Computador é mais sujo do que vazo sanitário, diz pesquisa
janeiro 18, 2008
Expostos à poeira, queda de líquidos e partículas de micro-organismos, o computador exige, como qualquer ferramenta pessoal, cuidados especiais para ficar limpo e com uma boa aparência sem sofrer danos. A dona de casa Goreth Lima, de 43 anos, ficou preocupada com o resultado mostrado na pesquisa. Segundo ela, os filhos adolescentes passam horas na frente do computador, inclusive fazendo as refeições na frente da máquina. "Na época da escola, meu filho caçula chega já direto para o computador. Ele almoça e lancha de cara com o monitor. Recentemente, tivemos que comprar outro teclado por que antigo estava ensebado e sujo, sem qualquer condição de uso", revela.
Mas o fantasma da sujeira do computador não está apenas na casa de dona Goreth. No trabalho, muitos profissionais chegam a almoçar na frente do computador. Além de deixar mouse e teclado mais sujos, eles estão aptos a contrair uma doença oriunda dessas bactérias. É o que constata uma pesquisa semelhante realizada na Universidade do Arizona, nos Estados Unidos, que concluiu que teclado e mouse também trazem mais germes que o vaso sanitário. Segundo os especialistas, as bactérias presentes podem causar doenças como alergias, febres e náusea.

As empresas fabricantes de computadores recomendam que, na hora da limpeza, o computador esteja preferencialmente desligado e desconectado da rede elétrica. Para limpar o gabinete, o monitor e o teclado externamente, a fabricante de computadores Dell recomenda usar um pano úmido que não solte fiapos. "É importante não encharcar o pano, para evitar que a umidade penetre no equipamento. Líquidos utilizados para limpeza comum não devem ser aplicados em nenhuma parte do computador", segundo a Dell. Deve-se confiar apenas em produtos fabricados especialmente para o computador.
Já a auxiliar de serviços gerais Rosaura de Jesus afirma que não há nada melhor do que o velho e bom álcool na hora da limpeza. "Na empresa na qual trabalho os supervisores nos orientam a usar o álcool isopropílico para limpeza do computador. Aquele comum da dona-de-casa, que pode ser comprado na farmácia ou no supermercado, e tira a sujeira sem danificar", esclarece.

Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.
Jornalista
0 comentários