Blogagem Coletiva - O esporte transforma o mundo

junho 20, 2009

Um conjunto de exercícios físicos sujeito às regras e que une competição, habilidade, superação e força de vontade. Essas são características do Esporte, atividade esta que tem como objetivo unir várias modalidades e mostrar ao homem que - por meio do lazer ou do profissionalismo, é possível ter qualidade de vida, saúde e uma mente sã. A convite do meu amigo e blogueiro Breiller Pires, editor do Rola Blog, estou participando dessa blogagem coletiva que tem como objetivo lembrar as pessoas que na próxima terça-feira, dia 23/06, é comemorado o Dia Universal Olímpico

Muitos artigos na internet estão com a a data incorreta, alertando para o dia 21/06. No site do Comitê Olímpico Brasileiro (COB), que é o órgão responsável por divulgar assuntos esportivos, põe fim a dúvida e confirma mesmo o dia 23/06. Clique aqui e confira a agenda da Semana Olímpica 2009. Essa comemoração marca o início dos Jogos Olímpicos na era moderna, em 1896, difundida por meio do educador francês e barão Pierre de Coubertin (1863-1937) que deu a ideia de reestrear a maior festa do esporte mundial e, posteriormente, criou o Comitê Olímpico Internacional (COI), em 1984. Se você quiser saber mais sobre Dia Universal Olímpíco, clique aqui.



Mas a proposta dessa blogagem coletiva não é só falar do Dia Universal Olímpico. A ideia é promover um debate diante da seguinte afirmação: "o esporte é capaz de transformar o mundo e a sociedade em que vivemos". Bom, temos vários exemplos positivos no esporte - independente da modalidade, de atletas que vieram ao mundo para fazer a diferença. Além disso, o esporte pode ser uma alternativa de inclusão social - principalmente para as crianças, pois elas vivenciarão ética, valores, respeito, amizade, companheirismo e amor próprio. 

Outro detalhe bacana é que a atividade física - em alguns casos, pode ser uma possibilidade para que as pessoas consigam sair da marginalidade e ter uma nova perspectiva de vida. Aqui em Belo Horizonte, por exemplo, o Centro de Treinamento GRM faz um trabalho espetacular de inserção de crianças e adolescentes no mundo da Ginástica Rítmica. Clique nos links abaixo para conferir mais sobre a Ginástica em Minas Gerais:






Mesmo para aquelas pessoas que não apresentam risco social, o esporte é capaz de resgatar a auto-estima, fazendo com que o atleta respeite o seu corpo e consiga superar os seus limites. O esporte não se resume apenas ao futebol! É preciso lembrar que exitem várias modalidades que pregam a competição individual ou em equipe. Vale a pena conhecer e descobrir um pouco mais da realidade desses atletas e do esporte em si.



Para as pessoas sedentárias então, que seja uma caminhada despretenciosa de meia-hora, no mínimo três vezes por semana, já é uma prova de carinho com você mesmo. Tem um ditado popular que fala que uma pessoa só conseguirá mudar o mundo se essa mudança for a partir de si mesmo. E no esporte, talvez seja o exemplo mais dinâmico de que uma pessoa possa mudar a partir do momento em que começa a interagir com as outras, viver de perto valores e transformar a si próprio e, consequentemente, a sociedade.


Durante quase quatro anos da minha vida - na época da adolescência, participei da equipe de Volei Ferrara. Sai do time porque percebi que era o intuito de muitos que estavam ali se profissionalizarem e o meu interesse era fazer faculdade de Jornalismo, pois via o volei como um momento de recreação. Mas o esporte me ajudou muito como ser humano, prinipalmente a desenvolver trabalho em equipe, a respeitar regras e a dinâmica de um Campeonato.



Hoje, como Jornalista, consigo entender melhor os desafios de uma equipe ou atleta para conseguir patrocínio e a luta que é para vencer vários obstáculos pessoais. Muitas vezes, quando vemos alguns atletas nas Olímpiadas não conseguindo uma classificação satisfatória, não levamos em conta que alguns deles tiveram que pedir dinheiro emprestado para amigos e conhecidos para poder disputar essa competição. O esporte precisa ser mais valorizado, principalmente pela iniciativa privada e pública. Acrecito que o esporte é capaz de transformar o mundo e a sociedade em que vivemos em um lugar melhor para todos. E você, o que pensa sobre isso?






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

19 comentários

  1. O esporte pode mudar tanta coisa, eu não gosto muito !

    Mas tem lado ruim, exemplo: os garotos só querem ser jogadores de futebol para ganhar dinheiro, mas desde quando dinheiro muda o caráter de alguém ??? - E as ONGs insistem em ensinar futebol ¬¬' ridículo

    ResponderExcluir
  2. boa... o brasil precisa de mais esportistas, e alem disso, o esporte tira mtas crianças da rua, fora o tanto q faz bem pra saúde!!

    um VIVA para o esporte!!

    ResponderExcluir
  3. o esporte com certeza ja é uma ajuda em tanto

    ResponderExcluir
  4. Sem dúvida, o esporte influencia muitos setores, e é de extrema importância para a saúde principalmente. As modalidades que fazem o esprote ser difundido tem o meu apoio. Todos temos que fazer atividades.
    Grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Muito legal a reportagem com a ginástica, Wander. Parabéns mesmo por buscar essas histórias e esses bons exemplos de aplicação do esporte. É difícil ver conteúdo realmente apurado e diferenciado nos blogs hoje em dia, e o Café com Notícias nesse quesito dá um banho.

    A Escola de Educação Física da UFMG também desenvolve um projeto muito legal de ginástica rítmica, voltado para crianças carentes. Coordenado pela professora Kátia Lemos, o projeto também tem atletas na seleção brasileira e já participou até do "Se vira nos 30" do Faustão. São iniciativas que devem ser apoiadas e, sobretudo, amplificadas, atendendo a tantas outras crianças carentes que veem no esporte uma grande oportunidade.

    Quanto ao post, ressalto um ponto fundamental que você tocou: esporte não é só futebol. E, nesse aspecto, pelo menos aqui no Brasil, não podemos culpar apenas poder público. Iniciativa privada e o próprio povo não são nada receptivos a novas modalidades. Com exceção de época de Olimpíada ou coisa do tipo, ninguém dá a mínima para o esporte olímpico.

    Como exigir que a mídia mostre mais essas modalidades se o público não demonstra interesse? Claro que é papel do governo investir e oferecer novas modalidades à população, com objetivo de promoção social e de formar atletas para competições. Mas as pessoas precisam se abrir um pouco mais a novidades, quebrar a rotina do futebol de domingo a domingo.

    O esporte pode, sim, promover transformações, mas precisa de adesão e iniciativa de mudança que partam das pessoas, e não somente do poder público.

    Abraço, Wander!

    ResponderExcluir
  6. Hi I am Sanjay from India I have visited your blog I like to say your site is interesting did u like to comment on my blog then visit my blog www.sanjaykumarjha.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Legal Wander, também estarei participando dessa blogagem coletiva. Amanhã postarei no BGC algo sobre isso. É muito bacana esse tipo de blogagem, para conhecer novos amigos e trocar ideias.

    O esporte consegue sim superar diferenças entre rivais por ser algo maravilhoso, já que os atletas não tem ambição política. Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Eu sempre odiei futebol, acho que por ter jogado volei quando eu era criança e depois handball no time da escola. tinha uma implicancia no futebol, pq eu era sempre obrigado a joga-lo =/

    mas hoje odeio pela banalização, não gosto por ver como não existe mais o futebol e sim o comercio de jogadores. isso me da nojo.

    Temos muito mais vitorias com o voley.
    e juro que um dia vou tentar entender pq eles ganham tanto enquato as meninas do futebol praticamente passam fome!

    uffa, acho que escrevi demais neh?

    Caraca Wander, vim aki eh legal demais, sempre eh.
    LEgal vim aki te dar essa força, retribuir a voce esta sempre com a gente e desde o começo, quando era so eu e Uriel e vc dando altos toques. Brigado Wander...acho que nem preciso dizer pra voltar sempre, mas como o seguro morreu de velho...

    Natan Fusco, do DeGaragem Podcast (não consigo para de usar esse nome!!)

    (www.degaragem.com)

    ResponderExcluir
  9. O esporte é a grande vávula de escape para um povo que tem motivos demais para chorar e de menos para sorrir...

    O esporte relaxa, destraí, afasta as crianças das ruas e das drogas...

    o ewsporte encanta e emociona...

    Num evento esportivo dessa importancia, como nas olimpiadas, a população se une...e...

    a união faz a força;;;

    abraços

    ve a minha penultima postagem, quanndo cito o surf na Faixza de Gaza. Lá, o surf parou a guerra...

    abração

    http://surfinsantoss.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. São realmente dois desafios

    O primeiro é a dedicação para ser o melhor na sua categoria

    O segundo arrumar um patrocínio para ajudar

    Um atle princesa ser masi que um campeão!

    ResponderExcluir
  11. Eu sou meio preguiçosa para esportes o único que curto é natação!

    Beijinho.

    ResponderExcluir
  12. Eu amo esporte!!!!
    Além de informar ne!!!! kkkk

    Wander tem selinho lá no blog para vc....bjos

    ResponderExcluir
  13. O Brasil precisa de mais recursos no esporte, assim o interesse de jovens aumentará e problemas sociais poderão ser amenisados.

    0/

    ResponderExcluir
  14. Oi Wander,
    Gostei mto do seu blog. Passarei mais vezes :)

    ResponderExcluir
  15. eu acredito totalmente que o esporte possa ser um diferencial para a sociedade e para a cidadania.

    Fico lamentando o quanto todo esse aparato erguido para o pan poderia estar sendo muito bem aproveitado aqui no Rio com muitas escolinhas de todas as modalidades esportivas quanto agora temos estrutura.

    Mas fico melancólico de ver que o governo não usufrui de todo esse investimento e que as empresas que poderiam se aproveitar desse gap para construir uma marca com responsabilidade social também pouco se importam com isso...

    esporte é saúde e futuro!

    Obs: como sempre, excelente! Adoro o café!

    http://apenas-daniel.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. O esporte alem de melhorar a saúde, traz integração social.
    Esporte faz a mente se abrir para novas oportunidades.
    parabéns pela iniciativa de divulgar a blogagem coletiva...o assunto é excelente.

    ResponderExcluir
  17. Praticar exercícios físicos é uma excelente maneira de manter o corpo e a mente bem. Aqueles que vivem do esporte estimulam sedentários a viver com saúdde, a se exercitar e a viver bem!!!
    Adorei seu post, Wander!!!
    Beijos e bom diia!!!

    ResponderExcluir
  18. Querido amigo avassalador...
    Acabei de ouvir uma noticia interessante... Lula teria afirmado que só investirá dinheiro em copa e jogos olimpicos em obras que ficarão para uso e fruto do povo brasileiro.. Ou seja, nada de coisa inuteis para aparecer!legal!
    Só que , para o Pan no Rio de Janeiro temos de herança alguns elefantes brancos...
    Gosto do esporte e tudo que proporciona, mas concordo com o discurso... espero que se transforme em atos!

    ResponderExcluir