Café Folia 2009 - Marchinhas de carnaval e a importância do samba

fevereiro 21, 2009


"Quem não gosta de samba bom sujeito não é. É ruim da cabeça ou doente do pé. Eu nasci com o samba, no samba me criei. E do danado do samba eu nunca me separei ", canta o poeta Doryval Caymmi, em 'Samba da Minha Terra'.



Alegria, descontração, confete, serpentina e muita alegria. O Café com Notícias entra definitivamente no clima de carnaval e lhe convida para brincar nesta festa apelidada de Café Folia. E mesmo para aqueles que não curtem o carnaval, o blog convida esses leitores para descobrirem o seu carnaval. O que você gosta de fazer? O que você faz para se divertir? Já pensou?

Divirta-se no rítmo que você mais gosta, porque não!?! Enquanto isso, lhe convido para fazer uma viagem pelo mundo das marchinhas de carnaval e do samba. Dois ritmos brasileiros que merecem ser lembrados não só nessa época, mas em qualquer período do ano.

O samba vem ganhando força entre os novos artistas da MPB - inclusive aqui em Belo Horizonte, é um dos ritmos preferidos da rapaziada universitária. Quando falo samba, falo daquele samba de raiz, cantado numa roda de amigos, com letra e melodia feitas sob medida.

Um samba atual que me chamou atenção foi a música "Maria do Socorro"
, interpretada pela cantora Maria Rita, filha da saudosa "baixinha" - apelido dado à Elis Regina pelo jornalista e apresentador Tutti Maravilha, da Rádio Inconfidência, em Minas Gerais. Maria Rita fez o seu último álbum totalmente dedicado ao samba.

Eis que então, surge "Maria do Socorro"
: um samba contemporâneo, que conta em forma de crônica, a vida da moradora da favela Maria do Socorro. A música em si seria um curta metragem muito bem conduzido por ter o seu roteiro praticamente pronto.

Maria tem as pernas torneadas pelas ladeiras do Morro. Ela vai para o baile funk, de shortinho, top e gorro. É afim do Zé Galinha, mas namora o Zé Cachorro. A letra de tão inocente é o retrato de uma moradora da favela nos dias de hoje. Morro que fez surgir o samba e que hoje faz ascender o funk. E é no meio dessa história que lhe convido para assistir este show:





A curiosidade foi tanta, que esse jornalista não sossegou o facho: foi atrás do compositor de "Maria do Socorro" . Eis que surge Edu Krieger, compositor, cantor e instrumentista de mão cheia que foi vencedor do 4º Concurso Nacional de Marchinhas Carnavalescas, da Fundição Progresso, em 2009. Krieger é compositor da marchinha "Bendita Baderna", que mostra que o rítmo continua vivo, mais ainda falta espaço para divulgá-lo. A marchinha que ele criou é totalmente diferente e brinca com esse lance de Deus ter criado o Universo em meio de uma grande festa comparado-a ao Carnaval. Assista o vídeo abaixo:






E por falar em folia de carnaval, não poderia faltar ele: Eduardo Dussek. Um dos artistas que mais usa o bom humor nas suas músicas e tem um jeito divertido e ao mesmo tempo provacativo em seu cantar. Na marchinha T"odo Mundo Nú", que foi semifinalista do mesmo concurso que Krieger se consagrou vencedor. Dussek brinca com essa onda de ficar pelado, com o duplo sentido característicos das marchinhas de carnaval. Veja o vídeo abaixo:






O Café com Notícias deseja a você um feliz carnaval e muita diversão! Lembre-se de beber com moderação, evitar dirigir alcoolizado e só transar com preservativo. Seja esperto! Apesar do carnaval ser uma bendita baderna com todo mundo nú, não se esqueça de se divertir com consciência para não chutar o balde.




Tun-dum, tstundum, dum-dum....




Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, participe da comunidade no Orkut ou assine a newsletter.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

44 comentários

  1. Olá Wander,
    Gostei muito do post. Ótimas referências de nossa música. As marchinhas para mim representam o carnaval em sua essência, o que há de mais belo nessa festa. Abraço e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  2. Gostei também! Já as marchinhas pra mim, representam um tempo de inocência (que não volta mais). Coisa de "boa malandragem".

    Já brinquei muito o carnaval, hoje em dia é mais um (ou uns dias) para passar com a família.

    Gostei do "Todo Mundo Nú" o Dussek é o cara!

    Grande abraço e bom carnaval!

    ResponderExcluir
  3. pÔ legal, esse carnaval, popular de verdade, eu gosto, agora...tem alguns por ai..que priorizam o lucro e o capital..que para mim não vale nada..

    ResponderExcluir
  4. Não que eu não esteja aberto a opniões e coisas novas..
    mas não toquei a música..
    não tento nem escutar, nem trocar pelo meu artic monkeys..
    :\
    mas tudo bem..
    pelo o que li de seu post dá pra saber que o samba é a alma do "Brazil".. se é que você me entende.
    Não só do carnaval.

    lembro-me dos churrascos que tinham na casa de minha avó, que hoje é brigada com minha mãe.
    bom, entretando, aquele sambinha de roda de churrasco, é mara.
    :)

    é uma boa.

    ResponderExcluir
  5. Oi, Wander! Sempre que posso venho aqui no seu blog que me surpreeende pela qualidade dos post e dos assuntos abordados. Tem muita gente que não gosta do samba, pq é de certa forma preconceituso e não se dá o trabalho de pelo menso ler o assunto. O que fazer, né! O pior é que vejo que alguns dos leitores do seu blog, por serem blogueiros também, deveriam ter uma mente mais aberta em relação as coisas e, principalmente, à cultura brasileira. Blogueiro que não lê é triste, viu. Já fui blogueira um tempo e sei bem os desafios de conquistar leitores e não cliques...

    Ah, o que falar do Krieger, da Maria Rita e do Dussek! Eles são MARA em todos os sentidos...e você super antenado de linkar os três de uma maneira tão genial. Parabéns, meu amigo.

    Beijos

    ResponderExcluir
  6. Que gostosinha a música da Maria Rita, não conhecia!
    E o Dussek é sempre ótimo!
    Gostei do passeio.

    : )

    ResponderExcluir
  7. Seu post esta muito bom embora eu nao goste de samba mais tenho que admitir que vc fez um trabalho mto bem feito, parabens

    ResponderExcluir
  8. Compadre, curti muito a música da Maria Rita, eu a amo de paixão e quanto ao Dusek... nossa, desde criança sou apaixonada por ele. Mas, além das músicas debochadas, ele tem umas baladas maravilhosas, como Cabelos Negros, vc já ouviu? Essa música me emociona toda vez que a escuto.
    Curti pra caramba esse teu post, viu? ; ) E vou aproveitar o carnaval a mi manera, mas com muito samba no pé tb, pode ter certeza!
    E vc? Vai fazer o que?
    Beijoconas!

    ResponderExcluir
  9. Hey, Wander...

    Gostei bastante da postagem. São dois estilos de música genuinamente brasileiros.
    Especialmente pelo Samba que é verdadeiramente um ritmo do povo. Não é como a Bossa Nova, por exemplo, que tem raízes na elite. Representa verdadeiramente a arte das pessoas comuns aqui de nosso país.

    Achei especialmente interessante esse samba "Maria do Socorro" que trata de coisas cotidianas de uma maneira que a muitas vezes um compositor não se atenta para colocar numa música.


    Parabéns pelo trabalho.


    abraços.

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Nossa!
    quando vi o post desse tamanho me assustei...
    mas cheguei até o fim querendo ler mais...
    adoro samba, meu preferido é benito de paula...(fui sambando e fui chegando).
    Maria Rita sempre surpreende a todos, mesmo aos que não conhecem o seu samba é cheio de sutilezas e muiiito interessante.As descobertas não vão parar por aqui, existem muitos sambistas bons e muitos escritores ainda não descoberto nessa blogosfera. Tenho maior curiosidade de participar de uma machinha de carnaval, frevo e todas as suas raizes...
    bom carnaval!
    mil bjuxx!!!!

    ResponderExcluir
  11. Quando o assunto é carnaval eu sou saudosista. Lembro como era legal aquelas marchinhas bobinhas, mas que animavam os salões. Muito legal esta postagem. Parabéns.

