Café Olímpico - Pequim 2008: Vôlei masculino leva prata e Pequim se despede dos Jogos

agosto 24, 2008



Foi por muito pouco. Pouco mesmo. Infelizmente, não houve empate, nem resultado definido aos segundos finais do último set. Foi muito pior (e frustrante): a seleção masculina de vôlei de quadra perdeu para os Estados Unidos, por 3 sets a 1, na madrugada deste domingo (24/08), em Pequim, e ganhou a medalha de prata.

Após a vitória dos americanos - que teve sabor de revanche, pois as meninas de ambos os países se confrontaram anteriormente, e as brazucas levaram o ouro - nossos garotos perderam por falta de atenção ao jogo e por, principalmente, errar jogadas, saques e deixar a defesa do bloqueio, na maior parte do tempo, aberta para o adversário.

Os americanos exploraram o defeito dos brasileiros para ensaiarem uma reação no segundo set que os levou rumo ao lugar mais alto do pódio, cuja parciais ficou em 20/25, 25/22, 25/21 e 25/23.

Considerada a geração mais vitoriosa da história do vôlei no país, a seleção brasileira masculina - que ficou com prata, pode se orgulhar dos seus feitos e levantar a cabeça para esse segundo lugar. Talvez o vacilo e o nervosismo do favoritismo, na disputa final, tenha prejudicado a equipe. Durante a transmissão de ontem a ex-atleta e comentarista Virna, da TV Band, lembrou de dado antes da partida, ao locutor Luciano do Valle.

"Os americanos não tem tantos títulos como o Brasil no vôlei de quadra masculino. Para eles, além de ser uma espécie de troco o jogo de hoje, essa medalha vale muito para esses atletas, por que apenas dois deles tem medalhas olímpicas no currículo, que não vieram das quadras, mas do vôlei de praia. Quem ganhar essa partida terá vencido a si próprio também", contou.

Afetuoso e ao mesmo tempo muito preocupado, o capitão Giba tentou animar ao máximo a seleção para a briga pela medalha dourada. Ele abraçava, olhava nos olhos, gritava, comemorava cada ponto novo e unia o máximo os companheiros de equipe. Mas o time continou no erro e nas mesmas jogadas ensaiadas que os americanos sabiam como driblar.

O erro por não ousar em apostar nos outros jogadores como Samuel Bruno, Rodrigão, e tantos outros que poderiam ter tido mais tempo dentro de quadra, garantiu a vitória dos gringos de virada. A revelação da partida ficou para a André Heller e para o americano Clayton Stanley que foram os grandes pontuadores do jogo, além de mostrar um voleibol de altissímo nível. Bola para frente, meninos! Não foi dessa vez o ouro, infelizmente.

Vigésimo terceiro colocado no quadro de medalhas da Olimpíada de Pequim 2008, com 15 medalhas no total, o Brasil sofreu uma visível queda em relação a Atenas 2004, quando foi 16º no geral com cinco ouros, há quatro anos, contra apenas três em Pequim 2008. As atletas brasileiras foram o grande destaque dessa edição dos Jogos na capital chinesa.

Elas conquistaram duas medalhas de ouro, uma de prata e três de bronze, desempenho inédito para o páis na história dos Jogos Olímpicos. Até então, o país somava apenas dez medalhas femininas no total, há quatro anos, foram apenas duas pratas. O único ouro entre as mulheres antes de Pequim 2008 era o de Jacqueline Silva e Sandra Pires, no vôlei de praia de Atlanta 1996.


Tchau, Pequim!


O estádio Ninho de Pássaro, em Pequim, na China, foi palco neste domingo (24/08), da cerimônia de encerramento da 29ª edição dos Jogos. Em uma festa que misturou emoção e tecnologia, os chineses conseguiram presentear o mundo com uma festa linda, mesmo com a "tonelada de maquiagem" usada para esconder os problemas políticos e sociais dessa nação.

O debate a estas questões foram tema aqui no Café e em vários veículos de comunicação que quiseram mostrar a falta de liberdade de expressão do povo chinês e as dificuldades do trabalho da imprensa, sem contar o quadro preocupante de poluição naquele país.




Com tambores voadores, dançarinos sincronizados, fogos e vários efeitos especiais, a China encerrou com chave de ouro a sua participação que a confirmou como maior potência esportivas da atualidade, quebrando a supremacia norte-americana.

Ainda, dentro da cerimônia houve entrega de medalhas para os vencedores da maratona e uma prévia do espetáculo que o mundo verá em Londres 2012. A apresentação britânica começou com a entrada de um ônibus de dois andares, que caracteriza a cidade.

Logo depois, Jimmy Page, ex-guitarrista do Led Zepellin, também participou da apresentação. Outra figurinha inglesa que participou foi o meio-campista David Beckham, do Los Angeles Galaxy-EUA, que surgiu em cima do ônibus e chutou uma bola para o público.

No encerramento, três atletas subiram em uma escada de avião, simbolizando o adeus da competição, onde o público pode acompanhar, numa espécia de telão na borda do estádio, os principais acontecimentos olimpícos dos 16 dias, até que chegou no último, onde a tocha foi apagada.


Sede da próxima edição dos Jogos Olímpicos, em Londres 2012, o Reino Unido já começou a preparar o terreno para manter a tradição de obter um resultado acima do comum competindo em casa. Há quatro anos, os britânicos conquistaram nove ouros e, com 30 medalhas, terminaram na décima colocação na classificação por países. Em Pequim, obtiveram 47 pódios, 19 medalhas douradas e pularam para o quarto posto no quadro, ficando atrás apenas de China, Estados Unidos e Rússia.



E ainda tem mais:

A cobertura do Café Olímpico ainda não acabou: No próximo post, você vai conferir a análise do Café com Notícias sobre os jornalistas que brilharam e os sites/veículos de comunicação que se destacaram na cobertura de Pequim 2008.

O final dessa série de reportagem, o resultado da nossa enquete, bastidores, o que foi notícia e curiosidades dentro da cobertura do maior evento esportivo de 2008, você só acompanha aqui no Café,
não perca!




Veja também:







Quer saber mais detalhes? Siga-me no Twitter. Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

23 comentários

  1. A melhor cobertura da blogsfera está aqui, no Café Olimpíco e, por consequência, no Café com Notícias. Tô viciada em Café...hehehee...bjs

    ResponderExcluir
  2. tambem fiquei chateado com a prata dos caras do voley....achava q ese ouro era certo...hehehehe...seu blog é mto bom, tÔ impressionado. abração

    ResponderExcluir
  3. Essa prata tem sabor de ouro, pelo meno pra mim...hauhauhau :D

    Vi o jogo pela ESPN...mil vezes melhor do q qualquer outro canal!!!

    Vlw :)

    ResponderExcluir
  4. Cara, não acompnhei nada por resistência, me recusei a nãome informar sobre olimpíadas não me pergunteo por queê, que eu não sei... mas tem vc pra suprir minha desatenção, abraços!

    ResponderExcluir
  5. ehhh Brasil terminou as olimpiadas em 22º e bola pra frente, potencia olimpica, sabemos q ñ eh mas q esperávamos mais ahh isso sim, mas fazer o q xD

    tem a paraolimpiadas ainda, vamu torcer pro Brasil *-*

    Juka

    ResponderExcluir
  6. Não sei porque, mas não acompanhei esta Olimpíada como da última que teve - anterior a essa. Na outra, acompanhei tudinho, desde ginastas, natações até luta e esgrima.

    O Brasil caiu em relação a Olimpíada passada. Vamos torcer para que na próxima, em Londres, o Brasil haja diferente. Jogue com força de vontade para que traga para a casa, mais ouro que bronze.

    Cobertura completa das Olimpíadas? Só aqui!!!

    abçs

    Lucas de Oliveira

    ResponderExcluir
  7. PUXA PODERIA TER SIDO OURO NEH
    só pra encerrara com medalha(chave) de ouro

    heheh
    abraços
    http://blogaragem.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Cumpade, que bonitinho!!! Amei a menção ao Babel no final do post! Muuuito obrigada, amigão!
    Pois é, eu não assisti ao encerramento. Estou vendo imagens e espero encontrar algum resumo no final do dia nos canais pagos. Fiquei com o vôlei até o último segundo. Mas tudo bem, a gente vai bater os EUA numa final olímpica, é questão de tempo. E os meninos merecem todo respeito, sem dúvida, ainda é a melhor seleção do mundo.
    Puxa, estou com água na boca pra ler o próximo post, com os bastidores jornalísticos da cobertura. Vou ficar de olho.
    Cumpade, tô adorando essas montagens que vc faz com as fotos. Fica lindo, parabéns!
    E esperemos Londres agora!
    Beijão!
    Ahhhh e ninguém reparou que durante as olimpíadas o meu nome esteve escrito em chinês!!! grrrr hehehe

    ResponderExcluir
  9. Olha, prata no Volei pode, para muitos (a cara deles, por exemplo, exceto Marcelo Elgarten) uma grande decepção, derrota, fracasso.

    Porra: derrota, fracasso, decepção?
    Tudo menos isso.

    ResponderExcluir
  10. Éh, se não fosse o café, eu estaria meio perdida. E logo eu que amooo olimpíadas, tive que acompanhar de longe, o corre corre do dia a dia, e se não fosse o café, eu estaria mais que desinformada!!
    E pelo que pude acompanhar por aqui, o Brasil não teve sua melhor atuação, mas se destacou bastante! Eu assisti o jogo dos meninos e parabenizo pela garra que eles tiveram até o fim, tá certo que prata é reconhecer uma derrota, mas eles são vitoriosos...
    E parabéns pela "cobertura"!!
    Beijoooooooos

    ResponderExcluir
  11. O Brasil bem que merecia um ouro no futebol e na seleção masculina de volei neh!

    ResponderExcluir
  12. Por essa prata eu realmente nao esperava. Nao sei onde vi mas parece que os americanos passaram cerca de seis anos estudando a seleção de Bernardinho.

    Em Atenas era para ser seis medalhas de ouro, se nao fosse aquele padre escoces tirar o Vanderlei Cordeiro de Lima do caminho.

    Mas é isso vai, vamo que vamo, Londes 2012.

    Abçs!!!!!

    Confira:

    ----------------------------------
    O Hábito Faz o Monge

    http://emlinhas.blogspot.com/

    EM LINHAS...
    Quando as palavras se tornam o nosso mais precioso divã.
    ----------------------------------

    ResponderExcluir
  13. Como as coisas são relativas... Prata para o vôlei é para chorar sim. Temos tradição, centro de treinamento de última geração e dinheiro para caramba financiando o esporte.
    Agora, aquele judoca que chorou com o quarto lugar... o cara sem apoio nenhum, munido de força de vontade. Só... Aquele quarto lugar merece recepção em carro de bombeiros

    ResponderExcluir
  14. O problema é que a seleção atingiu um nivel e parou, o EUA vinham analisando o jogo do Brasil e estudando sobre o mesmo, e simplesmente achamaos que a derrota na liga havia sido opcasional, chegar no topo é facil, o dificil é se manter, Bernardinho prega isto, porém desta vez ele relaxou, e estou criticando o voley pois ao ladop do futebol, é um dos unicos esportes que tem incentivo, abrass e obrigado pela visita

    ResponderExcluir
  15. Wander.. ficamos muito feliz com o finzinho do post, heheh. Obrigadoo

    O café deu um show de cobertura, pode ter certeza. Sua cobertura não perde, em nada, para G1, Uol, Terra.. você foi, é competente ao extremo.

    Parabéns!!

    Infelizmente não pude assistir ao encerramento dos Jogos.. mas pelo seu relato deu para perceber que foi um espetáculo assim como a abertura.
    Agora.. resta-nos esperar as Olimpíadas de Londres.. espero que tenhamos mais sorte - quanto a resultados - na 30a edição dos Jogos.

    Ontem vi a Sônia Bridi fazendo um pequeno comentário do que foi as Olimpíadas de Pequim.. ela foi direta e disse tudo o que o governo chinês tentou esconder. É uma pena que isso aconteça nos dias de hoje..

    É isso, Wander..

    abraço

    ResponderExcluir
  16. Jamais vou me conformar como o melhor time do mundo de vôlei masculino decresceu desse jeito. Só faltei quebrar a televisão. Sempre foi o esporte que acompanhei com confiança e orgulho, até que eles começaram a deixar a desejar. Confiei, achei que depois daquele primeiro set, o jogo estava ganho. Preferiria ganhar o bronze. Sério.

    Abraço, Wander. Parabéns pela cobertura. E obrigada pela visita e elogios ao meu projeto. Apareça sempre.

    ResponderExcluir
  17. Wander,

    Faço minhas as palavras do meu amigo André. Muito obrigado pela citação.

    Bem, mesmo com os inúmeros dead-lines, encontrei um tempo para passar no Café e conferir os últimos suspiros dos Jogos.

    Me chamou a atençao esse próximo post. Estou curioso. É claro que o Babel estará nele, devido ao brilhante trabalho da Letícia.

    Até mais!

    Ah! Tem um covite no seu Orkut. Espero que possa ir. Será uma grande oportunidade.
    ___________________________________
    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  18. Apesar de algumas derrotas frustrantes, como a do vôlei masculino que você escreveu com tanta propriedade, é preciso ressaltar os avanços alcançados pelo esporte brasileiro alcançou nesse jogos olímpicos. Foram inúmeras finais e medalhas inéditas, além do melhor desempenho de todos os tempos de nossas mulheres. Isso prova que não estagnamos, mas ainda falta muito coisa, sobretudo um incentivo mais agudo por parte do governo e empresas no financiamento e incentivos de atletas que competem individualmente.

    Parabéns pelo ótimo espaço de discussão Wander.

    Abraço

    ResponderExcluir
  19. Ei Wander, tudo bem? Adorei a xícara do Café com Notícias Olímpica.

    Muito bacana o desempenho da galera do volei durante as Olimpíadas. Essa galera vai longe. Abs.

    ResponderExcluir
  20. Rumo a 2012 e a cobertura da Record!
    Isso promete. Se for igual a da Eurocopa... "Haja coração amigo..."

    Qto a participação, já deu este assunto, mas resumindo: foi péssima. Atenas: 5 ouros, 16º lugar - Pequim: 3 ouros e 23º lugar com a maior delegação da história!

    16º tá na frente de 23º, resumindo: Retrocesso!
    Daqui a 4 anos o BraZil conquista o 33º, os 2 basquetes fora da disputa e vai tá tudo ok, tudo lindo e maravilhoso. Dá-lhe Brazil il il
    Abraço
    http://falandoprasparedes.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. O vôlei decepcionou, sim, mas não há como negar que esse time dos EUA tá jogando uma barbaridade. Aliás, o voleibol norte-americano está numa grande fase, tanto nas quadras quanto na areia.

    Wander, sobre a Copa Mercantil do Brasil, eu to fazendo a cobertura, sim. Sou o "blogueiro oficial" .Se precisar de alguma coisa para a revista, é só dar o toque que eu te envio o release por e-mail. A Copa está bem legal, muito movimentada. Qualquer dia dá uma passada lá pra acompanhar alguns jogos.

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Eu torci tantos pelos meninos do volei .. o jogo foi muito bom e eles jogaram muito .. mas o USA foi melhor .. o saque daquele cara acabou com o Brasil .. desestruturou toda seleção ..

    Foi uma pena ..

    abç..

    http://www.analucianicolau.adv.br/

    ResponderExcluir