Religião esquenta briga entre Globo e Record

março 17, 2008

Uma cena da novela Duas Caras, exibida de segunda-feira ao sábado, a partir das 20h50, na TV Globo, provocou debate, no decorrer da última semana, na boca do povo, e contribuiu para esquentar ainda mais a briga entre Globo e Record nos meios de comunicação. Na cena polêmica, a personagem Edivânia (Susana Ribeiro) comandava uma tentativa de linchamento do triângulo amoroso vivido pelos personagens Dália (Leona Cavali), Bernardinho (Thiago Mendonça) e Heraldo (Alexandre Slaviero). Para muitos internautas que enviaram e-mails ao Café com Notícias, a emissora carioca incitou abertamente o preconceito contra a comunidade evangélica, apesar de nenhum momento, como lembrou a reportagem da Folha de São Paulo, na qual a palavra "evangélico" tenha sido empregada na cena, embora seja óbvio que pelos trejeitos e vestuária, Edivânia pertença à religião.


Duas Caras, que sofreu muitas críticas nos primeiros meses, desde a estréia, por ter na trama a favela-modelo Portelinha, onde não impera o tráfico de drogas, e alguns personagens com muita ância de mostrar a que veio, obteve rejeição de boa parte do público brasileiro. Críticos e estudiosos da teledramaturgia apontaram que a novela de Aguinaldo Silva foi escrita para ser uma resposta da TV Globo ao sucesso da novela Vidas Opostas, da TV Record, exibida no ano anterior, na faixa das 22h, na qual a trama se baseava em mostrar a realidade dos morros cariocas de forma nua e crua.


Com o tempo, Duas Caras foi ganhando fôlego e usou a polêmica para se restabelecer. Uma das histórias principais, principalmente a da personagem da Marjore Estiano, foi deixado para segundo plano, e a favela foi ganhando vida própria até se tornar o carro-chefe da atração. As vilanices da personagem de Aline Moraes, mais a empatia do triângulo amoroso, com insunuações homossexuais, esquentaram a trama. Mas a personagem evangélica, louca e fanática, roubou a cena e fez a novela ser a mais nova discussão do momento.


Não só a cena do linchamento, mas a agressão a uma pernsonagem grávida, a Dália (Leona Cavali), na qual ela deu a luz a uma criança no meio do mato, no sufoco desesperador de ser violentada e, ao mesmo tempo, agredecendo a Nossa Senhora por protegê-la no parto, inquietou muitos telespectadores pela maneira pejorativa que a religião serviu de pano de fundo para incitar o preconceito. A jornalista carioca Tathiana Mourão, que enviou um e-mail para o Café com Notícias sugerindo essa discussão, afirmou que a novela pegou pesado em estereotipar uma determinada faixa do público. "A TV Globo quis provocar a TV Record com essa insunuação de intolerância e acabou mexendo num vespeiro. Por outro lado, conseguiu dar visibilidade à novela, mesmo que essa propaganda toda não reflita uma mensagem muito positiva", comenta.


O fato é que neste último domingo (16/03), a TV Record trouxe uma matéria na revista eletrônica Domingo Espetacular, na qual repercutia a reportagem publicada pela revista Veja sobre a polêmica na novela Duas Caras, da TV Globo. Segundo a reportagem da emissora do Bispo Edir Macedo, exibida no final do programa, os evangélicos são retratados como fanáticos na novela global, tendo sua imagem ligada a cenas de "violência, intolerância e preconceito".



A reportagem da TV Record ouviu representantes da religião evangélica e da comunidade judaica, que também criticaram as cenas apresentadas na novela Duas Caras. Também entrevistou especialistas em comunicação e em telenovelas que fizeram coro ao discurso crítico com relação ao conteúdo da atração. No final da reportagem, em uma nota atribuída à TV Globo, afirma que a novela pretende, justamente, questionar o preconceito, e não incentivá-lo. Ainda, apresentou trechos do blog de Agnaldo Silva, autor da novela, no qual comenta a mesma reportagem da revista Veja. O autor escreve não ter nenhum tipo de preconceito contra cristãos e que, inclusive, "entregou sua vida aos evangélicos". "Um pequeno grupo deles é que cuida de mim, do meu gato Tadeu, e de tudo o que está relacionado ao meu bem estar e ao bom funcionamento da minha casa", disse.


Já na manhã desta segunda-feira (17/03), a TV Globo veio quente e logo emitiu um comunicado à imprensa, na qual a TV Record, segundo a emissora carioca, estaria invertendo as coisas, e que ela, por meio do seu jornalismo, não sabe distinguir ficção de realidade. "Chute na santa, campanha para acabar com as festas de São João etc., isto, sim, é coisa da vida real. O que se passa em Duas Caras é só uma ficção", afirmou o diretor da Central Globo de Comunicação (CGCom), Luis Erlanger.


Para quem não se lembra, o Bispo Edir Macedo, fundador da Igreja Universal do Reino de Deus e dono da Rede Record, é acusado de intolerância perante as religiões afro-descendentes, e teve o livro "Orixás, Caboclos e Guias - Deuses ou Demônios?", retirada de circulação em 2005 pela Justiça, a pedido da Procuradoria Geral da República. A obra afirma de forma pejorativa que as religiões da umbanda, candomblé, quimbanda e kardecismo são os "principais canais de atuação dos demônios, principalmente em nossa pátria".



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

9 comentários

  1. Já vi este filme, ou melhor, esta novela...
    Globo x SBT alguns anos atrás.
    E Globo x Record.
    Uma ataca e a outra reclama. Sempre foi, é e será assim.

    ResponderExcluir
  2. Aposto que com o monopólio que é a Globo, é bem capaz de evangelicos virarem catolicos só por causa da novela!

    ResponderExcluir
  3. A globo domina e hipnotixa seus telespectadores,e aquele cara que atcava as prostitutas?Onde foi parar e quem é ele?Cada coisa que aparece...

    ResponderExcluir
  4. que ridículos.

    é por essas e outras que eu não vejo novela, nem canal aberto mais.

    ResponderExcluir
  5. Não concordo com nenhuma das duas políticas, o certo é que o SBT vai ficando para trás ...........

    http://netesporte.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  6. Não assito novela, não vi a tal cena e nem as anteriores. Sei que retratar religiosos fanáticos é retratar a realidade. E acredito que muitos evangélicos assistam à TV Globo. Melhor seria se a cena em questão trouxesse à tona a intolerância-motivo de tantas guerras- e não uma briga pela audiência.

    ResponderExcluir
  7. eu vou dizer q evangélicos(não o povo comum, e sim os "patrões")são uma praga no País.
    Se os representantes não pregassem intolerância contra todas as religiões (mesmo q seja sutil de alguma forma), poderiam coexistir.
    Uma religião q se diz única e fica na dela, é uma coisa, mas fazer proselitismo e principalmente a protestante q usa de um meio aproveitador, principalmente a Universal.

    na verdade, ainda terá muita dor de cabeça por culpa desses fanáticos, e uma delas envolvendo política.
    tem coisas por detrás do pano acontecendo e ninguém ta vendo ainda.

    ndo a rede globo, ela é tão FDP qnto a Record e o Bispo Macedo.
    estão lutando por audiência(dinheiro e status).

    boa reportagem.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Religião nao se discute. Ainda mais quando aparece em obras de ficção. Eu nao vejo a novela, mas fiquei sabendo da falazarda em cima disso.

    E quer saber? Cada dia que passa, eu quero saber menos disso, pois os atores da Globo, assim como os pastores da Universal, continuam la ganhando mais dinheiro numa semana, do que eu ganho num ano inteiro. Quero mais é que TODOS morram!

    ResponderExcluir
  9. Escrevi um post pequeno sobre a globo e a sua perda de audiencia pra record, por exemplo. Passa lah e vê ^^ Gostei da sua 'matéria'. Abraço

    ResponderExcluir