#Pureza: Filme brasileiro relata as dificuldades de enfrentamento ao trabalho escravo

março 31, 2022


No dia 26 de abril, terça–feira, às 18 horas, no Sesc Palladium, em Belo Horizonte (MG), será exibida sessão de pré-estreia do filme "Pureza", do diretor Renato Barbieri, e estrelado pela atriz Dira Paes. A exibição faz parte as atividades da Delegacia Sindical do Sindicato Nacional dos Auditores-Fiscais do Trabalho em Minas Gerais (SINAIT - DS/MG) de comemoração do Dia do Auditor-Fiscal do Trabalho e será aberta ao público.

Com duração de 101 minutos, “Pureza” já foi exibido em 36 festivais. Ganhou 28 prêmios nacionais e internacionais em 18 países: Brasil, França, EUA, Guadalupe, Itália, Rússia, China, Alemanha, Panamá, Bolívia, Marrocos, Cuba, Reino Unido, México, Argentina, Colômbia e Líbano. O filme conta com mais de 40 Organizações Apoiadoras, e algumas ligadas ao mundo do trabalho. A estreia nacional nos cinemas de "Pureza - o filme" está marcado para 28 de abril.

O filme é inspirado em episódios reais, conta a história de uma mãe, Pureza, que sai em busca de seu filho, Abel, desaparecido após partir para o garimpo na Amazônia. Em sua busca, acaba encontrando um sistema de aliciamento e cárcere de trabalhadores rurais. 

Pureza se emprega numa fazenda, onde testemunha o tratamento brutal de trabalhadores e o desmatamento da floresta. Escapa e denuncia os fatos às autoridades federais. Sem credibilidade e lutando contra um sistema forte e perverso, ela retorna à floresta para registrar provas. Pureza foi filmado em Marabá, no Pará, e tem como atriz principal, Dira Paes. 

Baseado em fatos reais o filme destaca a importância da personagem Pureza para criação inserção do Grupo Móvel de Fiscalização e Combate ao Trabalho Escravo (GEFM) que trabalha para garantir os direitos trabalhistas, combatendo o trabalho escravo e degradante. Desde sua criação, em 1995, já libertou mais de 57 mil trabalhadores. O Grupo Especial de Fiscalização Móvel faz parte da Divisão para Erradicação do Trabalho Escravo (DETRAE) da Secretaria de Inspeção do Trabalho (SIT).  

O Combate ao Trabalho escravo é consistente e reconhecido por organismo internacionais como a OIT e realizado em parceria com as seguintes instituições: MTP, MPT, MPF, PF, Defensoria Pública da União, além dos apoios das Comissões Nacional e Estaduais de Combate ao Trabalho Análogo ao de Escravo. O filme contou com trabalhadores rurais reais em seu elenco. Adonis, Euzimar, Milson, Dalvan, Joeldo, José e Jonas, foram alguns dos trabalhadores rurais da região Amazônica que atuaram ao lado de Dira Pares. Abaixo, assista ao trailer:





Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários