Internautas decoram uma média de seis senhas

novembro 19, 2007

Senha da conta corrente do banco, do login do computador de trabalho, do e-mail pessoal, do profile no site de relacionamento, no bate papo instantâneo, do celular, da faculdade, dos cartões de crédito. Enfim, são tantas senhas que nos deixam até com dor de cabeça só de inumerá-las. Mas todo cuidado é pouco. Repetir senhas e colocar seqüências óbvias, como seu sobrenome, datas de aniverário, nomes de familiares ou amigos podem ser um perigo e facilitar a vida dos criminosos virtuais. É preciso ter critividade para elaborar senhas inusitadas, memória e muito jogo de cintura para não se confundir.

As senhas são uma demanda do mundo contemporâneo tecnológico e são úteis para que a política de privacidade seja respeitada. Preocupados com essa dificuldade de memorização dos inernautas, a Microsoft veiculou, neste último final de semana, uma pesquisa que mostra que cada usuário da Internet tem em média 6,5 senhas para acessar cerca de 25 contas de serviços diferentes.

Já uma outra pesquisa feita pela RCA, uma empresa americana de tecnologia, diz que 36% dos funcionários de empresas precisam decorar entre seis e 15 senhas. De acordo com o levantamento, 82% dos funcionários ouvidos alegaram que se sentem frustrados por não conseguirem decorar todos esses códigos.

Especialistas em segurança de informática afirmam que o usuário deve criar um código por escrito para memorizar estas senhas e, em caso de perder alguma, ele possa recorrer a ele. Mesmo em mãos desse código de senhas, os usuário nunca devem abrir mão de decorar as senhas pelo fato da memorização exercitar a concentração e o raciocínio rápido.




Essa semana eu volto com mais Café com Notícias.




Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários