Caso Eloá - Quando uma janela faz o jornalismo virar novela

outubro 19, 2008


Rotina alterada para moradores e familiares. Policiais e jornalistas aglomerados em frente a um prédio. Durante quase cinco dias, milhares de brasileiros acompanharam o drama por uma janela, literalmente. A janela de um prédio que, no início do ano foi o cenário do Caso Isabela, voltou a ser a menina dos olhos da imprensa. Calma, não foi a mesma janela. Ainda bem. Ou melhor, não foi bem assim. Desde a tarde da última segunda-feira (15/10), uma menina de 15 anos, mais três amigos dela da escola, foram mantidos refém pelo ex-namorado da jovem, em um apartamento em Santo André, na Grande São Paulo. Lindemberg Fernandes Alves, de 22 de anos, o autor desse crime virou uma espécie de celebridade instântanea dos telejornais policiais e até motivou uma briga entre dois ícones do mundo cão: Sônia Abrão e Datena.


No jornalismo, existe um jargão, chamado de suíte, muito utilizado para coberturas que duram mais de uma matéria, que merecem desdobramento ou que precisa ter o fato anterior retomado para explicar ao público a história atual. Produtores, editores, repórteres e, principalmente, apuradores, ficam de olho acompanhando o desenrolar de um caso para produzir várias matérias sobre um dado fato e/ou acontecimento. Uma espécia de novela, onde cada matéria é mais um capítulo de uma importante saga na vida da sociedade. Pode existir uma suíte de vários assuntos, não é só de jornalismo policial. Uma das mais visíveis é da cobertura das eleições municipais, ou mesmo da Olímpiada de Pequim 2008, feita inclusive aqui no Café com Notícias.




De um lado do ringue, a jornalista e apresentadora do A Tarde é Sua, Sônia Abrão, da Rede TV!, exibido de segunda à sexta-feira, das 14h às 17h, junto com o repórter Luiz Guerra, conseguiram uma entrevista exclusiva, por telefone, com Linderberg. O programa dela que dava de 1 a 2 pontos de audiência, teve picos de 7 pontos, por causa da história. O que é uma média considerada excelente para programas vespertinos. O programa de Sônia, desde que restreou na Rede TV! aborda pseudo-polêmicas de artistas que estão passando por algum tipo de doença, desemprego ou má situação financeira. Outro tema que costuma repercutir muito lá, é a cobertura durante toda semana de um artista que veio a falecer ou entrevista exclusiva com artistas que já saíram da mídia e desejam retomar o estrelato - além de fazer uma verdadeira mesa redonda sobre Big Brother Brasil, no primeiro trimestre do ano. Em meio a esses assuntos, Sônia também entra algumas vezes na cobertura policial - o que é até um mérito de pioneirismo, pois não há atualmente apresentadoras comandando este tipo abordagem jornalística.



Do outro lado, e com disposição para brigar pela sua pauta, está o veterano jornalista José Luiz Datena, apresentador do Brasil Urgente, na TV Band, das 18h às 19h20, que ajudou a firmar o horário das seis como o ponto de partida para o jornalismo policial da TV, desde a época do instinto Cidade Alerta, na TV Record. Datena chegou a criticar a colega jornalista da outra emissora, Sônia Abrão, por colocar no ar uma entrevista com um criminoso. Na visão do jornalista, ela fez tudo isso pela audiência - o que atrapalhou o trabalho da polícia, deixando Linderberg numa situação de olimpiano, como se houvesse feito algo que merecesse o aplauso. Lembrando que Datena e Sônia não concorrem diretamente no mesmo horário. Sônia ficou mordida com a provocação do colega e fez um editorial inflamado no dia seguinte: "Não vou aceitar que falem que nossa entrevista prejudicou as negociações. Se você tem o costume de falar mal de seus colegas, eu não tenho. Você era meu amigo, agora é ex-amigo, não é mais nada. Você é um equivocado", disse a apresentadora.



Fim do sequestro




No final da tarde de sexta-feira (17/10), por volta das 18h, para delírio das emissoras de televisão, terminou o sequestro. Após passar cerca de cem horas rendida pelo ex-namorado em Santo André, a adolescente de 15 anos e uma amiga, da mesma idade, foram baleadas. A Polícia Militar afirma que invadiu o apartamento, por volta das 18h10, após ouvir um tiro.


Em seguida, as garotas foram retiradas e já mostravam ferimento. Lindemberg Fernandes Alves foi preso. Houve várias críticas a postura da polícia de São Paulo que permitiu que Lindemberg tomasse, de certa forma, conta da situação e ainda expôs a amiga da ex-namorada dele ao perigo - um dia após ela ter sido libertada, a PM permitiu que ela retornasse ao cativeiro para ajudar na negociação. O vespertino Olha Você, do SBT, também entrou na onda policial e durante os 20 minutos finais, coube a jornalista Roberta Peporine, direto da redação, ancorar a transmissão do fim do seqüestro. Até a Globo deixou de passar uma boa parte da novela Negócio da China - que não anda bem de audiência, cerca de 17 pontos, um dos piores da década - para se dedicar à transmissão do fim do seqüestro.


Tristeza




Veio a falecer de morte cerebral, na noite deste sábado (17/10), no hospital municipal de Santo André a jovem Eloá Cristina Pimentel, de anos 15, que foi feita refém pelo ex-namorado por mais de cem horas em Santo André (Grande São Paulo). A adolescente perdeu massa encefálica e passou por cirurgia. A bala ficou alojada no cerebelo. A amiga da adolescente, Nayara, também de 15 anos, foi baleada no rosto, está consciente e não corre risco de morte, segundo os médicos. De acordo com a Folha Online, a morte morte cerebral foi constatada na segunda bateria de exames que faz parte do protocolo do Conselho de Medicina, que pede três tipos de exames: laboratorial (sangue), neurológico (reflexos) e uma medição do fluxo de sangue nas artérias cerebrais. Ainda, para evitar mais sensacionalismo, os médicos preferiram avisar primeiro os familiares da vítima, antes da imprensa. O Hospital ofereceu atendimento psicológico para a família.


Maísa perde o trono


Na manhã deste último sábado (18/10), após três semanas consecutivas de vitória, a menina prodígio que virou o assunto mais comentado na internet, a pequena Maísa, de 6 anos, perdeu audiência, ficando em terceiro lugar com o seu Sábado Animado, do SBT, exibido de 08h às 12h. Mas o patrão Sílvio Santos entendeu: Maísa estava no meio da briga de cachorro grande: Record e Globo, com seus respectivos jornalismo. A cobertura intensiva do caso da menina de 15 anos baleada na cabeça após ser mantida refém pelo ex-namorado, Lindemberg Fernandes Alves, de 22 anos, colocou a TV Record em primeiro lugar por boa parte da manhã deste sábado. De acordo com a Folha Online, nos dados não conslidados do Ibope, a Record obteve das 9h às 12h, cerca de 15 pontos de média, seis pontos a mais que a Globo, que patinou nos 9 pontos. Band e Rede TV! obtiveram 1 ponto cada, o mesmo que a Record News.



:: Veja também

- Fotos do cárcere privado mais longo do Brasil
- Sônia Abrão comenta sobre a entrevista polêmica


Observação: O Estatuto da Criança e Adolescente pede para que o nome da vítima ou infrator da lei, caso seja menor de 18 anos, seja preservado para não haver exposição demasiada. Por uma questão editorial, o Café com Notícias preferiu não divulgar o nome das vítimas do sequestro de Santo André, apresentado neste post, num primeiro momento. Após o falecimento de Eolá, como uma forma de solidariedade, resolveu-se expor o nome das vítimas. Erramos: A idade da pequena Maísa foi concertada, graças ao toque do estudante de jornalismo e blogueiro Lucas Catta Prêta. Fotos usadas neste post: Folha Online.





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Wander Veroni
Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

24 comentários

  1. Vai ser o show do momento para a guerra de audiência que explora a tristeza alheia. Coitadas das famílias dos envolvidos que terão de aturar dezenas de "jornalistas" querendo uma "exclusiva". Parabéns pelo artigo, Wander.

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. É, realmente um fato triste. Mas como tudo que acontece, fica dessa maneira no jornalismo brasileiro, já acostumamos. Foi assim com João Hélio, foi assim com a Isabela e será com a Eloá. Daqui a alguns dias, com exceção dos familiares dela e do fantastico/veja que entrevistarão os familiares, tudo será esquecido...!

    Abraços
    Cisco
    www.borarir.net

    ResponderExcluir
  3. É a volta do mundo cão, se é que ele saiu da tv.
    Belo póst, muito bom mesmo!!!!


    Abraços!!!

    ResponderExcluir
  4. Realmente, vai ser uma guerra de audiência mesmo! Ainda mais que pela gravidade do assunto, vai reverberar na mídia por pelo menos uma semana!

    ResponderExcluir
  5. Antes de dizer que adorei o blog, vamos aos fatos.

    Coisas que impressionam: o fato de a janela ser usada novamente para obter picos de audiência, o fim do sequestro (sem o trema) justo no horário dos programas policiais, a entrevista da Sônia com o Lindemberg e o claro despreparo da polícia deixando a menina Nayara voltar ao apartamento. Apesar de que, pensando bem, se ela não tivesse retornado, não haveria testemunha para contar como realmente tudo aconteceu!

    Agora sim, ótimo blog!
    Tenha certeza de que já está na lista de favoritos.

    Abraços
    http://senhor-do-tempo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. realmente um fato triste...
    mas isso nao era motivo para voltar
    toda a atençao nacional...
    mas isso nao é so da imprensa...
    ela morreu ontem...nao me surpreenderia se ja tivesse dezenas de comunidades no orkut com "luto"..."saudades de..."..."queremos justiça"...
    mas o que mais me deixa indignado é nao fazerem isso com a politica...com os REAIS problemas do país...

    ResponderExcluir
  7. putz, nem sabia que a garota tinha morrido...
    que pena...
    a coisa num devia ter terminado assim...


    da uma passada
    http://blogdatolinha.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  8. Oi, Markoso!

    Obrigado pelo elogio. Até que o novo acordo ortográfico entre em vigor (na prática) de vez nos países de língua portuguesa, o trema do seqüestro ainda é válido. Há quem prefira não usar - o que é um direito. Mas, até por uma questão de fonética, prefiro ainda utilizá-lo, ok. Só para esclarecer, blza.

    Abraço

    ResponderExcluir
  9. Nossa, é o 3o blog hoje que eu leio com esse assunto. Mas eu entendo, porque tb estou revoltada. E os repórteres não têm nem o mínimo respeito à dor. Vergonhoso.

    http://www.rosas-inglesas.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Lamentável o que a imprensa faz nestes casos, apelando para os sentimentos mais primitivos do ser humano. Infelizmente tem muita gente que gosta de ver a desgraça alheia. Isso não é jornalismo. É SENSACIONALISMO! A imprensa muitas vezes mais atrapalha do que ajuda. Por que a Sra. Sônia Braga tinha que ligar para o telefone do seqüestrador? Só para ter mais aundiência? Esse mundo está perdido.

    ResponderExcluir
  11. Como pode ver aceitei seu convite.
    Sou do blog www.alguemvaimeouvir.blogspot.com

    gostei do seu post, é bom ver a opinião de um profissional sobre o caso, mas ainda acho que muito fatos levaram ao desfecho que o caso teve.

    Eu fico muito revoltado toda vez que um jovem morre por inconsequencia, drogas, envolvimento com pessoas erradas, fico pensando que podia ser eu, algum parente ou amigo.

    Achei muito interessante seu blog, frequentarei-o mais vezes.

    passe no blog da minha equipe mais vezes, vez ou outra aparece algum post interessante, embora meus parceiros sejam um bando de analfabetos...
    ^^!

    ResponderExcluir
  12. Confesso que esse tipo de de cobertura massiva costuma me irritar bastante. Apesar de ser jornalista e de entender a importância da divulgação de determinadas notícias, muitas vezes sinto asco por causa dos excessos em torno de alguns fatos. E sempre fico pensando: será que, se não houvesse a interferência da imprensa, casos como o do ônibus 174 ou de Eloá teriam terminado da mesma forma? É aquela velha história: a presença da câmera muda tudo. Jornalismo está longe de retratar a verdade.
    Abraço!
    (www.sextosexo.com)

    ResponderExcluir
  13. Infelizmente uma sucessão de decisões erradas e quem pagou por isso foi a jovem baleada.

    ResponderExcluir
  14. Um absurdo tudo o que aconteceu. Eu realmente opino que a polícia brasileira ainda está longe de saber lidar com seqüestros. Aqui em São Paulo se comentou muito sobre o fato de não se ter aproveitado um momento de relaxamento (o sono, talvez) do sequestrador para o ataque. Foi desastroso e, no final, mais um caso de violência contra mulher terminando da pior forma.
    Excelente reportagem, como sempre, amigão!
    Vc é um fofo! O Banner ficou lindo, obrigada, viu?
    Beijocas carinhosas!

    ResponderExcluir
  15. Eu não comento o assunto da Eloá: para mim foi mais uma vez horrorosa a cobertura da imprensa, sempre atrás de uma desgraça.

    Sobre a Maísa, sou fã dela! Rolo de rir com seus vídeos no You Tube. Ela é uma menina espontânea, inteligente, que só faz e fala aquilo que a idade lhe permite. O que tem muito por aí é marmanjo com inveja de uma criança talentosa que ganha em um mês, o que ganham em um ano. Ah, só uma coisa: Maísa tem 6 anos Wander, não três.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. é realmente a imprensa fica preocupada + com audiência do que em preservar a integridade das pessoas...
    fazer entrevista com esse bandido(lindemberg)foi um erro ele se achou o máximo(invensível)ele chegou até a achar q ele não iria ser preso...
    mas quem pagou foi a menina,uma pena pois estava torcendo por ela... tristeza.

    obrigada pelo o seu comentário no meu blog,achei muito bom o seu blog parabens vou por até em meus favoritos,
    beijos fica com Deus.

    ResponderExcluir
  17. Ola Wander, como vai?

    Dou graças a Deus todos os dias por trabalhar, pq se fosse ficar o dia todo em casa assistindo televisão ficaria louco com tanta noticia ruim repetitiva e tanta exploração das tragédias humanas. Limito-me apenas a ler jornais.

    Lamento profundamente o desfecho dessa história. Nao posso opinar muito de quem teria sido o erro pq assisti muito pouco.

    Mas é sempre aquela história, há sempre uma "midia urubu" procurando casos assim para explorar e ganhar audiencia em cima.

    Aguarde os proximos dias, pois muitos "especialistas" irao aos programas causar e apontar os erros dos policiais, além de entrevistas até com a tia do lanche da escola que o Linderberg estudou pra falar sobre ele.

    Eu nao sei o q aconteceu com os programas da Rede TV. O Superpop era um programa dedicado à musica, o Bom Dia Mulher a assuntos como celebridades, culinaria e saude da mulher, e no antigo "A Casa É Sua", uma revista eletronica que falava até de direitos do consumidor.

    Hj, essas tres se limitam a causar, mostrando casos chocantes e explorando os problemas dos outros.

    Lamentável...

    Mais lamentável do que isso, é saber que mesmo sendo noticias tao repetidas, muita gente nao cansa de ver. Resultado: AUDIEEENCIA!!!!

    E até o proximo caso trágico explorado pela midia...

    Grande abraço, amigo!!!!

    ResponderExcluir
  18. Agora que eu vi no Fantastico. Agora aguenta nessa semana tanta gente analisando o caso... mais pano pra manga dos programas...

