Café nas Eleições 2008 - Debate eleitoral esquenta e reforça o ataque entre candidatos

outubro 03, 2008

* Foto retirada do Portal O Tempo.





Acusações e uma amostra para o eleitor do cenário político belohorizontino. O debate da TV Globo Minas pôde dar a oportunidade aos eleitores da capital mineira acompanhar uma séria de discussões que precisam ser melhor debatidas, como por exemplo, a participação de Pimentel (PT) e Aécio (PSDB) que sobressairam durante a campanha eleitoral do líder das pesquisas de intenção de voto, Márcio Lacerda (PSB). A aliança, como os dois palácios apresentaram para a sociedade, mostra uma enorme incoerência política que desrespeita a soberania partidária nacional para impor um candidato escolhido por dois governantes. Tudo bem, tanto Aécio como Pimentel possuem alto índice de aprovação pela população e realizam boas administrações. Precisam melhorar, alguns pontos importantes, claro. Nem tudo é perfeito. Mas nem por isso, fazer uso de toda máquina pública para eleger um candidato, fere o princípio de democracia e da inconstitucionabilidadde. O Tribunal de Justiça e a Promotoria já perceberam isso. Agora, só falta o eleitor "acordar" para o debate político.



A questão partidária



A campanha eleitoral em Belo Horizonte (BH), em relação as outras cidades do Brasil, chama atenção do nacional por vários motivos: os dois palácios, tanto o municipal, quanto o estadual, desconsideraram a opinião partidária e resolveram atuar em causa própria. Ficou claro que há um movimento de enaltecer os políticos e desmerecer os partidos. Com a maior votação do Brasil em Minas Gerais, pela primeira vez, o presidente Lula não participou da campanha em BH. Além disso, há várias pessoas no PT mineiro e nacional que não concordam com a atitude de Pimentel. Aécio, mais audacioso, já começa custurar alianças, não só com alguns petistas, mas com com outros políticos de vários partidos, como o PMDB, para se eleger a possível candidato à presidência da república em 2010. É nítido que as eleições municipais esconde um debate maior: ao que parece - e o que se sabe pela boca miúda, Aécio sairá presidenciável na próxima eleição, e Pimentel a governador. O aliança dessas duas figuras públicas também incitam uma provável mudança de partidos. Especula-se que Pimentel irá para o PSB, pois uma ala petista ficou "mordida" com a atitude do atual prefeito de BH.


A eleição


O voto do próximo domingo está sendo disputado não pela proposta partidária que cada partido defende, mas sim pela personalidade política - o que contribui para que a imagem dos políticos fique cada vez mais sem prestígio dentro da sociedade. Os partidos existem por um motivo: mostrar para a sociedade que o político por ele lançado defende determinada questão pragmática política partidária, ou seja, o que eles querem e defendem como plano de governo. Volto a dizer, existem candidatos que esqueceram disso e está levando em conta apenas a sua personalidade para se promover dentro da campanha eleitoral. Não se esqueça: os partidos também governam.


O debate


Mediado pela jornalista Isabela Scalabrini, apresentadora e editora do MGTV - 1ª edição, o debate da Globo Minas foi o primeiro transmitido ao vivo via internet, por um site de emissora local. Participaram os cinco candidatos melhores colocados na última pesquisa: Márcio Lacerda (PSB), Leonardo Quintão (PMDB), Jô Moraes (PC do B), Sérgio Miranda (PDT) e Gustavo Valadares (DEM). O ataque aos postulantes ao cargo do executivo de BH foi à tônica do debate e esquentou um pouco mais a disputa, em relação aos debates anteriores. Até mesmo o modelo de debate que a Globo trouxe foi mais interessante, pois deu a chance dos candidatos discutirem outros temas que poucos deles falaram ou, até o momento, não ousaram em expor.


Ação Judicial

De morno, o debate eleitoral, às vesperas da eleição de domingo, dia 05 de outubro, já começou a esquentar. A candidato Jô Moraes (PC do B) entrou com três ações na Justiça Eleitoral: cassação do registro do candidato Marcio Lacerda; cassação da diplomação, caso eleito e, por fim, anulação da eleição majoritária. A ação solicita a inelegibilidade de três anos à Lacerda (PSB) e do candidato a vice-prefeito Roberto Carvalho (PT) por abuso de poder econômico e político e uso da máquina administrativa estadual e municipal; a inelegibilidade do governador Aécio Neves (PSDB) e do prefeito de BH, Fernando Pimentel (PT), também por três anos por abuso de poder econômico e político e, respectivamente, uso da máquina estadual e municipal.


Tapetão


O candidato Márcio Lacerda (PSB) não ficou quieto e partiu para o ataque. Chegou a acusar Jô Moraes (PC do B)de querer ganhar a eleição ao base do "tapetão", por conta das 36 ações judiciais colocada pela candidata contra a participação de Aécio na propaganda eleitoral gratuita dele. Não se trata de uma questão de democracia, de um político querer apoaiar a outro. O debate vai mais longe: mostra que dois candidatos querem impor a sua vontade para a sociedade e o pior: não respeitam a decisão partidária pragmática, histórica e intimidam a população durante toda a campanha falando que se determinado candidato não for eleito, as obras vão parar - sendo que mais da metade dos recursos das obras da capital são de verba do governo federal e o próximo prefeito precisa respeitar o pacto federativo para não ser cassado. Além disso, Leonardo Quintão (PMDB) lembrou de um dado interessante: Lacerda não participou de nehum debate com estudantes ou condadito - o que mostra que assessoria de comunicação dele teme que um confronto direto entre eleitores diminua a intenções de voto, pois o socialista ainda precisa conhecer mais da vida pública de BH, aprender falar em público e ter mais "aulas" de mídia training.


O legislativo


O ideal seria que cada região de BH realizasse um debate entre os candidatos a vereador, para que a população conheça realmente as propostas dos candidatos a vereador. O Café com Notícias faz o alerta para os eleitores que o cargo de vereador, o legislativo municipal, é o cargo mais importante da cidade - até mais que o prefeito. São eles que decidem as coisas da cidade, o que vai melhorar, o que vai estagnar. Pesquise o seu candidato. Não vote apenas porque ele foi um ídolo esportista, um artista, uma líder religioso da sua igreja, nem mesmo aqueles que acham que o horário eleitoral é um programa de humor. Pense bem! A dica é que você entre nos sites dos partidos, no site da câmara municipal ou converse com pessoas politizadas que acompanham de perto as coisas da cidade. Os vereadores ajudam o prefeito a ter governança dentro do município. Não adianta nada votar num candidato X, de partido Y. Também não adianta alegar que político nenhum presta se você não faz nada para mudar essa situação. Pelos próximos quatro anos, se houver corrupção ou a entrada de políticos sem compromisso com a sociedade, a culpa é sua e, conseqüêntemente, de todos nós.



Ainda tem mais



Amanhã, o Café com Notícias prepara uma cobertura especial. Vamos analisar a campanha dos candidatos à prefeitura de Belo Horizonte, levando em conta o lado da comunicação. No domingo, o Café vai estar de olho na apuração e contar tudo que rolou de relevante na votação. Não perca!!! Pesquise na internet, observe mais os candidatos e vote consciente: quem decide o próximo prefeito é você, não se esqueça disso! O objetivo do blog é ajudar os eleitores no processo de escolha dos candidatos, com independência e transparência. Como a parcialidade á algo subjetivo, e o blog também possui um caráter mais informativo e opinativo, deixo claro que todas os candidatos citados possuem espaço aberto para também dar o seu parecer sobre o que foi exposto até agora. Lembramos, o compromisso da imprensa é com a democracia e com a sociedade.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

13 comentários

  1. acho que vc deve ter visto comentários deste tipo aqui, mas realmente axei mto bom o blog, cra... parabens e continue assim e quanto aos votos pp vcs icarem entre os melhores, pode contar c o meu

    ResponderExcluir
  2. Depois de ler essas informações vou repensar meu voto. Abraço

    ResponderExcluir
  3. Wander, parabéns pela conbertura que você realiza no seu blog. Sou jornalista de Brasília e vejo que o seu blog consegue ser uma revista interessante e bem conversada. Parabéns e sucesso.

    ResponderExcluir
  4. Não voto no Márcio Lacerda. Acho ele falso e entrou de gaiato no navio. Adorei sua análise. Já mdei meu voto!

    ResponderExcluir
  5. cara, blog demais, mto legal....aí eu vi que você é jornalista o,Ó mto rox...se Deus quiser ano que vem eu começo facul de jornalismo \o/

    abrax...

    A'ZaF

    ResponderExcluir
  6. Debate é muito mais importante que o programa eleitoral. Eu já tenho o meu candidato. Mas infelismente aqui no Rio de Janeiro não aconteceu debate nenhum.

    ResponderExcluir
  7. o interessante, não só ai em bh, como aqui em campinas e mtas outras cidade é que a preocupação em atacar uns aos outros acaba tornando-se maior do que a vontade de falarem das propostas...
    e atualmente o horario politico é uma tremenda "palhaçada"...
    há ainda bons politicos, mas nem a imprensa e mto menos o povo dá o devido respeito a estes politicos com carater..

    otimo blog... bem escrito e informado

    ResponderExcluir
  8. muito bom seu blog!
    queria umas dicas de como aprimorar e dar umas requintadas no meu blog...passa lá e dá uma olhadinha
    Parabens!

    ResponderExcluir
  9. a lesma lerda de sempre...

    n votarei.

    ResponderExcluir
  10. Politicagem de cu é rola, já diria o poeta!

    ResponderExcluir
  11. Você precisava fazer um comentario sobre o debate daqui de Salvador é algo gritante, a falsidade chega a doer...

    Abraços

    VIVENDO SOLTEIRO - Aqui, ser solteiro é algo muito interessante!
    http://vivendosolteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. A aliança entre Aécio-Pimentel-Lacerda é patética. Parece que será vitoriosa, mas evidencia que joguinhos políticos são mais importantes do que o compromisso com o eleitorado. Muito bacana o encadeamento das suas idéias. Aécio e Pimentel preparam o bote para 2010.

    Abraços, Wander!

    ResponderExcluir
  13. Em São Paulo infelizmente não teve o último debate ... a globo iria levar os candidatos mais bem colocados e não teve acordo entre todos os candidatos ... ficamos na mão.

    ResponderExcluir