Internautas vão direto ao ponto

maio 26, 2008

Quanto tempo você passa navegando pela internet? Durante este tempo, por acaso, você fica clicando ao esmo por sites atrás de algo interessante? Não, então olha só: pesquisa divulgada neste último final de semana, por uma empresa inglesa especializada em consultoria sobre usabilidade da internet, revelou que a maioria dos internautas acessam um determinado site rapidamente, completam uma tarefa e saem - sem preocupar em ficar fuçando outras áreas e/ou assuntos.

Em entrevista à BBC News, o diretor da Nielsen Norman Group - uma das empresas respónsáveis pela pesquisa, Jakob Nielsen, especialista no assunto, afirmou que os usuários se comportam como se estivessem segurando uma "batata quente" e ressalta ainda que grande parte dos usuários ignora os esforços dos designers para que eles passem mais tempo navegando no site.


Parece que aqui no Brasil, os internautas também estão segurando uma "batata-quente". A jornalista Laila Gonçalves, que trabalha como produtora de TV, afirma que é impaciente quando está procurando algo na internet e que prefere sempre ir direto ao ponto. "No meu trabalho, detesto ficar procurando infomações na internet e não achá-las no momento certo. Fiz um curso de RAC (Reportagem Assistida pelo Computador) que nos ensina a ganhar tempo nesse tipo de pesquisa. Daí você acaba levando esse conhecimento para a sua vida e passa menos tempo fuçando ou admirando um site", conta.


A RAC ajuda o repórter a fazer uso da informática para organizar dados disponíveis a fim de encontrar com mais precisão o que procura, sem deixar de lado fatores básicos da apuração tradicional. Um das principais caracteríticas desse tipo de técnica é a possibilidade de cruzar as informações e, ao mesmo tempo, ser mais crítico com aquilo que encontra na internet.


O jornalista norte-americano Steve Doig, professor da Universidade do Arizona, membro do Investigative Reporters and Editors (IRE), vencedor do Prêmio Pulitzer de 1993 e especialista em RAC, revela que o computador tem que ser uma ferramenta de trabalho para o profissional da imprensa e não o seu limitador. "O mais importante é o jornalista saber organizar os dados e fazer de tudo para apurá-los para comprovar se estas informações são realmente confiáveis. Não dá para entregar algo pronto e mastigado, pois cada repórter irá se deparar com uma realidade diferente. Sair da redação, no sentido mais literal desse termo, é fundamental para que o jornalista tenha noção das coisas que estão na sua volta", diz.


Mesmo com técnicas ou até mesmo com a ausência de paciência de muitos internautas, o fato é que os produtores de conteúdo (principalmente, na web) precisam criar novas formas de fidelizar o público, é o que afirma o especialista em Tecnologia da Informação, João Marcelo Nunes. "Houve uma época em que se valorizou muito textos mais curtos na internet. Hoje em dia, vemos que eles ainda existem, mas são apenas o lead ou chamadas de um texto. O internauta percebeu que a internet é, por excelência, um banco de dados. E por ser uma fonte infinita de pesquisa, os produtores de conteúdo irão ter que descobrir novas formas de fidelizar o público xpress, que é aquele internauta que vai ali apenas atrás de informação. Como fazer isso? Isso é uma pergunta que está presente no mundo virtual e só o tempo dirá".



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

23 comentários

  1. Parabéns pelo blog...
    mto bom!
    e obrigada pelo comentario.
    Agora qndo eu kiser noticias ja sei, pego um cafezinho e venho p k!
    bjaum


    *************************************
    http://queiroz19.blogspot.com/
    *************************************

    ResponderExcluir
  2. Boa materia .

    Eu sou incluso nessa pesquisa,eu também vou direto ao ponto,se fico mais de 5 minutos em só site ou blog é muito .

    Acho que o mundo está cada vez mais corrido,e o tempo esta cada vez mais curto.

    ResponderExcluir
  3. Então, né?
    Vim, vi, "venci".
    Assim como a simples frase, a internet é a síntese dela.
    Ah, mas passa-se X horas por dia conectados. Sim, mas só se fica X horas num site, se ali tiver algum atrativo que exija isso do internauta, como uma sala de bate papo ou site de relacionamentos.
    É um veículo de comunicação com grande cobertura universal mas pouca fidelização individual.
    Sinceramente? Ainda bem!

    ResponderExcluir
  4. realmente... sou uma viciada em links...
    Não tenho paciencia pra fica num unico site!!!

    :D

    ResponderExcluir
  5. Acho que preciso rapidamente de dessa tal RAC.

    Perco horas fuçando, às vezes não achando o que preciso... ou será que isso tem a ver com minha personalidade dispersiva, prolixa e pouco concentrada?! rsrsrsrssrs

    a verdade é que adoro perder horas na net, sempre que posso.

    ResponderExcluir
  6. Eu acho que essa coisa de batata-quente tem a ver com o que cada pessoa está fazendo online. Eu trabalho online, caço muita informação rapidamente, mas quando estou tranquilinha, em casa, prefiro passar um tempo ciscando pela internet do que vendo novela e passo bastante tempo em alguns sites, desde que tenha me agradado nos primeiros cinco minutos...

    ResponderExcluir
  7. Ótima matéria, adoro o blog e visito sempre, linkei ao meu ok?

    Abraço e sucesso!

    ResponderExcluir
  8. ah, eu passo muito tempo na frente do computador :P

    mas nunca leio nada de interessante UAHEUHAUEA

    se puder:

    www.frieiracerebral.blogspot.com

    ResponderExcluir
  9. Oi Wander!
    Primeiro, obrigado pela visita no meu blog. Segundo, tb sou jornalista! E achei o post bem interessante, cheio de boas informações e curiosidades.
    Eu sou o tipo de internauta totalmente impaciente. Qdo entro na net, geralmente, sei mto bem o que quero e quase sempre tenho a idéia, bem nítida, de onde vou achar o que procuro.
    Acho que depende mto do perfil de cada pessoa, né?
    efim....assunto que dá pano pra manga, com certeza!
    Abraço e parabéns pelo blog!

    E apareça sempre que quiser:
    www.odestroeocanhoto.blogspot.com

    O Canhoto (Thiago Toscani)

    ResponderExcluir
  10. fico muito tempo na net, abro varias janelas mas, permaneço pouco tempo em cada pagina.

    http://coerenciacontraditoria.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  11. Acho que tenho passado mais tempo na internet do que com a minha própria família. Por falar em Steve Doig, ano passado assisti a uma palestra dele na minha faculdade. O cara é fera, não é a toa que ganhou o prêmio Pulitzer!

    http://maynabuco.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Rapaz, não somos provedores de conteúdo! rsrs Somos jornalistas. Na prática, somos mesmo provedores, mas vamos fingir que não somos?

    Bom post.
    Abs

    ResponderExcluir
  13. Oi, Guilherme!

    Não entendi o termo "provedores". Todos nós, blogueiros ou jornalistas, somos PRODUTORES DE CONTEÚDO. Mas vlw pela visita e comentário!

    Abraço,

    =]

    ResponderExcluir
  14. Olá Wander! Obrigado por sua opinião em meu post e pela visita como disse em um comentário anterior voltar aqui é imperativo ja está em meus favoritos.

    Valeu a até.

    ResponderExcluir
  15. Nossa aqui so agora tem 15 pags abertas




    Concurso
    http://blogbybrunomais.zip.net/


    se quiser participar va com fe vc tem grandes chances

    ResponderExcluir
  16. nossa
    gostei muito da matéria
    ótimo blog
    eu fico bastante tempo na internet x.x'

    se der comente em meu blog
    http://jmstv.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. eu tbm nao consigo fikar mt tempo num site/blog, mas acesso varias vezes por dia pra conferir novidades!

    ResponderExcluir
  18. Wander gostei bastante do seu blog e o post homenagem aos blogueiros está mto bacana, realmente concordo com tudo que vc disse.

    Gostei tb do ipod virtual na sua página..vou copiar..rs

    Abraço

    Richard

    http://runningbrazil.blogspot.com

    ResponderExcluir
  19. é... a maioria das pessoas fica pouco tempo mesmo nos sites... vão direto ao q querem e depois deixam... mas se você por exemplo, comolar várias coisas que prendam o leitor... ele fica mais tempo... como os sites de esporte por exemplo... os de notícias... os grandes portais... acho q tudo é muito relativo...
    enfim...

    muito legal o seu blog!!!!!

    parabéns

    ResponderExcluir
  20. Bom Wander, eu concordo com a pesquisa, quando eu mudei o visual do meu blog, eu fiquei analisando o meu comportamento enquanto leitor e tentei adaptar as melhores opções. Eu raramente fuço por um blog, principalemte quando é a primeira vez que eu acesso. Uma estratégia que eu penso funcionar, é colocar os links de postagens relacionadas, no final da postagem, geralmente eu clico neles.
    Acho que o imperativo é fazer com que a pessoa adicione a página aos favortiso, desse mod tem-se a certeza de que ela voltará, com as visitas constantes a curiosidade aflorará.

    Até
    Gustavo Ganso

    ResponderExcluir
  21. Oi, Wander,

    Minha implicância é com essa noção mesmo, de que a gente só produz conteúdo. Na verdade, a natureza do jornalismo deveria ir um pouco além do simples provedor, produtor... Deveria ser uma coisa mais crítica, mas analítica... Não sei se a palavra produção engloba essa noção. Enfim...

    Abraço!

    ResponderExcluir
  22. Confesso ser bem impaciente para ler, porém quando o assunto tem conteúdo não consigo parar de ler, tipo livro que te prende e vc só para quando sabe o final. Agora na hora de escrever esqueço de quem não tem paciência e meto o dedo rsrsr!
    Muito bom o blog, conteúdo inteligente e me faz ver que muito tenho a aprender.
    Abraços!
    http://zanny10narede.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  23. E é um desafio tb. Vc tb já teve comentários do tipo: esse post tá muito grande? hehehe O Zúnica, do Prozac Zone, disse que essas pessoas têm que escrever "Vou deixar de ser preguiçoso!" 15 bilhões de vezes na lousa do inferno! hehehe Eu quase chorei de rir, mas é complicado saber dosar tamanho x qualidade, sem o detrimento da informação.
    Qto a cruzar informações, isso é fundamental. Aliás, o nosso desafio é esse mesmo, o da apuração em favor de buscar a verdade. E como é complicado!
    Sobre sair da redação, não dá pra ser jornalista sentado à beira do computador. Falta a percepção (e isso inclui os cinco sentidos sim) da realidade do fato. Eu sou apaixonada por jornalismo investigativo e amo as matérias realizadas através de pesquisa de campo. Estar lá pessoalmente é insubstituível para a transmissão do fato.
    Olha só, estamos "juntos e misturados" sim, viu? Não tenha dúvida, amigão! E tenho certeza que ainda vamos trocar muitas figurinhas pessoalmente um dia.
    Adorei seu comment, como sempre.
    Beijão procê!
    Letícia.
    http://babelpontocom.blogspot.com

    ResponderExcluir