Retrospectiva 2008 - Entre o fator cronológico e a poesia

janeiro 07, 2009




Final de ano, felicitações por todos os lados, promessas de um ano melhor, especiais costumeiros na TV e um programa obrigatório para o telejornalismo: a retrospectiva. Muita gente detesta, outros adoram por poder conferir, de forma resumida, tudo aquilo que foi destaque na imprensa. 

Particularmente, sugiro que toda retrospectiva fosse exibida na primeira semana do ano que se anuncia - e não na última semana de dezembro. Pois, por incrível que pareça, todo dia acontece alguma coisa que pode ser somado ao conjunto de fatos da cobertura jornalística anual.

Por exemplo, aqui em Belo Horizonte, todas as emissoras que passaram a retrospectiva comeram "essa mosca": no dia 31/12/2008, uma verdadeira tempestade, por volta das 20h, destruiu a zona oeste da capital mineira, deixando várias pessoas desabrigadas - ocasionado três mortes. 

Tudo bem, é um fato local. Mas para uma retrospectiva esse fato poderia ter sido somado ao contexto das chuvas de dezembro que catigaram Minas Gerais - que inclusive foi repercutido aqui no blog por meio de um videocast com os últimos detalhes desse acontecimento.

Pois bem, duas retrospectivas me chamaram a atenção no final de 2008 e merecem ser elogiadas pela criatividade do formato e pela preocupação editorial de qualidade que foram feitas. A Retrospectiva 2008 da TV Globo e da Rede TV!. Bom, a da Globo privilegiou a poesia textual nas cabeças das matérias e na locução do off das notícias. 

O único detalhe que me incomodou foi a preferência por privilegiar os fatos, e não a ordem cronológica. Ficou muito estranho e desconexo - o programa começou falando das Olimpíadas (que foi em agosto) e depois foi para as chuvas de Santa Catarina (que foi em novembro). Essa mistura não ficou legal e prejudicou a qualidade do programa. Mas, o ponto positivo foi o fato da Globo ter privilegiado as imagens e usado e abusado do formato de reportagem.

Já a Rede TV! seguiu a ordem cronológica à risca por dia e mês, em forma de nota coberta. Um detalhe interessante foi a emissora ter dividido a retrospectiva em duas partes: a de esporte e de jornalismo, que foram feitos em dias distintos, ambas no domigo, por volta das 18h30. Tanto o horário, quanto o formato documental ficaram bem feitos, mas por privilegiar somente as notas cobertas, deixou a retrospectiva superficial. 

Não houve reportagem, nem análise, muito menos aprofundamento. Foram dois formatos totalmente diferentes que falaram, praticamente, da mesma coisa. Creio ser interessante observar os dois programas e analisar o que uma emissora cobriu e a outra omitiu. Afinal, num mar de notícias que acontecem durante um ano, fica complicado copilar tudo em uma hora e meia - ou duas horas, no máximo. Se você perdeu ou quer rever os fatos que mais maracaram o ano de 2008, clique aqui.


O telejornalismo em 2008

E por falar em retrospectiva, o Café com Notícias aproveita para fazer uma pequena análise dos telejornais nacionais que mais se destacaram em 2008, acompanhe:

JORNAL DA BAND: Melhor telejornal nacional noturno. Principalmente por fazer análise e cobrir com ousadia os fatos jornalísticos de 2008. Mérito de Ricardo Boechat e equipe que conduzem o jornal, mostrando que a opinião pode fazer parte do telejornalismo, sendo apartidário e ético.

SBT BRASIL: Um telejornal que me surpreendeu pela retomada da qualidade nas matérias e se tornou uma opção de conteúdo nos telejornais noturnos. Em tempo: no intervalo da novela das 21h, da Globo, sempre vou lá dar uma zapeda e ver o jornal do Carlos Nascimento e equipe estão repercutindo (rs!). A investida em matérias investigativas e a abertura de reportagens feitas em outras Praças (Estados brasileiros) deu um gás importante para o noticiário.

