Garotas são queimadas vivas em Ibirité

outubro 07, 2008

Um crime bárbaro na cidade de Ibirité, região da Grande Belo Horizonte, chamou a atenção dos jornalistas na cobertura policial e, mais ainda, do público que acompanha essa editoria. Uma denúncia anônima recebida na noite de segunda-feira (06/10) levou a Polícia Militar a uma estrada de terra onde duas adolescentes,uma de 13 e a outra de 14 anos, foram encontradas queimadas vivas e agonizavam por socorro. A cena parece de um filme de terror e incomoda por ficarmos ciente de que a violência está diante de nós, todos os dias.


Os agressores jogaram álcool no corpo das garotas e atearam fogo. Não satisfeitos com a atitude covarde, eles em seguida, alvejaram tiros contra as vítimas, que foram encaminhada a um hospital, mas morreram antes de receber atendimento. A Polícia MIlitar e Civil que acompanham o caso, suspeitam que o o duplo homicídio foi cometido por traficantes, mas ninguém havia sido preso até o fechamento desta edição. Os familiares da vítima não quiseram gravar entrevista com a imprensa na porta do Instituto Médico Legal com medo de represália dos criminosos.


A banalização do crime e a forma que ele é mostrado incomoda. Não por ser mostrado dessa ou daquela maneira, mas pelo fato de terem crianças supostamente envolvidas com tráfico de drogas e, o pior disso tudo, serem assassinadas de uma maneira tão cruel. Ouvir os relatos dos policiais e da equipe do SAMU (Serviço de atendimento médico de urgência) sobre a agonia dessas meninas por ajuda é algo que mexe muito com o nosso interior. Só mais tarde, quando pude ver as imagens da reportagem, cheguei a conclusão que essas meninas devem ter sofrido muito antes de morrer, pois o local onde elas foram encontradas é num matagal bem longe de qualquer possibilidade de se obter ajuda por meio de um grito de socorro. Enquanto isso, nas páginas policiais de todo o Brasil, mais e mais crimes são somados à cobertura diária. E o que nós fazemos para mudar isso? Para variar, NADA. Assistimos o mundo literalmente "pegar fogo" como se fosse um filme, algo alheio ao que vivemos. Mas que, infelizmente, faz parte da nossa realiadade.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

13 comentários

  1. Gostei do teor sério e crítico das noticias,é bom saber que ainda existem pessoas indignadas com tais fatos. acesse meu blog, caso queira dar algumas risadas com os fatos engraçados do cotidiano de um artista em crescimento.link:http://nomundodehenriquesanchez.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Rapaz, eu fico até sem palavras pra comentar uma coisa dessa, a violência tá DEMAIS, já não dá pra saber onde isso vai parar.

    Tem que dar um basta nisso!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Comentar como? Vendo o ser humano perder o que o conceitua, só sobra silêncio na garganta. E vergonha.

    ResponderExcluir
  4. muito bom esse blog!!!
    o tema é bacana.
    esse texto é muito interessante.

    ResponderExcluir
  5. Meu Deus ... qta violencia gratuita nesse mundo.

    ResponderExcluir
  6. de fato ninguem faz NADA.
    parece que as pessoas se acostumaram com esse tipo de noticia...e apenas dizem..mais um.
    e lá ficam sentadas esperando NADA acontecer!

    gostei muito da sua critica.

    ResponderExcluir
  7. nos lugares onde o tráfico domina esse tipo de coisa já virou banal, infelizmente! É uma imensa covardia, mas não sei até q ponto essas crianças sabiam onde estavam se metendo, acho q na maioria dos casos elas não faziam idéia do tipo de represália q um traficante pode dar.

    ResponderExcluir
  8. A violência está demais e tomando tudo. Se ficarmos o dia todo procurando saber disso, ficamos loucos com tanta violência espalhada por aí. Temos apenas que fazer nossa parte.

    ResponderExcluir
  9. Compadre do céu, que coisa mais horrorosa! Esse tipo de cobertura é dolorosa, né? A gente tem que ter muito estômago. E é como vc falou, o que mais choca é saber que duas garotas tão jovens estavam envolvidas já com as drogas.
    Esse governo paralelo e justiceiro que há no Brasil parece se valer da certeza da impunidade.
    Excelente matéria, parabéns, como sempre! E amei o teu comentário em italiano, viu, malandrinho? Mandou bem! ; )
    Beijoconas e boa noite, meu amigo!

    ResponderExcluir
  10. ''a criminalidade toma conta da cidade, e a sociedade poe a culpa nas autoridades'' http://pedropyratero.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. A indiferença quanto a situações como esta, só agrava as estatísticas, que não devem ser encaradas sob o viés numérico, tão somente. Precisamos humanizar os dados e tratá-lo sob a ótica da preservação da vida, e não da redução ou aumento do número de vitimados.

    Algo tem que ser feito e nós, comunicadores ou aspirantes a tal, devemos contribuir com nossa maior arma: a informação e a formação de opinião sensata.

    Abraços.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. É terrívl conviver com notícias do tipo.
    Sempre somos abalados por casos que acontecem bem perto de nós mesmos que perpetuam o que foi narrado.
    E ainda assim tudo parece rotineiro, que não há o que se preocupar...
    Estamos 'imunizados' para isso.

    ResponderExcluir