#CaféEntrevista: Gabi Bianco afirma que as agências de Social Media estão de olho blogosfera

novembro 19, 2008


Ilustração: Daniel Paiva





Quantos sites de rede social você frequenta? Ou melhor, em quantos destes você se cadastrou para fazer amizades, buscar parceiros profissionais, encontrar velhos amigos ou divulgar o seu blog? Foram essas perguntas que me fiz depois desta entrevista especial aqui no Café com Notícias. De acordo com o site MeAdiciona existem mais de 30 tipos diferentes de redes sociais, umas em português, outras só em inglês.

Mas, nem por isso, a barrreira do idioma inibe os usuários de frequentar este tipo de serviço. Imagina ter que decorar tanta senha assim? Haja memória e tempo para estar onipresente em todas elas. Alguns internautas já creditam a importância de ter vida social na internet ser tão positivo quanto ter vida social fora do computador - tanto para o lado pessoal ou profissional, mas tudo com moderação.

Já havia lido algo sobre essa polêmica dos publieditoriais ou ações promocionais voltadas para os bloggers. Há blogueiros que abominam, outros são entusiastas. Pesquisando na internet, vi que isso está crescendo no Brasil, as Agências de Social Media (ou Mídia Social) especializadas em mensurar, de forma positiva, o burburinho que os internautas são capazes de fazer com uma marca, evento ou empresa nas redes sociais, como Orkut, MSN Messenger, YouTube, Twitter, BlogBlogs, Last FM, DiHiTT, Multiply, Fotolog, MySpace, WordPress, Blogger, Linked, Flickr, Facebook, entre outras. Foi numa dessas discussões da BlogLista que encontrei uma representante interessante desse novo mercado em expansão.

Blogueira de carteirinha. Essa é uma das definições, em forma de elogio, que melhor define a Gerente de Social Media da Agência Dudinka, Gabriela Bianco, de 31 anos, conhecida também pelo apelido carinhoso de Gabi. Formada em Hotelaria, ela trabalhou 7 anos no Grupo Pão de Açucar, na área Comercial e Operações, e está na Dudinka desde Maio.

A experiência com blogs mudou totalmente a sua vida, e até mesmo a profissão. "Os blogs hoje são um espaço vasto na internet. O mais interessante é que um passatempo pode se tornar uma profissão. É possível ver muitos exemplos de blogueiros que conseguem se dar bem atingindo um nicho que estava em busca de conteúdo interessante, por exemplo", conta.

A história de Gabi com a internet é um dos tantos exemplos de pessoas que acreditam no potencial desse meio de comunicação alternativo e investe o seu potencial, por mais que o blog seja um espaço de válvula de escape ou passa-tempo. 


O mundo está de olho na internet, ou melhor no mundo criado pelos blogs e seus potenciais leitores. Inclusive, já existem agências especializadas em melhorar (ou manter a imagem positiva) de empresas no mundo virtual usando a plataforma, geralmente gratuita, das redes social, no qual os blogs são carro-chefe na propagação de informação por meio de formadores de opinião.

Natural de São Paulo, Gabi está namorando (e tentando convercer o namorado, com quem mora junto, a casar com ela!). Ela já possui quatro filhos, ou melhor quatro lindos gatinhos de estimação e escreve nos blogs Casa da Gabi e Cozinha da Gabi. Nas
próximas linhas, você irá conferir a conversa que tive com a Gabi, por e-mail e MSN. Vá a cozinha, pegue um café e acompanhe o nosso bate-papo.

:: Entrevista



1) Os blogs possuem 11 anos de existência. De lá para cá muita coisa mudou. Como você entrou na blogsfera e o que lhe motivou a investir em blogs?
Comecei meu blog no weblogger.com.br, em 2001. Depois, em 2003, mudei pro Tabulas.com e só em 2008 virei .com. O blog era uma extensão do meu diário escrito, só que com leitores. Tenho o hábito de fazer diários desde menina. Abandonar o papel e usar a web para escrever foi um passo natural. Não chamaria de investimento o que fiz; até hoje sempre foi meio válvula de escape. De um ano pra cá foi que achei que meu blog era mais do que um mero local de desabafo. Havia se tornado uma influencia na vida de algumas pessoas - e até na minha. Amo os meus blogs!

2) Na sua opinião, qual a plataforma de blogs que você aconselha para um blogueiro que deseja fazer um blog profissional? O que um blogger deve olhar nessa escolha: A plataforma pode ser um fator decisivo?
Hoje a melhor plataforma é sem dúvida o wordpress. Oferece as melhores ferramentas, muitos plugins interessantes e facilita demais a migração pra um domínio próprio. Pra ter um blog profissional, sugiro comprar o domínio próprio. O uso do Wordpress facilita muito o gerenciamento do domínio próprio, e o custo é bem baixo: cerca de 15 reais anuais pra comprar o domínio e mais uns 15 a 20 mensais pra mantê-lo hospedado.

3) Gerar conteúdo em blogs é algo que possui muita discussão na internet. Os blogs, por ser uma mídia alternativa e livre, não possuem um manual de redação ou orientação. O que você acredita que o blogueiro deva fazer para gerar um bom conteúdo?
Nunca copiar. Nunca. Nunca mesmo. JAMAIS! Assim, bem dramático. O plágio é um problema seríssimo entre os blogs. Conteúdo de qualidade é sempre seu, sempre feito por você. Atenção às regras gramaticais também é fundamental. Usar um corretor ortográfico como o do Word ou outro online já ajuda muito. Depois, ler o texto que você escreveu e avaliar se as idéias foram passadas com clareza. O tema do blog, hoje em dia, é de livre escolha. Tanto é possível fazer um blog de nicho, como sobre culinária ou automóveis, quanto um de generalidades – humor, variedades, etc. O importante é ter conteúdo próprio e bem escrito, e que atenda seu público.


4) As redes sociais, no qual os blogs também se encaixam, ajudaram muitos blogs a ganhar mais visibilidade pelos seus posts. Existem algumas redes que podem dar um impulso na carreira do blogueiro ou ajuda-lo para ter uma maior audiência? O que um blogueiro pode fazer para dar mais visibilidade ao seu trabalho?

Hoje as redes que mais aparecem são o Twitter, o MeAdiciona, o BlogBlogs e o Technorati. Orkut não sei se ainda vale a pena, apesar de ter bastante usuários brasileiros - isso depende do que o blogueiro quer também e o tema do blog criado. Para dar visibilidade, vale a pena participar das redes sociais e as listas como a BlogLista e a Blogosfera. E visitar blogs alheios, fazer comentários inteligentes é um excelente cartão de visita – e não coisas como “adorei seu blog, visita o meu, amiga!”, isso queima o filme! E sempre recomendo as dicas da Nosphie.

5) Você trabalha atualmente numa agência que faz ações promocionais com blogueiros. Esse mercado de explorar a publicidade em blogs está crescendo e pode ser uma nova realidade de faturamento para o blogueiro?

Sim, está crescendo e já é uma oportunidade de faturamento interessante. Existem tipos variados de ações e cada agência possui uma preferência. Algumas optam por convidar blogueiros para eventos, outras por presentear alguns com lançamentos de produtos ou até mesmo a fazer um publieditorial. Isso depende principalmente do que o cliente deseja e o tipo de trabalho realizado pela agência em si. É uma possibilidade real de mercado que só tende a crescer.

6) O que a agência olha na hora de escolher um blog para fazer uma ação promocional ou publicitária? A audiência do blog conta? Ou o conteúdo?
Só posso falar pela minha agência, e não pelas outras. Aqui na Dudinka a gente só faz ações promocionais, e não publicitárias. Não fazemos post pago ou publieditorial - não que acreditemos que isso seja errado, é apenas um outro caminho. Para nós, vale a combinação de fatores entre audiência, conteúdo e relevância. Por exemplo, tivemos uma ação com um produto muito focado no mundo fashion, e para essa ação chamamos só os blogueiros de moda. Não fazia sentido chamar um blog de humor, por maior que fosse a audiência deles. A equação dos três fatores é delicada e varia muito de agência pra agência e, principalmente, do público que o cliente quer atingir.

7) Existem blogueiros que são relativamente contra aos publieditoriais ou ações promocionais. Eles argumentam que isso é um forma de comprar a opinião dos bloggers. O que você atribui esse preconceito? Você acredita que esse conceito pode mudar ou tende a crescer?

Esse preconceito sem dúvida veio de campanhas mal feitas, ou de postagens mal acabadas. Prefiro ver publis que têm a ver com o blog, e esse é um cuidado que tomo com o meu também. Ver um publieditorial de uma marca de cosméticos no meu blog faz sentido, ver um de uma marca de espeto de churrasco, não! Os editores do blog precisam tomar esse tipo de cuidado para não detonar a credibilidade com os leitores por causa disso ou daquilo.

Os blogs que vendem sua opinião pra qualquer coisa colocam toda a credibilidade a perder. Não dá pra dizer que a cerveja X é a melhor e uma semana depois postar que a Y é a mais gostosa de todas. Falar de produtos que realmente usa ou recomenda já é um passo importantíssimo. Creio que as ações tendem a mudar (e a diversificar) com o tempo e com o maior traquejo das agências. Tudo isso ainda é muito novo, tanto na blogsfera, quanto para as agências - todos estão engatinhando.

8) Agências voltadas para redes sociais são relativamente novas no mercado brasileiro. Como se deu a entrada delas no mercado? Existem muitos concorrentes? Como você entrou na agência que está hoje?

São novas, sim. Acredito que elas surgiram como uma evolução natural das agências de mídia online. As pioneiras foram a Espalhe e a Riot, que embora com filosofias diferentes surgiram mais ou menos ao mesmo tempo. A concorrência não pára de crescer. Hoje há pelo menos meia dúzia de agências de mídia social aparecendo no mercado.

Aqui na Dudinka entrei como costuma acontecer nesse ramo: eu estava sem trabalhar, e um amigo me indicou para a vaga. Fiz um processo de entrevista e cá estou eu. Assumi a área de relacionamento com a saída da Marina Santa Helena, que foi para a Pólvora, outra agência grande. Mas que conste: o que importa não é apenas a indicação. O fato de um colega indicar esta ou aquela pessoa não significa que ela será contratada. O processo seletivo acontece do mesmo jeito, com entrevistas e tudo mais. Tudo é muito profissional, afinal comunicação é coisa séria.

9) O que um blogueiro precisa fazer para querer oferecer o seu blog para uma agência de mídia social? Como acontece o processo de selecionar os blogs? Existe um banco de dados ou vocês estão sempre procurando blogs novos? Vocês convidam blogueiros de outros estados também?

Depende muito da agência. Aqui, temos um banco de dados em constante crescimento, estamos o tempo todo em busca de novidades. Fuçamos nos blogs por aí e sempre encontramos surpresas. Blogs com conteúdo ótimo, visual limpo, com comentários interessantes. A seleção acontece dentro do foco do job (tradução livre = trabalho); buscamos os blogs que combinem com o objetivo da ação.
Não faz sentido chamar um blogueiro de tecnologia com milhares de visitas para uma ação de xampu, por exemplo. A participação de blogueiros de outros estados pode acontecer sem problemas, quando as ações são à distância pode ser usado uma transmissão de evento por streaming ou ainda algo mais nacional, como um lançamento do DVD de um artista, por exemplo, é viável chamar blogueiros de várias regiões e a repercussão tende a ser positiva. No caso de ações físicas [blogueiros que vão à São Paulo], fica um pouco mais complicado, por conta das despesas com deslocamento e hospedagem. Mas mesmo assim sempre avaliamos e já chamamos blogueiros do Rio de Janeiro, de Santa Catarina, entre outros, desde que o blog tenha a ver com a ação em si.

10) Gostaria que você falasse como funciona o trabalho de uma agência de mídia social. As empresas já conseguem ver a utilidade da internet como uma forma de deixar uma marca mais visível? Há um crescimento desse setor?

Cada vez mais empresas procuram as agências de social media. O fato é que a marca vai cair nas redes sociais, quer queira, quer não. O interessante é ter alguém de olho pra ver como a marca está sendo falada, e se possível direcionar e/ou fomentar a discussão de maneira positiva em torno da marca. Empresas grandes já acreditam nisso. Não se trata de promover a censura, nem nada disso. As empresas querem saber o que os clientes pensam dela, seja nos fóruns, nos blogs ou nas redes sociais. No Brasil, empresas como Samsung, Coca Cola, Volksvagen, LG, Vivo e muitas outras já estão fazendo ações em mídia social.

11) Qual é a sua opinião sobre a blogsfera brasileira? Ainda temos muito que mudar ou aprender? Analise.
A blogsfera precisa olhar pra fora do próprio umbigo e entender que não há apenas uma blogsfera, mas sim múltiplas esferas de redes sociais. Ela não se desenvolve a partir de um ou dois blogueiros influentes, mas sim em volta de si mesma, crescendo a cada dia. Entendendo que há espaço para todos nessa “panela”. Acredito que os blogs brasileiros crescerão e ganharão em credibilidade e confiança, o que é fundamental para os autores, leitores e, consequentemente, anunciantes.

12) Agora, peço para você falar um pouco dos seus blogs e convidar os leitores do Café para lhe visitarem?

Gente, atualmente escrevo no Casa da Gabi, meu blog pessoal, onde falo um pouco de tudo. Vocês me encontram também no Fofoquinhas, onde posto sobre celebridades e fofocas gostosas, e neste mês de novembro no Blog da Nivea, falando de beleza, moda, atualidades. Tenho um Twitter que atualizo bastante, @gabibianco. Basicamente, o tempo todo estou escrevendo alguma coisa - adoro!. Obrigado pela oportunidade da entrevista - precisando, estou às ordens.



RAPIDINHAS

- Um lugar preferido no Brasil, mundo ou sua cidade: minha casa. Também gosto horrores de Visconde de Mauá, da Ponta Negra e do Pouso da Cajaíba, perto de Paraty.
- O que admira nas pessoas? Inteligencia e bom humor.
- O que detesta no ser humano? A crueldade que as pessoas são capazes, seja em grande escala ou nos gestos do dia a dia.
- Se pudesse mudar apenas uma coisa no mundo, o que mudaria? A fome. Adoraria que todas as pessoas do mundo pudessem fazer 3 refeições diárias, sem exageros e sem falta.
- O que você faria no seu blog: Tudo que me desse na telha.
- O que não faria de jeito nenhum: Publicidade de produtos que não gosto ou não conheço.
- Qual é a sua opinião sobre publicidade na internet, de um modo geral: Um campo novo, a ser explorado com cuidado e bom senso.
- Defina BLOGOSFERA em uma palavra: Pra você, a blogsfera é um lugar de uma palavra só? :D Blogsfera é grande demais pra se definir assim. Mas vou tentar: talvez, MÚLTIPLA fosse uma palavra boa.





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.







Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

38 comentários

  1. Excelente entrevista!

    As respostas da Gabi foram ótimas e as dicas muito boas!

    É muito interessante participar desse mundo em expansão que é a blogsfera. Como será daqui a 5, 10 anos?

    Abços!!

    ResponderExcluir
  2. Wander, o Café sempre trazendo informações úteis, parabéns! A entrevista com a Gabi é muito boa e esclarece várias dúvidas dos blogueiros e das pessoas que não entendem nada como eu.

    Mas tenho que fazer uma constatação importante: apesar da Gabi trabalhar numa agência de comunicação, ela ainda não acordou para o conceito de blog como mídia. Isso é muito triste! Ela ainda está muito presa naquele conceito de diário virtual dos blogs. Mas isso também deve ser por causa da formação dela que não é ligada a comunicação...até entendo. Tomara que ela acorde, pois ainda dá tempo...rs.

    Os blogs ainda vão dominar a internet...tô pensando seriamente em fazer um também...quem sabe.

    Beijão e sucesso pra você :D

    ResponderExcluir
  3. vou demorar um tempo para ler...
    mais seu blog é massa..
    ja estive aqui algumas vezes...
    abrs


    http://500x100.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  4. Entrevista muito bem conduzida, acho que me clareou a cabeça em relação a essas ações que viraram febre em 2008 na blogosfera, muito legal mesmo!!! Parabéns!

    ResponderExcluir
  5. Parabéns pela ótima entrevista, Wander.

    A opinião de quem está "do outro lado" é importantíssima para que nós blogueiros saibamos como pensam as pessoas que direcionam a publicidade na blogosfera.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. ha o que dizer desse blog...? :) simplismente que é muito bom ... já tenho acompanhada a algum tempo e tenhe que dizer que es um exelente jornalista brother....muito bom mesmo
    abraços




    http://www.uniaodepalavras.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  7. BOmmm com certeza vou seguir as dicas dela....não a conhecia mais ela tem VARIOS anos de blog hein? melhor ouvir a voz da experiencia,po belo blog vou continuar acompanhando..abraçoss

    ResponderExcluir
  8. Um assunto muito interessante.

    O que eu vejo também é o seguinte: há muita especulação, muito floreio sobre as potencialidades das redes sociais. O que eu posso dizer, por experiência própria, é que elas têm um limite. Um limite que pode ou não estar escrito nas regras de uso (aquelas que ninguém lê).

    Quando pensei em fazer uma revista eletrônica, logo me veio à cabeça as possibilidades de divulgação via Orkut, My Space, Twitter, Facebook, além dos indexadores de blogs/sites como Ueba e Dihitt. São ótimas plataformas para se conhecer leitores potenciais, possíveis colaboradores, realizar uma análise de mercado e tentar situar sua proposta nestes universos.

    Mas o que eu percebi também é que o excesso de informações torna sua ação uma dentre tantas. O limite diário de absorção de informação deste usuário de rede social está se esgotando, o diferencial cada vez menos desperta a atenção do público e logo tudo isso entrará numa onda de banalidade sem igual.

    É como a bolha ocorrida quando se abriu o mercado para jornalistas na web. Ela estourou, deixou um monte de gente frustrada, sem emprego. Acho que não redescobrimos a pólvora ainda, vejo mais como uma possibilidade dentre tantas outras, com virtudes, defeitos, potenciais e riscos. Ao menos é um canal gratuito e que pode gerar algumas boas surpresas e conclusões.

    ResponderExcluir
  9. Nossa, muita qualidade na entrevista. Muito perspicaz essa moça. Gostei muito. Abraços

    ResponderExcluir
  10. Ótima entrevista.
    Com certeza a palavra múltipla define bem a blogosfera.
    Concordo com certs citações dela, onde diz que devemos de olhar para o nosso próprio umbigo e tudo mais.
    Interessante o blog dela ter começado como um site para se expressar e só, talvez seja por isso a minha identificação.
    Blogs que já são feitos para se tornarem hits e não possuem conteúdo algum, são conduzidos ao fracasso.

