Furo jornalístico e suas peculiaridades

junho 01, 2008

O jornalismo, ao contrário do que muitas pessoas pensam, reflete acontecimentos ou demandas informativas que advém da própria sociedade. É claro que se todos os profissionais da imprensa começam a noticiar determinados assuntos polêmicos ou derivados de algum escândalo - o que pode gerar comoção pública ou forte apelo social, a chance de algum anseio ser conquistado é muito maior do que qualquer outro òrgão, por incrível que pareça. A mídia tem esse poder de reforçar um fato ou acontecimento para toda a sociedade e tornar este assunto público e provocar o debate na opinião pública.

Mesmo com todo o poder que a mídia possui, alguns veículos se consideram onipresentes e por ter uma vasta equipe de jornalistas, equipamentos de última geração e ser referência de padrão de qualidade para muitos véiculos, acreditam que pode noticiar qualquer coisa sem apurar ao certo a realidade dos fatos: e o pior, as outras empresas jornalísticas seguirem esse veículo por depositar total confiança nele.


Estudiosos da comunicação falam que existe o Contrato de Credibilidade entre público e os meios de comunicação para que o material informativo que é repassado seja depositado confiança e verossimilhança - independente se for ficção ou notícia - o negócio é o público comprar a idéia desse produto e usufruir de toda a sua capacidade comunicativa. Trata-se de uma promessa anterior, uma espécie de propaganda do produto, como se fosse uma apresentação do que o espectador irá ver, se assistir tal programa. Por exemplo: se você assitir um programa de humor, no mínimo irá rir; já se assistir um telejornal ficará informado. A promessa credibiliza as atrações e, por conseqüência, fideliza o público a determinados programas e/ou emissoras.


E por fala em credibilidade, no jornalismo, a apuração é um setor dentro da redação fundamental para que a imagem dos jornalistas não seja arranhada ou destruída. Apurar é checar se uma informação ou dados são realmentes verdadeiros e se o fato em questão procede. Ter declarações oficiais e documentadas são a melhor forma do jornalista se garantir numa eventual cobertura, mesma que esta seje factual, o jornalista deve se atentar somente ao que as fontes oficiais e oficiosas relativas ao caso falam e evitar ao máximo juízo de valor ou preciptar uma notícia, ao colocá-la no ar como furo.


O furo jornalístico pode ser perigoso e arriscado. Alguns, mais pessimistas, vêem o furo como uma gincana entre os veículos no qual o nome dos jornalistas estão em jogo, tanto para o bem, quanto para o mal. Sou da opinião de que um fato só entra no ar quando se há certeza (principalmente da apuração) de que ele realmente aconteceu ou está acontecendo. Não é possível acreditar em tudo: com o tempo, o jornalista vai ganhado a sua malícia e descobre o que é trote e o que pode ser uma pauta interessante.


Algumas semanas atrás, a TV Aberta e dois canais de notícias, Globo News e Record News, deram a barrigada do ano com a ânsia de dar o tal furo jornalístico. Para quem desconhece, barrigada significa uma pauta falsa ou informação infundada que os jornalistas compram como verdade e acabam por dar uma notícia errada. A Globo News, canal pago de notícias da Globo, informou no dia 20/05, que um avião da companhia Pantanal teria caído em um prédio comercial da zona sul de São Paulo. A emissora entrou ao vivo com imagens de um incêndio em São Paulo, informando que a causa era da queda de um avião. A Record News também noticiou o fato, mas usou a expressão "suspeita de queda de avião nas proximidades da avenida Santo Amaro".


Conseqüentemente, Globo e Record, canais abertos, também se preciptaram e pararam a programação para tratar o assunto como furo jornalístico. A Globo News, após cerca de cinco minutos de transmissão, passou a informar que o incêndio ocorreu em uma fábrica de colchões e que não havia vítimas. Em seguida, a notícia sobre o local do incêndio foi mais uma vez reformulada, para a versão final de que se trata, de fato, de uma loja de tapetes. Minutos após a notícia, a Pantanal divulgou um comunicado negando o fato, que também foi desmentido pela Anac (Agência Nacional de Aviação Civil) e pelo Corpo de Bombeiros. Por considerar a Globo News como fonte absoluta de informação, muitos veículos compraram a idéia desse "furo", inclusive sites jornalísticos como a Folha Online que creditou a informação à Globo News, o que não diminui o erro, da mesma forma. Todo nós, independente da profissão, estamos sujeitos ao erro. É normal: somos humanos. Mas evitá-lo e ter consciência dos procedimentos de apuração são fundamentais para que a credibilidade do jornalista não seja jogada no lixo, em questão de minutos, por causa de um "furo".


