Páscoa - renascimento e celebração

março 23, 2008



A Páscoa é uma das datas comemorativas mais importantes entre os cristãos. Ela simboliza a ressurreição de Jesus Cristo, depois de ser crucificado pelo próprio povo como um ato de redenção e amor à humanidade. Também conhecido como Paixão de Cristo, a história conta os últimos dias que Jesus Cristo passou vivo, tanto para ele como para seus seguidores.


As passagens mais marcantes dessa história se dá na entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, na semana da páscoa judaica; os tumultos que a presença dele causou ao redor do Templo Sagrado; as altercações com os fariseus; a última ceia; a traição de Judas; a prisão, o julgamento, a flagelação e a crucificação no Monte Calvário.


De acordo com a Igreja Católica, o festejo é realizado no domingo seguinte a lua cheia posterior al equinócio da Primavera (21 de março). Entre os cristãos, a Páscoa é um momento de Ranascimento, de amor ao próximo. É nesta data que se celebra o renascimento de Jesus Cristo, que morreu na cruz para salvar a humanidade.


Entre os cristãos, a semana anterior à Páscoa é considerada como Semana Santa. Esta semana tem início no Domingo de Ramos que marca a entrada de Jesus na cidade de Jerusalém. A origem mais remota desta comemoração é entre os hebreus, onde aparece o termo Pesach, cujo significado é passagem.


Só que no decorrer dos anos, muitas outras tradições, na comemoração da Páscoa foram somadas ao evento. O ato de presentear as pessoas com Ovos de Páscoa, aquele de chocolate que faz a festa da criançada, por exemplo, é muito antiga e vem de uma tradição pagã, que nada tem a ver diretamente, com a redenção de Jesus Cristo. Na Ucrânia, por exemplo, séculos antes de era cristã, já se trocavam ovos pintados com símbolos da natureza - com o nome de pêssanka - que celebram à chegada da primavera.


Em artigo publicado no site Mogi News, a pastora Marlene Maldonado, afirma que "a tradição do coelho e dos ovos de Páscoa no Brasil, data do início do século XX. Foi trazida em 1913, por imigrantes alemães. Conta a lenda que uma mãe muito pobre, sem ter o que dar para as crianças no dia de Páscoa, resolveu pintar ovos de galinha com cores vivas. Quando as crianças viram os ovos, lindos e coloridos, ficaram muito animadas. A alegria dos meninos assustou um coelho que, saltitando, se afastou do local e fez com que as crianças achassem que aqueles ovos tinham sido botados pelo bichinho. Se perguntarmos a qualquer criança o que ela sabe sobre a Páscoa, ela, provavelmente, nos dirá que é o dia em que ganha ovos de chocolate. Perde-se a verdadeira mensagem pascal". Se você quiser saber mais sobre a Páscoa, clique aqui.




Fonte/Adaptação: Sua Pesquisa e Educa Terra.







Gostou do Café com Notícias? Então, siga-me no Twitter, curta a Fan Page no Facebook, circule o blog no Google Plusassine a newsletter e participe da comunidade no Orkut.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários