II Congresso PQN de Comunicação enaltece o empreendedorismo - Parte I

dezembro 08, 2008


Um encontro no qual os profissionais de comunicação puderam trocar idéias entre si sobre o mercado de trabalho e ver alternativas inteligentes de fazer crescer a sua própria história profissional, sem estar atrelado a um grande veículo ou a uma redação.

Nesse último fim de semana, mais precisamente nos dias 05 e 06 dezembro, aconteceu o II Congresso de Comunicação, promovido pela Revista PQN, no qual o público acompanhou várias dicas, casos e possibilidades de ser empreendedor por meio da comunicação.

Bom, falar só do Congresso, impossível. São tantas emoções que dariam para escrever um mês de posts para o Café com Notícias. Então, resolvi dividir todas essas "emoções" em várias partes, pois sei que sou muito empolgado com a escrita...rs...pois, não queria fazer escrever um post quilométrico. 

Antes de mais nada, quero agradecer a forma tão generosa de que o Robson Abreu, idealizador da Revista PQN, convidou tanto eu quanto a jornalista Letícia Castro para realizarmos a palestra sobre blogs e redes sociais

Ao, Robson, muito obrigado! Graças ao Congresso, além da possibilidade de trocar conhecimento e contatos com outros companheiros de profissão, pude conhecer pessoalmente a jornalista Letícia Castro, que veio de São Paulo especialmente para o evento. 

Querido leitor do Café com Notícias: vá na cozinha, pegue um café porque a partir de agora começa a saga dessa gostosa aventura que mistura amizade, profissionalismo, carinho e muito respeito. Aperte o cintos, pois a história começa agora!!!


O encontro


Há mais ou menos uns 8 meses atrás, esse jornalista blogueiro encontrou o blog da Letícia nas comunidades voltadas para blog no Orkut. Desde início, a proposta do blog dela me cativou. 

Postar notícias em cinco idiomas (português, espanhol, italiano, francês e inglês) era algo tão inusitado e empreendedor que logo me chamou a atenção. Por ficar entusiasmado demais, não fiz só o comentário, mas sim uma análise, bem estilo ombudsmam para ela, via comentário.

A minha análise-comentário não foi em nenhum momento para agredi-la. Mas sim, porque gostei tanto da proposta e ousei sugerir algumas coisas, tendo como base os conceitos jornalísticos que acredito. 

De início, ela ficou brava. Até entendo: alguém que ela não conhecia se sentiu no direito de criticar o trabalho dela. Bom, confesso que sou palpiteiro. Mas não faço isso com todos. Só com pessoas que sei - de uma forma muito intuitiva, que poderei trocar figurinhas. E por acreditar na minha intuição, achei Letícia.

Logo, logo, Letícia me respondeu. Vi que tinha passado dos limites, pois o que na minha cabeça era para ajudar, soou como insulto. Foi daí que resolvi pedir desculpas e começar do zero. 

Como também era novato na blogosfera e estava aprendendo muita coisa, quis propor um trégua. Por isso que falo e volto a repetir que o comentário é o cartão de visita do blogueiro. Um comentário automático ou vazio (exemplo: legal seu blog, visite o meu http://...) pode detonar o seu projeto entre os blogueiros ou até mesmo não gerar uma amizade/parceria. 

E ela me desculpou. Trocamos e-mails. Um começou a frequentar mais o blog do outro de forma mais amistosa. Trocamos dicas, descobrimos amigos blogueiros em comum e logo iniciamos parcerias profissionais.

Uma amizade que está rendendo inúmeros outros projetos de trabalho que em breve serão apresentados para o leitor de ambos os blogs. E para coroar essa amizade, no mês de novembro, o jornalista Robson Abreu, idealizador da Revista PQN, me convidou para participar do II Congresso de Comunicação, promovido pela publicação, como palestrante sobre blogs, na parte sobre rede social.

Logo me veio na cabeça, de forma imediata, também convidar a minha amiga para falar também no Congresso. Feito o convite, exatamente no dia 05/12, numa sexta-feira de manhã, por volta das 09h, no aeroporto de Confins, em Belo Horizonte, fui encontrá-la pessoalmente, pela primeira vez.





No próximo post, você acompanha a segunda parte dessa história. Fique ligado!






Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e assista os vídeos do canal no YouTube.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

23 comentários

  1. Eita, que maravilha!! Esses encontro bloguisticos são maravilhosos, e ainda mais quando a pessoa é especial e torna-se mais que textos e comentários... A amizade na blogosfesra é mais que especial, e parabéns a vcs dois por se conhecerem pessoalmente!!!
    E quanto ao comentário, Vander, ele rendeu uma longa amizade, hein?!! Ainda bem que vc recomeçou!!!!!
    Beijos!!
    Boa semana!!!

    ResponderExcluir
  2. Independente de ser por blog, por orkut, por msn ou qualquer outra rede, poder trazer para o "real" aquelas pessoas que você conversa e troca idéias há tanto tempo é delicioso.
    A internet aproxima as pessoas com pensamentos semelhantes, com vontades semelhantes, para que se complementem. E acredito que essa é a maior utilidade da internet e tudo o que circula nela, mesmo com milhões de usuários fazendo mal uso dela.

    ResponderExcluir
  3. vida longa ao café com noticias ...vou curtir o espaço de divulgaçao. abraços wander

    ResponderExcluir
  4. q legal cara...

    ficando importante, dando palestra!!

    HAUshuAShuas

    abraço

    ResponderExcluir
  5. Eu fiquei sabendo desse congresso se tivesse sido aqui em Fortaleza eu teria ido. Pois bem, nã foi esta vez.
    Mas ainda assim parece que foi mesmo intressante.
    Ath logo.

    ResponderExcluir
  6. Fala, man!
    Obrigado pelo post no Cinema Ignorante.

    Sei que o filme não merecia ir para o Oscar. Mas já que foi indicado, só nos resta torcer. Também sou apaixonado por Cinema Nacional que é totalmente desvalorizado.

    E outra coisa, eu tenho que falar que eu sou fã do teu blog, sempre venho aqui mas nunca comento! HIHSEIAHI, mas é muito bom, PARABENS!

    http://cinemaignorante.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Eu apóio a criação de redes sociais pela internet...

    A gente conhece muita gente legal, e faz amizades interessantes....

    É mais fácil conhecer alguém pelo que ela fala na internet, eu acho.

    http://greenbedroom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Nossa, que legal você das palestras sobre o mundo dos Blogs!
    Realmente muito interessante poder expressar suas idéias ao vivo!

    bjs

    www.therockersong.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. A internet tem várias utilidades, desde conversar, encontrar amigos, fazer amigos, pesquisas até as maiores futilidades do mundo.
    Os blogs são mais uma serventia da blogosfera, encontramos pessoas extremamente talentosas por aí, que fazem um ótimo trabalho e muitas vezes não conseguem arranjar um emprego.
    Da mesma forma que você, também já fiz algumas amizades pela internet, espero fazer mais, pois assim a gente conheçe pessoas de várias partes do país, que nunca teríamos a chance de conhecer.
    Agora, quero saber como foi o tal encontro com a Letícia.
    rsrsrs

    ResponderExcluir
  10. Pronto, demorou, mas cheguei, days after sabe como são, tudo pra pôr no lugar e arrumar.
    Amei a foto!!!! Apesar da minha cara de sono horrível, o momento mereceu ficar registrado pra sempre, que lindo, compadre!
    Pois é, foram momentos inesquecíveis, ainda estou com aquela sensação de magia, êxtase, como vc mesmo disse. Foi uma das raríssimas vezes na minha vida em que conheci alguém da internet e a expectativa foi superada de maneira positiva.
    Agora não tem mais jeito mesmo, né? Só falta vc vir pôr os pés na louca Paulicéia e me dar a chance de retribuir mal e porcamente, pois já sei que não vou conseguir superar, a hospitalidade.
    Tô com muita saudade, compadre! E agora, como é que e gente faz? rs
    Beijos carinhosíssimos e vamos continuar grudados.
    Amei o post! hehehehe : P
    Se cuida, amore.

    ResponderExcluir
  11. Que coisa mais bacana a história de vocês, Wander. Antes eu não via a blogosfera com o olhar de hoje, onde acredito que é possível sim construir amizades virtuais, mesmo sendo, muitas vezes, à distância. Ando tendo umas experiências muito boas por aí. E fico imaginando você, que além de conquistar novas amizades, ainda consegue acrescentar algo positivo em sua trajetória profissional.

    Espetacular!

    Aproveitem ao máximo essa parceria... e boa sorte sempre!

    ResponderExcluir
  12. Olá Wander!
    Muito legal esse contato seu e da Letícia, dividir com os seus leitores um contato que era apenas virtual e passou para a realidade.
    Quem nunca viveu algo assim?

    Boa semana!

    Beijos

    http://pequen4prendiz.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Parabéns pelo maravilhos encontro cultural e pelo interessante trabalhado, precisamos de mais gente assim!!
    Até!!

    ResponderExcluir
  14. fala, xará...

    A sua história me interessou.
    Estou esperando mais posts de você - e da Letícia, cujo Babel Ponto Com eu também venho acompanhado há um certo tempo. Estou curioso pra saber o que vocês têm pra me [e nos] dizer sobre as Redes Sociais.

    O jornalismo de internet nunca foi, na verdade, o meu campo primordial de interesse - tanto é que o meu Café nem é jornalístico [embora alguns críticos desiformados pensaram que fosse] e nem eu sou jornalista ainda ["só" um universitário].
    Enfim, o que me atrai [seduz, na verdade] é jornalismo impresso - seja jornais diários, seja as revistas. Mas eu não posso negar que a internet tem características atraentes - como este feedbak direto com o leitor. Estou interessado em ler o que vocês - você e a Letícia - têm a escrever e/ou ensinar. :D

    -----------

    Achei ótima a sua história com a Letícia.

