Computador é mais sujo do que vazo sanitário, diz pesquisa

janeiro 18, 2008

Um dos aparelhos eletrônicos mais usados em casa ou no trabalho, os computadores, também conhecidos como PC, é um poço de bactérias e germes nocivos à saúde do homem. Quem aponta esses dados alarmantes, é a Universidade Gama Filho, do Rio de Janeiro. De acordo com a pesquisa publicada pela entidade, o teclado do PC levou a medalha de bronze em número de bactérias, ficando atrás apenas das notas de dinheiro e do telefone público.

Expostos à poeira, queda de líquidos e partículas de micro-organismos, o computador exige, como qualquer ferramenta pessoal, cuidados especiais para ficar limpo e com uma boa aparência sem sofrer danos. A dona de casa Goreth Lima, de 43 anos, ficou preocupada com o resultado mostrado na pesquisa. Segundo ela, os filhos adolescentes passam horas na frente do computador, inclusive fazendo as refeições na frente da máquina. "Na época da escola, meu filho caçula chega já direto para o computador. Ele almoça e lancha de cara com o monitor. Recentemente, tivemos que comprar outro teclado por que antigo estava ensebado e sujo, sem qualquer condição de uso", revela.

Mas o fantasma da sujeira do computador não está apenas na casa de dona Goreth. No trabalho, muitos profissionais chegam a almoçar na frente do computador. Além de deixar mouse e teclado mais sujos, eles estão aptos a contrair uma doença oriunda dessas bactérias. É o que constata uma pesquisa semelhante realizada na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que concluiu que teclado e mouse também trazem mais germes que o vaso sanitário. Segundo os especialistas, as bactérias presentes podem causar doenças como alergias, febres e náusea.

Leilane Silva, jornalista, trabalha muitas horas por dia na frente do computador. Ela confessa que diversas vezes na semana, inclusive hoje, almoçou na frente do computador. "Sei que é errado por dois motivos: além de ser um local sujo, conforme foi levantado, não há concentração na alimentação. Você acaba nem mastigando a comida direito, vai engolindo rápido...por que daqui a pouco telefone toca e você tem que fechar uma pauta urgentíssima", confessa.
As empresas fabricantes de computadores recomendam que, na hora da limpeza, o computador esteja preferencialmente desligado e desconectado da rede elétrica. Para limpar o gabinete, o monitor e o teclado externamente, a fabricante de computadores Dell recomenda usar um pano úmido que não solte fiapos. "É importante não encharcar o pano, para evitar que a umidade penetre no equipamento. Líquidos utilizados para limpeza comum não devem ser aplicados em nenhuma parte do computador", segundo a Dell. Deve-se confiar apenas em produtos fabricados especialmente para o computador.

Já a auxiliar de serviços gerais Rosaura de Jesus afirma que não há nada melhor do que o velho e bom álcool na hora da limpeza. "Na empresa na qual trabalho os supervisores nos orientam a usar o álcool isopropílico para limpeza do computador. Aquele comum da dona-de-casa, que pode ser comprado na farmácia ou no supermercado, e tira a sujeira sem danificar", esclarece.





Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários