Café com Notícias no Dia do Meio Ambiente

junho 05, 2008

Nesta última quinta-feira, dia 05/06, foi comemorado o Dia Internacional do Meio Ambiente. O Café com Notícias separou alguns dados e eventos interessantesque merecem ser refletidos nesta data. Que planeta as próximas gerações irão encontrar? Jogar lixo pela janela do carro, papel de bala nos boeiros da cidade, poluir as nascentes com esgoto, desperdiçar água potável ou até mesmo queimar um lote com intuito de deixar ele mais limpo. Atitudes como essa podem desequilibrar o nosso meio ambiente e prejudicar toda sociedade. Consciência e respeito com o nosso ecossistema, é o mínimo, não é mesmo? Acompanhe alguns fatos que marcaram esse dia:

Área equivalente ao Rio é desmatada


Subiu para 1.123 km² a área desmatada na Amazônia Legal em abril deste ano, segundo dados divulgados pelo Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). O número equivale ao tamanho da cidade do Rio de Janeiro - que tem área de 1.182 km². Com isso, em nove meses (de agosto de 2007 a abril de 2008), já houve 15% mais desmatamento do que em 12 meses - de agosto de 2006 a julho de 2007. Segundo o sistema Detecção do Desmatamento em Tempo Real (Deter), houve um aumento dos alertas de desmatamento na região em relação a março de 2008, quando foram constatados 145 km² de alerta de desmatamento.


Feira Ambiental


Quem visitou a Feira Ambiental da Meta 2010, instalada em Santa Luzia durante as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, conheceu as principais ações do Projeto Estruturador Revitalização da Bacia do Rio das Velhas – Meta 2010. O projeto é coordenado pelo Sistema Estadual de Meio Ambiente (Sisema), em articulação com o Comitê da Bacia Hidrográfica (CBH) Velhas, prefeituras municipais da bacia, Copasa, serviços municipais de saneamento, secretarias de Estado, organizações não-governamentais, Projeto Manuelzão, comunidade e empresas. Até 2010, estão previstos investimentos de R$ 1,2 bilhão para a recuperação ambiental da bacia.


Poluição das Águas


A poluição dos rios e enseadas já é detectada em 38% das cidades brasileiras e em 77% dos municípios fuminenses. Outra preocupação dos ambientalistas é a contaminação dos solos, que afeta 33% das cidades brasileiras, e em quatro das cinco Grandes Regiões. Destas, 13 das 22 cidades brasileiras com mais de 500 mil habitantes os resíduos das atividades de Saúde já afetam um número maior de municípios.


Sesc e Oiapoque comemoram Dia do Meio Ambiente


O SESC-MG e Shopping Oiapoque comemoram em grande estilo o Dia Internacional do Meio Ambiente. Alunos do ensino médio e fundamental da instituição foram até o centro comercial para distribuir plantas ornamentais e folhetos informativos para conscientizar lojistas e clientes. A diretora do SESC-MG Air Viana acredita ser de fundamental importância esse tipo de evento num centro comercial. “Conscientizar as pessoas sobre meio ambiente e ecologia é uma prestação de serviço. Os alunos, vestidos de verde e com as caras pintadas, fizeram uma passeata pelo centro que terminou aqui no Shopping Oiapoque. Também convidamos o Grupo de Teatro Planeta Sustentável para fazer uma peça teatral que alertasse as pessoas sobre os perigos da degradação ambiental”, diz.


Queimadas poluem mais nos municípios menores


As queimadas predominam como causa da poluição atmosférica entre as cidades menores. Elas foram citadas por 61% dos municípios com até 20 mil moradores que relataram enfrentar degradação da qualidade do ar e por 69% das cidades que tinham entre 20 mil e 100 mil habitantes. Na primeira faixa populacional, o segundo lugar é ocupado pelas vias não-pavimentadas (42%); na segunda, a posição fica com a atividade industrial (46%). Entre os municípios com mais de 100 mil habitantes, as queimadas ficam em terceiro lugar no ranking de causas (foram apontadas por 62% dos gestores municipais), atrás da atividade industrial e dos veículos automotores, praticamente empatados, com 66% e 65% respectivamente.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

2 comentários

  1. Vou estrear os comentários ecológicos. Não há outra saída, não é mesmo? Preservar, preservar e preservar.
    Sim, é nosso sim e ninguém tasca. (continuo revoltada)
    Beijão pra vc o café tava delicioso!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. o dia do meio ambiente passou e muitos ignoraram
    http://esquilodonorte.blogspot.com/

    ResponderExcluir