Seguidores do Blogger se integram ao Google Friend Connect

fevereiro 26, 2009


Conforme foi especulado por toda blogosfera, a integração entre o aplicativo Seguidores e o Google Friend Connect (GFC) aconteceu na manhã desta quinta-feira (26/02) para os usuários da plataforma Blogger. O blogueiro que ainda não possui uma conta no GFC passou a seguir de forma "anônima" os seus blogs marcados como favoritos para uma posterior leitura sempre que houver atualização.

Para voltar a seguir publicamente e não causar mal-estar entre os seus leitores e parceiros, basta ir até a parte de Administrar Seguidores e voltar a seguir publicamente os seus blogs favoritos. Se você ainda não segue o Café com Notícias, basta ir até à coluna da direita, na parte de
Seguidores e se inscrever.

Com uma versão experimental criada em maio de 2008, o GFC teve o seu lançamento feito de forma muito tímida e foram poucos blogueiros e internautas que utilizam o serviço no início. Somente no final do segundo semestre do ano passado é que o Google Friend Connect começou a ganhar mais força e ganhou vários adeptos por toda blogosfera.

O objetivo do GFC é permitir que o blogueiro, independente de qual plataforma use - seja ela Blogger, WordPress, etc., crie ume rede social entre os seus leitores, de forma mais atrativa e direta que possibilite a discussão e interação entre todos os internautas que marcaram o seu blog como preferido ou que que o adicionaram como amigo.

O mais interessante do aplicativo é a possibilidade de atrair um maior número de visitas, pois os seus leitores poderão convidar de forma mais simples os amigos deles e os amigos dos outros amigos - o que é uma possibilidade imensa de expandir os contatos e divulgar ainda mais o seu trabalho.

Além disso, não há necessidade de si instalar um programa ou não ter um conhecimento muito avanaçado de programação. Para usuários do Blogger, basta continuar (ou colocar) o aplicativo de Seguidores, que lhe é oferecido na parte do painel do controle em Layout. Depois aparecerá elementos de página e você poderá adicionar o gadget no seu blog.

Já para os blogueiros de outras plataformas é preciso que os utilizadores tenham contas no Google, Yahoo, AIM ou OpenID para poder se inscrever no sistema. Se você quer saber mais sobre o GFC, clique aqui e leia o tutorial feito pelo blogueiro Paulo Faustino, do Fique-Rico, de como usar o Google Friend Connect para aumentar a audiência do seu blog.





Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

25 comentários

  1. Wander, só o você mesmo para trazer essas informações fresquinhas em primeira mão pra gente. Você deu um furo em muitos blogs de tecnologia com esses posts falando sobre o bug e a conversão do GFC. Parabéns! Beijos

    ResponderExcluir
  2. É verdade aqui é o primeiro lugar que vejo essa notícia!

    ResponderExcluir
  3. Eu ainda estou me situando com está nova ferramenta.
    Por enquanto o que me preocupa não é nem os seguidores que perdi e sim os blogs que eu seguia que 'sumiram'.
    Estou tentando resgata-los aos poucos.
    Espero, como já disse antes, que seja algo proveitoso e que venha com vantagens para os ususrios. Parece que sim, não é???
    Abços
    E retribuo aqui seu Bom Dia!!!

    ResponderExcluir
  4. Poxa eu não estava sabendo disso, usei a ferramenta, mas não sabia de que me servia. Estou me informando mais aqui no site da google.
    Bjkasss pra ti viu???

    ResponderExcluir
  5. Olá!! poxa tbm não sabia disso não!
    obrigada pelas informações!
    Um beijo! :*

    ResponderExcluir
  6. mas esse blog tem sempre novidades, informações tiradas do forno! Quentinha igual pão de queijo!! rsrs...

    Beijos, moço!!

    ResponderExcluir
  7. Pois é, compadre! Depois que vi o GFC é que fui lembrar que tinha lido um artigo sobre isso ao selecionar as notícias da MNM BR.
    Ainda não me aventurei em tudo, mas é legal sim, vamos ver conforme o tempo passa, né?
    Muitos beijinhos pra vc!

    ResponderExcluir
  8. Muito bacana o blog cara, bem estruturado, e com variedades de informação, como um blog tem que ser, um abraço! E faça uma visita depois!

    http://viajandonacontramao.wordpress.com

    ResponderExcluir
  9. vamos ver no que isso vai dar neh!?

    acho que não vai muito longe não!

    mas vamos aguardar..tudo que é novo não vinga rapido!

    ResponderExcluir
  10. Boa noite!

    Gracias pela visita e comentários saborosos.

    Você foi até o Garota Pendurada e deixou um aroma gostoso de café no ar, vim seguindo a trilha e parei aqui!


    hihihihi...

    Brincadeiras à parte, eu fiquei surpresa com a novidade hoje de manhã. Pensei que fosse algum probleminha, que seria resolvido em breve, aí prestando mais atenção fui perceber do que realmente se trata.

    Bom, ferramenta nova ou velha, vou continuar tomando o meu café!

    =^.^=

    Kiso!

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Hi , mais um do google,.... espero que de cerlto!!!


