Desventuras de uma cobertura factual, curiosa e cheia de detalhes jornalísticos

outubro 31, 2008



Cobrir o dia-dia da cidade parace uma tarefa fácil, mas não é. Acontece várias coisas a todo momento. Algumas relevantes, outras nem tanto. O jornalismo tem dessas coisas: somos historiadores da atualidade. Por incrível que pareça, mesmo que os mais céticos possam discordar, o jornalista tem um pouco de investigador e historiador. Formamos para ser especialista em pesquisa, cruzamento de dados e em produção textual. É uma profissão diferente das outras, querendo ou não, e exige diciplina e lábia. Ao ligarmos o computador ou atender o telefone é uma história nova a cada dia, um personagem novo e uma incitação ao debate dos mais variados assuntos.


Essa semana, exatamente nesta última segunda-feira (27/10), por volta das 10h, um fato pegou todo mundo de surpresa. Todos os profissionais da imprensa acharam que eram mais um fait-divers entre tantos que estão por aí. Mas a história rendeu muito pano para a manga e deu um gás interessante para o jornalismo regional mineiro. O fato é que o cisterneiro José Francisco da Silva, de 63 anos, ficou preso dentro de um poço, de aproximadamente 25 metros de profundidade, em um sítio da cidade de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O homem ficou mais de 30 horas preso após uma tentativa ampliar a cisterna. No momento em que ele quebrava uma pedra no fundo poço, as manilhas de sustentação se deslocaram e duas peças caíram sobre a perna dele, prendendo o Seu José. Segundo o Corpo de Bombeiros, a pedra que prendia os pés dele tinha aproximadamente duas toneladas. A operação contou com 35 bombeiros que participaram do resgate, sob o comando do Coronel Claúdio Teixeira.


Todas as emissoras de TV, rádio e veículos impressos cobriram. Num primeiro momento, todos pensaram que seria mais um caso curioso da Grande BH. Pouco tempo depois - até pela dificuldade e pela duração do resgaste (mais de 30 horas), todos da imprensa dedicaram cobertura exclusiva - o que ocasiona, perspectivamente, muito tempo e espaço nos noticiários. A história traz à tona a expressão, de senso comum, do homem que caiu no fundo do poço e consegue se reestablecer. Chega até ser filosófico, se paramos para pensar. Alguns colegas da imprensa até chegaram fazer comentários à esse respeito. A equipe do Corpo de Bombeiros trabalhou durante dois dias e uma noite até que, de forma espetacular, por volta das 18h10, desta terça-feira (28/10), todo o Brasil viu o homem saindo do poço, ao vivo, com total exclusividade, pela TV Alterosa, afiliada do SBT, em Minas Gerais, sob a narração do repórter Rafael Martins, no bloco jornalístico do programa vespertino Olha Você, exibido de segunda à sexta-feira, das 17h às 18h15 e apresentado por Claudete Troiano, Alexandre Bacci, Elen jabour e Francesco Tarallo.


Competência


Para o jornalista, não há nada mais gratificante do que participar de uma cobertura difícil como essa, que poderia ter um final trágico, pois o homem ficou preso no fundo de um poço, com os pés presos entre uma pedra de mais de duas tonelas. Há uma linha tênue entre o jornalismo responsável e a cobertura sensacionalista, no qual se explora repetidamente as mesmas informações e a tristeza da família. Numa postura muito responsável e corajosa, a TV Alterosa resolveu investir nessa pauta e coube ao repórter Rafael Martins, a tarefa de acompanhar de perto todos os detalhes desse fato.


Formado em jornalismo pela Universidade Fumec, em 2003, Rafael Martins tem ganho destaque no jornalismo da TV Alterosa por ser um repórter criativo ao elaborar as suas matérias e, principalmente por conseguir fazer ao vivo, nos telejornais da emissora, principalmente no policial Alterosa Urgente, o chamado plano sequência, no qual o repórter narra, anda com o cinegrafista, conversa com a fonte e aponta lugares - o que é uma tarefa difícil, intuitiva e que exige enorme desenvoltura e que poucos repórteres possuem a destreza de fazer.


Não é à toa que Rafael Martins já ganhou o Prêmio PQN como melhor repórter de TV. Pode parecer pedante, mas para quem atua em TV, principalmente no hard news que trabalha contra o relógio, fazer matérias criativas é uma coisa muita rara - sair do arroz-com-feijão do offf-sonora-passagem do reporter-offf-sonora é um grande desafio. Rafael integrou a equipe da TV Alterosa em 2004. Anteriormente, ele trabalhou na TV Record Minas, onde foi estagiário e, posteriormente, repórter do extindo Cidade Alerta.


Presente


Tem pessoas que falam em sorte, outras já dão crédito a competência, mas querendo ou não, jornalismo é um trabalho de equipe e, por isso, antes de mais nada, é preciso elogiar também a equipe de produção da TV Alterosa que acreditou nessa pauta que ocasionou repercussão nacional. Por estar com um link ao vivo, a rede também resolveu comprar a pauta e colocá-la no bloco jornalístico do Olha Você. A idéia inicial era de apenas o repórter entrar ao vivo para dar as últimas notícias sobre o caso. Mas o inesperado aconteceu: Rafael foi responsável por narrar, em rede nacional, a saída do poço do cisterneiro José Francisco da Silva, de 63 anos. Esse tipo de projeção é, com certeza, um importante degrau galgado com talento e perseverança - mérito do Rafael Martins pelo modo como conduziu toda cobertura. Já é a segunda vez, em menos de seis meses de programa, que o Olha Você consegue furos de reportagem ao vivo. A primeira vez foi no traumático Caso Eloá no qual o SBT, por coincidência, estava com o bloco jornalístico no ar, comandado pela jornalista Roberta Peporine, narrou ao vivo a invasão da polícia no apartamento - com imagens de muito longe do local em relação as outras emissoras. Por mais que outros canais neguem, foi só depois que o SBT colocou as imagens com a narração da repórter e que todo mundo entrou no ar, inclusive o Datena, da TV Band, que teve o programa adiantada em 10 minutos por conta da cobertura do incidente.


Presente II


Mesmo com a tragédia da família de Seu Franciso, e seus oito filhos, que acompanhavam de perto o resgate do pai de dentro do poço, a casa de um dos filhos dele foi saqueada por populares. Ao saber dessa má notícia, as Casas Bahia, por meio do programa Olha Você, presentearam na edição desta quinta-feira (30/10) a família do cisterneiro com móveis e eletrodomésticos. O repórter Rafael Martins acompanhou a família até os estúdios do SBT e participou da entrevista. Por "falta de tato" dos apresentadores da atração, que no dia não contavam com a presença de Claudete Troiano, que está se recuperando de um cirurgia de miopia, a entrevista poderia ter ficado melhor. Os apresentadores poderiam ter focado na questão de contar os mais aos telespectadores os bastidores da notícia, além de, por meio do bate-papo, mostrar um pouco mais da vida desa família. Mesmo assim, o programa soube agradecer e presentear de forma carinhosa a pauta que conquistaram. Como o jornalismo lida muito com o ser humano, quando há essa possibilidade de humanizar a pauta creio que as emissoras podem e devem, de forma responsável, fazer este tipo de ação.


Ibope


O feito da TV Alterosa/SBT deixou as emissoras de TV em Minas Gerais "mordidas", principalmente pelo fato de ter colocado a saída de Seu José do poço, ao vivo, para todo o Brasil, de forma exclusiva - o que rendeu uma repercussão positiva e audiência. Fontes ligadas as duas emissoras concorrentes (Globo e Record), disserem que houve cobrança, principalmente de São Paulo, por não terem dado o merecido destaque e repercussão. Entretanto, cada uma, ao seu modo, trouxe uma imagem ou depoimento exlclusivos - e isso deve ser levado em conta. A cobertura dramática tem o pder de melhorar muito a audiência das TVs, principalmente quando se trata de uma regional. O Balanço Geral, da TV Record Minas, chegou a casa dos dois dígitos, pelo destaque à cobertura - com índices inéditos para o programa. Outro fato que merece destaque é a presença do Corpo de Bombeiros para o desfecho nesse caso. Muito prestativo, o Coronel Cláudio Teixeira participou dos principais telejornais da hora do almoço de quinta-feira (30/10), ao vivo, numa verdadeira maratona televisiva. Foi interessante observar, ao trocar de canal, vê-lo com o mesmo pique para dar as mesmas repostas para as mesmas perguntas. O único que extravasou foi o apresentador Ricardo Carlinmi, do Alterosa Urgente, que, numa brincadeira bem humorada, transmitiu o recado das telespectadoras que acham o "coronel galã" - tem gosto para tudo. Muito sério, o Coronel agradeceu o elogio e saiu pela tangente.


Veja também:




* Fotos: Portal Uai e TV Alterosa





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

34 comentários

  1. Mas, Wander,

    Isso sempre dá ibope.
    Há fatos que se repetem com uma certa regularidade, mas sempre dão um ibope danado, mobilizam imprensa e acaba todo mundo num programa daqueles que passam de manhã para contar como foram os momentos de aflição.
    No final tudo acaba bem e louvamos a atuação dos bombeiros que diga-se de passagem é sempre louvável mesmo.
    Engraçado, às vezes, tenho pena dos PMs. Os bombeiros trabalham e independente do resultado, sairão aplaudidos. Os PMs trabalham e independente do resultado vão sair criticados por alguém...

    Abraços


    P.S.: Lembrei de um episódio dos Simpsons em que o Bart inventa um menino que cai no poço e mobiliza toda uma cidade. Ele joga um wlk talk no poço e fala com se fosse o menino. Já assistiu?
    É de uma ironia...

    ResponderExcluir
  2. Nunca vi esse episódio dos simpsons!!!

    =(

    eu acho!!!

    ResponderExcluir
  3. Muito profissional o seu espaço, parabéns!

    Realmente existem fatos cotidianos que acabam tomando rumos diferenciados. O que me mata é saber que às vezes, por isso, o jornalista torce pela tragédia;

    Um abraço,

    www.ideiasdoganem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Depois de Eloá, Isabela, João Gabriel e tantos outros, quem precisa de novela. Açlguns chamam de competência, eu chamo de oportunismo! Sem mais.

    ResponderExcluir
  5. Olá, Wander!

    concordo com o Marcelo quando disse q esse tipo de reportagem dá ibope... muitas emissoras só estão preocupadas com as cifras e não com a notícia, infelizmente!

    Um grande abraço, Wander!
    ellen regina.
    www.facetasdemim.blogspot.com

    P.S.: talvez tenha sido por causa da pressa em postar logo, mas texto acabou ficando com algumas incorreções ortográficas.

    ResponderExcluir
  6. Oi, Pessoal!

    Ellen, valeu pela dica! Já concertei. Marcelo, concordo com você. E ainda, até como o Bruno colocou, há uma tendência a espetacularizar esse tipo de ação mesmo.

    Dá ibope e os telespectadores assistem mesmo esse tipo de cobertura. É o jornalismo se aproximando cada vez mais da dramatização, só que aqui é história da vida real.

    Os jornalistas não torcem pela tragédia, ao contrário do que as pessoas pensam. Há profissionais e profissionais no mercado, não podemos generalizar. É complicado. Além disso, cada um sabe o que pode e o que não pode fazer em nome de uma pauta. E os que fazem pelo sensacionalismo pagam um preço muito alto, pode apostar.


    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Waaaander! Muito obrigado pelo recado! De coração!
    Fico muito lisonjeado, principalmente, pelo fato de ter vindo de um jornalista!
    Pode me considerar seu futuro colega de trabalho, hahahahaha!
    Pretendo cursar jornalismo! Na minha opnião, é a profissão mais fantástica e gratificante que existe!
    Obrigado! ;)

    ResponderExcluir
  8. Olá, Wander!!!

    Uma das profissões que mais admiro neste mundo é a de jornalista; pela capacidade de escrever que vcs tem e tbém pela disposição em enfrentar os desafios que encontram em suas jornadas.

    Eu te linkei no meu blo, ok?

    Bjos

    ResponderExcluir
  9. Grande Wander,

    esse, com certeza, é um dos mais informativos blogs que conheço.

    Você está de parabéns!!!

    ResponderExcluir
  10. Oi Wander.

    Bom, sinceramente acho que a imprensa deu muito destaque a uma notícia, ao meu ver, super fraca. Eu mesma já fui ao fundo do poço algumas vezes, e tive que escalar muros para sair de lá sozinha. Hehehe. Bjuss

    ResponderExcluir
  11. Interessante o comentário belise...
    tem história de sobra, até pra trocar o s filmes americanos...

    ResponderExcluir
  12. Gostei demais do blog!!!

    http://wwwpicoledechuchu.blogspot.com


    Passa lá

    ResponderExcluir
  13. Uma vez meu vô caiu no poço. Subiram ele na corda do balde mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Cara.
    estou cansado destas notícias batidas que passam em todos telejornais...em todos canais...em todo momento e ao mesmo tempo.
    Seja o francisco do poço, a Isabela Nardone ou o Lindemberg e as reféns.

    A notícia é dada, aprofundada (até aí, tudo bem), mas depois e batida...cansativa...repetitiva...apelativa...sensacionalista...nao dá para aguentar

    abraços de um estudadnte de jornalismo

    ♪ Cantos do Grilo ♪

    http://felipepensador.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  15. "Os jornalistas não torcem pela trgédia", é verdade em partes. Eu conheço muitos, mas muitos msm q dão ums sonoro "OBA" qdo ficam sabendo de uma "merda" acontecida. Trabalho numa redação de rádio e perdi as contas de qtas vezes vi isso acontecer...

    Eu tenho uma teoria, o povo adora ver esse tipo de coisa pra "minimizar" as tragédias de suas próprias vidas. O caso Nardoni pra mim foi o ápice. Acusar, acusar, acusar pra desviar o foco e ñ se achar a pior pessoa do mundo. BraZileiro tem disso.
    Qto à Alterosa e Record, ñ sou lá mto fã delas. Ñ gosto do tipo de cobertura delas principalmente nesses casos. Só tb concordo q o Rafael é mto bom de serviço. Se eu fosse ele já tinha saído de lá há mto...

    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Sinceramente, não sei como isso foi dar tanto pano para manga. Se analisarmos direito, a história é bem simples: um cara ficou preso pela pedra em um poço.
    Pronto, a síntese máxima do assunto é essa, mas é claro que os programas vão fazer um belo drama do assunto, conversar com a família, falar com os bombeiros, saber da situação e da vida toda do cara.
    Acho isso um pouco de mais, já que o objetivo de um jornalista é informar e não fazer um dramalhão mexicano.
    Não sei se foi o caso do Rafael, pelo que você disse, ele parece ser bem ponderado e competente. Espero que não acabe com seu nome por uma matéria de sucesso.

    ResponderExcluir
  17. Alguém já viu o SBT não se aproveitar desse tipo de notícias. Eu sinceramente não tenho mais paciência para ver as reportagens da emissora, pois giram, geralmente, em torno de um assunto em comum... Se não é o avô que socorreu o neto do ataque de uma sucuri, é um rapaz que se perde na mata amazônica, ou, como essa, um sr que fica preso dentro de um poço. Isso é trágico, mas não influência diretamente na vida de ninguém. São acidentes que podem ocorrer, não é como a notícia de um pai pirado que mata a propria filha ou como um namorado rejeitado que mata a namorada e leva à tona o pai assassino da garota morta...

    ResponderExcluir
  18. Tv só quer Ibope.
    Tv só quer Ibope.
    Tv só quer Ibope.
    Tv só quer Ibope.



    Acesse:
    www.adcampos.com

    ResponderExcluir
  19. Atualmente o sensacionalismo está demais na TV. Eu penso que a vida da gente já é tão complicada que merecíamos que a TV nos aliviasse um pouco, proporcionando prazer ao invés de tensão o tempo inteiro. Por essas e outras, quase não assisto mais aos canais abertos. Andam deprimentes demais pro meu gosto...

    ResponderExcluir
  20. SOMOS ARQUEÓLOGOS DO NOSSO TEMPO!

    VIU A MNSG DE OKT QUE LHE ENVIEI?

    COMO SUA PÁGINA NÃO ACEITA SCRAPS DE DESCONHECIDOS... TIVE QUE MANDAR POR LÁ. LEIA LÁ E...

    DIGA-ME O QUE ACHOU! RS

    ResponderExcluir
  21. Eh bacana, mas isso é mais para das ibope mesmo, sem muita questão do sentimental. De qualquer forma ainda bem que ele conseguiu saber do buraco, mas mt do povo brasileira ainda se encontra nele :)

    T+
    Abç

    ResponderExcluir
  22. Gostei da retranca sobre o Rafael Martins. Grande profissional mesmo! Desde a época em que só cobria esportes, ele já mandava bem.

    É o típico repórter de rua mesmo, que vai atrás da notícia.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  23. palhaçada... o cara mal saiu do buraco, ja aparece na tv..

    td certo já e volte sempre!

    www.trocistas.com

    ResponderExcluir
  24. Seu blog está muito bem elaborado...
    realmente há fatos que repercutem muito na imprensa, mas, a TV soh quer ibope mesmo...

    ResponderExcluir
  25. Puxa, amigão, boa mesmo é a sua cobertura da cobertura. E a TV Alterosa está de parabéns pelo trabalho no caso de S. José. Quando estiver aí, quero assistir, vc deixa? rs
    Mais beijocona pra vc!

    ResponderExcluir
  26. O povo adora um idoso ou criança preso em algum buraco. Lembra daquele filme "O resgate de Jéssica"? Passou milhares de vezes na tv ,sempre com ibope garantido.

    E claro, a imprensa "marrom" adora lucrar com isso.

    fui....

    ResponderExcluir
  27. Vc ja percebeu que ultimamente a mídia está sem assunto?
    Esse caso por exemplo do homem que caiu no poço, a Globo aqui em sampa passava durante o dia vários flashs ao vivo da situação do resgate.
    Fizeram entrevistas com pessoas especialistas em poços artesianos !!!!????

    ResponderExcluir
  28. Wander, muito legal a sua análise sobre a cobertura da TV, destacanado a postura da TV Alterosa sobre o caso. O Rafaela Martins é um excelente repórter. Adoro o trabalho dele. Beijos.

    ResponderExcluir
  29. eu acompanhei esta materia pela tv...

    realmente tragico mas deu tudo certo, a casa dele foi roubada enquanto ele estava na cisterna...

    blog ta mto bom parabens

    http://mestre-dos-downloads.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  30. Olá... é a primeira vez que passo por aqui, gostei muito do seu blog. Bom, eu não sabia dessa história do poço (estou na Itália e não fico muito por dentro das notícias do Brasil). Olha, eu respeito o SEU modo de pensar (que eu considero puro), a respeito de humanizar as noticias. Mas eu, sinceramente, não acho que imprensa esteja preocupada em mostrar seu lado 'humano'. Eles estão preocupados em ter audiência, e mostrar a desgraça alheia sempre dá audiencia. Acredito que existam jornalistas que não pensem assim (talvez você seja um deles), mas a maioria não liga 'bolhufas'-->não sei escrever isso... para o lado 'humano' do jornalismo.
    Quanto às Casas Bahia... ahhh as Casas Bahia... Samuel Klein é um dos Empresários mais visionários (...)que eu já vi...

    Parabéns pelo Blog, voltarei sempre

    ResponderExcluir
  31. É...A imprensa só quer ibope. Por exemplo: As mortes nos cruzeiros.Sempre aconteceu isso, mas só agora começaram a falar sobre, porque da ibope.
    O caso do José não é diferente. A imprensa só quer ganhar ibope.

    ResponderExcluir