Após sete anos, Maria da Penha é indenizada

março 13, 2008

Para muitas pessoas o nome dessa mulher, que virou uma das principais leis de combate e punição à violência feminina, pode até parecer recente, mas não é. Maria da Penha Maia Fernandes, de 63 anos, cearense, apanhou do marido durante seis anos. Em 1983, o ex-marido dela, Marco Antônio Heredia Viveros, ainda a tentou matar duas vezes: em uma delas, com um tiro pelas costas, Maria da Penha ficou paraplégica.

Desde então, ela virou símbolo da luta contra a violência à mulher. A Lei Maria da Penha, aprovada em 2006, aumentou no país o rigor da pena para agressões contra a mulher no lar, além de fornecer instrumentos jurídicos para coibir esse tipo de crime. Hoje, Maria da Penha,uma senhora já de idade, volta aos noticiários, mas para dar um boa notícia. Após ter apelado na Comissão Interamericana de Direitos Humanos da OEA (Organização dos Estados Americanos), ela conseguiu na justiça que o Estado do Ceará pagasse uma indenização de US$ 20 mil por não ter punido judicialmente o marido dela que a agredia e a até tentou matá-la. Após postergar o pagamento, o Ceará decidiu finalmente pagá-la, em valores corrigidos. Uma vitória para a luta a favor dos direitos humanos e mais um incentivo para inibir qualquer tipo de violência contra à mulher.





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

3 comentários

  1. Aplaudo a sentença peremptória que concedeu a indenização. Mas reprovo veementemente a Lei Maria da Penha, viola em vários pontos inúmeros princípios jurídicos, sobretudo o da isonomia.

    ResponderExcluir
  2. eu tava confundindo o maria da penha com a fera da penha, lembra?

    ResponderExcluir
  3. Deus queira que isso seja um inicio na aplicação das leis de uma maneira geral... o povo, o governo, precisa começar a pagar por seus atos....

    Vlw!!!

    ResponderExcluir