Café Cidadão - Divulgação de Pessoas Desaparecidas

novembro 05, 2008

O Café com Notícias quer ajudar na busca pelas pessoas desaparecidas. Toda semana, será publicado duas fotos e dados de desaparecidos em Minas ou no Brasil. Fique ligado, pois a sua ajuda é fundamental! A Delegacia de Localização de Crianças e Adolescentes, em Minas Gerais, sob a responsabilidade da Dra Cristina Coeli, administra atualmente mais de mil casos de pessoas desaparecidas. Dos muitos casos em andamento, entre 2006 e 1º semestre de 2008, foram solucionados 2294 casos. Além disso, aqui em Minas, a delegacia coordenada a Rede Especial para a Localização de Pessoas Desaperecidas formada principalmente por empresas, instituições e veículos de comunicação que ajudam a divulgar cartazes e histórias de crianças, jovens e adultos desaparecidos em todo Brasil.


Atualmente são 1495 casos de pessoas desaparecidas, só em Minas. Destes, 10,01% são de menores de 18 anos. As causas são as mais variadas, que vai desde conflitos familiares ou relacionamento, tráfico de orgãos à exploração sexual. Em conversa com a Delegada Cristina Coeli, responsável pela investigação dos desaparecidos, caiu-se o mito de que é preciso esperar 24 horas para o início das buscas. "Isso é uma lenda que as pessoas tomaram como verdade. Quanto mais rápido o familiar do desaparecido acionar a polícia, munido de documentos e fotos, para lavrar o boletim de ocorrência, mais chance teremos de localizar essa pessoa", conta. Clique na foto para ampliar a imagem.


A participação de todos os setores da sociedade é muito importante para solucionarmos cada caso. Desde já, contamos com a sua ajuda para repassar informações sobre o paradeiro dessas pessoas desaparecidas. Para contribuir com as buscas, entre em contato com nº telefônico que fica 24 horas de plantão (0800 2828 197) e que auxilia muito os investigadores. A Lei Federal nº 8069/1990, artigo 208, § 2º e da Lei Estadual nº 15.432/05, pede prioridade para as buscas de crianças até 12 anos de idade, mas nem por isso, adolescentes e adultos tem o desaparecimento acionado e investigado. Se você tem um parente, amigo ou conhecido que é sofre com essa angústia familiar, não deixe de ir à polícia e prestar queixa. Toda informação que você souber sobre pessoas mostradas em anúncios ou cartazes, entre em contato através do telefone 0800 2828 197 ou pelo (31) 3429-6090 / 6009.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

8 comentários

  1. Parabéns pela continuidade desse belo trabalho de divulgação, Wander.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. fala Wander !! Blz?
    Parabens pela iniciativa !! Si cada um dos brasileiros contribuir c/ uma atitude como esta ,ajudaremos muitas familias que sofrem c/ a falta dos Filhos ou Parentes a ter motivos para sorrir novamente e dormir em paz!!!

    Forte abraço
    Andre Rocha

    ResponderExcluir
  3. Wander!
    Essa função social do teu blog deve ser seguido por todos que querem ajudar. Coloquei um widgets na página dos meus dois blogs e no que eu puder ajudar além disso, estou a disposição. Acredito que a internet tem muita força e muitas dessas crianças e jovens poderão ser encontrados com vida.
    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Parabéns pela iniciativa, se todos blogueiros desses sua contribuição, ajudariamos muitas familias a serem mais felizes

    ResponderExcluir
  5. Bom dia!

    Movida pelas ótimas postagens que encontrei em seu blog, resolvi fazer um tour e conferir o que mais de interessante você publicou por aqui.

    Confesso que quando li esta postagem me deu um aperto no peito. Não só pela situação horrível de saber que neste momento há milhares de pessoas desesperadas por notícias de seus entes queridos, mas também por notar que foi uma nota tão pouco comentada, uma pena.

    O desaparecimento de pessoas é um mistério que às vezes dura toda a eternidade na vida de algumas famílias que de tão sofridas, com certeza iriam preferir receber notícias de que seu parente está morto do que ter a incerteza do que pode ter ocorrido com ele...

    Gostaria muito que mais pessoas se atentassem para isso, lessem e comentassem, afinal, é uma notícia de utilidade pública.

    Parabéns pelo empenho.

    Bjoks!



    http://garotapendurada.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Eis um lado social essencial que falta nos blogs. Ajudar, divulgar, apoiar campanhas.
    Deve haver comprometimento social dos blogueiros, e da população no geral, mas já que falamos deste universo cibernético, um pouco mais de preocupação com o igual além da preocupação com as visitas no blog não matam ninguém.
    E este tema deixou de dar ibope, infelizente, depois da novela da Globo.
    Como seu último post, apenas a tragédia tem espaço no telejornalismo brasileiro, infelizmente.

    ResponderExcluir
  7. Essa é uma atitude muito nobre!
    Achei que você tinha parado de colocar os desaparecidos.
    Parabéns pela iniciativa!

    ResponderExcluir
  8. Apenas uma curiosidade: através do seu blog, alguém já foi encontrado? Alguma pista surgiu?

    Fico só pensando nas famílias e princiaplemtne nas mães que ficaram sem os seus entes queridos: a incerteza sobre o seu paradeiro deve ser uma dor muito profunda...

    ResponderExcluir