    ResponderExcluir
  19. Eita, como sempre vc nos prestigiando dia-a-dia com seu saboroso café!!
    E que lamentável esse caso em Santo André, infelizmente não tivemos o nosso melhor desfecho.
    Enqnto eu acompanhava o caso, pela tv, ou pela internet, eu percebia o como a mídia vinha tratanto esse caso, era um destaque atrás do outro, quem conseguia o melhor ângulo, as mais novas reportagens e tuudo... Isso me entristece, porque cada emissora tenta ganhar a sua audiência 'em cima' da tragédia alheia, e o pior que na maioria das vezes essa aglomeração toda atrapalha. Em um dos dias de cativeiro eu assisti pela rede record que o sequestrador qria dá uma entrevista para o Edu Guedes do hoje em dia. E fiquei me perguntando, será que esse rapaz não qr apenas mídia?! E claro, a mídia estava a disposição dele, deveria ser diferente, mas ele dominou toda a situação!!!
    Abraços, Wander!!
    Adoooro seus post'S

    ResponderExcluir
  20. Wander!!!

    Obrigado por sempre que pode passar lá no blog! eu sinto muita falta de tempo pra vir aqui..mas ja tenho a algum tempo um post em que preciso publicar me referindo a alguns blogs , e o seu está no meio hehe...me add no orkut, fica mais facil conversarmos, pois apesar da vontade, como disse não tenho muito tempo pra tomar um "cafézinho" aqui!

    quanto a mais esse acontecimento tragico, tbn tenho post pronto pra publicar,,,eu nao gosto de tecer comentarios sobre fatos assim, ou como os nardoni,,,prefiro nao entrar no merito de vitima e de bandidos, pois a insanidade beira acada um de nos, e o sangue é mais adorado do q o final feliz!

    alem claro da incompetencia mais que avalidada da policia, que manda uma adolcente de volta ao cativeiro para negociar em seu lugar, a imprensa, tem papel fundamental nisso tudo,,,o rapaz estava atordoado...mas antes era ninguem no bairro, so mais um,, e de repente todas as lentes e cameras estao voltadas para si, se sentiu deus, acima de tudo e de todos, e os referidos jornalistas policias q vc se referiu, apenas atras de audiencia e dinheiro para manter seus horriveis programas, expecularam, entrevistar, enfim encheram o saco durante 100 horas,,, acho até que desejavam mais que o povo o sangue de alguem, por sorte deles houve, e agora terão pauta pra mais um mes de conversa fiada e discuções bestas!!

    é uma lastima amigo!!

    apareça lá sempre que puder...mais uma vez, peço desculpas por nao vir aqui sempre, adoraria, mas tenho levado uma correria insesante!!
    abraços, felicidades, me add no orkut, e mantenha esse blog muito bom de se ler!!

    abraços!!!

    ps: o texto sobre pessimismo era uma critica subentendia aos seguidores do livro "o segredo" apenas isso hehehe....

    ResponderExcluir
  21. Wander, como sempre tua sensibilidade me comove.
    Por que tratar desse assunto é delicadíssimo, de uma forma justa é um fio de navalha, onde de um lado há o sentimentalismo e do outro a frieza. Tu te equilibra muito bem!
    Eu ando numa fase meio sensível, chorei muito com a situação toda, mas mais ainda pela exploração que algumas mídias fizeram do caso.
    E a busca de culpados é indignante! A polícia errou?! Claro que sim e tomara que aprenda muito com isso.
    Mas há um erro coletivo da nossa sociedade, que permite que relações doentias como essa existam.
    Vale pra todos nós pensarmos.

    E tu como excelente jornalista que é, nos leva a reflexão de como nós "consumimos" esse tipo de noticiário.

    beijocas!

    ResponderExcluir
  22. Sônia abraão, em sua luta pela aldiência, acabou atrapalhando as investigações. Faz tempo que esse fato aconteceu, mas não pude deixar de comentar.
    Alias, ja começou o BBB e ela não para de falar desse reality show!

    ResponderExcluir