#Videocast: O que é fait-divers dentro do jornalismo?
julho 27, 2008Nas escolas de jornalismo, uma regra fundamental do que é ou não notícia é passada para os alunos: se um cachorro morder um homem não é notícia, mas se um homem morder um cachorro, pode sim virar notícia.
Quando estes fatos inusitados acontecem são chamados de fait-divers (fatos diversos), no jargão jornalístico. Trata-se de um termo para designar notícias que fogem da normalidade e que podem conotar certo tipo de bizarrice, na maior parte das vezes.
Nesta última semana, os noticiários mineiros tiveram dois exemplos disso e que fazem parte do nosso segundo videocast do Café com Notícias. Acompanhe:
Fait-divers
Termo francês introduzido no livro Essais Critiques (1964), do autor Roland Barthes, para classificar todos os fatos inusitados que apareciam na imprensa naquele período.
Já no século XIX, Pierre Larousse também acrescenta ao conceito os fenêmenos naturais diferenciados, como o nascimento de bezerros de duas cabeças, gêmeos siameses, criança com três olhos, mulher barbada, etc.
Com forte apelo social, os fait divers ganham destaque na grande imprensa pelo seu caráter impactante, muitas vezes sensacionalista, e com forte apelo ao espetáculo, a dramatização, a emoção e ao humor - elementos presentes no jornalismo atual, principalmente na mídia eletrônica, como na TV e no rádio.
Já no século XIX, Pierre Larousse também acrescenta ao conceito os fenêmenos naturais diferenciados, como o nascimento de bezerros de duas cabeças, gêmeos siameses, criança com três olhos, mulher barbada, etc.
Com forte apelo social, os fait divers ganham destaque na grande imprensa pelo seu caráter impactante, muitas vezes sensacionalista, e com forte apelo ao espetáculo, a dramatização, a emoção e ao humor - elementos presentes no jornalismo atual, principalmente na mídia eletrônica, como na TV e no rádio.
Gostou do Café com Notícias?
Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog
no Google Plus, assine a newsletter e participe da comunidade
no Orkut.
24 comentários
é mais ainda quando acontece alguma coisa de interessante :~
ResponderExcluirvou ser jornalista mesmo *-*
não consegui ouvir direito, pq também estou com problemas nas minha caixas de som, mas acompanhei sóo vídeo, e interessante, acabei de vir de outro blog onde contava do menino que mordeu uma cobra coral, o bebê com apenas 9 meses, nossa sensacional essas noticias, pensei de inicio que fosse pegadinha, rs
ResponderExcluirtopas parceria, vou te linkar no meu blog.
bjkss pra ti, e obrigada pelo elogio no sushi de banana. vlw
Obrigada pelo comentário no blog. Gostei do seu blog, me touxe um pouco mais de cultura e conhecimento!
ResponderExcluirHumm... Interessante. Meu, estou meio dividida em ser jornalista ou escritora. :S
ResponderExcluirNotícias sei fazer muito bem, pelo menos meus amigos que já viram coisas que fiz disseram isso.
Escrever textos eles dizem que faço melhor ainda. Dizem que amam meus contos de terror, e blá blá blá.
Fico tão confusa. :S
Mas enfim, meus parabpens pelo blog.
Beijos.
Olha, nessas miinha andanças por blogs da viida, faziia muiito tempo que eu não lia algo tão inteliigente e que conseguisse prender miinha atenção depoiis da 2º liinha...
ResponderExcluirObrigada pelo carinho!
Beijos!
Olá, Passei no seu blog para tomar um cafezinho da manhã e gostei muito..rsrs.Obrigado por repassar a tirinha para seus amigos,Aquele Abraço...fuiz![
ResponderExcluirhttp://numfalei.blogspot.com
*-*
ResponderExcluirse eu ñ fosse completamente apaixonado pela biologia, eu pensaria em jornalismo, mesmo sabendo o quao sacrificane é essa vida, para alguns, é claro!
fat divers, aprendido, valeu, mas será que tem um termo correspondete em português?
ResponderExcluirQue maneiro cara ... Admiro sua profissão também ... Nós músicos e Designers dependemos muito de vocês e as pessoas de uma forma em geral ... Bela profissão ... Vou visitar aqui mais vezes ... Abraços!
ResponderExcluirGente, mas esse blog está ficando très chic! Vc me sugeriu um belo fait diver hoje.
ResponderExcluirAmigão, não tô conseguindo abrir o vídeo, mas vou ficar tentando. De qualquer maneira, adorei o post, outra aula, como sempre.
Beijão!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com
Olá!
ResponderExcluirObrigado pelos elogios!
Gostei muito do teu espaço aqui e da idéia do "vídeo"!!!