JORNAL NACIONAL: Melhorou muito no aprofundamento das notícias, mas peca ainda pela omissão e a superficialidade. O que fascina o telejornal é o próprio carisma dos apresentadores, fora o acabamento estético da notícia - coisa que ainda falta nos outros noticiários.

JORNAL DA RECORD: O ano de 2008 não foi um ano bom para a Record, principalmente para o telejornalismo que se perdeu e se concentrou apenas na cobertura do factual da área policial e da violência. O telejornal precisa investir mais em outras editorias e sair da estigma de ser a cópia do Jornal Nacional. Faltou mais ousadia para ir além - e cobrir menos a violência de São Paulo, afinal o noticiário é nacional.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

24 comentários

  1. Olá Wander, bom dia.

    Final de ano realmente temos os tradicionais programas da televisão brasileira como o especial do Roberto Carlos que é imperdível e as retrospectivas.
    Continuo achando que a Globo sempre está na frente pois tem as melhores oportunidades e chances de estar mais perto das notícias.
    O ponto negativo realmente fica para a Record que exagera na cobertura de fatos de pouca repercussão e geralmente envovendo baixarias.

    ResponderExcluir
  2. Wander,

    Muito bem dito. Retrospectiva deveria ser na primeira semana de ano que inicia. E o fato da catástrofe belo-horizontina poderia ser agregado às tempestades catarinenses e paulistanas, que também causaram muita dor e perdas irreparáveis.

    Em, quanto às retrospectivas, sinceramente, nenhuma me agradou em cheio. E já sobre os telejornais, destaque para a equipe de Boechat, que renovou o Jornal da Band - mesmo após perdas significativas como Carlos Nascimento, há algum tempo, e Mariana Ferrão - e para o sempre completo e analítico Jornal da Cultura, com Heródoto Barbeiro.

    Nascimento e sua equipe, no SBT,também tem seus méritos, devido a concorrência do horário nobre e pelo resgaste de um ideal jornalístico na emissora de Sílvio Santos, que parecia conhecer apenas os caminhos do entretenimento.

    Se puder, cite em um outro post o SBT Realidade.

    Abraços.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. muito bacana o seu blog! muita informaçao...noticias! parabens!!!!

    ResponderExcluir
  4. As retrospectivas do jornalismo Brasileiro deveriam ser mais "provocativas", penso que, como você falou, não fazemos muitas analises das situações, fora que, o público apenas recebe esse resumo e geralmente não faz a sua parte.

    Aqui na minha cidade a retrospectiva foi uma palhaçada, uma defesa ideológica que só vendo, e a ética ficou pra segundo plano...

    O telejornalismo Brasileiro foi uma coisa que não acompanhei esse ano, os estudos me impedem de estar em casa esse horário.

    Enfim, um bom Você para 2009, e muito sucesso!

    ResponderExcluir
  5. Oi Wander,

    Realmente a Retrospectiva deveria acontecer na prmeira semana de janeiro, pois uma boa ou péssima notícia acontece todos os dias em todas as esquinas. Acompanhei a da globo, eu gosto da redação deles.
    Já o Telejornalismo, o Jornal da Band surpreendeu muito e o jornal Nacional só marca pontos porque os âncoras são muito carismáticos, o que poderia acontecer nas outras emissoras. Com certeza, ficariam na frente. O Jornal da Record, não gosto.

    Um grande abraço pra vc! Um Feliz 2009, e que venha repleto de notícias.

    ResponderExcluir
  6. Olá Wander,

    Primeiramente, ficou muito bom a sua retrospectiva.
    O jornal da Band realmente impressionou pela qualidade.E o sbt Brasil também é um ótimo telejornal.
    O jornal nacional e o jornal da record são lamentáveis...

    ResponderExcluir
  7. Prabéns pelo post! Tem muito telejornal que sonha em ser o JN!

    Passa no meu blog que tem um Meme pra vc!

    http://jkdesaltoalto.blogspot.com/
    Publicidade de Salto Alto

    ResponderExcluir
  8. Concordo com sua análise, Wander. O Jornal Nacional melhorou, mas é muito, muuuito superficial. Esse "padrão" poderia mudar e certamente seria bem aceito. Já o melhor realmente é o Jornal da Band.

    E sobre as retrospectivas, confesso que não assisti. A Globo adotou essa fórmula que mistura tudo e isso me chateia. Sinto falta da cronologia dos fatos e por não ter isso é que não vejo mais.

    Grande abraço!!

    ResponderExcluir
  9. Oi Wander!

    Ideia (sem acento) mais que aprovada!

    Amei a iniciativa.

    Novamente Parabéns!

    Bjs e tudo de bom!


    http://jkdesaltoalto.blogspot.com/
    Publicidade de Salto Alto

    ResponderExcluir
  10. Ahh

    Uma pergunta...

    Tu sabea se existe alguma regra pra criar os selos e memes?

    Eu queria criar um selo tb, mas acho q naum posso por que meu blog é muito novo.

    Tu sabe alguma coisa sobre isso?

    Valeu pelo apoio!

    bjus e tudo de bom!

    ResponderExcluir
  11. Ola Wander. Se prepare pq o comentário é longo...rs

    Bacana essa analise do ano de 2008 no campo jornalistico.

    Eu particulamente nunca gostei desas retrospectivas da tv. Geralmente se resaltam as noticias mais tragicas, ja passadas a exaustão e que muitas vezes ninguém mais aguenta ver, como o caso Isabella. Mas é claro, é uma opinião minha. Concordo que melhor seria se for feita em ordem cronologica, mais organizado.

    Quanto a jornais, concordo com vc que SBT melhorou MUITO na qualidade. A Rede Tv! tem aquele Leitura Dinamica que acho tb excelente.

    O Jornal Nacional passa na hora que eu trab então nao posso comentar, então, elejo o SPTV (jornal regional de SP) pelo seu trabalho de prestação de serviço a comunidade.

    Da Band nao cheguei a ver.

    Agora, da Record, sinceramente, achei o PIOR do ano. Foram coberturas policiais e casos que alem de serem exibidos e discutidos a exaustão, mostraram que a Record copia tanto o modelo da Globo, que copia até os seus defeitos.

    Um grande abraço Wander, e mais uma vez sucesso.

    ResponderExcluir
  12. Olá Wander, vendo seu perfil fiquei feliz em saber que é meu conterranio de BH, já me tornei seu seguidor, vou segui-lo no diHITT.
    Abraços

    ResponderExcluir
  13. Oi Wander!!!
    Eu gosto muito de assistir a retrospectiva da Rede Globo, embora eu também não concorde com a data em que a mesma é exibida. Mas é muito bom relembrar fatos muitas vezes passados despercebidos por nós, ou tão facilmente esquecidos.

    Quanto aos jornais, eu gosto do Jornal Nacional, pois na verdade só assisto mesmo para me informar basicamente. Embora, eu já tenha assistido o Jornal da Band e gostado muito.


    Abraço pra vc!

    ResponderExcluir
  14. Eu adoro retrospectiva e concordo com vc que deveria ser feita no início do ano. Quantas coisas aconteceram depois que a retrospectiva da rede globo foi ao ar. Essa agonia de acabar logo tudo, de mostrar as reportagens marcantes, mas pecam e muito, pois muitas coisas acabam passando desapercebida.

    .....

    Realmente o SBT Brasil e o Jornal da Record na minha opnião foi grandes destaques.

    Beijos, Wander

    ResponderExcluir
  15. Wander, valeu pela sua retrospectiva! Bem apurada e bem escrita, como de costume.

    Não encontrei no seu blog o presente que vc falou que deu ao Cri-crítico! :O

    Por outro lado, acabei de lhe agraciar com mais um selo. Passe no meu blog para retirá-lo e...

