Assessoria de imprensa também produz conteúdo informativo - Parte 4

outubro 29, 2008



O Café com Notícias lançou, há algumas semanas, uma série de reportagem com intuito de desmitificar uma lenda muito comum entre os comunicólogos: assessoria de impresa também produz conteúdo informativo? Hoje, na nossa penúltima parte, vamos falar dos produtos de comunicação e, desse modo, mostrar, que o trabalho de assessor de imprensa também exige criatividade de produção, como se o jornalista estivesse numa redação, basta o profissional querer "movimentar" a assessoria e, acima de tudo, seja este o objetivo do assessorado. Para conferir as outras os posts anteriores dessa série, clique aqui.

É muito comum o assessor de imprensa se preguntar: por onde eu começo o trabalho? Para quem tá de fora, o trabalho de comunicação exige planejamento, pesquisa e constante atenção no que acontece na mídia para procurar emplacar o assessorado como fonte, caso o intuito dele seja realmente a divulgação. Mas há assessorias em que o assessorado deseja melhorar a circulação de informação dentro da empresa, seja por meio da humanização dos setores ou para acabar o disse-me-disse entre um setor e o outro, a chamada fofoca ou notícia de bastidor, que em alguns casos pode ser muito negativo para a imagem da empresa ou do assessorado.


Um dos primeiros trabalhos do assessor de imprensa é conversar com o assessorado o que ele pretende com a implantação de um setor de comunicação. Depois disso, fazer uma pesquisa para verificar quais são as possíveis falhas de comunicação que o assessorado tem no ambiente externo e interno e, por último, se a mensagem que ele pretende passar é passada de forma correta. Defirnir os produtos de comunicação exige sensibilidade e adequação do profissional para entender para que qual público o assessorado pretende falar.


Segue abaixo alguns produtos de comunicação ou levantamento de pesquisa úteis no dia-dia de uma assessoria de imprensa. Lembrando que essa é uma seleção básica e que a criação de um produto de comunicação deve atender o objetivo do assessorado. Além disso, em muitos deles é possível produzir conteúdo jornalistico informativo de qualidade, atendendo, é lógico, o público-alvo do assessorado. Confira:


1) Mailling: é a lista de contatos (e-mail e telefones) de jornalistas, editores, repórteres, veículos de comunicação, blogs, produtores culturais ou formadores de opinião que são posssíveis divulgadores do trabalho do seu assessorado ou que podem chamá-lo como fonte para um matéria, artigo ou entrevista. Essa lista varia de acordo com o perfil e o público-alvo que o assessorado pretende atingir. Se for uma demanda de comunicação interna, por exemplo, é conveniente o assessor ter o contato dos gerentes de cada setor ou funcionários. Se for na proposta de divulgação de uma empresa, é bom ter o contato dos diretores ou do dono da empresa para repassar aos colegas da imprensa, no caso de uma marcação de entrevista.


2) Release ou Sugestão de Pauta: é o texto de divulgação do trabalho do assessorado. É recomendável que o release seja o mais informativo e noticioso possível, como se fosse uma matéria. Dentro do release é bom colocar os contatos da assessoria de imprensa ou do assessorado, dependendo da proposta. Outra sugestão é adaptar o release deacordo com a proposta do veículo, por exemplo: se for uma rádio, enviar uma nota. Se for para TV enviar uma sugestão em que caiba na proposta do programa ou telejornal.


3) Site oficial: A internet é uma mídia onde a facilidade de compartilhar conteúdo é muito grande. Por isso, é recomendável que todo assessorado tenha um site oficial para ser o lugar onde será publicado informações oficiais para alimentar público-alvo e imprensa. Dentro do site oficial pode ter seções de blog corporativo, podcas e videocast.


3.1) Blog Corporativo: É um produto recente dentro de muitas assessorias. É o lugar onde o assessorado postará a sua opinião sobre assuntos variados, de acordo com a sua visão e de uma maneira mais informal. É bom lembrar ao assessorado que por mais que o blog tenha muitos acessos, ele está falando para uma única pessoa, pois cada internauta entra no blog um de cada vez - presume-se.


3.2) Podcast: Arquivo de áudio onde o assessorado ou a assessoria podem realizar um material informativo, de maneira mais informal e descontraída. Outro formato é postar matérias jornalísticas de áudio sobre o assessorado, feito pelo assessor de imprensa. A linguagem, apesar de nova, tende a se aproximar a de rádio. Na exibição, pode-se disponibilizar o download ou apenas o player para ouvi-lo.


3.3) Videocast: Arquivo de vídeo que pode ter o caráter mais informativo ou informal, dependendo da proposta do assessorado. A linguagem, apesar de livre, tende a se aproximar da de TV. Na exibição, pode-se disponibilizar o download ou apenas o player para assisti-lo.


4) Newsletters: são informações enviadas por e-mail relativas ao trabalho do assessorado. Ela pode ser informativa, como se fosse um jornal virtual, ou pode enviar para as pessoas cadastradas no mailling toda vez que o site oficial sofrer atualização. Ou ainda, a newslleter pode ser segmentada para atender público-alvo e imprensa, separadamente. É recomendado que o seu fluxo de envio seja semanal, quinzenal ou mensal para não virar spam.


5) Clipping dos Noticiários: Trata-se de um recorte, a título de arquivo e análise, para colher material de onde o assessorado apareceu ou de assuntos ligados diretamente ao trabalho dele. No caso de política ou de empresas que disputam o memso nicho, é comum usar o clipping como material para saber como está a visibilidade do adversário e quais são os seus pontos fracos na mídia.


6) Redes Sociais: Dependendo do objetivo do assessorado, se for a divulgação, é bom crai um avatar (perfil) institucional e também poder criar uma presença nessas redes, estabelecendo amizade e criando vínculos. É bom criar comunidades e monitorar o que as redes sociais falam a respeito do assessorado. Existem agências especializadas em sondar a "popularidade" do assessorado pela internet à fora. Lembrando que este tipo de ação depende do objetivo do assessorado.


7) Jornal ou Revista Institucional: publicação impressa que pode ser mensal, semestral ou até mesmo anual, dependo da proposta ou bolso do assessorado. É recomendado para empresas ou persoanlidades que querem dar visibilidade ao trablho feito durante um período e compartilhar isso com o público-alvo e imprensa.


8) Jornal Mural: Geralmente usado em empresa ou espaços públicos de grande circulação no qual as pessoas possam ler informações institucionais relativas ao assessorado. Uma tendência atual é desse tipo de produto de comunicação investir em ilustração e fotografia, com pequenas notas informativas, geralmente com dicas e prestação de serviço.


9) Rádio Institucional/Podcast: é um canal recomendado para empresas onde há maior apelo de distribuição da informação por meio da oralidade, pois os funcionários não são muito adeptos da circulação de informação impressa. Possui resultados de grande valia e o seu custo é relativamente barato. Geralmente, a rádio institucional dá algumas notícias institucionais e de prestação de serviço, mas a maior parte da sua programação é musical.


10) TV Institucional/Canal no YouTube: Em grandes empresas, a criação de programas institucionais como forma de treinamento de funcionários, divulgação de ações da empresa ou até mesmo matérias informativas. Também é recomendado para personalidades que querem divulgar ações de trabalho ou até mesmo de vida pessoal. Recomenda-se a criação de um canal no YouTube, por ser uma site de grande audiência e visibilidade.



Na semana que vem, encerramos essa série sobre assessoria de imprensa com um tema bastante complicado: como reverter um processo de crise de imagem por meio da produção de informação institucional. Não perca!!!



Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

11 comentários

  1. Antes de ler esse texto todo, lerei os anteriores relacionados ao mesmo assunto, pra então comentar.
    Só peguei por alto a idéia, feita na introdução.
    Vim mesmo pra dizer que você ganhou um selo meu.
    Não que isso importe muito, visto que seu blog é altamente comentado e concorrido, mas é só para certificar que também aprecio este espaço.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Logo no início do texto, você diz: "Mas há assessorias em que o assessorado deseja melhorar a circulação de informação dentro da empresa, seja por meio da humanização dos setores ou para acabar o disse-me-disse entre um setor e o outro, a chamada fofoca ou notícia de bastidor, que em alguns casos pode ser muito negativo para a imagem da empresa ou do assessorado"
    Bem, isso não é originalmente função do assessor de imprensa, mas sim do profissioanal de relações públicas. Mas, como ainda estamos longe do que chamam por aí de comunicação integrada e as empresas espertas preferam pagar um profissional pra fazer função de vários, as coisas se confundem.
    Pena que a série está acabando, o assunto rende chope rs!

    ResponderExcluir
  3. Tem presente para você lá no meu blog. Passa lá depois pra pegar.
    abçs,
    Pegue o selo aqui!!!

    ResponderExcluir
  4. Eu vou ler também os outros posts pra depois analisar e argumentar alguma coisa. Gostei muito do conteúdo do blog, você ta de parabéns mesmo!

    http://tchannannan.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Vim retribuir a visita e encontrei um excelente post, cheio de explicações... Mto legal, viu?
    Adorei...

    Bjos

    ResponderExcluir
  6. Compadre, adorei a explicação dos termos jornalísticos! Elevou o nível realmente, porque geralmente há muita confusão entre um termo e outro, vc está de parabéns! E o que é legal é que pode ficar como consulta pro futuro, vc está criando um verdadeiro banco de dados jornalístico, meu amigo.
    Beijão carinhoso pra vc!

    ResponderExcluir
  7. Muito esclarecedor seu post. E pra mim que sou quase uma 'analfatec' foi ótimo!!
    uhauhuhauhauhuahuhauhauah

    Sempre tive curiosidade de saber o que era um Postcast.
    bjo.
    _____________________________.

    ResponderExcluir
  8. Eu conheço alguns jonalistas. E eles trabalham com jornal, entre outras coisas.

    ResponderExcluir
  9. Bom texto!!!
    temos que continuar dessa forma...
    parabens!!

    ResponderExcluir
  10. Como é bom ler um blog desse logo pela manhã!
    Muito bom, dispensa comentários!

    ResponderExcluir