#DicaCultural: Seis lugares para quem quer conhecer Belo Horizonte e comemorar os 124 anos da cidade

dezembro 12, 2021


Belo Horizonte completa 124 anos neste domingo (12/12). Com boa parte da população imunizada contra a COVID-19, a capital mineira passou a permitir eventos e a liberar muitos espaços públicos, sem esquecer da obrigatoriedade do uso de máscara, lavar as mãos sempre que possível e/ou uso de álcool em gel. 

A capital mineira não tem bar, mas tem bar! A sua intensa atividade cultural faz a cidade ser um destino muito interessante para quem quer se divertir: seja na ferveção das baladas, seja em passeios em pontos turísticos. Por isso, para comemorar esse dia tão importante para os belo-horizontinos, o @cafecnoticias preparou uma lista com algumas dicas de pontos turísticos que não pode faltar no seu roteiro cultural. Acompanhe:

1) Praça da Liberdade
 
Construída entre 1895 e 1897, a Praça da Liberdade foi implantada numa esplanada artificial, obtida por meio de cortes e aterros no antigo Alto da Boa Vista, em uma posição elevada e estratégica para abrigar o novo palácio-sede do governo estadual. Hoje em dia, os prédios públicos administrativos nos estilos neoclássico e eclético cederam lugar para um circuito de museus. Além disso, a praça é bastante arborizada e com lindos jardins. É um local muito usado para fazer caminhadas/corridas ou atividades culturais. As curvas do edifício Niemeyer, projetado por Oscar Niemeyer, transformaram o local em um dos cartões postais da cidade. Ah, com a chegada do Natal, a praça está toda iluminada e decorada! Vale a pena conferir!

2) Parque das Mangabeiras

Localizado ao pé da Serra do Curral, o Parque das Mangabeiras foi projetado pelo paisagista Roberto Burle Marx e é conhecido por abrigar uma grande diversidade de fauna e flora em Belo Horizonte. O local, que abriga nascentes do Córrego da Serra, que integra a Bacia do Rio São Francisco, já teve no passado, na década de 1960, uma mineradora que explorava minério de ferro. Hoje em dia, o Parque é um dos locais mais procurados para quem gosta de fazer caminhadas, praticar esportes, andar de skate ou fazer um piquenique.

Veja também:

3) Parque Municipal

O Parque Municipal – também conhecido como Parque Américo Renné Giannetti, fica localizado na área central de Belo Horizonte, tendo como uma de suas portarias de frente para a Prefeitura. Inaugurado em 26 de setembro de 1897, antes mesmo da nova capital mineira, o Parque nasceu em meio a uma polêmica: o espaço abrigava a Chácara Guilherme Vaz de Mello, conhecida como Chácara do Sapo, cuja família foi desalojada para abrigar os membros da Comissão Construtora, principalmente o engenheiro chefe, Aarão Reis. O Parque já passou por diversas reformas e já abrigou o zoológico da cidade. Hoje em dia, é um importante espaço de área verde na área central para a prática de esportes ao ar livre. O local contém ainda “brinquedos vintages" de parque de diversões para a criançada!

4) Praça 7

Marco zero de Belo Horizonte, a Praça 7 está no cruzamento das principais avenidas da cidade – Afonso Pena e Amazonas. Desenhado por Aarão Reis no final do século XIX, o local já se chamou Praça 12 de Outubro. Mas, em 1922, o nome Praça 7 de Setembro tornou-se oficial, em função das comemorações do centenário da Independência do Brasil. Hoje, o belo-horizontino está acostumado a chamar o espaço simplesmente de Praça 7. 

O local passa centenas de milhares de pessoas todos os dias e possui uma grande diversidade de públicos: em alguns quarteirões é possível ver hippies e artesãos vendendo artesanatos variados e, até mesmo, idosos jogando dama ou xadrez. Ao seu redor, é possível apreciar vários prédios históricos da cidade, como o Cine Theatro Brasil, que abriga uma extensa programação cultural.

5) Lagoa da Pampulha

A Lagoa da Pampulha é uma lagoa artificial que possui 18 km de extensão e é um local de turismo e lazer em Belo Horizonte. Seu conjunto arquitetônico é composto pela Igreja de São Francisco de Assis, o Cassino (atual Museu de Arte da Pampulha), a Casa do Baile (Centro de Referência em Urbanismo, Arquitetura e Design de Belo Horizonte) e o Iate Golfe Clube (Iate Tênis Clube), construídos entre 1942 e 1943, na gestão do então prefeito Juscelino Kubitscheck. Completam esse patrimônio cultural os painéis em azulejos criados por Candido Portinari, esculturas de artistas renomados como Alfredo Ceschiatti e José Alves Pedrosa, e os jardins planejados pelo paisagista Roberto Burle Marx. Próximo à lagoa, é possível caminhar até o Mineirão e o Mineirinho, locais que abrigam, tradicionalmente, os eventos esportivos e culturais.

6) Mercado Central

Um dos pontos mais tradicionais de Belo Horizonte, o Mercado Central abriga mais de 400 lojas de artesanato, comidas típicas, bares, etc. É um local que concentra o espírito da cidade, pois você pode chegar lá para tomar um bom café da manhã, comprar queijos e várias delícias do nosso estado e, lá pela hora do almoço, ir almoçar em um bom restaurante ou “butecar”, comendo o tradicional fígado com jiló ou uma boa rodada de torresmo de barriga. No Mercado, você também vai encontrar a limonada mais antiga de BH e as melhores cachaças da região! É, sem dúvida, um passeio obrigatório.




Gostou do Café com Notícias? Então, acompanhe o canal no Telegram e siga o blog no Instagram, no Twitter, no Facebook, no LinkedIn e assine a nossa newsletter.






Jornalista

MAIS CAFÉ, POR FAVOR!

0 comentários