    É claro, comentar! Abç

    ResponderExcluir
  16. "cobrir menos a violência de São Paulo, afinal o noticiário é nacional." Exatamente, essa é a crítica que mais faço à imprensa em modo geral. Nos telejornais ditos nacionais, o principal foco está no eixo Rio-São Paulo-Brasília. São as cidades mais importantes? São, mas existe mais Brasil fora desse eixo!
    Agora, sobre os jornais, realmente, o da Band e do SBT estão muito bons. Isso demonstra o crescimento das emissoras, trazendo assim mais qualidade e, consequentemente, mais concorrência. E quem ganha com isso é o telespectador.

    ResponderExcluir
  17. Enquanto o William Bonner e a Fátima Bernardes não forem pra Record, ela vai ser segunda sempre não tem jeito haha

    ResponderExcluir
  18. Muito boa a retrospetiva, gostei.

    abraços

    ResponderExcluir
  19. Olá, amigo!
    Eu acho que existem muitos pontos que deveriam ser repensados e outros que poderiam abusar mais da criatividade, nos telejornais.

    O Jornal Nacional, por exemplo, ficou para trás - na minha opinião. Não gosto da postura do casal de "apresentadores mor". Eles tentam demonstrar que estão muito à vontade, mas para mim não estão. Não sei por que, mas sempre que ligo a TV na hora desse jornal, sinto um clima tenso. Enfim... deixa pra lá!

    Bem que podiam bater todos os telejornais em um liquidificador para ver se dava um copo! rs...

    Abraços!

    ResponderExcluir
  20. nossa. Essa sua retrospectiva ficou muito boa Wander!

    parabens!


    Lucas de Oliveira
    Jornal do Blog
    O Renegado


    Dá uma olhadinha no teu e-mail, mandei alguma coisa pra vc!

    abçs

    ResponderExcluir
  21. Olá Wander, bom dia.
    Eu também gosto do jornal da Band. Gosto muito da análise critíca do Boris Casoy.
    O Fernando Mitre está fazendo um ótimo trabalho na Band.

    O jornal da Record, deixa a desejar na minha opinião. É muito sensacionalista, perde o foco da noticia para angariar um pontinho a mais no Ibope, pois gente que gosta de programa sensacionalista não falta.


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  22. Concordo com você e, realmente, não vejo muito sentido em retrospectiva no última semana. Até por que é verdade: coisas acontecem até o último minuto. O ideal seria na primeirasemana.
    Bom, eu só vi mais ou menos a da Globo porque há anos eu já enjoei desse tipo de programa. Aliás, final de ano é um terrorismo só: retrospectiva, show do Roberto Carlos, Xuxa fazendo pose de adolescente aos quase 50, e o infame show da virada... ou seja, diversas razões para passar o ano lendo ou assistindo TV por assinatura..rs
    Ah... e retrospectiva lida, só a do seu blogue sobre os telejornais.

    Abração, meu amigo.

    Marcelo

    ResponderExcluir
  23. É uma denúncia importante e que mostra a fragilidade do atual modelo político. De essencial para a democracia participativa, os cargos de prefeito e vereador vem se tornando capangas de um sistema onde o que importa é a notoriedade da obra e não o benefício que ela pode trazer à sociedade.

    Cabe ao povo de Ipatinga vigiar e cobrar de seus representantes na câmara o poder de auditar que cabe aos vereadores. Uma situação como esta só mostra quantas espinhas ainda têm a nossa democracia.

    ResponderExcluir
  24. Adorei a tua retrospectiva, amigão! Realmente, o programa da Globo ficou desconexo, já o da Rede TV não assisti, infelizmente.
    Os telejornais estão deixando muito a desejar, todos, no meu parecer, com alguma tentativa de algo melhor, como o do Boris Casoy. A Globo, sempre muito pasteurizada, gosto mais ou menos do Jornal da Globo apenas.
    Fiz uma menção a vc no post do Babel, viu?
    Beijocas!

    ResponderExcluir