    Rogerio Martins
    http://palestranterogeriomartins.blogspot.com/
    http://saladeterapia.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Particularmente não sou muito chegado a carnaval.
    Na verdade não chegado nem um pouco.
    Mas nem assim o carnaval deixa de me trazer grandes emoções.
    Uma delas foi o concurso contos do Rio, com o conto abaixo.

    http://martonolympio.blogspot.com/2008/10/primeira-vez-ningum-esquece.html

    Fora o carnaval dos mendigos, no qual desfilei, e ADOREI.

    O que achei interessante é vc valorizar o que vai além do bunda music.
    PARABÉNS!

    abraços!

    ResponderExcluir
  13. Edu Krieger tambem está a frente de um dos blocos de rua do Rio de Janeiro. Ele é um dos organizadores do Bloco dos Cachaças que desfila por uma das ruas da Barra da Tijuca (acho que falei isso no meu post sobre blocos de rua).
    E a radio MPB FM está usando como super vinheta a música de Eduardo Dusek, Todo mundo Nu, para falar sobre o sexo seguro nesse carnaval.
    Eu amo Marchinhas e acho que esse processo feito na Fundição progresso há alguns anos para resgatar as marchinhas é uma super iniciativa!!!
    Tb gosto muito de samba.
    Dica: se não conhece procure Teresa Cristina e Roberta Sá. Essas meninas arrebentam no samba!!!
    Viva o carnaval do Povo!!!

    ResponderExcluir
  14. Oi Wander!adorei essa sua postagem porque recordei..., sabe sou aquariana nascida em pleno meio dia e meia hora, de um sábado de carnaval do dia 04/02 (combinação linda, né?),meu pai dizia que bem na hora do meu nascimento estava passando na rua da maternidade um bloco de carnaval cantando..."quanto riso, oh! quanta alegria, mais de mil palhaços no salão, colombina está chorando...." ele contava essa "história" com tanta convicção, eu gostava tanto...às vezes fico pensando...será que foi verdade ou era papo de pai mimando a filha?...

    ResponderExcluir
  15. Totalmente Cultura!
    Adoro marchinhas!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  16. sempre gostei das marchinhas... tem q voltar a tocar mais.

    carnaval hj em dia eh sinonimo de axé... horrivel.

    abraço

    ResponderExcluir
  17. Show de bola esse post!
    Cheguei em casa agora e estou preparando um cd para levar para o carnamar, um carnaval no mar, que acontece todo ano na minha cidade.
    Vou usar suas boas dicas.
    Beijo, bom carnaval Wander

    ResponderExcluir
  18. Muito bom Texto... Mas pra mim Carnaval continua sendo chato... E nesse texto vc afirma que Samba não é só aquele Pagode Romantico que passa na Midia... Existem esses Sambas que tem uma inocencia tão grande que chega a ser maravilhoso...

    ResponderExcluir
  19. É interessante como apenas o carnaval do Rio (samba!) é valorizado acima de qualquer coisa no Brasil, mas todos esquecem do cornaval de Recife, um dos melhores do MUNDO. As melhores marchas de carnaval são feitas aqui e com cocerteza, nenhuma, se iguá-la às nossas.

    ResponderExcluir
  20. Já Comentei ontem, e você está de Parabéns. Vc tem msn? Gostaria de tirar uma dúvida. Abraçoos;

    ResponderExcluir
  21. Parabéns pelo blog e pelo post . Amo muito carnaval , acho uma das melhores comemorações que existem . Pena que o povo exagera '. mais tudo bem . Até maais . Passa no meu ? www.conexaotoonami.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Ah eu ouvi a música e o ritmo me agradou muito.
    legal o post e já ouvi falar mutio do seu blog :D

    passa lá depois
    www.doispetelecos.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Gosto muito do Eduardo Dussek e de sua irreverência. Suas letras são ultrainteligentes! Grande abraço e mais sucesso com o blog!

    ResponderExcluir
  24. Mariiia,,, do socorro
    suas pernas torneadas
    ...
    afim do zé galinha
    mas namora o zé cachorro...

    Taí, gostei!

    ResponderExcluir
  25. É aquela velha história... Quem não gosta de samba, bom sujeito não é, é ruim da cabeça ou doente do pé!

    www.meloga.com

    ResponderExcluir
  26. A música do Krieger, cantada pela Maria Rita, com certeza dá um bom curta metragem.

    Gostei dos vídeos das marchinhas, agora está voltando com mais força os blocos de rua.

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  27. E quem iria imaginar que o Brasil faria de um estilo musical, culturalmente com raízes africanas, tão famoso??? Quase ninguém, principalmente no exterior, imagina que a origem do samba seja africana...

    ResponderExcluir
  28. Um dos problemas que acontece no carnaval é só o mesmo problema que acontece em todas as outras festas e feriados no nosso país... durtante estes quatro dias tudo é carnaval, é o fim da crise econômica, não tem mais violência no Rio, o transito só nas reportagens da ída para o carnaval e no resultado dos acidentes na quarta-feira de cinzas...

    Mas quanto ao post, muito boas as músicas, embora não seja meu estilo favorito! No entanto, excelente suas observações!

    Abraços e depois passa lá no
    http://revolucao29.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  29. Não é de hoje que venho até aqui no Café com Notícias, mas dificilmente comento.

    Hoje, vim aqui por dois motivos, mas divido este comentário em 3:

    Primeiramente, gostaria de agradecer a visita no ProudBrasil e dizer que o seu comentário no post "BBB ou FUTEBOL" foi, sem sombra de dúvidas, o mais construtivo, sólido e bem escrito.

    ***
    Depois... quero te dar os parabéns! (ou não) rs...
    O meu blog tem um selo/meme próprio que ganha uma nova edição a cada mês. Neste fevereiro, o seu é um dos três Blogs que premio. dA UMA PASSADA LA EM http://proudbrasil.blogspot.com e pegue o selo.


    ***
    A terceira parte deste meu extenso comentário é sobre o seu post, propriamente dito, o meu carnaval não tem como trilha sonora sambas-enredos, marchinhas e 'samba pop'. Não adianta, NÃO CONSIGO SAMBAR!!!
    Para dançar então... Nem insisto nestas músicas. Mas vejo o valor do samba raiz. Não sou um fã número um, mas gosto de algumas músicas e até me emociono com outras.

    Bom carnaval para ti tb...
    e um feliz CaféFOLIA!!!!!!

    ResponderExcluir
  30. Olá Wander Veroni!
    Muito Obrigado pelo seu comentário em meu blog. Fico muito safisfeito quando pessoas de Belo Horizonte se apresentam com seus blogs, uma forma de comunicação não muito valorizada aqui em nosso estado, comparando-se com o eixo Rio-SP. Concordo completamente com você.

    Cada um tem a sua visão referente ao carnaval, folia ou não, o válido é valorizar aquilo de bom que se tem em volta.

    Parabéns pelo blog e muito SUCESSO!

    Abraço! =)

    ResponderExcluir
  31. legal seu post
    pena q nao sou mto chegado em carnaval
    www.maniacoporfutebol.blogspot.com espero sua visita

    ResponderExcluir
  32. Ótimo post. Eu gosto de samba e das marchinhas, só não tenho paciência para carnaval. É um grande tumulto.
    Vim agradecer suas visitas e comentários feitos nos meus blogs e pela força no palavras.

    ResponderExcluir
  33. carnal pra mim só era bom quando eu tava no rio
    rs!
    mas tá mara, e é muito bom saber que o samba é conhecido no exterior

    ResponderExcluir
  34. O samba é o ritmo nacional por excelência, pelo menos é o que eu acho. Samba me lembra Clara Nunes, Paulinho da Viola, Martinho da Vila e outros bambas.
    O resgate cultural do Carnaval é mais que necessário. Mostrar que o Carnaval brasileiro é samba, frevo, maracatu, marchinha, axé e muito mais, e não se resume em pornografia como muitos pensam.

    ResponderExcluir
  35. Confesso que não gosto do carnaval. Talvez seja porque nunca participei de um.
    Mas gostei das marchinhas!

    ResponderExcluir
  36. Compadre, hoje estou com outro nome aqui. rs Mas vim de novo prestigiar esse sambinha bom da Maria Rita.
    Beijocas!

