Uni-BH usa vestibular para dar visibilidade à comunicação institucional

novembro 24, 2008



Um momento em que muitos estudantes colocam tudo o que estudaram em teste como requisito de avaliação para pleitear uma vaga em um curso de graduação. O Uni-BH realizou na manhã do último domingo (23/11), o Vestibular 1º Semestre/2009, para os mais de 30 cursos oferecidos pela instituição e espalhados pelos três campus da instituição, que ficam em regiões distintas de Belo Horizonte. Mas uma atitude da comunicação institucional chamou atenção: os acompanhantes dos vestibulandos foram convidados a ficar num espaço chamado de Sala Vip, onde puderam esperar os seus parentes ou amigos com total conforto e segurança. Foram oferecidos quatro compuatdores com acesso à internet, revistas, jornais, televisão, lanche e a possibilidade de ganhar uma massagem terapêutica gratuita dos alunos de Fisioterapia.


Foi neste espaço onde foi possível acompanhar de perto como a comunicação institucional de uma organização consegue dar visibilidade aos seus trabalhos e ações para um público que possivelmente será aluno da instituição. Professores e alguns alunos deram orientações sobre alguns cursos da casa para quem tivesse curiosidade de saber como funciona a vida acadêmica - no caso do campus Estoril, foram os cursos ligados à saúde. Os jornais institucionais da casa foram colocados ao lado de outras publicações dispostas na mesa. Os presentes também puderam assistir ao vídeo institucional do Uni-BH e, em seguida, acompanharam a programação da TV Uni-BH, uma emissora de TV Universitária, que completou dez anos em setembro e que foi pioneira no formato em Minas Gerais.


Como são muitas horas de espera, foi oferecido uma mesa de lanche para todos os acompanhantes e imprensa. Acompanhantes dos vestibulandos ganharam fotos personalizadas da instituição reveladas na hora para registrar o momento em forma de recordação. Além disso, as pessoas que estavam na Sala Vip foram convidados a conhecer as instalações do Uni-BH - na área da saúde, do campus Estoril. Quem conferiu a visita pode ver as instalações da Clínica-Escola que atende gratuitamente pessoas de baixa renda, nas áreas de fisioterapia e reabilitação. Em breve, o Uni-BH aumentará as ofertas de atendimento médico à comunidade com a implantação das clínicas médicas (da área de medicina, que vai desde a Obstetria, endocrinologia, dermatologia, neurologia, entre outras). O curso de comunicação social, que completou 35 anos, também foi lembrado na sala vip. A equipe da TV Uni-BH e da Fotografia, aproveitou para registrar cada lance do Vestibular. Com boletins do vestibular, a TV mostrou para os presentes a cobertura de vários campus. Alguns pais e acompanhantes foram entrevistados pelos repórteres da TV Uni-BH, que são todos estudantes de jornalismo.


Em um momento em que o Uni-BH abre as portas para a comunidade, são pequenos detalhes como esses que mostram a importâncida da comunicação institucional para dar visibilidade ao trabalho de vários setores da instituição. Quando você vai em algum lugar e é bem tratado, quer voltar. Além de ser uma ótima oportunidade para se fazer propaganda boca-boca. De acordo com a Coordenadora do Núcleo de Assessoria de Imprensa e Professora-Doutora do Curso de Comunicação Social-Jornalismo, Nair Prata, a idéia de se investir na criação da Sala Vip é um momento de estreitar os laços entre a intituição e a comunidade. "A criação deste espaço veio de encontro a uma demanda que já vinhámos observando de muitos pais e acompanhantes ficarem do lado de fora para esperar o vestibulando fazer a prova. Nós criamos um espaço para que o acompanhante possa ter conforto, bem-estar, além de conhecer melhor o trabalho da nossa instituição", diz.


Ao fim das provas do período da manhã do Vestibular 2009/1º semestre, os cupons preenchidos pelos candidatos em um gabarito rascunho foram recolhidos e reunidos para o sorteio de dez bolsas de estudo com valor equivalente às parcelas de semestralidade do curso escolhido pelo candidato, foram sorteadas. “Todo o semestre nos desenvolvemos uma promoção com o objetivo de promover o acesso da comunidade ao ensino superior”, afirma a responsável pela Coordenadoria de Projetos Educacionais (Cope), Viviane Borges de Barros Matos. Os contemplados não poderão acumular descontos, nem transferir o benefício ou converter o valor da bolsa dinheiro.


Os candidatos sorteados foram:

- Luís Gustavo de Barros
- Tales Massom Barbosa de Mendonça
- Bárbara Mirelle Baptista Andrade Pimenta
- Nathalia Esteves da Silva
- Donizete Oliveira Melo
- Vanessa Diniz de Abreu
- Elaira Drielle de Carvalho
- Elaine Coelho dos Santos
- Andressa Leonel Souza
- Felipe Augusto Azevedo Silva

:: Veja também





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

---------------------------------

PROMOÇÃO CULTURAL TOP COMENTARISTA

O Café com Notícias premiará, uma vez por mês, em forma de homenagem, o comentarista mais assíduo do blog e que faz do seu comentário um momento para uma troca de idéia inteligente e elegante. Participe! Seja um comentarista top, não só aqui no Café, mas em toda blogsfera. Clique aqui para saber os detalhes e o regulamento dessa promoção.

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Perceba aqui como a instituição quer estreitar as relações com o público.
    Muito interessante a iniciativa. E ponto para a comunicação social, que mais uma vez se destaca mostrando a importância de sua atuação.
    Valorização que deve sr seguida em outros momentos também.
    Valeu,
    All3X

    ResponderExcluir
  2. Querido Wander,
    Tenho visto muitas iniciativas similares em outras instituições, como na Faculdade Pitágoras que, através do curso de
    Fisioterapia, está oferecendo vagas, gratuitamente, para o atendimento nas especialidades de:
    Ortopedia, Neurologia,Pediatria, Cardiologia, Respiratória e
    Uro-Ginecologia, por exemplo. Já a PUC, faz um belo trabalho com sua equipe de professores e alunos de Fonoaudiologia, atendendo também inúmeras pessoas que não tem acesso a planos de saúde, entre outras.

    Ou seja, cada vez mais as iniciativas estão surgindo por aí, mas até então isso que a UNI está fazendo, eu nunca tinha visto. Ela fez a sua "propaganda" de forma muito inteligente e ainda por cima agregou "valor" ao seu público. Estratégia de marketing? Pode ser... mas com certeza quem ganhará com essa e outras investidas seremos nós... Prova de que o Brasil ainda tem jeito!!! Pelo menos eu acredito nisso...

    ResponderExcluir
  3. Wander tua percepção sobre as coisas sempre me impressiona. Num momento em que poderia se atentar a tantas divagações, tu consegue objetivar tua avaliação para o teu assunto principal!

    quanto ao trabalho de comunicação institucional deste universidade, tenho visto coisas muito semelhantes por aqui, e claro com outros olhos, os de quem quer trabalhar numa instituição universitária.

    Acompanhando as provas do ENADE tive a oportunidade de presenciar o trabalho de comunicação institucional que algumas universidades privadas fazem junto às famílias de seus estudantes e mais diretamente com os estudantes de outras universidades, no sentido mesmo de disputar prováveis alunos. Me pergunto o quanto isso não as aproxima de uma feira livre. Parece não ser o caso desta instituição que tu acompanhou. É a diferença entre um trabalho de comunicação institucional e a disputa pura e simples.

    abraço!

    ResponderExcluir
  4. Esse tipo de iniciativa mostra a linha inteligente da direção da faculdade e como esta antenada com tendências de marketing onde o que você vende deve estar próximo do seu consumidor, criar uma relação e com isso tornar o consumidor disposto a "pagar mais" pelo produto ou serviço e o principal, fazer a melhor propaganda que existe: o boca a boca.
    Tanto o pessoal que vai estudar como seus parente e/ou amigos que viram essa recepção sentem-se confortaveis com relação aluno/instituição, criando laços de confiança.
    É o tipo de conduta que muitas empresas ainda se negam a ver e encaram como despesas estratégias que já deveriam estar incorporadas.

    ResponderExcluir