#Videocast: Temporal castiga cidades de Minas Gerais
dezembro 19, 2008
A natureza voltou a mostrar a sua força em toda Minas Gerais. Desde o início desse mês, há praticamente duas semanas, os mineiros estão sofrendo as consequências das fortes chuvas. Até o momento, Minas Gerais registra 12 mortos e mais de 28 mil desabrigados e desalojados, além de 288 pessoas feridas e um total de 151.920 afetadas pelas chuvas em toda região.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, subiu para 41 o total de municípios mineiros em situação de emergência. O número de casas danificadas passa de 13 mil e outras 133 foram completamente destruídas pelas enchentes e pelos deslizamentos de terra.
De acordo com o último boletim divulgado pela Defesa Civil, subiu para 41 o total de municípios mineiros em situação de emergência. O número de casas danificadas passa de 13 mil e outras 133 foram completamente destruídas pelas enchentes e pelos deslizamentos de terra.
E para este fim de semana, a previsão do tempo é de mais chuva. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), há possibilidade de precipitações moderadas e fortes no Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro, Sul e Zona da Mata. Já na Região Metropolitana de Belo Horizonte, a tendência é que o tempo melhore de forma gradativa - mas ainda será possível ter a ocorrência de tempestades no final da tarde.
O Café com Notícias preparou um videocast sobre os últimos acontecimentos das chuvas que assolam Minas Gerais. Assista:
Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.
Jornalista
32 comentários
É... nunca vi tanto Divinópolis na TV igual to vendo essa semana. Tá feia a coisa aí em Minas.
ResponderExcluirRealmente, depois de ver seu videocast que parei pra pensar, a imprensa não tá tão sensacionalista assim com o caso das enchentes, pelo menos aqui fora de Minas.
Espero que as coisas melhorem aí no lugar que mais amo no mundo!
Muito informativo, parabéns!
ResponderExcluirRealmente devemos torcer para que não chegue ao ponto que chegou Santa Catarina.
Paz!
Wander, realmente é muito triste o que anda acontecendo em Minas, assim como em Santa Catarina. Mas o comentário não poderia terminar sem antes dar-lhe os parabéns pelo blog, pela forma como o conduz (já vim aqui outras vezes) e tudo mais!
ResponderExcluirParabéns!!!
a natureza conhece a lei da ação e reação
ResponderExcluirEsses desastres continuarão acontecendo, isso tudo consequência de nosso desrespeito com a ecologia.
ResponderExcluirO mundo tá acabando, mas teu blog tá abalando
ResponderExcluir:x
;)
poxa, Brasil tá alagando :/
ResponderExcluiracho que vou compar uma canoa e deixa aqui no meu quarto :D
Olá Wander..
ResponderExcluirRealmente essas chuvas estão terríveis...como comentei a pouco tempo num outro blog sobre esse assunto...a falta de planejamento de crescimento das cidades provoca essas situações desastrosas...
Abs
Mais uma vez a natureza mostra sua força. Nâo sou religioso, nem acredito no sobrenatural, mas o homem tem provado do gosto da fúria da natureza nos últimos anos.
ResponderExcluirNo entanto acredito que uma má organização do estado seja responsável pelo número de vítimas, não sei quanto ao estado de Minas, mas em muitos estados o governo é o grande vilão.
Fica aqui meu extremo pesar pelas vítimas, e esperança em tempos melhores.
Abraço
Tiago Cervo
http://ccdodia.blogspot.com/
Depois de Sta catarina agora a chuva castiga Minas ???
ResponderExcluirTo fora do Brasil e não estava sabendo da chuva forte, sinal que a midia não tem falado muito sobre o episódio.
O videocast ficou muito bom...ta de parabéns.
Aaahhh sim...o selo é merecidamente seu q sempre visita o 30 e poucos anos.
Abçs
Essa história de chuva é uma catástrofe reincidente. Quando eu morei em Cataguases (3 anos), na Zona da Mata, eu vi algumas enchentes sempre nos mesmos lugares, sempre atingindo as mesmas casas. Em JF ainda fizeram umas obras no Paraibuna que reduziram bem os problemas. Mas outro dia, ligo a TV e vejo Cataguases no noticiário de novo.. enchente.
ResponderExcluirIsso é uma coisa estranha: se a água invade uma vez um lugar, foi falta de sorte mesmo, mas se invade todo ano (desde 1994, que me lembro quando trabalhei lá) os mesmos lugares, há algo muito errado.
O problema por aqui é esse. Quando a água desce, todos esquecem os problemas causados quando ela subiu.
Abs
Ah, Wander e antes que eu me esqueça. Um feliz Natal para você e todos de sua família. De coração..
Estamos com dez dias de chuva aqui em Petrópolis tb, mas a cidade (Graças a Deus) está aguentando firme.
ResponderExcluirTenho acompanhado as noticias de Minas e realmente a coisa anda feia. Uma pena. Um fim de ano triste para boa parte do país.
São Pedro está pegando pesado!
Abços
Que situação triste, né Wander.
ResponderExcluirPrimeiro foi Santa Catarina, agora Minhas, daqui a pouco certamente a tragédia se repetirá em São Paulo e Rio e Espirito Santo. É complicado.
São fenômenos climáticos? São. Evitáveis? Não sei, mas que poderiam ser atenuados com obras que ficaram na gaveta, isso eu tenho certeza.
Estudos revelaram que se projetos engavetados pelo governo catarinense há anos tivessem sido colocados em prática, os estragos cairiam pela metade.
Agora é esperar os próximos capítulos tristes de uma história que se repete ano a ano.
Abração e parabéns pelo videopost.
Essa chuva não está mole não, está parecendo o dilúvio bíblico rrsrsrsrrsrrsrs.
ResponderExcluiré lamentavel o que esteja acontecendo em Minas Gerais. espero que não tenha mais mortos. pelo que vejo na tv tem muita gente desabrigada, escolas servindo de abrigo. tomara q a chuva dê tregua ne? abraço.
ResponderExcluirmuito triste. Nem baixou a poeira do que aconteceu em Santa Catarina ainda.
ResponderExcluirAqui na italia, tambem rolou muita chuva....
ResponderExcluirAbraçs e Boas Festas....
Gioconda
Roma
Depois de Santa Catarina sofrer, chegou a vez de algumas cidades de MG. É muito triste esses acontecimentos, por que na maioria dos casos, quem acaba perdendo tudo, são os mais necessitados.
ResponderExcluirAqui no Rio de Janeiro, também choveu forte em algumas cidades do norte do estado. Parece que ninguém morreu, mas muita gente ficou sem casa.
Tchau.
Wander, tenho q adimitir, as notícias que vc passa através de seus vídeos não vemos em qualquer televisão.
ResponderExcluirVocê dá a notícia e ainda comenta.
Muito bom!
abçs, ótimo domingo
Lucas de Oliveira
Jornal do Blog
O Renegado
Wander,
ResponderExcluirAs chuvas que deixaram minas debaixo d´água também deixaram um recado aos nossos governantes: muitas cidades precisam de planejamento urbano para enfrentarem essa situação. Os depoimentos que ouço nas entrevistas durante a cobertura diária das emissoras de TV é sempre a mesma história "pela segunda vez perco meus imóveis".. Está na hora de um basta a esse sofrimento. Tomara que a população lembre desse episódio nas pesquisas de opinião sobre o nosso governador. Precisamos de mais do que medidas emergenciais. Essa é a minha indignação. Abraço!
É, a amiga paulista ficou com o coração na mão esses dias, preocupada com vcs, viu? Tem chovido bastante por aqui tb, vamos torcer para a natureza se acalmar, né?
ResponderExcluirAmigão, o videocast ficou muuuuito bom, profissa 100%, melhor que de muitos grandes veículos, pode ter certeza! Melhoraram sensivelmente a qualidade e a tua desenvoltura. Vc já não está mais aprendendo, já domina o meio, agora é só continuar produzindo outros para nos maravilhar, viu? (Vc sabe que eu particularmente sou fã!)
Beijoconas!