    ResponderExcluir
  11. ja tinha passado por aqui,...disse que ia ler e li...
    gostei da entrevista...
    é bacana vc sabe um pouquinho dos blogueiros...
    continue com essas entrevistas...


    http://500x100.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. ja tinha passado por aqui,...disse que ia ler e li...
    gostei da entrevista...
    é bacana vc sabe um pouquinho dos blogueiros...
    continue com essas entrevistas...


    http://500x100.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Wander, o post foi tã interessante (e longo) heheh, que eu não sabia se seguia os links ou terminava de ler...

    bala entrevista e bela sacada.. nós, blogueiros estamos tendo mais espaço .. e merecido, né!

    vou comentar e ficar mais um pouquinho...
    faz um favor? me traz um café, enquanto eu leio o seu post !

    heheh! abraços!

    ResponderExcluir
  14. Excelente artigo e entrevista.

    Acho que tudo que existe para nos ajudar a blogar com mais qualidade é válido e o futuro está apontando cada vez mais para o mundo digital...quem estiver preparado agora, saí na frente.

    ResponderExcluir
  15. Tenho pensado muito na força que os blogues têm como veículo de informação. Um dia um aluno me perguntou se blogue era um tipo de literatura. Disse a ele que depende muito e que a minha formação não permitia afirmar nada nesse sentido sobre os blogues que leio. Mas disparei: literatura, para mim é incerto, mas com certeza estamos diante de um novo gênero discursivo. Ele perguntou: como assim?
    A resposta foi me brotando a partir do que eu observo, mas não comento. Já pensei até em escrever, mas ainda não o fiz. Trata-se de um gênero que privilegia relevância da informação, a rapidez e a dinâmica interativa com outras modalidades pré-existente de texto. Nossa, mas o papo foi longe naquele dia... não vou esticar aqui para não ficar acadêmico demais, mas prometo que escrevo hora dessas algo sobre...
    Com certeza estamos diante de um gênero discursivo novo e altamente relacionado... Vou para antes que vire palestra de lingüística...rs
    Abs

    ResponderExcluir
  16. Nossa
    muuuito boa entrevista
    Me esclareceu alguns pontos importantes!

    www.centralldamusica.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Muito bom o texto e as elucidações de alguns temas.

    Embora ache que o texto esteja um pouco grandinho para o formato blog, eu li com atenção.

    Minha retórica para o mesmo seria proporcionalmente comprida. Então vou sintetizar-me dizendo que há dias em que desejamos nos isolar do convívio social cibernético da mesma forma que na vida real.

    Porém, exatamente nesses dias, alguém (s) acha que tem algo 'importantíssimo' para lhe falar.

    Isso me torturou recentemente. Ocupou-me de tudo o que não precisava. Abraços

    (leia meu último post que vc entenderá!)

    ResponderExcluir
  18. Gostei da matéria!!!
    Recentemente fiz contato com uma agência de social media e nem sabia exatamente ainda o que isso queria dizer.


    P.S.: obrigada pelo comentário no facetas.

    ResponderExcluir
  19. Wander, li a entrevista e fiquei de boca aberta com tantas informações interesssante. Se a Época tivesse lido a sua entrevista sobre blog não teria dado um capa para uma lista "vazia". mas isso é outra pauta, ou melhor, outro papo.

    O seu artigo e entrevista é um tapa na cara para quem pensa que um blog é só um passa-tempo, também pode ser uma profissão.

    Mas uma vez uma excelente pauta aqui no Café, pra variar. Engraçado é que como alguns dos seus leitores, por mais que sejem blogueiros, são tão estúpidos a ponto de criticar um post pelo tamanho, e não por conteúdo.

    Se o blog é uma mídia livre, pq temos que pensar no tamanho dos textos? Se leitor com preguiça de ler é triste, imagina blogueiros que trabalham com a informação todos os dias. Adorei ler a definição do Marcelo, acima: Blog é uma novo gênero discursivo. Concordo com ele, mas também estamos diante de uma mídia alternativa. Nossa, isso dá uma dissertação de mestrado!