Abs
Esse "fait-diver" é o que alimenta a mídia. Na verdade, acho que é uma vitamina para a curiosidade humana. Quando não havia veículos de imprensa o suficiente atander a nossa fome de relatos incomuns, tínhamos as narrativas que criavam uma tradição oral perpetuada de família em família nas pequenas cidades. Aí entram as histórias de lobisomens e saci... isso tinha um encanto. Sem falar nas pessoas que pagavam para ver o bizarro na Europa nos chamados Freak show... mostravam deformidades e aberrações humanas... e tinha maluco que pagava.
ResponderExcluirHoje pagam para ver os Nardonis.. nada como mudança. rs
Um das primeiras coisas que aprendemos com o grande mestre João Joaquim de Oliveira, no Uni-BH, foi o fait-diver.
ResponderExcluirBem, a notícia bizarra é tudo aquilo que os veículos buscam para atrair audiência e público. A grande questão do fait-diver é até que ponto ele é notícia e não uma exposição sem sentido e vexatória da imagem do indivíduo envolvido.
Abordagens como a sua são jornalísticas e merecem destaque. Contudo escutei esses fatos pelas rádios mineiras e confesso que me decepcionei com o comportamento de alguns futuros colegas de profissão.
Abraços e aguardaremos os próximos videocasts.
Parabéns!!! hehehe Adorei! Está ótimo e a questão do áudio, vc resolve com o tempo. A tua locução e o texto estão muito bons. Continue fazendo videocasts, pois estamos amando!
ResponderExcluirAdorei a nova foto do cabeçalho, ficou mais clean e profissional. A arrumação da barra lateral ficou mais funcional tb e adorei que vc colocou a funcionalidade da atualização dos blogs. Eu cheguei a testá-la tb, mas estava sem espaço. Preciso desenvolver uma maneira de colocar um blogroll animado, aí daria pra fazr isso tb.
Amigão, este é o caminho, não tem nem o que dizer, né? ; )
Beijo e bom restinho de noite pra vc! Amanhã a gente se fala!
Letícia.
http://babelpontocom.blogspot.com
Olá ...
ResponderExcluirA mídia.. São esses "fatos" que dão vida para a mídia. Achei bem interessante o POST, um texto bem leve de se ler.
Vlw pelo seu comentário no meu blog ;D
Passa lá depois, estamos com um post novo : " Pai ( mãe ) dos EMOTICONS ? "
www.muitosobrealgo.blogspot.com
Vlwww !
Meu amigo Wander, arrasou no post! O que leva-se em média quatro aulas para aprender você explicou em um texto para ser lido em poucos minutos. Muito bom. bjim.
ResponderExcluirÉ, só chorando mesmo. Ninguém nos separa não, amigão!
ResponderExcluirBeijo!
Gostei muito do vídeo... interessante, informativo e muito bem feito!
ResponderExcluirabçs
= tem um presente para você lá no meu blog, passa lá -> Lucas de Oliveira <- e pega. É todo seu!!! =
Estilos de noticiários à parte, uma piadinha besta: as crianças de Minas, podem ser "quietas", mas estão meio violentas, hein?
ResponderExcluirBem, a verdade é uma só: hoje, com a profusão de absurdos que nos são mostrados nos veículos de informação, notícias desse tipo geram interesse justamente pelo inusitado: quem morde é o cachorro. Quem pica é a cobra. Não o inverso. E, por isso, gera interesse. O dia que um deputado tiver uma atitude de honestidade, certamente ele será notícia.
caramba! essas anormalidades demoram acontecer.
ResponderExcluircafé muito bom viu!
Olá, você acaba de receber um selo de qualidade. Vá ao meu blog e veja em qual o seu nome aparece!!!
ResponderExcluirO motivo para a escolha é de que algum modo, gostei do seu blog e de muitos, escolhi o seu.
Parabéns e, acredito que você está tão feliz quanto eu né?
Não esqueça de ler o regulamento e/ou as regras que eu coloquei em forma de postagem no meu blog.
hehehehe...
Abraço (•►30/07/2008)!!!!!!!!!
(Por causa da falta de tempo, esse mesmo recado está sendo enviado aos ganhadores de selos de qualidade)
nó.... em primeiro lugar, que blog excelente....
ResponderExcluirentão, tb sou jornalista de bh e achei muito interessante essas duas pautas, ainda por cima na mesma semana... No meu blog novo tb tento ser o mais jornalistica possível e trato mais de pautas excentricas... dah uma olhada lah...
beijos
não pude ver o vídeo, mais enfim, ouvi as duas noticias de crianças mordendo animais e levando a melhor. eu nunca tinha visto algo parecido. acabei de colocar um notícia bem interessante me meu blog com uma bombastica declaração de um envolvido na operação Satiagreha. vale a pena conferir.
ResponderExcluir________________
www.marciodanielramos.blogspot.com
Agradecemos os selos indicados no www.antologiaracional.com
ResponderExcluirMais uma vez, obrigadaço pelos selos.