Excelente o seu trabalho, Wander! Profissional ao extremo e revelador da dura realidade proporcionada pelas chuvas.
ResponderExcluirSobretudo, foi bastante interessante a análise que fez da cobertura jornalística e, principalmente, da idéia de jornalismo colaborativo.
Vamos torcer para que o panorama não fique ainda pior nos próximos dias.
Abraço!
Tenho somente uma coisa a comentar sobre este post: a cada dia que passa fico mais assustada com os "fenômenos" naturais que estão acontecendo por toda a parte. Lembra daquela tempestade de granizo? Pois é... fico pensando em como será o nosso futuro... não estou sendo pessimista; apenas sinto esse receio.
ResponderExcluirAbraços!
De fato é algo lamentável e de certa forma incontornável, mas em muitos casos são situações que poderiam ser antecipadas.
ResponderExcluirAqui em Uberlândia já houveram alguns "dilúvios", então eu posso falar melhor deste caso específico.
Ora, boa parte das imundações que ocorreram aqui, foi ( além da incopetência do poder público) por causa de lixo jogado no chão, pois estes entupiram boeiros e ajudaram a acumular água em locais que já tinham predisposição para que isso ocorresse.
Enfim, a ação do cidadão é muito clara nesse sentido, primeiro devemos cobrar mais efetivamente providências aos governos, e em segundo lugar, tomar precauções particulares para que isso não ocorra.
Quero ver quando chegarmos na época de chuvas, pois o que tudo indica é que esse quadro irá piorar, infelizmente.
ResponderExcluirForte Abraço, Wander, e parabéns pelo Videocast!
foi terrivel =/
ResponderExcluirToamara q tenham todos um bom natal
Tenho feito uma pergunta:
ResponderExcluirEstaria chovendo mais que anos anteriores ou as cidades estão de descuidando de saneamento e sendo mais vulneráveis às tempestades?
Eu acho que a segunda parte da pergunta pesa mais que a primeira.
A situação ta feia em minas...
ResponderExcluirProvavelmente esse problema deve estar acontecendo por culpa do cidadão irresponsável, que joga papel no chão e entope os boeiros.
nem fiquei sabendo disso :O
ResponderExcluirsó soube de santa catarina mesmo,
parece que o mundo decidiu se vingar da gente, e nós que ficamos quietinhos no nosso cantinho (brasil), hehe :)
Ops.. videocast, videocast, rs!
ResponderExcluirWander, é mesmo lamentável essa chuvarada toda. Fiquei perplexo quando vi o córrego do Onça pela TV. Parecia uma cachoeira a engolir as casas.
O que me impressionou também foram os volumes de alguns rios da Zona da Mata. É muita água!
Ontem parecia que o céu estava caindo e hoje pudemos ver os estragos da chuvarada.. é muito triste. O pior é que todo início de ano é essa "campanha" aqui em Minas, né?!
Abraço!
Fala Wander!!
ResponderExcluirCara, a natureza cobra seu preço mais cedo ou mais trade. O que nossos avôs e nossos pais fizeram pra ela, será cobrada de nós e de nossos filhos e assim por diante. Esse caos climatico que inunda SC e MG e que traz seca para o Nordeste e estigens Aqui no RS, são profundas , mas que ainda pode se dizer minimas, do que ainda esta por vir. A mâe natureza esta nefurecida e se não tomarmos conciecia hambiental, tudo esta perdido.
Otimo ano...Abraços
Obrigado pela visita, Street Fighter parece que será mesmo um bom filme.
ResponderExcluirQuanto ao seu post, também sou de Minas, e estive pouco presente dessas notícias que ocorreram ano passado e que previsto ainda este ano assusta alguns mineiros.
Aqui na Zona da Mata, pelo que vi, ocorreram mais foi grandes poças d'água pela cidade atrapalhando o trânsito e algumas partes com deslizamentos de terra. Felizmente não fiquei sabendo de nenhum grave acidente. Mesmo assim é bom estar de olho.
Agradeço pela notícia, essa sim pôde me deixar completamente dentro do assunto.