    ResponderExcluir
  37. Pô!!Desculpa a demora pra visitar o café cara...mas é que tava com uns problemas de ordem pessoal na cabeça...enfim...venho agradecer as visitas lá no blog.
    E cara...bah eu sou rokeiro como vc sabe, mas bah carnaval é muito bom, tipo a parte dos carnavais de clubes me chama mais a atenção, as marchinhas, os trenzinhos a azaração, as rodas de samba com a "velha guarda" que sempre tem pelas cidades. O que eu não curto é o carnaval marketeiro e comercial, onde a promiscuidade e a falta de respeito com o tradicional samba de raiz, são as bases de um produto televisivo...
    Abraços..e mais uma vez desculpe a demora....

    ResponderExcluir
  38. Não sou uma fã das marchinhas e nem do samba de raiz. Mas, acho que assim como a maioria das pessoas, quando eu escuto não consigo ficar alheia ao clima que a música nos envolve. Daí começo a sambar, até tento arriscar umas letras, enfim, caio no samba, literalmente.


    Tinha tempo que não vinha aqui. Voltarei mais vezes.

    Abraços

    obs: Concorda comigo que o carnaval de Bh, não está com nada? Porque ficar aqui, é sinal de descanso. A paz toma conta da cidade.

    ResponderExcluir
  39. D E L Í C I A de post!
    E desejo um excelente carnaval para todos nós!!!

    ResponderExcluir
  40. Amigo Wander...
    Sabe de uma coisa? Eu já tive o meu tempo de curtir um bom carnaval, de cair na folia e tudo o mais. Era muito divertido, bom demais da conta! Mas, hoje, eu curto o carnaval de outro jeito: bem light, junto da família, curtindo meu maridão, brincando com minhas filhinhas na piscina do sítio da minha cunhada, relaxando, catando frutinhas no pomar e andando bem descalça com os pés na terra. Para mim, está sendo "ULTRABOM" esse carnaval, como diz o Fábio Flora. Estar bem e feliz, ao lado de boas companhias e escutando músicas gostosinhas, como essas que você nos mostrou, é o que importa...

    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  41. Quem não gosta de samba, bom sujeito não é msmo... hehehe!
    Tipo, essa marchinha bendita baderna eu odiei... pq será que as pessoas gostam de coisas que banalizam Deus?? Se realmente Ele gostasse de carnaval, não era uma época onde acontecia tanta tragédia, tanta briga...
    A música que vc coocou é muito legal, a Maria Rita canta bem, mas naum sou muito fã dela tbém naum...
    Mas convenhamos que carnaval é bem legal, pelo menos pra quem não curte, é até um bom descanso!!

    ResponderExcluir
  42. Ah, o carnaval!!! \o/\o/\o/

    Uma alegria sem medida, encontros, danças, ritmos... uma mistura de povos que unem-se para serem felizes e claro, fazer e distribuir sorrisos!
    Cada lugar tem seu estilo, e aqui na bahia temos o nosso famoso axé, mas nada mais gostoso que as marchinhas, o samba... O carnaval!! rs...
    Temos aqui blocos de rua que reinventam o carnaval antigo... e é uma delíiicia!!!

    ResponderExcluir
  43. Boa noite Wander!

    Se eu disser que sou louca por carnaval estarei sendo hipócrita e você deve ter percebido que eu jogo no time da sinceridade, certo?

    Nesta época, eu aproveito os dias de folga para estar off-folia, mas respeitando quem gosta.

    Eu gosto de alguns sambas e reconheço o ritmo como um importante marco da cultura brasileira, mas toda a folia carnavalesca, definitivamente, não é para mim.

    De tudo, fico feliz em ver que mesmo em meio a coisas negativas, ainda há quem procure resgatar as coisas boas de outros carnavais: a boa música, o espírito de protesto de blocos que buscam protestar a situação atual do país com humor e etc.

    As marchinhas formam a lembrança de um tempo bom.

    Kiso

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  44. Ótimas recomendações. A marchinha é aquele tipo de música atemporal, despretensiosa, mas que traz na sua concepção muito do ideário do povo brasileiro.

    Um abraço

    ResponderExcluir