Internet - Novos domínios e novas questões

junho 29, 2008

A liberdade tem sido uma palavra de ordem quando falamos em internet. Mas esse sentimento, tem se confundido, no decorrer dos anos, com libertinagem. No mundo virtual, crimes, fraudes e sites de ódio, discriminação ou de exploração sexual, tem sido combatido por inúmeros países. O domínio livre e com terminação que indica o conteúdo poderia ser uma alternativa para policiar estes endereços e, de certa forma, ajudar na punição de criminosos espalhados pela web.


Pensando nisso, a Icann (Internet Corporation for Assigned Names and Numbers), organização mundial que administra os endereços de internet, sediado nos Estador Unidos, manifestou-se a favor da adoção de novos endereços com infinitas terminações na internet. Dessa forma, o internauta ou empresa que quer registrar um site não se limitará ao .com, .org e .net, ou a terminações de países como o .br . A Icann também pretende permitir que endereços sejam escritos em caracteres não ingleses, de línguas asiáticas e árabes, e também em caracteres cirílicos. A partir disso, os sites teriam terminações relativas ao seu conteúdo, sem necessariamente, ser obrigados a utilizar as terminações de localização espacial.


Mesmo com a aprovação dessa nova alternativa, muitos empresários estão temerosos quanto ao valor de compra destes novos sufixos possam lhe custar. Executivos da Icann estimam gasto de R$ 15 milhões no projeto inicial, quantia que pode ainda dobrar e causar um mal estar orçamentário em todo o mundo. E os problemas não param por aí. Algumas cidades importantes, conhecidas mundialmente, já reinvidicam sufixos ligados ao nome delas, pois na nova regra, qualquer combinação de letras pode ser considerada e sujeita a um processo de avaliação. Executivos temerosos estimam que será muito custoso preservarem as suas marcas, pois a decisão pode gerar conflitos com pessoas que queiram solicitar nomes conhecidos no mercado para abrir empresas de segmentos diferentes.

Nas próximas semanas, a Icann anunciará os detalhes finais para que os primeiros candidatos recebam os novos domínios no início do ano que vem. Empresas com nomes comerciais estabelecidos têm direito dominante sob suas marcas, mas se houver disputas por nomes genéricos - como esportes, as extensões serão dadas às propostas mais altas. Pessoas poderão registrar domínios baseados nos seus nomes, contanto que mostrem um plano de negócios e capacidade técnica do uso.

Em tempo


Por ser uma intituição ligado ao governo norte-americano, ONU e Icann travam um verdadeiro embate pelo entendimento de quem controla a web. Para a Organização das Nações Unidas, seria mais justo que nenhum país controlasse as questões ligadas à internet, por ser um fênomeno global e que a maior parte das nações a usa, tanto no setor político, quanto no estratégico. Um outro detalhe que chama atenção é que, durante a Guerra do Iraque, a Icann suspendeu os domínios do país do Oriente Médio - o que mostrou total parcialidade da intituição para resolver problemas políticos.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

4 comentários

  1. Valeu pelo comentário.
    Acredito que isso não vá acabar com os crimes virtuais mas em um primeiro momento pode inibir.
    Em relação a pedofilia, vale a pena lembrar que muitas vezes acontece me meninas menores de idade se passarem por maiores e isso acaba sendo usado como arma por esses pervertidos.
    Parabéns pelo Blog!
    \0/

    ResponderExcluir
  2. Os crimes virtuais continuarão pelo simples fato: a tecnologia se renova para os dois lados.

    Mas, os novos domínios serão, porque não, uma possibilidade de maior democratização deste espaço ascendente - a internet.

    Muito bom post!

    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. No fim, acho que é um avanço, por menor que ele seja. Claro, é importante a ampliação de possibilidades, novos conteudos..mas...qual vai ser o cara que vai colocar .nazi no fim de seu site...?

    ResponderExcluir
  4. Gostei bastante do caracter jiornalistico de seu blog. Coincidentemente estou lendo uma artido que versa sobre crimes virtuais, mais específicamente sobre a nova lei brasileira. Segundo o artigo, esta nova legislação, pelo modo como foi escrita, incentivará a política do "dedo-duro" e permitirá a invasão de privacidade. Esta é uma lei que levantará muitas polêmicas e gerará grandes discussões!

    Obrigada pela visita!

    ResponderExcluir