    -----------
    "Querido leitor do Café com Notícias: vá na cozinha, pegue um Café". Ótimo! huahuahuaa
    Eu sempre tenho uma caneca de café comigo quando to aqui na internet... seja no seu Café, seja no meu Café, seja noutro lugar... uhahuahua Mesmo com os 40ºC de Campo Grande. Agora foi um capuccino tenso! huahuaahuahu

    Enfim, estou esperando os próximos posts...

    Abraço.

    PS.: "comentário é o cartão de visita do blogueiro. Um comentário automático ou vazio (exemplo: legal seu blog, visite o meu http://..." Eu detesto quando isso acontece.

    ResponderExcluir
  15. Que maravilha vcs terem se conhecido ... e que venham projetos interessantes pois se está juntando o seu brilhantismo com o dela só pode vir coisa boa.

    Fico no aguardo pelo relato da sua palestra.

    Abçs

    ResponderExcluir
  16. Um dia ainda estarei em um Congresso desses ;)
    Que fofo o encontro :D
    Pena que não deu pra pegar o café...Com um calor desses as noticias são acompanhadas de Coca-Cola mesmo.
    Abraços

    ResponderExcluir
  17. Oiiie!
    Só vim aqui pra te dizer uma Boa Noite (eu ia dizer Boa tarde mas depois eu vi que era 7 horas rss)

    bjs

    ResponderExcluir
  18. Engraçado como esse trem de internet pode render boas parcerias e uma amizade tão bonita quanto a de vcs. Vou voltar aqui para ler a continuação dessa história.

    ResponderExcluir
  19. Concordo contigo..
    O comentário é o cartão de visitas. Se não tiver nada para dizer, entre e acompanhe o conteúdo. assim o blog já estará cumprindo um ótimo papel.

    Saludos!

    http://gambetas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  20. Grande Wander!!
    Bom depois de perder o campeonato brasileiro o minimo que se podia esperar é que eu sumisse por uma semana e meia,,antes de voltar revoltado com tudo e com todos hehehe...quando conheci o babel,achei estranho e não entendi a ideia de postar em 5 linguas diferentes..na bem da real, continuo sem entender, mesmo com a explicação da leticia para mim, eu nao entendo...acho os posts muito bons..mas confesso que é dispensavel escrever em 5 linguas, enfim...aqui é o café...bom..dito isso...parabenizo vcs dois pela participação no congresso, tenho certeza que se sairam muito bem, e como hj em dia a blogosfera, não está aí apenas para reunir amigos ou falr o que aconteceu no dia-dia de cada um, ela já tem um papel de importancia na comunicação, como divulgação de eventos, de campanhas e até mesmo de ideologias, e de manifestações,ta cheio de gente escrevendo e auxiliando a sociedade a enxergar coisas que a midia tradicional não o faz, ou por medo, ou por corporativismo, então não mais que necessario que em eventos de comunicação se deixe ter um espaço para a blogosfera, e pessoas que fazem blogs tão bem feitos como o seu, com respeito e inteligencia,e carcter, devam estar lá mostrando o lado mais livre da internet, os blogs, sim por que no blog, ninguem edita nada do que vc esta pensando ou fazendo...
    parabens cara, e desculpe a falta de tempo de vir aqui..abraços....

    ResponderExcluir
  21. Querido amigo avassalador ... Wander.
    Interessante proposta do blog. Sucesso!
    venha nos visitar
    htt://avassaladorasrio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  22. Wander,

    Acreditar que amizades podem ser construídas através da web soa como utopia.

    Crer que sua trajetória pode tomar outro rumo depois de um simples clique chegar parecer ilusão.

    Construir laços, tão fortes e firmes quanto raízes de uma árvore adulta e fecunda é prova de maturidade e de que, apesar de soar utópico, parecer ilusão, devemos acreditar sempre que tudo é possível quando se almeja mais, se que crescer, ajudar ao próximo e a si mesmo.

    Sua história com a Letícia está aí para provar a todos o quão importante é o bem-tratar e o clicar, comentar, trocar figurinhas, iniciar uma amizade distante e tão próxima, que àqueles de fora, aparenta ser construída e talhada desde a infância, tal a solidez e a veracidade desse sentimento.

    Abraços aos dois.
    ___________________________________
    http://www.semfronteiras.co.cc

    ResponderExcluir
  23. Bom dia!

    Andei um pouco 'sumida' de uns tempos para cá, mas cá estou!

    :D

    Bom, sobre esta postagem, eu gostei muito. Li cada paalavra com atenção e fiquei apreensiva ao ler sobre como surgiu a parceria de vcs. Este mundo virtual às vezes dá mesmo espaço para maus-entendidos, fico feliz em ver que tudo foi esclarecido e que vocês puderam finalmente, fazer uma parceria de carne e osso!

    No fim das contas, aquela situação ruim do início cabou se transformando em algo bom que gerou belos frutos!

    Daqui a pouco vou olhar a segunda parte...


    http://garotapendurada.blogspot.com/

    Kiso
    =*

    ResponderExcluir