Record esquenta a briga por audiência nas manhãs

dezembro 09, 2007

A guerra de audiência entre Rede Record e SBT está acirradíssima: em novembro, a emissora do Bispo marcou 8 pontos de média geral, ficando dois pontos à frente do SBT, com quem trava uma guerra pelo segundo lugar na audiência, de acordo com dados do Ibope, na Grande São Paulo. Cada ponto de audiência está sendo comemorado como um verdadeiro troféu, principalmente na faixa da manhã que se tornou um verdadeiro horário nobre. Por ser o horário com menos televisores ligados, as emissoras perceberam que existe um público, não só infantil, disposto a ligar a TV e a interagir.

Há alguns meses a Record está na liderança das manhãs na TV Aberta, com o telejornal Fala Brasil e a revista eletrônica Hoje em Dia. O Mais Você, de Ana Maria Braga, na Globo, tem amargado o segundo ou o terceiro lugar no Ibope, perdendo muitas vezes para os desenhos do Bom Dia e Cia, do SBT.


Para tentar socorrer o Mais Você, o diretor Boninho, que ficou famoso por dirigir as sete últimas edições do Big Brother Brasil (BBB), foi convocado para ajudar a loira. Mudanças no programa de Ana Maria foram implantadas e, até o momento, não deram muito resultado no crescimento da audiência. Pessoas da produção do programa foram afastadas e a última cartada da emissora é levar o feminino para o Rio de Janeiro no verão para explorar a oitava edição do BBB.


Já o Hoje em Dia está sorrindo de orelha a orelha: ora na vice-liderança, ora na liderança absoluta. Um dos carros chefes do programa, as premiações em dinheiro, somados ao entrosamento nítido dos apresentadores, contribui para que a atração se tornasse a nova "menina dos olhos" da Record, tanto no crescimento do faturamento comercial, quanto na audiência. Na média geral, de acordo com o relatório do Ibope, a Globo atingiu a marca de 17 pontos de média geral em novembro de 2007, uma queda de 4 pontos se comparada à audiência de novembro de 2006, quando registrou 21 pontos de média.

Na média geral, a emissora do bispo Edir Macedo saltou de 4 para 6 pontos nas manhãs de novembro de 2006 para novembro de 2007, enquanto a Globo caiu de 9 para 8 pontos no mesmo período e a audiência do SBT permaneceu inalterada, com 6 pontos. No horário nobre, a Record cresceu de 9 para 10 pontos, a Globo caiu de 34 para 27 pontos e o SBT passou de 8 para 6 pontos, comparando-se os meses de novembro de 2006 e 2007. Apesar dos números de diferença entre a Globo e as outras emissoras já podemos perceber o quanto a concorrência já conseguiu fazer a diferença para seguir rumo a liderança.



Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.



Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários