Shopping Oiapoque completa cinco anos sem camelôs nas ruas de BH

agosto 04, 2008

Um dos primeiros shopping populares do Brasil, comemora o seu quinto aniversário no dia 04/08. A data relembra a retirada dos camelôs das ruas e marca uma nova fase na capital mineira




Há cinco anos atrás, os camelôs saíram das ruas de Belo Horizonte (BH/MG) e ganharam um novo espaço de trabalho. Graças ao programa Centro Vivo, criado pela Prefeitura de BH, e por meio de uma parceria com a iniciativa privada, foi inaugurado o Shopping Popular Oiapoque. Desde então, criou-se um novo hábito entre os belo-horizontinos que começaram a freqüentar uma área que ganhou reforço de segurança e um maior fluxo de pessoas.


Proprietária de uma loja de moda infantil, no boxe 812, Angélica Cristina, de 32 anos, conta que ela foi um dos duzentos primeiros camelôs a ocuparem os boxes. “O início foi complicado porque os primeiros camelôs foram pioneiros e tiveram que reconquistar toda clientela. Foi difícil! Quando viemos para cá tudo estava em construção e, aos poucos, as pessoas se acostumaram com o local. Agora a infra-estrutura é outra, bem melhor: têm banheiro, lanchonete e restaurante. Isso pode parecer pouca coisa, mas contribui para cativar ainda mais o cliente”.


No passado, a estrutura do Shopping Oiapoque sediou, uma antiga fábrica de cerveja, cujo prédio completou 100 anos em 2007. O local já recebeu, nesses cinco anos de existência, muitos investimentos para trazer mais bem estar para as pessoas que freqüentam o centro comercial. Com mais de 30 mil pessoas visitando o local, em dias de grande movimento, o Oiapoque se tornou referência na área central de BH quando falamos em shopping popular. De acordo com o administrador geral Marcílio Rocha, são gerados mais de 3 mil empregos indiretos, muitas delas empresas familiares que vivem da renda exclusiva dos boxes instalados no empreendimento.




Aniversário


Hoje, dia 04 de agosto, o Shopping Oiapoque completa cinco anos de vida. E para comemorar esta data tão importante, o público ganha o presente: foram montadas palestras, espetáculos, brindes e sorteio de prêmios exclusivos em parceria com Credi Oiapoque - cartão de crédito exclusivo para clientes que querem fazer as suas compras no local. Além disso, o Oiapoque irá estrear em breve uma campanha comercial na TV com a Madame Óia – personagem criado pelo humorista mineiro Saulo Laranjeira.


:: Veja também
- Site do Shopping Oiapoque





Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

7 comentários

  1. No Recife existe um projeto semelhante chamado Camel�dromo. � uma constru�o bem grande no centro da cidade. Mas existem muito mais camel�s do que podem caber ali. Quem passa pela pra�a S�rgio Loreto indo para a EMTU carregar o passe-f�cil sabe do que eu estou falando...

    Abra�o, Wander.
    Na escuta.

    ResponderExcluir
  2. Bom saber dessa iniciativa; Em alguns lugares eles simplesmente retiram o que acham 'inoportuno'... proibem a existência dos camelôs e pronto.Como se não fosse a fonte de renda.

    ResponderExcluir
  3. Wander,

    essa experiência de BH é linda. Eu estive por aí mais ou menos na época da criação do shopping e havia muita desconfiança dos camelôs. Torci muito para que desse certo, por que o entro de BH é lindo, merecia uma reorganização, e os camelôs mereciam um espaço para seu trabalho.

    Por aqui, em Porto Alegre, está surgindo algo parecido, apesar de ser um prédio novo, construído sobre os terminais de ônibus, eu espero que dê tão certo quanto está dando aí!

    beijo!

    ResponderExcluir
  4. Ótimo projeto.
    Afasta os camelôs das ruas e os coloca em um estabelecimento só deles.
    Muito bom mesmo.
    Seria melhor ainda se todas as metrópoles (e cidades) adotassem essa medida.
    Pois é. 5 anos de sucesso do Shopping Popular.
    xD
    Adorei teu blogue. Encontrei ele por acaso no blog da Letícia.
    xD
    abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá Wander,

    Lembro bem da transferência dos camelôs para os shoppings populares. A medida foi alvo de inúmeras brigas e discussões e hoje, fico feliz em ver que o projeto da prefeitura vingou e se tornou referencia para muitas capitais do país.

    Conhecer Belo Horizonte e não visitar o Oiapoque soa de forma estranha atualmente. Isso mostra a relevância do projeto e o belo trabalho feito pelo município e pelos camelôs.

    Assisti as propagandas e creio que elas cairão no gosto popular rapidamente. O Saulo certamente contribuirá muito.

    Interessante pauta!

    Tem post novo de economia no SFW.

    Abraços.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Pra vc ver como a boa vontade de uma prefeito faz a diferença.

    Na Praia Grande (SP) tinha uma area que tb era cheia de camelos e totalmente desorganizada, a prefeitura resolveu construir um espçao esclusivo com banheiros, iluminação e no lugar das barracas, quiosques com toda a estrutura possivel para poder trabalhar.

    Abçs!!!

    Veja se vc já se acostumou com esse barulho que já faz parte da nossa vida.

    Que barulho?

    Então, confira:

    ----------------------------------
    Delírio - Um Barulho...

    http://emlinhas.blogspot.com/

    EM LINHAS...
    Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
    ----------------------------------

    ResponderExcluir
  7. e aivina meu shopping preferido???
    o oi claro....
    beijos

    ResponderExcluir