Barreirismos e farpas no jornalismo esportivo

junho 23, 2008

A vibração da torcida. Todo o esforço do atleta para dar o melhor de si. Guerreiros da superação que se enfrentam, no qual somente um será o campeão. O jornalismo esportivo ou crônica esportiva nasceu sob a responsabilidade de levar aos torcedores, independente do esporte, a cobertura factual (e ou histórica) a respeito de uma modalidade esportiva em questão. No Brasil, o jornalismo esportivo é opinativo - o que, na maior parte das vezes, é recheado por declarações baseadas no senso comum e no achismo de muitos profissionais.

O relato do factóide esportivo pouco importa: os comentaristas são incentivados a reascenderem pseudo-polêmicas e a criticar sem embasamento, na maior parte das vezes, esportistas e dirigentes esportivos. Sinceramente, creio que, muito em breve, o jornalismo esportivo que conhecemos hoje irá acabar: será o fim do formato das opiniões sensacionalistas e de ex-atletas que entendem do esporte, mas não de notícia (me refiro aos que não possuem habilitação necessária para atuarem como noticiaristas/comunicadores) irão se extinguir.


Aos poucos, um ou outro veículo tentam emplacar uma nova linguagem no jornalismo esportivo. Bom, o "nova" seria um eufemismo da minha parte, mas "nova" para o desgastado formato empregado atualmente e rodeado de comentaristas que desconhecem as nuances da produção noticiosa. Tem gente que destesta, outros adoram, mas o fato é que Tadeu Schimidt, no Fantástico, da TV Globo, criou um jeito interessante (e muito poético) de ver a rodada esportiva, no domigo à noite. Ele é um dos poucos que vejo que fazem a diferença - é um mérito que ninguém tira dele. Semana passada, recebi muitos e-mails de internautas que acessam o Café com Notícias com sugestões de pauta à respeito da polêmica envolvendo Luciano do Valle - e, por tabela, o que Jorge Kajuru, de maneira muita sincera e descontrolada, respondeu ao colega de profissão. Ambos os vídeos estão no Youtube.


Vamos por parte, como diria Jack (famoso personagem serial killer): Luciano do Valle desabafou sobre o barrerismo existente na imprensa do sudeste, mais especificamente de São Paulo e Rio de Janeiro, de dedicar 95% da cobertura esportiva de programas nacionais aos times e atletas destes estados. Isso é notório, pois os programas não são regionais, são nacionais e existe "vida inteligente" fora desse eixo. Conversando com um colega meu de profissão, que trabalha como jornalista esportivo em São Paulo, ele foi bem taxativo: a emissora que não fala do Corinthias no seu noticiário/programa não tem audiência. Como não existe ainda uma medição de audiência nacional de forma mais fixa e em tempo real, as emissoras com transmissão nacional, as chamadas redes de TV, usam a audiência de São Paulo como termômetro para o resto do Brasil. Injusto? Mas isso é outra coisa que deve acabar em breve. Com a entrada da TV Digital Interativa, daqui um tempo, as emissoras poderão saber, por exemplo, quanto acesso, ou quantos downloads cada atração teve e, dessa forma, é uma possibilidade de mensurar a audiência. Se o telespectador soubesse quanto em dinheiro vale trinta segundos na TV para as emissoras, exigiria mais qualidade no que assiste. Não vou revelar o valor. Vou deixar todo mundo com a pulga atrás da orelha e incentivarem a pesquisa....hehehe..rs...o poder está nas suas mãos, basta trocar de canal ou desligar a TV, pense nisso.


Voltando ao caso do Luciano, de uma certa forma, acho válido exigir que jornalistas assumem as rédias do jornalismo esportivo e que os comentaristas saiam do achismo e do senso comum. Por outro, também entendo, e por isso me sensibilizo ao depoimento de Kajuru. Luciano do Valle, criou uma saia justa com o Neto, Godoy e Milton Neves, na TV Band. Como o próprio Kajuru lembrou, ele e Luciano são de um geração que jornalista não precisava ser graduado e que conseguiram o registro devido aos anos que exerceram a profissão. Mas o que Kajuru ficou mordido é que Luciano do Valle é ajudado por Neto e Godoy durante a transmissão - fica claro, para quem puder ver o video, que Kajuru levou para o lado pessoal e comprou a briga das pessoas de quem "Do Valle" citou.


Minha intenção não é defender ninguém, muito menos falar quem está certo ou errado, em cima dessas declarações. Não sou juiz, muito menos dono da verdade. O que espero e procuro ao máximo promover aqui no Café é o debate e a reflexão sobre a comunicação. O jornalismo esportivo vai mudar, ou melhor, precisa mudar. Novos profissionais virão e, além disso, outras demandas de informação, também vão aparecer. O público tem um papel decisivo nisso: o da escolha. Independente se está assistindo um novela, um telejornal, um programa, procure ponderar e ser mais crítico. Ver os dois lados (ou mais) da moeda é fundamental para entender o todo. Criticar não é falar mal, mas sim ter embasamento para opinar sobre determinado assunto: pensem nisso.



:: Veja também:




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

21 comentários

  1. Realmente..
    Um dos melhores posts.
    Não aguento mais essa informação esportiva manipulada pela opinião do comentarista!

    ResponderExcluir
  2. É o caso do "amado" Galvão Bueno e suas narrações tendenciosas. Ou o Futebol de domingo na Globo que sempre passa o jogo de algum time Carioca (ainda que este nem se conheça) e um Paulista na Bandeirantes (com igual critério).


    http://bobagemaudiovisual.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. É COMPLICADO FALARMOS SOBRE OS JORNALISTAS ESPORTIVOS BRASILEIROS... TEMOS APENAS CLICHES NACIONAIS COMO, "NO PAU", "RRRRRRRRONALDINHO", BORDOES ULTRAPASSADOS NO MEU PONTO DE VISTA. MUITO INTERESSANTE VOCE ESCREVER SOBRE ISSO, PONDERO MUITO MEUS PROGRAMAS DE TV, MAS INFELIZMENTE MALHACAO TEM UMA GRANDE AUDIENCIA... OND EESTA A PONDERAÇAO DOS DEMAIS???

    MT BOM O POST...


    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  4. É verdade!
    Acho que o melhor deles é o da band com Luciano do Vale.

    ResponderExcluir
  5. eu prefio a band porque a luciano do vale narra bem comentarios do neto e melhor .
    prbns pra eles nt 10 .
    http://moemaemdebate.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente parei de assistir à tv brasileira, cansei de comentaristas de alguns esportes que gosto tanto falando tanta besteira... Acho que deviam entender do assunto pra comentarem, sempre, em todos os esportes... Mas atualmente estou por fora pois não vejo mais mesmo. Concordo com o texto, achei que obteve um bom foco de percepção e lamento o que acontece... Espantou não só eu, isso eu garanto!

    abraços!

    ResponderExcluir
  7. Wander,

    Não julgo nem um dos dois igual a você. Vou além: dou razão aos dois.
    Luciano desabafou e colocou um ponto importante: estudamos para quê, se qualquer pessoa convidada pode tecer comentários? Já Kajuru traz outra visão. Se uma pessoa exerce o jornalismo há tempos, ele tem de ser banido por não ter um diploma?

    Bem, penso que podemos conciliar os dois pontos de vista.

    Novamente: Excelente!!!

    http://semfronteirasnaweb.blogspot.com
    http://olharalternativodiario.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. A Imprensa paulista e carioca é bairrista e só fala deles mesmo nos programas nacionais...
    Mas o que ele fez foi uma idiotice, falar um monte de coisa dos próprios colegas!!!
    E o kajuru ta certo em xingar ele, mas só isso!!!

    http://www.avidanobeco.com/

    ResponderExcluir
  9. parabens pelo post
    mto bom

    abraços
    http://blogaragem.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  10. Ótimo post Wander.
    De fato, esses comentaristas que vivem manipulando a notícia é o fim da picada, porque a falta de embasamento técnico da maioria é gritante.
    O jornalismo esportivo é outro que precisa mudar!

    ResponderExcluir
  11. Ótima matéria, meus parabéns!

    Realmente é difícil falar sobre os comentaristas esportivos.

    ResponderExcluir
  12. Pra ser sincera não gosto de futebol e não me interesso.
    Quando mudo de canal no domigo vejo os jornalista esportivos comentando e falando e falando, que fulano não jogo que o juiz errou etc..
    Acho até engraçado.. acho pq não entendo nada.. rsrs

    abç..

    ResponderExcluir
  13. Ótimo post,acho que o Luciano deve abaixar a bolinha dele,primeiro que o Neto e o Godoy pelo menos falam a verdade dos lances,ao contrário dos comentaristas ridículos da Globo,sem falar também do Milton Neves que é na minha opinião 100 vezes melhor narrador que o próprio Luciano



    passa lá!

    >> www.topzet.com
    (cinema,séries,música,livros...)

    ResponderExcluir
  14. É, amigão, questão complicada, né? De um lado a deselegância de um, cujos argumentos não são infundados (eu tb levanto a bandeira de que jornalista tem que ser graduado, afinal vc não vai a um médico que não tem diploma) e, de outro, o Kajuru e a sua bocarra vulgar. Não dá pra defender ninguém mesmo.
    Sim, concordo com a indignação de vcs e é só se indignando que a gente consegue mudar alguma coisa. Mas é realmente complicado quando vc tem a possibilidade de unir 30 milhões de pessoas na frente da TV para ver o teu programa, deixar de falar sobre o time deles. Parece uma questão sem solução, não é? A única viável é fazer pressão.
    Como sempre, mais uma aula de jornalismo, parabéns! : P
    Beijão!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir
  15. NOSSA MUITO BOM !, ACHEI MUITA INFORMAÇÃO AQUI!
    BEM LEGAL....
    É SEMPRE BOM ESTAR ENFORMADO!
    O BLOG TA MASSA!!
    =)


    >>rádio Bagaceira<<
    http://radiobagaceira.blogspot.com/

    >>editora Bagaceira<<
    http://edbagaceira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  16. Essa é uma polêmica bem interessante vamos mesmo por partes: é muito importante ter jornalistas conduzindo noticiários, etc; assim como é importante ter especialistas para falar sobre determinado assunto, como um ex-jogador de futebol para falar de futebol, um ex-tenista para comentar sobre tênis, e assim vai.

    E a imprensa precisa mesmo acabar com esse bairrismo. Uma importante ferramenta nessa descentralização tem sido os blogs. Através deles, torcedores podem encontrar noticias sobre seu time em blogs escritos por outros torcedores, que trazem informações interessantes sobre os times com menos espaço na midia.

    Abços!

    ResponderExcluir
  17. Belo texto! A imprensa esportiva principalmente na tv aberta é pessima e da vergonha de chamar alguns de colegas de profissão.Essa historia do Luciano do Valle é uma vergonha falou e falou e depois ficou puxando o saco do neto e de outros no jogo, simplesmente para agradar os torcedores do sport.
    O sportv e a ESPn brasil principalmente sao os unicos em esporte que consigo assistir.

    ResponderExcluir
  18. Ouvi mta gente na rua criticar o Luciano do Vale pelo "desabafo". Nao acompanho com frequencia esse mundo do futebol mas concorda com a última frase.. a pior coisa q tem é gente de critica só por criticar...

    ResponderExcluir
  19. Cara, vc tem que me dar umas aulas de blog. Seu link estava errado lá no Caxambau...mas já consertei.
    Bom, sobre esta história de jornalismo esportivo, com todo o respeito que você merece, mesmo sem ser entendedor do assunto (sou torcedor de jornal), gostaria de fazer uns reparos.

    Primeiro. a vibração da torcida...
    esta é movida pela mídia, que não enxerga no futebol um esporte, mas um mercado de imagens comerciais...
    Segundo...o atleta que dá o melhor de sí é uma utopia...hoje o profissional de futebol não é mais um atleta convicto, não acepção pura da palavra...é um sujeito que vive de acordo com este mercado de oportunidades. Não são guerreiros. São mercenários que vendem habilidades.
    Terceiro...essa coisa de "somente um será campeão" serve para aquela história marqueteira que convence as torcidas por meio da mídia. Hoje os times de futebol jogam de acordo com um sistema que não é justo do ponto de vista do esporte, puro e simples. Vive-se um sistema de capital, que determina quais serão as possibilidades de enfrentamento. O time com mais recursos financeiros, mais organizado, do ponto de vista econômico e financeiro, é aquele que vai conquistar os louros da vitória.
    Quarto...o jornalismo esportivo é servilmente utilizado por este esquema.
    Essa visão romântica de esporte das massas já se foi há muito tempo e o jornalista (ou cronista) que quer ter o conforto que o dinheiro oferece já percebeu isso há algum tempo e se serve disso.

    Sobre o Tadeu Schimidt, que teria criado "o jeito poético", nada mais fez do que sofisticar o que o Fernando Vanucci, hoje na Rede TV, já fazia no mesmo Fantástico, anos atrás. Ele meio que ressucitou o estilo. Quero só lembrar o que ele, Tadeu, disse no último Fantástico (cabe a ele a editoria de futebol do semanário). Enquanto estão empatados em primeiro lugar, com 16 pontos cada, o Flamengo, o Grêmio e o Cruzeiro (sou atleticano, diga-se de passagem)e o desempate é feito pela CBF por saldo de gols, o Schimidt disse textualmente, no Fantástico: "o Flamengo dispara na liderança". Cara, como um time "dispara na liderança" empatado com outros dois em pontos, sob diferença mínima de saldo de gols?
    Sobre este "bairrismo" que o Luciano do Vale resolveu combater agora, vale lembrar que quando os times paulistas imperavam soberanos,ele ficava rouco de gritar os louvores dos times de São Paulo contra qualquer time do Brasil. Agora que a candeia dele está com pouco querosene, ele anda com esta firula de defender os mais fracos.
    Em resumo, meu caro, meu amigo Wander, o futebol no Brasil hoje é um vexame sob qualquer aspecto. Jogadores mercenários, dirigentes corruptos, arbitragem inapta e corrupta, jornalistas cegos ou comprometidos com o esquema e torcedores idiotas, que não enxergam nada disso.

    Grande abraço

    ResponderExcluir
  20. Pois é, Wander, a questão da cobertura 95% do sudeste me parece compreensível. É na região de Rio, São Paulo e Minas que se concentra a maior renda per capita, maior densidade populacional, maior isso, maior aquilo. É uma questão econômica que só a tevê digital e seu poder seletivo vai resolver. Entendo que os programas nacionais deveriam cobrir o nacional, mas convenhamos. Imagine um bloco para cada estado e seus campeonatos. Imagine 2 minutos de notícia para cada um... teriamos 2 minutos falando do Nacional de Manaus (isso atenderia sua torcida) e 4 minutos para falar de Corinthians e Flamengo, frustrando só uns 50 milhões de telespectadores/torcedores.
    A questão é econômica mesmo e só tempo e a tecnologia resolve.

    Abraços


    Adorei seu comentário no post... Lúcido, analítico e claro... é por isso que venho aqui. Você escreve o que vale a pena ler. Você obriga a desligar o automático do meu cérebro... rs

    ResponderExcluir
  21. o kajuru ta mas para comediante do que para comentarista esportivo!
    vlw otimo post

    ResponderExcluir