Inocente ou culpada: será que estamos diante de uma nova Escola Base?

fevereiro 14, 2009


"Sempre desconfie de informações oficiais". A frase foi muito usada por alguns professores, na minha época do curso de Comunicação Social - Jornalismo, que tiveram a experiência de trabalhar tanto na mesa, quanto do outro lado balcão - ou seja, trabalharam como assessor de imprensa e como repórter. Felizmente, apesar do meu pouco tempo de carreira, também passo por isso. Já trabalhei como assessor de imprensa, principalmente em momentos de crise e recuperação da imagem do assessorado, omitindo ou proibindo informações que, de certa forma, se tornariam uma bomba na imprensa.

Hoje atuo como repórter. E por ser repórter, toda vez que leio um release, nota oficial, dados de pesquisa científica, laudos, decisões judiciais e boletins de ocorrência, sempre fico com o famoso "pé atrás". Não que eu desacredite das instituições ou ciência, nem que seja um ateu convícto. Tenho fé e sou jornalista. Desconfio pela arte de desconfiar e procuro me colocar de forma crítica sobre um fato, independente da gravidade ou repercussão que ele pode tomar. O jornalismo é feito por humanos e todos nós estamos sujeitos ao acerto e o erro. O que cabe a cada profissional, por zelo e ética, é corrigir as informações, saber lidar com as críticas e com as várias opiniões sobre um mesmo assunto.

O Brasil e o mundo acompanham o caso da advogada brasileira que supostamente sofreu agressões de três skinheads neonazistas, na Suíça. Neste último sábado (14/02), òrgãos oficiais do país europeu - conhecido pelo famoso chocolate e queijos, contestam que a brasileira não estava grávida e que se auto-flagelou com as lâminas, devido a perfeição que os cortes foram realizados. Na outra ponta, a família revoltada, desmente. Imprensa, Itamarati e sociedade ficam numa verdadeira "sinuca de bico": quem está falando a verdade?

É preciso lembrar que òrgãos oficiais erram e omitem dados. Ao mesmo tempo, existe uma doença em que a pessoa se corta com navalha (por prazer) e para chamar atenção de familiares e amigos, numa espécie de psicopatia, misturada com sadomazoquismo. Hipóteses e laudos não faltam para a ciência poder ser usada como trunfo para provar o que não está provado. Mais do que o confronto entre o bem e o mal (ou a verdade e a mentira), o fato é que nós jornalistas, podemos estar diante de uma nova Escola Base? Será?

Para quem não se lembra, foi um caso da década de 1990, no qual uma escola infantil foi acusada injustamente de praticar abuso sexual contra crianças. Declarações oficiais e vários laudos eram soltados na imprensa, quase que diariamente, para comprovar o que não estava provado. No final, acabou que não houve os abusos e que tudo não passou de um equívoco de uma mãe super protetora e de jornalistas famintos por tragédia.

Falta apuração, depoimentos e investigação. Para o bem geral da nação - como diria o outro, e principalmente, para que o nome do Brasil e as suas relações internacionais não fique cada vez mais abaladas, prefiro acreditar que a moça esteja falando a verdade. Não se trata de colocar os brasileiros como "coitadinhos", e os gringos como "monstros", mas para deixar as coisas claras. Se a advogada tiver contado mentira, paciência. E muitos pedidos de desculpas por estarmos lidando com uma pessoa doente e desequilibrada. Se a Suíça estiver omitindo dados, soltando laudos oficiais (falsos) para confundir a opinião pública e "sair pela tangente", paciência também. Só o trabalho delicado de apuração e investigação nos trará a veracidade dos fatos. Afinal, corrupção e violência existem em qualquer lugar do mundo.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA


O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

36 comentários

  1. Olá Wander

    Pois é, um caso bem complicado. É difícil tomar partido agora. Eu mesmo prefiro esperar os resultados das investigações.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Em princípio também acredito na brasileira, Wander. Amigos, familiares, conhecidos foram ouvidos e ninguém levantou indícios que ela pudesse sofrer algum tipo de problema psicológico ou psiquiátrico. Pq faria isso a si mesma? Vamos esperar e torcer para que não se transforme em mais um episódio Jean Charles, que foi vergonhoso.

    Abração

    ResponderExcluir
  3. Eu primeiro fiquei sabendo da noticia pelo seu blog, no post de baixo.
    Mas quando vi na Tv fotos da mulher de corpo inteiro ja comecei a desconfiar, ela não está no perfil de pessoas que são perseguidas por skin head.

    ResponderExcluir
  4. Ninguém respeita mais o poderoso tempo. Deadline é coisa do passado. Agora, a moda é tudo pra ontem! Por isso, o número de enganos é grande. Como jornalista, sinto-me culpada, porém na verdade sou mais uma vítima do sistema que transformou a notícia num produto instantâneo e superficial.

    Um profissional de comunicação não pode se dar ao luxo de aguardar a conclusão de uma investigação para publicar uma matéria. Por cobranças do mercado e por medo do tão cruel furo, o jornalista faz o que pode. Apura por alto, entrevista um especialista, busca dados de casos parecidos e publica. Mesmo sabendo que horas depois o esfoque escolhido na matéria pode estar errado.

    Estamos na era da especulação. Pouco se cria no jornalismo, mas tudo se repercute. Leiam os principais jornais do país e parem três horas para assistir telejornais de um mesmo dia. É um repercutindo o outro o tempo inteiro sem refletir se tal conteúdo tá correto. Isso é muito sério porque uma lambança leva a outra, que leva a outra e vai indo. Nessa brincadeira muitas pessoas têm a reputação manchada e alguns erros são irreparáveis, como ocorreu no caso "escola base".

    É preciso que a sociedade entenda e respeite que existem coisas que precisam ser apuradas com cuidado, o que requer tempo e trabalho de muitos profissionais. A polícia, por exemplo, precisa de tempo para colher provas, depoimentos, fazer perícias e só assim investigar com cuidado um determinado crime ou acidente.

    Contudo, atualmente é cobrado que laudos, perícias e investigações sejam feitas em dias. É tão comum ver repórteres questionando delegados minutos depois de um crime quais são os rumos de investigação, suspeitos e até as causas. Como eles podem saber isso se não tiveram acesso a nada ainda? Mesmo assim, se acham na obrigação de responder alguma coisa. Aí mora o perigo poque saem os achismos que comprometem pessoas e instituições.

    Então, antes de falar qualquer coisa é preciso ter certeza de que não vai jogar no lixo o nome de alguém. Isso vale para qualquer pessoa, não só para jornalistas.

    No caso da advogada brasileira, é preciso ter mais cautela ainda. Pode ser que a história contada por ela seja mentira, mas pode ser que a Suiça esteja tentando manipular informações para não sujar o nome do país.

    Como diz minha mãe. "O diabo ajuda a fazer, mas não ajuda a esconder". Tenho fé que a verdade um dia aparecerá, mas vai depender de tempo...você aceita esperar o fim das investigações para saber?

    Eu não posso esperar, então fico pesquisando, ouvindo especialistas porque tenho que alimentar um público que pede a minha opinião. Mas de alguma forma gostaria muito que as pessoas que lerem este comentário entendam o quanto o tempo é importante. Não é atoa que esperamos nove meses para sair da barriguinha!

    Um Abraço,

    Karina

    ResponderExcluir
  5. a principio é bom nao acreditar em ninguem - deixar rolar pois todo mundo mente...quanto a advogada acho que sendo uma advogada ela poderia estar bolando algo para ganhar um milhoezinhos...mas nao quis perder tempo com um caso que para mim foi muito banal...estou preocupado com as brasileiras que sao espancadas pelos maridos todos os dias perto da minha casa. sucesso e paz wander!!!abraços

    ResponderExcluir
  6. Olha sei lá!!! O pai dele disse q não tinha q investigar a gravidez dela e sim os agressores, mas, se ela estava grávida é mais crime para os caras q supostamente a feriram?? como não tinha q saber isso?? complicado, a gente sabe q existe louco p tudo e pessoas pertubadas... os dois pontos precisam de investigação... o café tava bãooooooooooooo

    ResponderExcluir
  7. É claro que a toda poderosa Suiça não ia dar o mole de assumir a culpa assim tão fácil.
    Veja o caso na Inglaterra de Jean Charles, todos os envolvidos foram inocentados.
    Veja tb o caso de varios brasileiros que todo tempo escutamos serem barrados na Espanha.
    Por outro lado não é dificil de que a moça possa sofrer de algum transtorno que a tenha levado a tais cortes~.
    Mas continuo com a opinião do último post: não estamos seguros em lugar nenhum do mundo!

    ResponderExcluir
  8. Lí o post e também os comentários e lí no comentário do Wagner Lopes que a moça não têm perfil de quem normalmente é atacada por skin heads, me deu vontade de postar sobre os "tipos" de skin heads que existem, vou ver se faço isso, pois desde que comecei aler a respeito deles descobri que são cerca de 30 grupos diferentes com caractéristicas diferentes inclusive algumas "tribos" lutam contra as outras que em sua maioria são racistas e xenófobas, creio que a brasileira pelo simples fato de ser extrangeira se torna um alvo para esse maníacos e quanto a questão de problema da doença, s este for o caso nós ão devemos desculpas a ninguém e nem ela já que o que aconteceu não foi culpa dela, o que esperamos agora são conclusões menos preciptadas e um maior cuidado com o estado de saúde da moça.

    Abraços Wander

    ResponderExcluir
  9. Olá, Wander! Esse episódio ainda terá muito o que falar. É muito estranho, mas ouvindo e lendo especialistas sobre o assunto percebe-se que é perfeitamente normal uma pessoa fazer aquilo em si mesma. Por outro lado, ouvindo relatos de pessoas que conviveram com ela, a gente fica com bastante dúvida a respeito da auto flagelação. É um verdadeiro mistério, pelo menos para muitas pessoas. Se ela tiver sido, de fato, atacada, os seus agressores deverão ser punidos exemplarmente. Mas, se ela estiver inventando tudo isso, ela deverá ser tratada e em seguida sofrer todas punições cabíveis.

    É uma situação grave em qualquer do dois desfeichos prováveis: Ou houve realmente o ataque conforme o moça descreveu ou ela está mentindo. No primeiro caso, tem-se um problema muito sério de xenofobia com o emprego de violência. No segundo caso, tem-se uma acusação falsa de crime grave que poderá deixar em alerta uma gama muito grande de pessoas estrangeiras que vivem naquele país, o que poderia levar a movimentos, campanhas, etc. sem nenhuma necessidade.


    Abraços


    Francisco Castro

    ResponderExcluir
  10. Você fechou o texto com chave de ouro. É isso aí...

    Vou dar o meu pitaco: eu acho que a brasileira está dizendo a verdade, pois acredito que o lado de lá não assumiria o acontecido tão facilmente.

    Em muitas ocasiões, infelizmente, O PODER ainda fala mais alto.

    ResponderExcluir
  11. Oi Wander,

    Pois realmente é complicada a situação como um todo. Obviamente a inexistência da gravidez coloca em xeque todas as outras afirmações de Paula Oliveira. Por outro lado, isso não anula a existência de grupos neonazistas e a necessidade de combatê-los e a vontade de escondê-los que move diversos países europeus.

    A situação gerada pela imigração - a concorrência desleal no mercado de trabalho, o aumento do desemprego, o conflito cultural e etnico - agrava ainda mais velhos "maus hábitos".

    Eu fico torcendo para que essa não seja mais uma história mal contada, ou uma farsa. Seria a inconseqüência mor digna de uma pessoa desequilibrada.

    Aliás, o comentário do Arnaldo é muito pertinente, existem diferentes grupos skin heads, nem todos os neonazistas são skin heads e eles tem diferentes perspectivas sobre a quem devem dirigir seu preconceito e como são identificados os alvos de seu ódio.

    Ao menos que esse caso sirva - aliás essa foi minha intenção desde o início quando resolvi falar sobre - ao menos para que nos informemos melhor. E como sempre, aqui a informação é da melhor qualidade. E tem um perfuminho de café!

    beijoca!

    ResponderExcluir
  12. Pois é Wander.
    Desconfio por natureza de tudo e pela arte de desconfiar também. É muito comum perguntarem sobre um tema a gente em sala de aula e eu sempre respondo: olha, eu não tenho fatos suficientes do caso para ter uma opinião formada. Entretanto, aparentemente...

    É isso.. "Entretanto, aparentemente"... O problema é que muitas pessoas formulam seus julgamentos definitivos com base nisso.

    E quanto se trata da imprensa, um meio formador de opinião, a coisa é mais séria ainda..

    Abs

    Marcelo

    ResponderExcluir
  13. Este caso só faz dar continuidade ao estado de coisas que estão acontecendo na europa, america e outros paises tidos como desenvolvidos de boa cultura e tudo mais que dar ar de primeiro mundo, e com a crise economica mais profunda nestes mencionados, façam aflorar mais ainda a questão da xenofobia e o diga não aos imigrantes quee tomam nossos empregos e outras bobagens de quem dormiu no ponto, dos donos do mundo.

    ResponderExcluir
  14. Pois é, eu tbm estudo comunicação e sei como é complicado essa coisa de verdade...

    Um bom exemplo de como órgãos oficiais escondem as coisas é o brilhante documentário de Michael Moore sobre os acontecimentos de 11 de setembro. Ali ele desmota todo o sistema americano, remove documentos oficiais e faz revelações importantes, que ngm tinha idéia que existia! E
    Esse caso da brasileira é polêmico. Existe aquela velha história do preconceito sobre os brasileiro e etc. Lembram do cara morto por engano na Inglaterra? Ou da xenofobia aplicada na Espanha ano passado?
    Não da pra tirar uma conclusão exata sobre isso, não por enquanto...

    Parabéns pelo blog, tu é que nem eu, escreve mto sem se importar em fazer um post "pop" que agrade os péssimos leitores...
    Seu blog é para bons leitores
    Continue assim e bela promoção a que vc esta realizando

    ResponderExcluir
  15. Wander,
    Interessante, seu texto. Como não sou jornalista, não tenho esse olhar que você - um profissional da área - tem. Mas confesso que já me perguntei até que ponto que essas coisas mencionadas por você são verdadeiras e como saber se de fato são ou não verdadeiras.
    As pessoas mentem, agem segundo as próprias conveniências, então tem que ficar com o pé atrás mesmo. E eu acho triste isso.
    Valeu pelo alerta e pela visita no Pesar! Abração,
    Ziggy

    ResponderExcluir
  16. bah essa historia ainda vai dar o que falar.

    ai arrumei meu post aquele que voce deu uma opinião so pra avisar escrevo por escrever esses momentos ja foram passado abraços gostei do seu blog
    virei seguidor

    http://ateparadebater.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  17. Cara, acredito que ela não fez isso..
    mas também, a cada prova que a imprensa suíça , ou o governo suiço subentendido solta no 'ar', me faz pensar que ela fez isso pra atingir um partido.
    Homem, é ruim, é pecador, é do mal.
    é menti muito , não que esteja julgando generalizando todos, mas de uma coisa eu sei.
    Os seres humanos são capazes de tudo, para obter a glória eterna, mesmo que essa 'eterna' se torne temporária.
    :)

    abraço !

    ResponderExcluir
  18. O que aconteceu me chocou muito e saber dessa doença e portanto de como foi contestada é algo que realmente leva a gente a se perguntar, quem está falando a verdade, um caso muito delicado e que precisa realmente ser tratado com muito tato, muito cuidado.
    um abraço

    ResponderExcluir
  19. eu fiz um post, sobre isso, ontem no meu blog...e cara é muitp estranho essa históra, o argumento dos Suiços, são muito fortes...só para mostrar um, As agressões são muito superficias...para um espacamento..dentre outras coisas..

    um abraço e valeu pelo comentário em mue blog, se possível passa lá para ver o que eu escrevi sobre esse caso, tá na categoria notícia do dia, de ontem...

    ResponderExcluir
  20. Olha, em todo o caso controverso, temos de ter serenidade, para não julgarmos antecipadamente. De qualquer forma são vários complicadores, vamos analisar com calma e com tempo. O que a Suíça critica mais foi o afobamento e o linchamento que a imprensa brasileira fez do partido SVP em questão, sem se apoderar dos fatos. Vamos aguardar, antes de mais nada, mas que o caso tende a ser desfavorável à brasileira, infelizmente, tende... Parabéns pelo blog. O meu é www.mersonreis.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Fiquei impressionado, olha só como o pessoal que passa aqui para tomar um Café tem um bom posicionamento. Aqui está maior que o post original...
    Wander, isso demosntra que o assunto é complexo.
    Não podemos ficar apenas nas impressões, tratar com superficialidade o assunto. Se foi dado seriedade ao tema, temos que ir em frente com ela.
    Só fico aqui pensando como foi que chegamos a esse ponto com essa questão da advogada.
    Até
    All3X

    ResponderExcluir
  22. "Hipóteses e laudos não faltam para a ciência poder ser usada como trunfo para provar o que não está provado." São palavras escritas por vc, corretíssimas, ficaríamos tranquilos se assim fosse, Wander, mas qd houve o caso Isabella e os peritos entregaram a conclusão sobre os laudos periciais da morte da menina Isabella. Pensei: " Pronto! Agora saberemos o que realmente aconteceu" Mas aí, depois aparece o Sanguinetti que preparou um parecer sobre os laudos da morte de Isabella e contestou o laudo feito pelos peritos em questão. Danou-se...
    Então, fico pensando , será que haverá manipulação nos laudos periciais dos "òrgãos oficiais do país europeu"?
    Não digo que ocorra esse tipo de coisa, mas fica a pergunta que não quer calar...
    Fiquei cética qt a laudos periciais e investigações e toda sorte de coisas que acompanham quaisquer casos grandiosos ( de grande repercussão).
    Acho que não consigo explicar direito, sou péssima p/ colocar pensamentos em papel ( teclado,né?) Sou boa p/ inventar estórias e olhe lá!
    Mas adorei esse tópico. Ah, lá no www.sagadosmartins2.blogspot.com, tem uns comentários feitos p/ vc, qd puder , dá um "pulinho" lá e ler, vc vai gostar. Está no post: Aqui tem promoção de verdade! Que coloquei lá.
    Beijinhos!!
    www.sagadosmartins2.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. A história ainda está mal-contada, mas acredito que a verdade vai aparecer.

    ResponderExcluir
  24. Também espero que ela esteja falando a verdade, pois se as perícias e os laudos provarem que tudo não pasou de uma farsa ou de uma psicose da parte dela a reputação dos brasileiros sai mais uma vez manchada.

    Um abraço!

    http://daniel.a.s.zip.net

    ResponderExcluir
  25. Eu como bom aspirante que sou, vou esperar antes de apontar o dedo e falar "Ahááááá, viu?"

    Maaaaaaaaaas, se fosse possível separar o Lucas estudante-estagiário das minhas convicções pessoais, diria que a advogada tem culpa no cartório!
    A cada dia, novos fatos vão se juntando e deixando a brasileira cada vez mais numa situação desagradabilissíma.
    Vamos esperar, né?

    ResponderExcluir
  26. Bem, há motivos para se duvidar da advogada brasileira - Mas tambem há motivos para acreditar. Por exemplo: a Suíça é um dos países mais Xenófobos do mundo, tendo motivos clarissímos para atacar uma estrangeira.


    Ser jornalista exige garra, parabéns pela profissão!

    Até mais

    ResponderExcluir
  27. Reiou-se.

    Cara... após ler o seu textouma grande interrogação surgiu na minha cabeça: Será que tudo isso é fake? A advogada chegou ao ato de extrema loucura pondo fim à vida de seus filhos? Sei lá. Gente doida existe para tudo, né?
    Porém não adianta sair julgando. O jeito é esperar.

    Abraço e vamo que vamo!

    ResponderExcluir
  28. Olha, compadre, eu acredito nela até que provem o contrário e terão que provar bem. Tudo é possível, mas temos que partir do princípio da inocência. Se, por um lado, há sim relatos de moças que se aproveitadores, por outro lado, estamos falando de um país europeu que, não importa que seja a Suiça, é formado basicamente pela mistura de 3 povos também com histórico de racismo e xenofobia, dois deles aliados ferrenhos da Grande Segunda Guerra.
    Portanto, tudo é possível, vamos ver o que dizem.
    Pra vc, muitas beijocas e o desejo de uma linda semana, viu?
    Inté!

    ResponderExcluir
  29. Amigo você está muito chique!!! Parabéns por seu trabalho. Beijãooooo...

    ResponderExcluir
  30. É meu amigo, esse caso é meio complicado. Primeiro tem que avaliar todos as partes, para não fazer julgamentos preciptados... É triste ver/saber que existe tanta violência no mundo, e que talvez algumas pessoas possam se valer disso e tentar forçar uma barra!
    Acreditar que alguém possa ter forjado um atentado é muito doloroso, tal como a violência desses grupos racistas... Mas se há provas elas aparecerão, a verdade e a mentira existeem até que possamos provar o contrário!!

    Wander, como sempre arrazando nas matérias, parabéns!!!!
    Abraços

    ResponderExcluir
  31. Ola Wander. Primeiro agradeço a voce por postar essas noticias aqui. Tenho trabalhado muito, e por isso, muitas noticias em evidencia acabo sabendo por aqui ou em outros blogs da blogosfera.

    Desconfio dos dois lados. Menos da brasileira, mais no lado da policia suíça.

    Só uma pessoa muito desequilibrada é capaz de se cortar daquele jeito, ainda mais gravida. Seria algo perceptivel e com certeza já teria vazado alguma coisa na imprensa. E nós sabemos que na Europa há muito preconceito com os estrangeiros, independente se são brasileiros ou não.

    Mas, o negocio é dar tempo ao tempo. Espero que a verdade apareça, e nao suma, como normamente anda acontecendo em casos assim.

    Wander, tenho uma novidade para voce. Depois de pensar muito, estou de volta à blogosfera, como autor.

    Qdo puder, confira meu novo espaço.

    http://blogpontotres.blogspot.com/

    Gde abraço!!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá, Wander.

    Já conheço o blog e leio sempre. E gostaria de presenteá-lo com uns selos! Passe lá no www.grupomaos.com

    Parabéns e abraços

    ResponderExcluir
  33. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  34. Certamente que o Escola Base foi um belo espetáculo midiático.

    Um delegado que sorria com todo orgulho frente as câmeras e jornalista e enchendo a boca para comentar sobre o caso do "estrupo" de crianças.

    Acho que todos estão tão interessados na vida pessoal da mulher que foi atacada, quem ningém se lembra de analisar os fatos com atenção.

    Estou escutando todos os dias sobre este caso, rádio, tv, impresso, internet, e até agora só ouvi falar UMA vez sobre uma tal comemoração de aniversao de um órgão anti-racismo no país da Suíça. Pode ser falta minha. Mas confesso, que só ouvi falar uma vez, e ainda não ouvi ninguém debatendo sobre isso.

    Concordo com um dos comentários que diz que é óbvio que a Suíça não iria assumir a resposabilidade sobre a violência.

    Pra mim, pessoalmente, também está bem claro que o país não tá afim de ser taxado de racista, e óbviamente quer tirar o seu da reta.

    Acho a história estranha tanto de um lado quanto de outro.

    ResponderExcluir
  35. Ja tive o desprazer de viver no mundo jurídico, com advogados, delegados, policiais e intrometidos e posso te dizer que é tudo muito podre....as notícias "oficiais" são contadas a partir da versão de quem paga mais.
    É triste mas é o mundo da corrupção que existe em todos os lugares !!!

    ResponderExcluir
  36. Ceticismo é fundamental para quem trabalha com jornalismo. O problema é que antes de sermos jornalistas somos seres humanos, e brasileiros! E nós que há pouquíssimos brasileiros céticos por aí.

    Analisando a bagunça que esse caso se tornou, creio que sim,a imprensa corre o risco de tomar nas costas mais uma vez, assim como ocorreu com a escola Base. Independente do desfecho do caso, a imprensa já pode ser chamada de irresponsável. Se hoje a Folha de SP trata o caso como a "advogada que foi supostamente atacada por skinheads", na semana passada nós liamos "advogada brasileira é atacada por skinheads na suiça". Isso está registrado, é formação de juízo precipitado e não tem como apagar.

    Com a saída dela do hospital, o caso terá novos desdobramentos. Se existem exames comprovando a gravidez dele, eles vão aparecer. Caso contrário, a versão dela vai ficar cada vez mais prejudicada pelo que os pais dela quiseram fazer desse caso.

    Um abraço

    ResponderExcluir