Bug no Gmail e no Seguidores do Blogger irritam internautas

fevereiro 25, 2009


A Google é uma empresa que oferece de forma gratuita vários serviços e aplicativos para os internautas de várias partes do mundo. Rede Social, blog, e-mail, buscador, programa de publicidade, tradutor online, Feed (RSS) e uma infinidade de outras ferramentas que entraram na rotina de quem usa regularmente a internet. Não é a primeira vez que um bug (termo usado entre os internautas para classificar falha ou problema em um site) nesta empresa deixa usuários irritados. Ainda no início deste ano, vários sites - inclusive os que participam da família Google, apareceram um lembrete nos navegadores avisando que as páginas estavam proíbidas ou continham links maliciosos - o que já foi resolvido.

Na noite desta última segunda-feira (23/02), um bug pegou os blogueiros que usam a plataforma Blogger de surpresa. O Google simplesmente diminuiu consideravelmente o número de Seguidores do blog. Para quem não sabe, este aplicativo permite que o internauta/blogueiro marque um outro blog como preferido para receber todas as atualização no painel de controle - como se fosse uma espécie de Feed. O recurso permite que o blogueiro tenha uma noção de quantas leitores ele possui - num processo de fidelização quantitativa.

Depois de conversar com outros blogueiros, vi que muitos autores passaram por esse mesmo stress. Muitos deles perderam cerca de 30 leitores de uma vez só. O que causou preocupação e incomôdo, pois começaram a se especular coisas negativas dessa possível debandada, como por exemplo, o questionamento de que o leitor se incomodou com algum assunto do blog ou com alguma atitude do blogueiro. Perder um leitor já é algo que preocupa, mas perder 30 de uma única vez é porque o erro pode ser mais grave do que imaginamos. Mas, ainda bem, que isso não passou de um mal entendido.

A amiga, jornalista e blogueira Letícia Castro, do Babel Ponto Com, compartilhou comigo um dos primeiros artigos que manifestaram irritação sobre esse bug, no Blog do Monstro. No artigo, o autor conta que a Google em um processo de integração entre o serviço de Seguidores e do Google Friend Connect (GFC) alterou os usuários do Blogger para o modo "anônimo" para evitar conflitos de permissão na fusão com os perfis no GFC. Sem data para o lançamento oficial dessa fusão, muitos blogueiros estão pedindo para os seus leitores que modifiquem a opção de seguir "anônimo" para "público". Se você é Seguidor do Café com Notícias, vá ao painel de controle do seu blog, na parte de administrar seguidores, e volte a seguir publicamente não só o Café, mas todos os outros blogs que você acompanha.

Outro bug que causou bastante irritação entre os internautas aconteceu na manhã desta última terça-feira (24/02), por volta das 06h30. O serviço Gmail, que oferece e-mail com mais 7 GB de armazenamento gratuito, simplesmente ficou fora do ar, por mais de três horas. De acordo com a Folha Online, a interrupção do serviço fez com que internautas e blogueiros usassem o Twitter, Orkut, blogs e outras redes sociais como principal plataforma para discutir o motivo da interrupção do serviço. Ainda, segundo o Blog Corporativo do Google, as causas do problema estão sendo investigadas para apurar do que realmente aconteceu. O Gmail - um dos serviços de e-mail mais inteligente e intuitivo da internet, já voltou a funcionar normalmente.


:: Veja também




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

--------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogosfera. Fique atento a distribuição de pontos e as regras, boa sorte. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

30 comentários

  1. Eba, cheguei primeiro! rs Muito bem, compadre! Quanto mais falarmos do assunto, mais rápido voltamos a seguir nossas publicações de preferência e a ser seguidos também.
    Pouco a pouco, as pessoas estão voltando. A BigG é fogo mesmo. Está super explicativo o artigo e tenho certeza que, depois de lê-lo, todos entenderão melhor o que passou.
    Beijocas e um bom dia pra vc!

    ResponderExcluir
  2. Poxa...que alívio...achei q tinha perdido 17 seguidores de um dia para o outro...vou publicar post para alertar meus leitores sobre o fato tbm....muito obrigado Wander

    ResponderExcluir
  3. Não utilizo a plataforma Blogger, mas certamente ficaria muito frustrado com esses bugs.

    Muito oportuno seu artigo, Wander. Esse assunto está dando o que falar na blogosfera.

    Abração

    ResponderExcluir
  4. Wander, o Usuário Compulsivo também postou algo parecido.
    Foi uma surpresa mesmo o ocorrido, mas eu já resolvi o meu perfil.
    Os seguidores voltarão.
    Até

    ResponderExcluir
  5. Vários blogs ja estão postando sobre esse incômodo bug.
    bem, falhas sempre acontecem!

    ResponderExcluir
  6. Wander, muito bom o seu post. Foi por ele que fiquei por dentro desse último bug.

    O que eu não deixo de notar é o gigantismo do Google, que todos conhecem. Esse bug deu um buzz danado na blogosfera. A dimensão que o Google tem é capaz de alterar tudo o que se discute na internet e alterar o dia-a-dia de milhões de pessoas!

    Bom artigo.
    Abraço.

    ResponderExcluir
  7. Wander, muito oportuno este post. Levei um susto ao perceber que perdi alguns seguidores. É um absurdo isso. Valeu pela informação. abraço!

    ResponderExcluir
  8. Olá Wander,

    Fiquei muito feliz com sua visita e comentário lá na home do Monstro além de honrado com seu link.
    O Google, via Blogger, mostrou certo descuido e muita falta de respeito para com seus usuários do Blogger e causou tremendo falatório nos meios bloguisticos.
    Veja a dimensão de uma atitude mal-pensada:
    Alguns blogueiros, em retaliação, passaram a "deixar de seguir" seus amigos, pensando terem sido abandonado pelos mesmos.
    Na certa, um mal-estar que poderia ser evitado se "tomados os devidos cuidados".

    Abraços,

    Monstro

    ResponderExcluir
  9. Muito bom saber disso! Eu também perdi seguidores e fiquei imaginando o que fiz pra isso acontecer...
    Bem, espero que isso não aconteça de novo >_<

    ResponderExcluir
  10. vixe eu já nem tenho quase seguidores e ainda me some kposkspoksop


    vlw pela informação ^_^


    belo blog XD

    ResponderExcluir
  11. Como o Marcus, eu tb só soube do problema agora, lendo seu post.
    Perdi uma media de 9 seguidores...
    e só 3 voltaram.
    Espero que essa chateação seja util para nós depois.
    Abços

    ResponderExcluir
  12. Que sinistro isso. Vou dar uma checada nos blogs que eu sigo.
    Valeu pelo aviso
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. vandao: fui corrido do dithtt pelos hackers e pela sacanagem dos usuarios que destruiram meu pc e perdi noventa seguidores neste bug!!tenho que tomar no cu mesmo. abraços.

    ResponderExcluir
  14. Realmente, recebi recados nesse sentido, mas, felizmente, eu não fui desconectada a nenhum blog que acompanho...

    ResponderExcluir
  15. Parabéns pelo post, ótimo texto.

    É frustante que uma empresa, como a google, que cresceu na internet e que se tornou umas das ferramentas mais importante da internet deixe algo parecido acontecer.

    Ainda mais sem nenhum tipo de explicação ou pedido de desculpas.

    ResponderExcluir
  16. Wander, comigo aconteceu o contrário. Eu que do nada parei de seguir as pessoas. Achei isso estranho. Bem, o que eu fiz foi mudar para o perfil de seguidor público. Foi fácil. O blogger agora també não está aceitando novos templates pelo que vi. Tentei fazer um blog novo com um template melhor do que os disponibilizados e nada. simplesmente não consegui. O negócio do Gmail pra mim é novidade. Eu não abro o email pela manhã, só a tarde mesmo. De manhã é só academia. rs

    Valeu, pelo comentário. e mais um jornalista por aí. Teu texto é muito bom. Não desgudei o olho da tela. Ah! ganhou um seguidor. rs

    ResponderExcluir
  17. muito bom esse teu post. não tava sabendo disso até porque não sigo muitos blogs e menos ainda me seguem, mas é sempre bom saber o tipo de erro que uma empresa do tamanho da google pode cometer!
    parabéns pelo post!

    ResponderExcluir
  18. Que coisa mais desagradável!

    Seu post deve ter esclarecido muitas pessoas que ficaram na mão... e com certeza também renderá mais seguidores depois dessa - aposto!

    Abraços!

    ResponderExcluir
  19. Excelente seu post, acho que muita gente ficou sem entender porque tanta gente deixou de ser seguidor de seu blog.
    Comigo também aconteceu isso, fiquei até preocupada pensando se os seguidores não estavam mais gostando do tema tratado no meu blog.

    ResponderExcluir
  20. O google a tempos deixou de ser tão bom quanto era, quando era menor!

    Mas falizmente em relação a e-mails ainda prefiro o windows live.

    Porem sem o blogger não consigo ficar!

    abraços!

    www.gregoryzairuz.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Eu fiquei preocupado, quando vi que tinha perdido 5 seguidores do meu blog. Descobri agora o que aconteceu.


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  22. É engraçado como não nos espantamos como o fato de comprar (ou copiar) produtos que não funcionam (Windows) e quando vez ou outra um sistema de proporções inpensáveis como o google falha por hora todos se indignam. Falahas acontecem, pessoas estão diariamente tentantando fazer com que isso aconteça. Não acho errado reclamar, mas o fatoé curioso.

    ResponderExcluir
  23. vistes o que eles inventaram????da uma olhada???acho que da para falar on-line ou coisa parecida mas fuderam meus 90 seguidores.

    ResponderExcluir
  24. Eu também me assustei com a história, mas logo li os primeiros posts sobre o problema dos seguidores e fiquei mais tranquilo.

    Já essa história do gmail confesso que nem vi (carnaval né?). Mas parece que está tudo bem agora.

    De qualquer forma, acho que o mais interessante nisso tudo foi ver a velocidade (e precisão) com que a informação se espalhou pela rede (gostei). ;)

    Um abraço Wander!

    ResponderExcluir
  25. Seu blog é nota 10!!!

    Tem um selo para vc lá:
    http://manualdobigboss.blogspot.com/2009/02/selo-conectado.html

    Grande abraço e sucesso!!!

    ResponderExcluir
  26. É sempre um prazer seguir seu blog! =)

    Infelizmente, essas redes nos tiram do sério, algumas vezes... rs!

    Beijos

    ResponderExcluir
  27. Olá!

    Ah tá!

    Uffa, que alívio!

    Ainda bem que o estrago não foi tão grande para mim, 'perdi' mais ou menos dez leitores.

    Meu alívio está em saber que é bug do servidor e não algum desafeto entre mim e os leitores!

    hihihi...

    Café do bom e com muita informação: uma combinação perfeita (gosto muuuuuiiitttooo daqui!)

    Kiso!

    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  28. hehe!

    Eu tinha notado mesmo esses problemas com relação ao gmail há um tempinho atrás.
    Quanto ao caso dos seguidores, creio que não fui prejudicado. Até porque seria bem notável, tanto mais no caso de meu blog, que tive construir outro devido a alguns problemas aconteceram.

    Abraços
    .

    http://solucomental.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Eu sou meio iniciante nesse lance de Blogar, mas ainda bem que eu estava longe do PC no carnaval. Engraçado, né, no Carnaval. Aposto que tavam de folia no lugar onde controlam os trecos.

    Você comentou do Twitter... Ele é o mais famoso, mas existe outro pouco conhecido com interface divertida que eu acho bastante eficaz. O Plurk. Procure por ele, eu acho melhor do que o Twitter.

    ResponderExcluir
  30. Infelizmente fui uma "vítima".
    Saudações
    Marcus, Criativo de Galochas

    ResponderExcluir