Em tempo, a Pantanal Linhas Aéreas estuda notificar extrajudicialmente a Globo News, pedindo esclarecimento sobre a noticia de que um avião da empresa tinha caído em São Paulo. O canal foi o primeiro a divulgar a informação incorreta ao cobrir o incêndio em Moema. A Globo disse à Coluna Zapping, do Jornal Agora SP, que só vai se manifestar se for realmente notificada.


Leia abaixo o comunicado da Globo News sobre o incidente, publiacado pela Folha Online:


"A respeito do incêndio ocorrido hoje à tarde em São Paulo, a Globo News, como um canal de noticias 24 horas, pôs no ar imagens do fogo assim que as captou. Como é normal em canais de notícias, apurou as informações simultaneamente à transmissão das imagens. A primeira informação sobre a causa do incêndio recebida pela Globo News foi a de que um avião teria se chocado com um prédio na região do Campo Belo, Zona Sul de São Paulo. Naquele momento bombeiros e Infraero ainda não tinham informação sobre o ocorrido. As equipes da própria Globo News constataram que não havia ocorrido queda de avião e desde então esclareceu que se tratava de um incêndio em um prédio comercial. Poucos minutos depois o Corpo de Bombeiros confirmou tratar-se de um incêndio em uma loja de colchões. Central Globo de Comunicação"




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.





Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. só tenho a dizer às emissoras:
    QUE FURO EIN?!
    hahaha
    obrigado pelo visita
    aceito parcerias.
    até breve

    ResponderExcluir
  2. ESTOU DIVULGANDO SEU BLOG NO MEU.
    DIVULGUE TBM O MEU:
    www.bahtchee.blogspot.com
    Abraço.
    ótimo blog =)

    ResponderExcluir
  3. kkk
    nisso que da querer ser precipitada
    gostei muito das notícias do seu blog
    é bastante interessante

    se der comente em meu blog
    http://jmstv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Boa esclarecida, gostei da introdução e da prévia definição sobre 'jornalismo', gostei, muito bom mesmo.

    Agora, com relação ao furo de reportagem, foi phoda! Muito mais phoda, quando vi que foi a Globo News que deu a gafe.

    Mas a verdade, é que desde a morte da Isabella que eu ando meio mais pra lá que para cá com o mundo jornalístico, viu?

    Mas vou te confessar que eu adoro pegar os jornais daqui da minha cidade e avaliar as matérias, tipo assim, maneira de escrever, jargões, erros e tals.

    ResponderExcluir
  5. há sempre um preço pago por preciptar-se neah!!

    mas o que mais me assuta é esse controle q a mídia tem sobre as informações e a veracidade delas!!

    bjos

    ResponderExcluir
  6. Realmente... ser jornalista é uma missão árdua hoje em dia. Para muitos o que importa é aparecer, não importando que tipo de notícia estão divulgando.

    Sobre a história daquele furo de reportagem, leia o que escrevi no meu blog pessoal.

    Abraço

    ResponderExcluir
  7. Adorei o post...
    Sem querer entrei e achei uma boa fonte pro meu trabalho de Introdução ao Jornalismo.
    Passa na Maçã e dê uma mordidinha...

    http://macacomlimao.blogspot.com

    Aceita parcerias?

    ResponderExcluir
  8. quando comecei a ler o texto já lembrei do fato que descreveu logo abaixo, eu ouvi (fico no computador ouvindo televisão, vai entender), este 'furo' literalemnte, o jornalista dizia algo como: 'Estamos aqui com exclusividade com este incêndio que ainda não sabemos como começou', dei uma risadinha e comentei com minha mãe 'se nem ele sabe, vai informar o que então, enrolou, enrolou e mudamnos de canal'.

    Existe uma ânsia tão grande em ser o primeiro que se deixa em segundo plano o que realmente importa 'saber o que está se informando'.

    Tenho evitado um pouco TV, apesar de gostasr muito de alguns programas e jornais específicos, fico meio desacreditada com algumas coisas.

    Muito boa sua abordagem, esclarecedora como todos seus outros textos, gosto muito de vir aqui tomar um cafézinho com notícias.

    Abraços.