    Sou da opinião de que quando a informação é boa (como é no caso daqui do Café com Notícias), você optou por colocar tudo na íntegra para dividir isso com leitores. Se eu fosse blogueira, ia adorar ler uma entrevista que mostrasse um lado de rentabilização do meu projeto. Não ia ficar reclamando do tamanho do texto...vai entender esse povo!

    Estou aprendendo muito sobre blogsfera aqui no seu blog. Mudei meu conceito drasticamente, graças a você. Estou pensando em fazer um blog e vou querer te chamar para me dar um consultoria. Ainda tô pensando num formato bacana. depois vou te ligar e a gente conversa.

    Beijos e sucesso pra você :)

    ResponderExcluir
  20. Depois de ler a sua entrevista fikei pensando em como será a palestra que vc vai fazer no Congresso. Fiquei curioso, de verdade. Apesar do preço salgado, vou fazer uma força pra ir. Sou estudante de jornalismo e seu blog é obrigatório. Teve um dia que a gente tava discutindo sobre seu blog aqui na sala, pra vc ter uma idéia...hauhauhau. Abcs

    ResponderExcluir
  21. Ótima entrevista, Wander. Realmente, como a Gabi mesmo disse, os blogs vêm ocupando, cada dia mais, uma espaço de relevância na internet. A produção de conteúdo na blogosfera tem mostrado uma qualidade louvável.

    As mídias sociais estão mudando, inclusive, o papel do jornalista na web. Iniciei uma discussão a respeito lá no Rola Blog. Depois dá uma conferida também.

    Grande abraço!

    ResponderExcluir
  22. Muito boa a entrevista.... eu gosto muito de ler a respeito de quem esta por tráz do blog. Meu blog diz um pouco do meu cotidiano, e acho que por isso as pessoas não ficam nesse interesse que eu fico quando leio um e não vejo nadaaaaa huahauhauhauahuah. Parabénsssssss

    ResponderExcluir
  23. Ahhhhhhh posso linkar seu blog no meu????

    ResponderExcluir
  24. Gostei da entrevista.

    Acho que ter um blog também é uma certa responsabilidade em passar boas idéias e ser autentico.

    Acho que a principal delas é ser autentico mesmo!

    Blogs de personalidade forte me chamam atenção também.


    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  25. Parabéns pelo post inteligente e delicioso de se ler...

    A entrevista foi o " chantily " , rs !!!

    Beijos !!!

    ResponderExcluir
  26. bah, muito boa a entrevista, realmente ela sabe bem sobre blogs não é, e deixa bem claro a responsabilidade que é ter um blog.
    _____
    http://www.tecnojogos.com.br

    ResponderExcluir
  27. Boa Wander!!

    Excelente entrevista!Acabei por conhcer outras formas de "bloguear", apesar de ter um numero razoavel de vistias e frequancias, ainda busco um lugarsinho ao sol pra mostrar meus textos, e a Gabi mostrou alguns caminhos, bacanas pra isso...abraços....

    ResponderExcluir
  28. Compadre, muitíssimo completa a reportagem sobre mídias sociais e a entrevista com a Gabi foi show de bola! Com todos os ítens necessários para entender o assunto e ficar sem dúvidas. Parabéns!
    Ela é muito bacana mesmo, vc tinha razão.
    Eu acho que essa 'coisa de blog' não vai morrer nunca, não, e vc?
    Mais um post referência pra constar para futuras consultas.
    Beijos carinhosos!

    ResponderExcluir
  29. UAU! Wander, já disse que sou seu fã?
    Estou pra fazer um trabalho sobre blogs e acho que essa entrevista pode me ajudar!

    Muito legal a entrevista! Realmente, já foi o tempo que blogs eram apenas diários na internet. Com essa revolução quem ganha é o leitor!

    Estou com postagem nova no Meus Pensamentos e com um blog novo, o Jornada de um (futuro) Jornalista: http://jornadadeumjornalista.blogspot.com/

    Fique a vontade para visitá-los!

    ResponderExcluir
  30. Wander, meu amigo: material completo e referência para quem gosta de pesquisar a mídia online como nós dois. Seu blog é fantástico e único na internet. Parabéns pelo belo trabalho.

    ResponderExcluir
  31. Ola Wander, esse blog realmente é uma revista eletronica de alto nível...rsrs

    Concordo que o blogosfera nao é uma coisa só, é como o mundo, dividido em vários países, varias culturas e várias conhecimentos.

    Mas, nao sei, nunca gostei dessa coisa de propaganda em blog, apesar de ter entendido a essencia disso conforme as palavras da Gabi. Talvez porque tenha visto muita coisa sem noção por ai. Mas tenho medo disso virar uma febre, e como todo sucesso, acabar saturando demais ou perdendo a sua essencia principal. No caso dos blogs, essas propagandas acabariam em excesso e saturando as nossas visoes... mas aí tb vai de cada autor. Imagina, no futuro, pessoas fazendo um blog com interesse em ganhar dinheiro com essas propagandas, e sequer se preocupando com o conteudo?

    É claro, isso é uma opinião de um jovem candidado querendo cursar Jornalismo, ainda tenho muito o que aprender...rsrsrs

    Abçs!!!!!!

    ResponderExcluir
  32. Olá!!!
    Tudo bom?
    Estamos preparando um café , pois descobrimos um cantinho recheado de coisas boas, e certamente vamos querer ler as novas entrevistas!!Essa por sinal está muito interessante!!

    ResponderExcluir
  33. Olá, Wander!!!

    Adorei a entrevista. Ela foi muito bem conduzida e respondida. E as dicas pra aqueles que estão iniciando na blogosfera foram excelentes.

    Bjos

    ResponderExcluir
  34. Opa, super obrigada pelo espaço - e adorei os comentários. Achei bacana todo mundo ler a entrevista até o fim, porque ela ficou bem longa...

    Só não entendi o comentário da Fernanda Teixeira, que disse que eu não enxergo os blogs como mídia... Eu tanto enxergo que trabalho numa agencia de mídia social, né? =D

    ResponderExcluir
  35. Excelente a entrevista.

    Tomei muitas dicas, como parte do processo de expansão de meu blog.

    Entrevista muito bem conduzida, perguntas bem objetivas.

    Abraço

    ResponderExcluir
  36. Acho interessante o incentivo e interesse de empresas na blogsfera, mas desde que exista critérios tanto por parte do blogueiro quanto por parte do anunciante, senão torna-se uma relação de interesse monetário de ambos os lados e perde-se a importância do conteúdo e estética do blog para virar um site de busca de preços.

    ResponderExcluir
  37. Excelente postagem; excelente reportagem.

    A Gabi conseguiu passar para nós bastante esclarecimento e de uma forma bem clara. E a entrevista foi muito bem conduzida, por sinal.

    Gostaria de ver mais entrevistas com ela, quem sabe em algum outro post.

    Valeu mesmo!

    ResponderExcluir
  38. Grande Wander, mais uma excelente entrevista, com certeza enriquecedora que agraga um excelente valor (conteúdo de primeira), parabéns!
    A Gabi é uma moça de uma competência incrível, vejo pelas suas palavras, corajosa e determinada, afinal assumir uma posição desta numa agência destas (novas) para o mercado que surge, até porque pelo seguimento vemos que vai ser mais uma concorrente da Polvora!
    Concordo com a Gabi quando diz que não publicaria conteúdo falando de produtos ou serviços que não conhece, ou não gosta, também sou assim e ponto.
    "Não sou blogueiro de aluguel!"
    Já fiz da casa da Gabi, minha casa também, ou seja, é um espaço que sempre vou visitar para ver as novidades, tem um ótimo conteúdo, por isso já linkei seu blog lá no BM.
    Desejo à Gabi e a você amigo Wander saúde, paz e sucesso!
    Abraços,
    Jose Moura
    http://www.blogomoura.com

    ResponderExcluir