Exposição apresenta a arte do Grafite

setembro 12, 2008

A arte visual que ganhou notoriedade nas ruas direto para galerias de arte. De 30 de agosto a 7 de setembro, Belo Horizonte foi sede da 1ª Bienal Internacional de Grafite. O evento contou com exposições, seminários, ateliês abertos, programação musical e DJ's de várias partes do mundo. O objetivo do evento foi mostrar a arte do Grafite para as pessoas que tiveram um contato superficial com essa manifestação artística que já foi muito marginalizada. Grafite ou Graffiti (do italiano graffiti, do plural de graffito), significa uma marca ou inscrição feita em um muro ou parede, cujo registros históricos relatam desenhos feitos desde o Império Romano. Os desenhos podem ser caligrafado, pintado ou gravado sobre um suporte, realizado normalmente em um espaço público. Um dos grafiteiros mas célebres é Jean-Michel Basquiat, que ficou conhecido no final dos anos 1970 e despertou a atenção da imprensa novaiorquina. Basquiat realizava desenhos com mensagens poéticas nas paredes dos prédios abandonados de Manhattan.O grafite pode também estar associado a diferentes movimentos e tribos urbanas, como o hip-hop, por exemplo.


:: Veja algumas fotos* da Bienal Internacional de Grafite






*(Fotos: Wander Veroni)


- Para ver mais fotos do evento, clique aqui.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

14 comentários

  1. Olá ótimo post, eu gosto dessa parada de Grafite e tals, no entanto acho q deveria haver mais organização tem uma galerinha q insiste em grafitar em qlqr lugar. Certa vez eu vi uma reportagem em um jornal que há na cidade de São Paulo uma rua “reservado” para eles fazerem a sua arte, acredito q é mais o menos por aí q as coisas devem caminhar. RSS aff fala (escrevo) d+++

    Passa lá n meu blog e diz o q vc pensa sobre “Eleitores Corruptos” a sua participação é muito importante

    T+
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Temos um selo pra vc ..

    Passa lá..

    Clique em blog pessoal..

    www.analucianicolau.adv.br

    Abç..

    ResponderExcluir
  3. Tenho que admitir que muitas obras feitas com a técnica são excelentes...

    ResponderExcluir
  4. Compadre,eu amo grafitti!! Fico babando aqui em Sampa com a arte pelas paredes da cidade. Na Vila Madalena tem um setor só de grafittis, é lindo.

    Eu nao sabia a história por trás da palavra, amei! Me deu vontade de pesquisar sobre esses grafitti romanos.

    E as fotos ficaram muuuuito boas, vc tinha razao, eu adorei o tema e o post!

    Beijocas mil!

    ResponderExcluir
  5. Muito lindo e o legal é imaginar que isso tudo toma força como uma arte pop com os movimentos hip hop nos EUA (tem todo um contexto que vai além do estético). Quando estive em NY, em 2000, tive oportunidade de ver uma exposição semelhante. Além, é claro, de ver muita coisas em lugares como o Harlem, Brooklin. Ah... também já vi este tipo de trabalho no Rio e em São Paulo. Já sou fã de carteirinha há um tempão disso tudo.
    Belo post..

    ResponderExcluir
  6. Vou minimalizar o grafite: se um dia eu pegar um GRAFITEIRO no muro da minha casa, sou capaz de pagar para ele NÃO parar o trabalho.
    Já um pixador...

    ResponderExcluir
  7. Adoro exposições de arte, fiquei fascinado por essa, muito boa, precisamos valorizar mais a nossa arte, temos grandes artistas precisando de espaço.

    RUBENS CORREIA
    www.blogdorubinho.cjb.net

    ResponderExcluir
  8. Opa amigo, obrigado pelo incentivo para com meu blog, acho que nunca vi blog assim por ai, dai resolvi criar um e inovar. E o seu blog ta bem bacana tambem, gostei muito

    caso voce tenha msn, me add para trocarmos ideias

    luisotavio15@hotmail.com

    e fico aguardando suas visitas mais vezes em meu blog.

    http://nalinhadefundo.blogspot.com
    abração amigo

    ResponderExcluir
  9. pena que nao é por aqui em recife
    xero

    ResponderExcluir
  10. Todo tipo de incentivo a arte, seja lá de que segmento for, é ótimo hoje em dia!

    Fiquei encantado com as fotos!

    Ótimo blog!



    Até Alí;

    ResponderExcluir
  11. Eu acho muito massa o grafite, pena que essa amostra ta acontecendo em BH pq se não, eu iria, me amarro nesse lances. conheço uma amiga de BH e perguntei pra ela se ela sabia onde que tava acontecendo e ela não sabia, sabe onde é pra mim falar pra ela shaushsuhaua

    té +

    Juka

    ResponderExcluir
  12. Os grafites começam a ser vistos como obras de arte e valorizados como tal. Já era hora. A imagem do carro é perfeita!! Abraços!!

    ResponderExcluir
  13. Putz ... adoro esse tipo de arte ... da última vez que estivesse nos Estados Unidos fiquei impressionado com a qualidade dos trabalhos.

    ResponderExcluir
  14. O grafite é fantástico. Pena que tem gente que despreza.
    Os grafites das fotos são muito bem feitos!

    ResponderExcluir