    PS: Obrigada pela sua visita, volte sempre que puder.

    http://coerenciacontraditoria.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Gostei do blog, vou favoritar ok?
    PS: ondé desabilita essa música de fundo??
    Alexandre

    http://tccendo.wordpress.com

    ResponderExcluir
  10. Hum...Belo post
    Concordo




    http://angucomtaioba.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Hoje em dia as televisoes nao preferem a qualidade,so querem a audiencia,
    eu ja passei antes no seu blog e adorei o post da globo q de qualidade e de questionamento



    rola parceria?




    abraço

    ResponderExcluir
  12. Seu blog é muito bacana, notícias bem legais e interessantes.
    Esta sobre jornalismo, muito bem escrita, dá pra gente entender bem o que acontece neste meio jornalistico.

    Abraços,

    http://vivian-barros.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  13. Tinha digitado um texto enorme e, como o blogger é, indescretívelmente, incrível tudo sumiu. :D

    Enfim, todo esse furo não deixou de ser um programa humorístico (com todo respeito, só foi uma piadinha contra o "jornal da mídia".

    Enfim, adorei seu blog. Seus textos são limpos, claros e objetivos (o que é difícil hoje em dia) e eu, particularmente, amei o nome do blog.

    Vou te afiliar.
    um beijo

    www.miss-sunshine.org/lolita

    ResponderExcluir
  14. Hoje em dia a TV só quer a quantidade de espectadores para aumentar sua audiência e com isso seu bolso, isso já ta uma pouca vergonha....

    muito bem feito sua postagem...fica ai pra os interessados...ta de parabéns




    http://sonacachaca.com

    ResponderExcluir
  15. O desespero de se sobressair em relação as demais emissoras faz com que muitas vezes os veículos percam o rigor mínimo e necessário. Quem sai perdendo é o público.
    Principalmente aquele concede aos meios de comunicação a verdade absoluta, sem qualquer nível de criticidade. òtimos post e blogue.

    Falei disso recentemente no meu blogue

    http://www.antologiaracional.com/
    Parceria?

    ResponderExcluir
  16. Pois é, fazia tempo que não comiam barriga assim (é como a gente fala aqui, mesma coisa, né?), foi a pior em muito tempo. E não tem desculpa não, foi feio.
    Sabe o que vc devia fazer? Mandar esses posts para faculdades de jornalismo ou comunidades de cursos de jornalismo no Orkut, etc. Os alunos vão adorar essas dicas, pois não têm noção delas e é legal saberem o que acontece na prática. Vc já fez isso? Eu acho que a gente já comentou alguma coisa, né? hehehe
    Mas é sério, amigão, "aulas online de jornalismo", lembra? ; )
    É sim, a gente tá se perseguindo mess...
    Beijão procê, bom início de semana e a gente vai se falando!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. No afã de chegar primeiro aos fatos, toda e qualquer emissora, assim como outros veículos de comunicação, muitas vezes atropelam regrinhas básicas para o sucesso de um "furo"... Uma delas é checar a veracidade das informações.
    Mas, tudo bem... Erros foram feitos para que se tirem, deles, lições para futuros acertos - e triunfos.

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    Encontrei seu blog por acaso e vim conferir! Achei legal!
    Passa lá no meu tb:

    http://blogdapattyandrea.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. que bom que gostou do Weezer.
    é uma banda realmente boa.. mas em alguns momentos deixa a desejar..
    no mais, vale a pena conhecer.

    esse novo single é realmente bom..



    Comenta aí:
    And I Said Goddamn!

    ResponderExcluir
  20. Olá, retribuindo a passada no meu Blog.
    Estou cursando Jornalismo e acho que posso falar um pouquinho sobre o assunto.

    Lembrando um pouco uma matéria que estudei(Teorias da Comunicação, vale lembrar que:

    Nos primórdios dos MCM (Meios de Comunicação de Massa, rezavam quatro funções básicas, são elas: Informar, persuadir, entreter e ensinar/educar.

    Com isso surge a pergunta, "Onde podemos encontrar um Jornalismo realmente sério?"

    Acredito a Tv Cultura passa perto disso.

    Abraço.

    Saudações Vadcaínas!
    www.vasconautas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. E aí, amigão? Deu certo lá?
    Ó, chegou mais um Oscar para a gente, passa lá no Babel e depois, vai nesse link aqui, pois vc precisa fazer uma coisa, tá?:

    http://www.downloadseafins.blogspot.com/search.php?q=pkx&r=0&submit=Procurar

    Beijão!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir