopólio, a Globo até hoje teve o seu lugar ao sol, acredito que agora seja a hora de perdê-lo um pouquinho.

    Adorei o blog, vi pela indicação do blog da Comunicação. Estou favoritando e vou acompanhar sempre.

    Abraços,
    Cibele
    (A Bordo)

    ResponderExcluir
  26. Olá!!!
    Essa briga só tá começando!!! E infelizmente, quem sofre com isso é a população, pois fica a mercê de uma programação televisiva cada vez mais medíocre...

    Bjos e bom fds,amigo!
    Ah... e obg pelas felicitações de aniversário.

    ResponderExcluir
  27. Olá Wander! Quem é vivo sempre aparece!
    Olha, como alguém disse na comunidade do Galo no orkut (o assunto foi repercutir até em comunidades de futebol) é o sujo falando do mal lavado. É fato que boa parte do dinheiro que está financiando essa ascenção da Record vem da IURD. Agora, o que é inaceitável é a Globo posar de "preocupada com o dinheiro da IURD" pra atacar a atual maior concorrente, ainda mais tendo um passado tão obscuro.
    Não estou do lado da Record não, tão pouco sou um desses estudantes de comunicação idealistas que acham que todo o mal do Brasil é causado pela Globo (até porque o primeiro lugar que vou procurar estágio é lá). Só acho que quem sai perdendo com essa guerrinha é o público e ninguém tem moral pra atacar o outro.

    ResponderExcluir
  28. Olá Wander
    Adorei sua postagem.
    É triste constatar que aliás de termos que aturar uma televisão aberta com qualidade péssima, com programações e notícias tendenciosas, ainda temos que ver troca de farpas.
    Omundo está mesmo no fim!!!
    Abraços
    Ótimo post

    ResponderExcluir
  29. Olá Wander!!

    Eu acredito nesses escandalos que a Globo noticiou, mas eu tenho certeza de que a frequencia com que eles diziam "Rede Record de televisão" era uma clara demonstração de que a intenção era a de denegrir a imagem daquela que ameaça o seu monopólio desde 2004.

    É lamentável uma emissora com estrutura de primeiro mundo, capaz de criar produções que não devem nada à Hollywood usar de meios tão baixos na tentativa de destruir a imagem daquela que pode acabar com seu monopólio.

    Pena que o documentário "Muito Além do Cidaddão Kayne" está proibido de ser exibido na Tv desde 1992, (adivinha quem solicitou?), pois tenho certeza de que a Record ia exibi-lo agora. E eu o aplaudiria de pé.

    No fim das contas, acho que essa história vai acabar dando mais audiencia pra Record, já que muita gente torce para a derrubada da Globo e tem muita curiosidade em saber dos seus podres.

    Abçs!!!

    Qdo puder, visite:

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. eu acho que a globo tem mais é que denunciar essa sacanagem,a globo nesse caso não quiz pegar só no pé da record,tanto é que ela denunciou outras empresas envolvidas,mas o faco era realmente o bispo edir macedo,se a record estava no meio do desvio de dinheiro, a culpa simplesmente é do bispo por ser dono da emissora.coitado dos fiéis.

    ResponderExcluir
  31. rapaz esse assunto ta que ta redendo essa briga de emissoras entra globo x record para qm consegue mais telespctadores e qm corre msm por fora eh o sbt q so pra la quetinha canto dela rsrsrs

    ResponderExcluir
  32. Parece que estou vendo no horizonte o ódio do Edir Macedo nascer contra a Globo depois que esta publicou aquele vídeo dele no futebol com os amigos pastores, em 1995. O interessante é que depois disso (1995), a Globo pouco fez carga contra o Macedo. Acho que, apesar de a Globo não ter lá uma programação que me agrade muito, falta muito pra Record realmente passar a Globo no geral. Só se a qualidade da assistência piorar ainda mais, se o público evangélico aumentar assustadoramente, ou a Globo fazer alguma cagada histórica...
    Na verdade, só assisto TV de verdade quando da hora dos telejornais, geralmente o Jornal da Globo. Os jornais da Record, volta e meia, remete às "boas ações" (aquelas que podem ser mostradas) da IURD. Muito tendenciosos, mais do que os da Globo!!

    Abçs!!

    ResponderExcluir
  33. Wander, pois eu vejo um lado positivo nesta disputa. Só mesmo assim detalhes pouco discutidos de ambas as emissoras chegam ao grande público. Conforme escrevi em recente postagem, digo que nisso tudo temos só o que ganhar.