    :)

    ResponderExcluir
  12. Então foi isso que causou o bug!
    Alias, nunca ouvi falar desse tal Google Friend Connect.
    É bom saber disso. Aqui é o primeiro lugar que vejo essa informação!

    ResponderExcluir
  13. Essa história deu o que falar, ou melhor, o que escrever...
    Ainda tenho poucos seguidores em meu blog, mas senti falta de alguns com a transição. Resta aguardar e ver no que dá.

    Parabéns pelo blog e grato pelo comentário no meu.

    Abraço e sucesso.

    Rogerio Martins
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/
    http://saladeterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  14. Querido amigo avassalador...
    legal a novidade , mas esse seguidor é igual ao acompanhar blog?
    qual é a diferença entre os dois serviços?

    ResponderExcluir
  15. Hum... interessante essa nóticia! Vou mi informar e pesquisar mais sobre isso. Parece ser bom

    ResponderExcluir
  16. Ainda não estou muito ligada nessas ferramentas, apesar de estar consciente que são mesmo uma boa pedida...

    Para os blogueiros que fazem do seu blog algo profissional, vale a pena investir forte em recursos que aumentem a audiência.

    Bjos!

    ResponderExcluir
  17. Parece que a mundança foi pra melhor, ainda bem

    ResponderExcluir
  18. Wander, apesar de não ter mais blog, acompanho muitos, principalmente os ligados à notícias em geral, tecnologia, informática e blogosfera para fazer uma apuração para o meu trabalho enquanto jornalista de caderno de informática.

    E posso te dizer que, sem brincadeira, mesmo sendo o foco de variedades do Café com Notícias, você deu um furo em vários blogs de tecnologia ou metablogs, como o Usuário Compulsivo, por exemplo - que é um dos blogs mais famoso do Blogger. A sua postagem foi enviada bem primeiro (basta olhar o horário!) e explica de forma muito clara e didática sobre a conversão do Seguidores para o Google Friend Connect.

    Não conhecia o Fique-Rico. Graças a sua postagem, agora tenho mais um blog para a minha leitura. Parabéns pelo trabalho de investigação e apuração, e principalmente com o cuidado que vejo que você tem nos posts do Café com Notícias.

    Leio sempre o seu trabalho, apesar de não comentar o quanto gostaria. Li as regras da promoção de Top Comentarista e me animei em participar - se não me engano foi a promoção mais original que já vi em um blog nos últimos tempos.

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Foi muito confuso mesmo nestes dias...cada um falava uma coisa diferente.
    Li primeiro aqui no café o q tinha acontecido e rapidamente fui no meu blog verificar se estava anônimo para alguem.

    Uma outra coisa que notei é que o widget de topo comentarista feito pelo usuario compulsivo não está funcionando !!!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Erich! Obrigado pelo comentário. Também notei isso...mas todo final de mês acontece isso...acho que o compulsivo deve está fazendo alguma alteração no aplicativo. Tomara que ele não o descarte, né.
    Abraço

    ResponderExcluir
  21. Ihhh. A memória falhou, pois não entendi muito bem esse GFC. recebi um recado estranho sobre isso assim que abri meu blog hoje, mas num entendi nada... ??? SOS

    ResponderExcluir
  22. hehehe!

    Até que enfim achei algo para entender um pouco melhor tudo aquilo.

    Olha... quando vi as mudanças achei bem estranho. E para ser sincero não gostei muito de algumas.
    hehe!

    Creio que deve ser coisa de já estar acostumado com o que era antes. Em breve devo me me acostumar...

    Abraços
    .

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gosto da maneira como o Google "se expalha". Sempre tentando entrar em todas as areas e inovar. Tentou substituir o MSN uma vez, mas não deu muito certo. A atitude dele de comprar outras coisas super famosonas, também. Há quem diga que é uma praga, há quem diga que é um deus. Eu digo que é uma baaaita empresa e eu gostaria de trabalhar lá.

    Apesar de tudo, o Google me lembra a Disney. Ela já comprou varios canais de tv e mudou drasticamente seu estilo. Eu adorava a FoxKids, então a Disney comprou e ficou muito chato, virou Jetix. Mas Google é inteligente, Google não mexe em time que ta vencendo! Google mexe em times pra vencer.

    Uma curiosidade muito bacana: Google é o nome que se dá em ingles pra'queles oculos de aviador, sabe? Isso é por que tudo começou com um site de busca. Busca, Olho, Óculos. Google.

    Agora também no Blogger. O Blogger, que muita gente subestima dizendo que o Wordpress é melhor e mimimimimimi (sempre preferi o Blogger). Agora nós temos o Google, há! Go, Google, Go!

    ResponderExcluir
  24. Ontem comentei com o Cleiton que tentaria saber mais sobre ]esse assunto e serinho, falei que iria entrar aqui, pois deveria ter alguma coisa relacionada . Pois não é que acertei?? rss
    Se quero me atualizar é fácil, passo aqui e pronto!
    Tanto que qd aconteceu o sumiço de seguidores foi aqui que me informei do ocorrido.
    Beijinhos!!
    http://cgfilmes.blogspot.com/

    ResponderExcluir