    ResponderExcluir
  34. Olá Wander,
    Vejo isso como uma briguinha de comadre e parece que estão mesmo se arranhando, pois a 'grobo', tão poderosa, apelou até por divulgar os preços de sua grade de publicidade, algo que não se conseguia saber jamais.
    A luta pela audiência é algo que vai fazer o ventilador sujar muita gente.
    O pior de tudo isso é que nós, pobres expectadores, somos forçados a assistir ao barraco, mas ainda bem que há a alternativa da tv paga.
    Vim até aqui para agradecer por sua visita e comentários relevantes, e gostei do que vi, pois notícias de qualidade é tudo que preciso para manter os blogs atualizados e portanto, aviso que devo levar dados daqui para lá, mantendo os créditos, obviamente.
    Um abraços e desejo sucesso.

    ResponderExcluir
  35. Caros comentaristas deste artigo:

    Não se iludam os fiéis da IURD e os de outras evangélicas neopentecostais com práticas semelhantes ("Internacional da Graça de Deus", "Mundial do Poder de Deus" e "Renascer em Cristo): A Record está querendo mudar o foco das notícias, tentando fazer parecer que a motivação é apenas uma guerra por disputa de audiência. Claro que essa guerra existe e não é de hoje. Mas os fatos noticiados em toda a mídia - e não somente pela Rede Globo - existem. Cabe, pois, ao Dr, Edir Macedo e à sua instituição religiosa provar que são falsos.

    Dá-nos tristeza e indignação ver como as igrejas evangélicas neopentecostais enganam os fiéis incautos e lhes fazem lavagem cerebrtal religiosa... Acordem! Edir Macedo é apenas um charlatão inteligente e bem sucedido que se faz passar como um líder religioso inovador que quer a "prosperidade" de seus fiéis. Com esse gancho, criou a chamada "teologia da prosperidade", foentou essa expectativa entre os fiéis como se isso fosse bíblico e a sua telologia funcionou, mas só para ele e seus pastores. Se um ou outro "dizimisya" prosperou, não foi por obra da IURD, pois em 8 milhões de fiéis, alguns têm mesmo de prosperar e sair do buraco, não é? Da mesma nabeira, num universo de centenas ou milhares de doentes, alguns têm de se curar, naturalmente.

    Não vou me estender mais, porque minhas reflexões n~]ao caberiam num comentário. Se alguém quiser conhecer o outro lado dessa história, posso recomendar o artigo (semelhante a este aqui) "Caso Edir Macedo transformado em briga entre emissoras de TV. Vejam os argumentos! A matéria está publicada no blog "Debata, Desvende e Divulgue!", no link http://debatadesvendeedivulgue.com/blog/?p=1970

    Leiam e comparem os argumentos dos dois lados e depois concluam!

    abraços a todos!

    ResponderExcluir
  36. pois é meu caro Wander. A Rede Record funciona quase como um adsense. Deixa a programação à disposição para buscar cliques (fieis) para a IURD. É uma estratégia um tanto perversa, mas o que dizer dela se temos tantas outras igrejas-empresa seguindo a teologia da propesridade para prosperarem e troca do prejuízo alheio? Ambas as emissoras brigam como moleques de rua, mas nesse filme não há moçinhos. Todos são bandidos e nem precisma ter cicatriz no rosto pra serem caracterizados como tal.


    Um abraço

    ResponderExcluir
  37. é muita prepotencia da record querer medir forças com a globo.uma empresa pra ter aldiencia tem que respeitar o publico .e isso,nem record nem sbt fazem.sua programação é baseada na da globo.
    e que edir macedo é um tremendo safado todos sabem
    e a globo só mostrou imagens que confirmam.

    ResponderExcluir
  38. OLÁ A TODOS, BOM PESSOAL EU NÃO ACHO QUE DEVEMOS COLOCAR EM QUESTÃO A IGREJA, MAS SIM O EDIR MACEDO O FOCO DA QUESTÃO ESTÁ SENDO DESVIADO EU ACHO QUE EM TODAS RELIGIÕES EXISTEM NEGOS SAFADOS
    NA CATOLICA POR EXEMPLO TEM OS PADRES BICHO PAPÃO(PEDOFILO) e EU NÃO VEJO NINGUEM DISCUTINDO DIZENDO QUE A IGREJA CATOLICA FEZ ISSO OU AQUILO, CREIO EU QUE A DISCUSÃO ERA SOBRE AUDIENCIA. pQ NÃO FAZEM COMO EU: MUDE DE CANAL, DEIXEM ESSE NEGOCIO DE IGREJA DE LADO ISSO É UMA EMPRESA E NOS QUE DAMOS DINHEIRO PRA ELES.
    ESPERO NÃO TER OFENDIDO NIGUEM NO BLOG SIMPLESMENTE ACHO UMA PERDA DE TEMPO FICAR OLHANDO A BRIGA DESTAS 2 EMISSORAS

    ResponderExcluir